• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 09/03/2022 - 08:04h
Opinião

O fascismo não resiste…

MBLPor François Silvestre

... ao confronto da História.

Escrevi há algum tempo esse texto: Já vai tarde. Vi e ouvi com bastante satisfação o desabafo de um “jovem político” líder, ou um dos líderes, de um movimento denominado MBL, Movimento Brasil Livre, demonstrando “cansaço” com a “luta” do movimento.

Dizendo, inclusive, que o melhor seria encerrar as atividades da referida agremiação. Esse movimento criado por jovens, na idade, nasceu enrugado, velho, reacionário e retrógrado. Pode acrescentar adjetivos de esclerose. Isso mesmo, esclerosado política e ideologicamente.

Coisa dos tempos de Plínio Salgado.

Bolsonaristas de carteirinha, foram escanteados pelo poder bolsonarista e quedam-se agora arrependidos. Apostaram na candidatura de Sérgio Moro. Não decolou, estão amotinados no porão das decepções. E de quem é a culpa? Eles respondem: “Do povo, que não reconhece nosso valor nem a nossa luta para o país que queremos construir”.

Já vai tarde. Nem deveria ter nascido.

Isso foi, se não me engano, em Dezembro de 2021.

Pois pois, como diria um bêbado numa tasca muito rasca de Lisboa, a máscara dessa turba burguesa de classe média alta, cuja altura é só de grana e o resto de baixeza moral, veio ao lume. À luz dos fatos.

E a História, única ciência de origem cultural, pois feita pelo homem, traz à claridade quem é digno ou indigno no trajeto da humanidade. Isto é, de revelar-se humano. E será humano de três formas: Humano comum, que vive e cria os seus, com as virtudes e defeitos da condição humana . Humano excepcional, que produz descobertas, luta pelos outros, santo talvez; herói, quem sabe; herói e santo do quem sabe e do talvez. Humano dispensável, que “não aumenta a humanidade quando nasce nem a diminui quando morre”, na lição de Machado de Assis. 

Esses são os jovens enrugados, envelhecidos de ruindade, empobrecidos de solidariedade.

Escassos de empatia.

Esse é o MBL, Movimento Brasil Livre, picaretas da política. Falsários da moral. Adjetivos de humanidade.

 Já vai tarde.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião

Comentários

  1. Luiz Segundo diz:

    Não faço parte do MBL e tenho ideias que são contrárias as do referido movimento. Todavia, eu não posso chamar alguém de fascista apenas por pensar diferente de mim.
    Gosto desse blog, porém, algumas vezes chega a ser ridículos alguns textos compartilhados aqui.
    Sendo que alguns textos e comentários são apenas debates entre fanáticos, cada um procurando escrever, de maneira rebuscada ou lírica, que o seu ídolo é o melhor, e o do outro é pior.
    Se esse é um debate entre intelectuais, prefiro não ser letrado.
    Como diria o poeta Ariano Suassuna: “O fanatismo e a inteligência nunca moraram na mesma casa.”
    Lamentável.

    • A de Andrade diz:

      Sim. Sei. Num faz parte, não concorda com o fascismo, mas se exalta na defesa. Conheço o tipo. Segundo sem primeiro.

      • A de Andrade diz:

        Por falar em fanatismo, como vai o Moro?

        • Inácio Augusto de Almeida diz:

          Ainda não foi acusado de de nenhum furto.
          Nem de ter gasto 143 mil reais numa licitação para compra de COENTRO, PALITO, ALHO E CEBOLA ele foi acusado.
          ///
          VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?!!!

        • A de Andrade diz:

          Vc também acha que ferir mulheres com baixarias é normal? O Bozo faz isso agredindo jornalistas mulheres. O Moro tirou da reta, mas foi comedido na crítica. E você?. Num é contra nem a favor. Sei. Típico tópico do tipo.

        • Luiz Segundo diz:

          E porque eu saberia como vai o Moro?

          Lamentável.

      • Luiz Segundo diz:

        Me exaltei na defesa de quem? Do fascismo? Do MBL?
        Ia te pedir pra ler de novo e achar onde eu defendi MBL ou fascismo, mas seria uma perda de tempo.
        Ler e não saber interpretar também é um dos problemas atuais. Por isso nós temos vários idiotas como candidatos, em todas as esferas.
        Aliás, se eu defendi algo nesse comentário foi o bom senso em não tachar alguém de fascismo, ou qualquer outro ismo, por pensar diferente de mim.
        Não, você não me conhece e não sabe o meu pensamento em relação a nada. Talvez você fale sobre política com pessoas que não sabem interpretar um texto, igual a você, e, por isso, fica fantasiando achando que sabe alguma coisa.
        Mais uma vez digo: É lamentável.

  2. Amorim diz:

    Tá difícil Caro amigo, se assim posso chamar-te. Chegamos a um ponto que não temos, ou eu não as tenhas, alternativas factível.
    Contrito eu fico, numa esperança que apareça alguém.
    Em tempo, Putin é terrível, mas que tem muitas coisas embaixo de um tapete sujo; tem.
    Um abraçaço

  3. François Silvestre diz:

    Meu caro Luiz Segundo. Não vou polemizar com o senhor sobre conceitos de fascismo, até porque o senhor declarou-se pouco letrado. Não fui eu. Mas, há uma correção a ser posta. A frase que o senhor atribuiu a Ariano Suassuna não é dele. E se ele a pronunciou alguma vez, o fez citando outro. Quem primeiro disse isso, com esse sentido, foi Demócrito, na idade clássica. Depois repetida por Samuel Colerigde, no Século Dezenove, o mesmo que deu título ao livro de Roberto Campos, Lanterna na Popa. Disse ele: As paixões cegam nossos olhos, e a luz que elas clareiam são de uma lanterna na popa, só iluminam as ondas que já passaram. Até Branchu de Cu’ pruá, o filósofo francês nascido no Cais de Santa Rita, do Recife, falou disso assim: “o fanático que morava aqui virou inteligente, aí teve que mudar de endereço”. Viu, senhor Segundo, há sempre tempo de aprender. Como disse o sábio Lin You-Tan só envelhece que perde a capacidade de amar, de aprender e de revoltar-se.

    • Luiz Segundo diz:

      Sim. Sempre há tempo de aprender. Nesse ponto eu não discordo de ti.
      Já em relação ao dono da frase, agradeço pelo esclarecimento.

      Todavia, a premissa é de que onde há fanatismo, a inteligência não se faz presente, seja a frase de autoria de Suassuna, Demócrito ou Coleridge.

      Em relação a tal premissa, você não disse nada que pudesse ser usado como argumento, ao invés disso, preferiu tentar dar uma aula de quem é o autor da frase, talvez por soberba ou arrogância. Ou outro motivo que eu não sei qual.

      Enfim, só corroborou com o que eu disse inicialmente, que certos textos e comentários aqui são feitos de forma rebuscada para tentar convencer que o próprio ídolo é melhor entre os demais.
      Sou um simples estudante, sem nenhuma soberba ou arrogância, e digo com plena satisfação que não desejo ser um “intelectual” fanático. Aliás, somente fanático, pois continuo defendendo a premissa de que a inteligência não se mistura com o fanatismo, qualquer que seja o autor que tenha dito tais palavras.

  4. Fabio Salviano diz:

    MBL é financiado com dinheiro vindo do exterior para influenciar nas decisões políticas do Brasil. Entre elas estão a privatização das estatais para oligarcas manter em suas mãos o controle energético, crucial para qualquer país. E ainda se passam por nacionalistas.

  5. Luiz Segundo diz:

    Em relação aos meus comentários, peço desculpas ao blog e os demais leitores. Apesar de achar absurdo certas “intelectualidades”, desejo boa sorte aos que escrevem e comentam.
    Irei continuar como leitor das notícias sobre política e das excelentes crônicas postadas no blog.
    Um abraço a todos!

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O Segundo sem primeiro, me parece, ainda não ENTENDEU que estamos em tempos de trevas, no qual as instituições que ainda o permitem falar, estavam sendo dia após dia solapadas e de todas as formas golpeadas.

    Oportuno não ESQUECERMOS, o fascismo do século XXI, claro, em plena era digital, se apresenta e age de maneira bastante distinta do que o faria, por exemplo, há vinte anos atrás.

    O Sr. Luiz SEGUNDO, até prova em contrário, tenta se colocar como se vivenciassemos céu de brigadeiro na órbita política.

    O MBL , dentre outros movimentos insertos na direitona golpistas, todos como a nova POLITICA. Nada mais representa que o neo-libetalismo em seu fundamentalismo mais escrachado, daí denomina-lo de fascista, bem como seus integrantes que dia após dia se revelam mais que FASCISTAS!

    Oportuno lembrar-lhe, essa gente que está no poder que INTENTA e tenta de todas as formas transformar nosso país num feudo da idade média tanto nos costumes quanto na economia..!

    E que me parece, Vossa Senhoria não consegue enxergar como FASCISTAS, deveras estão levando o Brasil a.miseria Lato Sensu absoluta, bem como isolando a nação e povo do resto do planeta…!!!

    A propósito, o Genocida Mor de Plantão, Sr. JAIR CLOROQUINETE BIRUTA DE AEROPORTO ASCO NARO, Seria UM FASCISTA.. ?!?

    POR UM ACASO, SR. LUIS SEGUNDO, VOSSA SENHORIA ESTEVE NA PAULISTA, QUANDO DAS MANIFESTAÇÕES CONTRA A PRESIDENTA DILMA, JUNTAMENTE COM O;MBL…?!?

    Não sei sua real posição política, exatamente por não conhecê-lo, Sr. Luiz SEGUNDO,.mas seu posicionamento confessadamente carmelita descalça e em cima do muro , tal e qual o finado PSDB, me é absolutamente estranha na atual conjuntura..

    Séria ignorância acerca do processo histórico, REACIONARISMO, conservadorismo, ou quem sabe relutância em não demonstrar suas reais posições politico-ideologicas…?!?

    Em fim, Sr.LUIZ Segundo sem primeiro, vossa INSOLÊNCIA que tanto e tão bem, supostamente sabe interpretar textos, respeitosamente vos convido a sair do armário do conservadorismo político TUPINIQUIM..!!!

    Um baraço
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318

  7. MARCELO MOURA SALAZAR DA SILVEIRA diz:

    Olha, o mais legal são os comentários, cada um querendo ser mais inteligente que o outro e tentando lacrar no fechamento como um salto ornamental das olimpiadas com direito a plateia imaginaria segurando cartazes de nota 10. Tipo aquela frases do meu tempo de escola ” a última bolacha do pacote” ou ” a bala que matou jonh Lennon” . O respeito as opiniões são raros por alguns, querendo esses mesmos cultos sapiêns, sempre lacrar e demonstrar todo o intelecto cultural facilmente pesquisado no google. Sim, é nunca esqueça que um simples erro de português, pode ser fatal na lacração recebida e irá te rebaixar no nível de comentaristas.

  8. MARCELO MOURA SALAZAR DA SILVEIRA diz:

    Quanto ao texto, só acho, sim só acho e tenho certeza que ninguém vai deixar de dormir por meus comentários, só acho que se tudo fosse punido com a mesma seriedade que está tendo o caso, não teríamos presidentes dizendo que mulheres devem ser estrupadas, ou afrodescendentes de grelho duro, ou ainda não veríamos crianças tocarem homens nu e mais além, muitas conversas de calçadas deixariam de existir.
    Entretanto hoje querem condenar um movimento pelas falas idiotas que um cara em momento de idiotice externou. Como queria esse rigor em todas as coisas erradas que acontecem.
    E claro, vou falar o óbvio. As frases foram totalmente irresponsáveis e carregadas de desvalorização da mulher, pensando nelas como um objeto saciável, ainda mais em um momento de fragilidade, como as venezuelanas que se prostituiam por um pão até sem manteiga. Enfim, a boca fala do que o coração está cheio, e o cara vai perder o mandato, justo. Que aprenda com o erro, como qualquer um de nós tem direito de aprender.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.