• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 31/10/2021 - 09:46h

O menino que não amava os livros

Por Carlos Santos

Tá bonito pra chover!” Expressão típica do nordestinês que tantas vezes ele ouvia, não era apenas antecipação de que testemunharia uma bela “precipitação pluviométrica”, como falavam os radialistas à época. Era senha em ordem implícita: deveria entrar rapidamente, fugir daquela benção que estava próxima de desabar no sertão.

Que privação cruel! O menino que queria correr nas calçadas, cruzar a rua, chutar poças de água e desaparecer naquela enxurrada como qualquer outro, sabia que não podia sequer imaginar-se em tantas traquinadas, que incluiriam obrigatórios banhos de bica.sonhar-com-crianca-brincando_450844810

Trovões ou raios que talvez rasgassem o teto do mundo, não eram os causadores da apreensão. Mirrado, era um milagre de sobrevivência, muito até por teimosia de dona Mariinha, a vó que virava “mãe” e o tinha sempre protegido à barra da saia.

Escravo da asma, era condenado a assistir à rotina de outras crianças que faziam da natureza o seu recreio de exaltação à liberdade. Pelas frestas da janela, fenda à porta, via o que era negado sem entender o porquê de não ter direito à infância normal.

“Olhe o mormaço! Saia daí”.

Quem poderia acreditar que água fizesse mal? Chuva, então?! Como? Quem o convenceria que tudo aquilo não fosse exagero ou má vontade?. Talvez os primeiros chiados pulmonares, o olhar aflito para o teto e aquela sensação de afogamento no seco fossem a prova de que não devia teimar em ser como os outros: criança.

Seria um menino daquele jeito mesmo: confinado, isolado, em conflito com os elementos – terra, água e ar, além daquele fogo de terra em brasa do sertão. O picolé não podia, mas aqui e acolá era permitido drená-lo no copo de alumínio, socado e prensado como se fosse sorvete.

Seu refúgio foram os livros. Não porque os amasse; não mesmo. Eram as companhias possíveis, que foram o abduzindo num teletransporte quântico de matéria. Eram sonhos, personagens, fantasias em capa e espada, viagens ao centro da terra, mergulhos submarinos, o lúdico como escapatória da realidade incômoda.

Tempo para consumir os Tesouros da Juventude, Enciclopédia Britânica (o Gooogle impresso da época), livros, livros e mais livros. Tudo ia sendo devorado como se alimento o fosse, num duelo contra o tempo e aquele clausura sem fim.

Não havia qualquer disciplina ou ordem pedagógica. No cardápio entrava ainda um pequeno rol de publicações ininteligíveis, que só anos ou décadas depois foram decifradas total ou parcialmente, como se fossem a Pedra de Roseta de Champollion.

Ele queria dá bicos na bola Canarinho ou apenas fazer parte do mundo lá fora. Queria jogar futebol sem saber, ser super-herói sem poder ou apenas um menino normal. Era “Carlinhos” que não amava os livros, que jamais jogou futebol nem se deu conta até hoje de que não nasceu para Batman ou Homem-Aranha, apesar de milhares de quadrinhos que povoaram seu quarto e cabeça.

Está na hora de ouvir Prelúdio para ninar gente grande (Luiz Vieira)… “Sou menino-passarinho com vontade de voar”.

Carlos Santos é criador e editor do Canal BCS (Blog Carlos Santos)

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Odemirton Filho diz:

    “O nosso Blog” está impagável. Só textos de primeira linha.
    Parabéns, Carlos. Beleza de crônica.
    Abração!

  2. Rocha Neto diz:

    É, amigo Carlão, analisando o seu belo artigo em tela, vejo quão dificil foi você reprimir seus desejos diante tantas tentações sadias da infância, mesmo assim tenho certeza que hoje você é muito grato a dona Maura que soube substituir suas peraltices sonhadas pelo filho que não devia se banhar na chuva que molhava toda molecada da rua, mas que se alagava em livros possuidores de grandes torrentes de conhecimentos os quais é o seu grande vetor para sobreviver no mundo atual.
    Quisera que ainda hoje existissem muitas Maura, aquela que preservava o filho que não podia tomar banho de chuva no leito da rua Jerônimo Rosado, alí perto da barragem do rio Mossoró, pois sabia Deus que o menino teria que crescer para ser útul no mundo da comunicação e das letras.
    Que Deus te abençõe sempre CARLOS SANTOS.

  3. Marcos Ferreira diz:

    Prezado Carlos Santos,
    Que beleza de crônica, apesar das privações impostas ao “Carlinhos”, o menino que não amava os livros. Crônica sensível, tocante, bem urdida, cheia de ludismo e pueril encantamento. Vez por outra, quando lhe for possível, dê-nos o prazer de saborear mais textos desse nível. Serão muito bem-vindos. Fique à vontade. Sinta-se em casa.
    Forte abraço,
    Marcos Ferreira.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.