• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/12/2021 - 03:20h

O menino que venceu a morte…

Por Francisco Edilson Leite Pinto Júnior

Era uma vez um menino que brincava de sonhar: ele sonhou ser médico para “matar” a morte (afinal seria uma maneira de se vingar: seu pai tinha morrido quando ele tinha apenas 03 meses); ele sonhou em ser professor, afinal seria uma forma de virar médico, pois o professor é na verdade um médico que luta desesperadamente para curar a pior doença, a ignorância da alma; ele sonhou também ser pesquisador, para tentar descobrir porque os professores, quando amam o que fazem, eles são verdadeiros BENJAMIN BUTTON, onde o tempo corre ao contrário, como diz Caetano: “O tempo não para, no entanto ele nunca envelhece”.

Crônica de Francisco Edilson Leite Pinto Júnior - O menino que venceu a mortePois bem, um a um esses sonhos foram conquistados, independente de pedras – verdadeiras dádivas de Deus no seu caminho -,  que na verdade eram uma forma de ele reprogramar o seu GPS de vida.

Ele, depois de 28 anos, 08 meses e 06 dias, realmente venceu a morte.

Como?!

De forma muito simples. Ele percebeu, que o mestre Rubem Alves tinha razão:

– “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim, não morre jamais.”

Ah, caro leitor, o mais estranho de toda essa história é que ele percebeu que tudo, absolutamente, tudo estava conectado, como no poema de Jonh Donne: “Ninguém é por si só uma ilha”…

Era como se ele estivesse vivendo o próprio seriado DARK, da NETFLIX, onde passado, presente e futuro viviam juntos , afinal “SIC MUNDUS CREATES EST” (E assim, o mundo foi criado)…

Hoje, ele chegou ao pico máximo da sua carreira, porém o que mais chamou atenção foi a sua disposição de iniciar tudo, novamente, como a lei do eterno retorno de Nietzsche: “Cada dor, cada alegria, cada coisa minúscula ou grandiosa retornaria para você mesmo. A mesma sucessão, a mesma sequência, várias e várias vezes como uma ampulheta do tempo.”.

Ah, ele venceu a morte e agora a sua verdadeira luta é para manter vivo dentro de si, aquela criança que um dia sonhou em ser médico, professor e pesquisador.

E ele está conseguindo isso, pois continua com os mesmos 05 anos, onde tudo começou…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é professor, escritor e médico

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.