A nova rota aérea Natal-Mossoró-Fortaleza inaugurada nessa segunda-feira (1) pela VoePass, empresa responsável pela operacionalização de voos regionais da Latam, é uma conquista para a região Oeste do RN. O Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró passa a experimentar maior diversidade de voos, ampliação da malha aérea e conexão com o restante do país. Mas, também existem investimentos a caminho na sua estrutura física e operacional.
A transferência de outorga de administração, operação e exploração do aeroporto para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), no final de setembro de 2023 (veja AQUI e AQUI), desencadeada pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), é a virada de chave nessa nova etapa. Os investimentos continuados devem chegar a R$ 20 milhões nos próximos meses e anos.
Em três meses, na gestão do aeroporto, a Infraero fez obras de adequação do Terminal de Passageiros, que teve a sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e para os passageiros que aguardam a inspeção, na sala de embarque. As melhorias permitiram que o terminal começasse a operar novos voos regulares a partir de 1º de janeiro de 2024.
Também neste período, a equipe técnica da Infraero elaborou o projeto para as obras de reforço, recapeamento e implantação do grooving na pista de pousos e decolagens, além de melhorias no pátio e na pista de taxiway. A licitação está publicada com abertura prevista para dia 17 deste mês de janeiro. Estas obras são fundamentais para que o aeroporto possa receber aeronaves tipo jato na categoria 3C, com capacidade para até 189 passageiros.
Além disso, a construção de mais de 5.700 metros de muro patrimonial já foi licitada e as obras iniciam este mês de janeiro. Nos próximos meses, será publicada a licitação para instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). O Papi é um equipamento de auxílio visual à navegação aérea que consiste, basicamente, em um sistema de luzes vermelhas e brancas para confirmar ao piloto o ângulo de rampa de aproximação da aeronave. O sistema oferece mais segurança nos pousos, tanto noturnos quanto diurnos.
“Receber a outorga do Aeroporto de Mossoró tem possibilitado ampliar cada vez mais as melhorias e adequações necessárias para aumento do conforto e segurança dos usuários. A Infraero dará continuidade ao trabalho, aplicando a expertise que tem na administração de aeroportos e a vocação para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou Roger Teixeira, gestor do Aeroporto.
Diálogo
“Os novos voos são consequência das conversas constantes e negociação realizadas junto às companhias aéreas – por meio da Setur e Emprotur – e da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal”, reforçou a governadora. Importante salientar que a Azul Linhas Aéreas já estava operando rota regional entre Mossoró e Recife.
Vinculada à Latam Airlines, a VoePass, trabalha com aviões de médio porte, como o ATR-72 e o ATR-42, com capacidade para até 70 passageiros cada um. A aeronave que aterrissou nessa segunda-feira (1) em Mossoró foi um turboélice ATR-72.
Leia também: Voepass estreia linha Fortaleza-Mossoró com 75% de ocupação
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.