• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 03/01/2024 - 06:24h
Mossoró

Com novos voos e investimentos da Infraero, aeroporto decola

Gestão com Infraero passa a dar novas perspectivas para aeroporto (Foto: Sandro Menezes)

Gestão com Infraero passa a dar novas perspectivas para aeroporto (Foto: Sandro Menezes)

A nova rota aérea Natal-Mossoró-Fortaleza inaugurada nessa segunda-feira (1) pela VoePass, empresa responsável pela operacionalização de voos regionais da Latam, é uma conquista para a região Oeste do RN. O Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró passa a experimentar maior diversidade de voos, ampliação da malha aérea e conexão com o restante do país. Mas, também existem investimentos a caminho na sua estrutura física e operacional.

A transferência de outorga de administração, operação e exploração do aeroporto para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), no final de setembro de 2023 (veja AQUI e AQUI), desencadeada pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), é a virada de chave nessa nova etapa. Os investimentos continuados devem chegar a R$ 20 milhões nos próximos meses e anos.

Em três meses, na gestão do aeroporto, a Infraero fez obras de adequação do Terminal de Passageiros, que teve a sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e para os passageiros que aguardam a inspeção, na sala de embarque. As melhorias permitiram que o terminal começasse a operar novos voos regulares a partir de 1º de janeiro de 2024.

Município, com sua área urbana, ocupa aproximadamente 2 100 km², sendo o maior do RN (Foto: arquivo BCS)

Vista aérea da área urbana de Mossoró e o destaque da pista do aeroporto (Foto: arquivo BCS)

Também neste período, a equipe técnica da Infraero elaborou o projeto para as obras de reforço, recapeamento e implantação do grooving na pista de pousos e decolagens, além de melhorias no pátio e na pista de taxiway. A licitação está publicada com abertura prevista para dia 17 deste mês de janeiro.  Estas obras são fundamentais para que o aeroporto possa receber aeronaves tipo jato na categoria 3C, com capacidade para até 189 passageiros.

Além disso, a construção de mais de 5.700 metros de muro patrimonial já foi licitada e as obras iniciam este mês de janeiro. Nos próximos meses, será publicada a licitação para instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). O Papi é um equipamento de auxílio visual à navegação aérea que consiste, basicamente, em um sistema de luzes vermelhas e brancas para confirmar ao piloto o ângulo de rampa de aproximação da aeronave. O sistema oferece mais segurança nos pousos, tanto noturnos quanto diurnos.

“Receber a outorga do Aeroporto de Mossoró tem possibilitado ampliar cada vez mais as melhorias e adequações necessárias para aumento do conforto e segurança dos usuários. A Infraero dará continuidade ao trabalho, aplicando a expertise que tem na administração de aeroportos e a vocação para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou Roger Teixeira, gestor do Aeroporto.

Solenidade aconteceu no próprio aeroporto à manhã de hoje (Foto: Sandro Menezes)

Solenidade de outorga foi em setembro do ano passado (Foto: Sandro Menezes/Arquivo)

Diálogo

“Os novos voos são consequência das conversas constantes e negociação realizadas junto às companhias aéreas – por meio da Setur e Emprotur – e da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal”, reforçou a governadora. Importante salientar que a Azul Linhas Aéreas já estava operando rota regional entre Mossoró e Recife.

Vinculada à Latam Airlines, a VoePass, trabalha com aviões de médio porte, como o ATR-72 e o ATR-42, com capacidade para até 70 passageiros cada um. A aeronave que aterrissou nessa segunda-feira (1) em Mossoró foi um turboélice ATR-72. Voos Latam de Mossoró para Fortaleza e Natal -

Leia tambémVoepass estreia linha Fortaleza-Mossoró com 75% de ocupação

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. Heytor George diz:

    Rosalba e Cia, NUNCA TIVERAM INTERESSE DE TAL CONQUISTA, Rosalba foi Governadora do RN, prefeita de Mossoró, nesse período o aeroporto cogitava-se fechar etc.. Muito embora portos e aeroportos sejam de responsabilidade da união, Governador, Prefeito têm que buscar investimentos na iniciativa privada e Ministro de portos/aeroportos, o quê foi feito pelo prefeito Alisson, “está criança é do Prefeito”, que insistiu, foi a Brasília varias vezes para tratar o assunto do Aeroporto de Mossoró, 2024, chegamos, o prefeito tem suas falhas, claro que tem, mas o quê foi feito/está sendo feito por Mossoró, nunca foi visto em décadas, quem for oposição ao prefeito nas eleições 2024, irá passar vergonha.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.