terça-feira - 15/09/2009 - 00:26h

Prazo de validade do fafaísmo e a escolha de Gustavo Rosado

De sorriso aberto ou dentes cerrados, o rosalbismo tem que engolir o improvável até bem poucos anos: outra candidatura a deputado federal, bem debaixo do seu nariz e contra sua vontade.

O chefe de Gabinete da prefeita Fátima Rosado (DEM), seu irmão e agitador cultural Gustavo Rosado, só não será candidato à Câmara dos Deputados se não quiser. Ele é quem decidirá. Tem PV ou PMDB à escolha. Mais para PV. 

O cavalo, pangaré ou seja lá que "quadrúpede" possa ser, está selado à sua frente. É pouco provável que Gustavo tenha outra oportunidade tão visível adiante.

Até aqui, a facção política de Gustavo e Fátima é um apêndice do rosalbismo – grupo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Para ganhar autonomia, lógico que precisa ampliar força. O caminho natural à obtenção dessa consistência é dilatar o leque de mandatos eletivos.

Por enquanto, esse braço familiar do clã Rosado – que até 2000 nunca tinha enveredado pela disputa política – possui o controle absoluto da Prefeitura de Mossoró. Rosalba e seu marido, o líder rosalbista Carlos Augusto Rosado (DEM), não detêm prestígio à indicação de emprego para um gari. Foram isolados.

Entra nessa contabilidade de capital político da ala de Fátima e Gustavo, o mandato quase invisível do médico Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fátima. Ele é deputado estadual, pasme!

Com Gustavo, há possibilidade de ocupação de cadeira na Câmara Federal, além da própria reeleição de Leonardo. É um risco necessário ou admissão de fragilidade, caso não enfrente o prélio.

Ao final de 2012 termina o mandato da prefeita. Dois anos depois (2014), seria o último suspiro político com o marido, encerrando ciclo como deputado.

Como se vê, o "prazo de validade" do chamado "fafaísmo" está correndo. 

Com caneta à mão na segunda maior prefeitura do RN, é fácil empinar o nariz. Qualquer néscio pode ser chefe, imaginando-se líder. Fora do Palácio da Resistência, a sobrevida ou longevidade dependerá do que for feito nos próximos meses. Não existe meio-termo.

Lembrando Flores da Cunha, célebre político dos pampas gaúchos, num comparativo ferino e dilacerante, "político sem mandato é como mulher da vida sem cama".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 14/09/2009 - 16:47h

Lula não é candidato

Quase ninguém está observando um detalhe, que já assinalei aqui e no Twitter (www.twitter.com/bcarlossantos): as eleições de 2010 não terão Lula como candidato. 

Pela primeira vez em 21 anos, o ex-sindicalista e ex-metalúrgico nascido no sertão pernambucano, não será candidato a presidente da República. 

Como vai se comportar o eleitor a partir desse fato?

Uma coisa é o eleitor do Lula, outra o eleitor do PT e do governo do Pac, do Bolsa Família, do empréstimo consignado, do Projeto Minha Casa, da fartura de dinheiro para sindicatos, MST, ONG´s etc.

O presidente Lula é o maior fenômeno popular-populista da história republicana brasileira. Supera até mesmo o ditador Getúlio Vargas e Juscelino Kubistcheck. Mas daí transferir votos e eleger alguém…

Vide os exemplos recentes no Rio Grande do Norte.

Em Mossoró, não fez Larissa Rosado (PSB) superar Fátima Rosado (DEM). Em Natal, nem todos os esforços foram capazes de catapultar Fátima Bezerra (PT) sequer para o segundo turno.

Portanto, é bom que toda e qualquer reflexão sobre a disputa 2010 passe por essa constatação: Lula não é candidato.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 14/09/2009 - 16:30h

Presidente do Supremo vê Pec de Vereadores para 2012

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda (14) que considera “extremamente difícil” que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em mais de 7 mil o número de vereadores no Brasil seja posta em prática imediatamente.

– Não sei o teor exato dessa PEC. É extremamente difícil que seja aplicada de imediato, convocando suplentes como se tivéssemos realizado uma eleição a posteriori – disse.

E acrescentou adiante: "O Supremo inclusive tem restrições a mudanças no processo eleitoral no sentido amplo”. Para ele, sua aplicação tende a se inclinar para eleições a partir de 2012.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 14/09/2009 - 16:13h

Comerciante e policial morrem em acidente de trânsito

O comerciante "Chico da Graxa" (Francisco Rodrigues da Silva), 75, e o motorista Cabo Pessoa (José Pessoa Nunes), 53, morreram em um acidente de trânsito, às 15h35 de hoje, próximo a Barragem de Genésio, zona Sul de Mossoró.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os dois vinham no sentido Natal/Mossoró quando se depararam com um veículo em rota oposta na BR-304, Avenida do Contorno, numa  ultrapassagem em local proibido.

Para não colidir de frente, o motorista do carro tipo Pólo de Chico da Graxa, Cabo Pessoa, puxou-o para o acostamento, mas perdeu o controle e caiu numa lagoa.

Os dois morreram no local.

A PRF fez o trabalho de isolamento e levantou as primeiras informações. Os corpos estão no Itep para exames.

* Extraído do Blog do Evânio Araújo (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 14/09/2009 - 16:09h

Pensando bem…

"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros".

Confúcio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 14/09/2009 - 15:55h

PV confirma filiação de Gustavo Rosado e o vê a federal

O presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, garantiu que o secretário chefe do Gabinete Civil de Mossoró, agitador cultural Gustavo Rosado, estará nos quadros do partido para a disputa da eleição de 2010. É provável que seja candidato a deputado federal.

A intenção dos líderes do PV, inclusive, é trazer a ex-ministra Marina Silva, que deverá disputar a Presidência pelo PV, para participar do evento de filiação.

De acordo com Rivaldo Fernandes, a chegada de Gustavo Rosado representa uma mudança dentro do PV, com a ampliação da interiorização da legenda no Rio Grande do Norte.

– A filiação tem uma importância muito grande, pois significa que a região Oeste terá uma presença política importantíssima do PV, que é o secretário Gustavo Rosado – assinalou.

Saiba mais AQUI.

* Ainda hoje mostro a viabilidade da postulação de Gustavo Rosado à Câmara Federal e necessidade política de sua facção impinar tal projeto.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 14/09/2009 - 15:47h

Mossoró, a terra do “nunca-teve-antes”

Mossoró há muito é conhecida como a terra do "já-teve". Lampejo de saudosismo, claro. Temos ainda um misto de sarcasmo e leitura errônea da realidade.

É provável que logo passe a ser conhecida de um modo mais contundente, verdadeiro e preocupante: "Mossoró, a terra do nunca-teve-antes".

Até o advento do Governo "Da Gente" (deles), capitaneado pelo agitador cultural e prefeito de fato Gustavo Rosado, uma série de situações eram inimagináveis.

Vamos citar apenas algumas:

– Nunca tinha ocorrido greve geral dos servidores do município;
– Nunca uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) tinha fechado;
– Nunca tinha acontecido corte no ganho salarial de servidores municipais;
– Nunca tinha sido cancelado o espetáculo Auto da Liberdade;
– Nunca a prefeitura tinha passado anos pagando a Previdfência Social dos servidores com atraso, apesar do recolhimento em dia; 
– Nunca tinha sido aberto processo de extinção do Abatedouro Frigorífico e Industrial de Mossoró (AFIM);
– Nunca houve suspensão de desfile cívico do 7 de Setembro;
– Nunca um prefeito (a) precisou se esconder em casa ou em seu Gabinete, para não receber populares;
– Nunca a Escola de Música da Prefeitura tinha freado suas aulas por falta de recursos;
– Nunca houve tanta perseguição à liberdade de expressão.

E mais e mais exemplos (cite também, internauta).

Neverland (A terra do nunca) é aqui!

Nada é por acaso.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 14/09/2009 - 15:07h

Armando Holanda é homenageado por deputados

O advogado Armando Holanda recebeu, na manhã desta segunda (14), o título de cidadão norte-rio-grandense. A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa.

A sessão solene oportunizou a entrega da comenda, proposição do deputado Ricardo Motta (PP).

Mineiro de Governador Valadares, o homenageado mora no Rio Grande do Norte desde a infância. Entre outras funções, o jurista já foi procurador da República e presidente da OAB-RN. 

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Justo, justíssimo, muito justo mesmo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 14/09/2009 - 15:00h

Indústria de tintas vai se instalar em Mossoró

A indústria paraibana de Tintas Santa Luzia se prepara para montar uma unidade de produção no Distrito Industrial de Mossoró. A empresa investirá R$ 4 milhões na primeira etapa da fábrica.

A fábrica ocupará uma área de 19 mil metros quadrados, a ser doada pela Prefeitura Municipal. A doação, que ainda depende de aprovação da Câmara Municipal, é  ampara das regras do Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PRODEM).

O gerente da Indústria, Comércio e Turismo, Silvio Mendes, diz que, inicialmente, a Tintas Santa Luzia ofertará cerca de 50 empregos. 

* Com informações da Gerência de Comunicação da PMM.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 14/09/2009 - 11:30h

“Bar I.P” – História para a história política RN

Está conversado. Está acertado. Falta o trabalho em si. Vou escrever a história do lendário "Bar I.P" de Mossoró em livro. 

São quase 60 anos de trajetória, herança de pai para filho, universo de muitos acontecimentos marcantes da política da cidade e do Rio Grande do Norte.

São personagens os mais envolventes, situações pitorescas, vida pulsante.

Acima de tudo, relato sobre gente, desde um de seus fundadores – "seu" João Pinheiro, até o filho Édson Pinheiro. 

É uma confraria que integro com prazer continuado desde os anos 80.

Vamos ao trabalhar, Édson.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 14/09/2009 - 10:31h

Uma série memorável

Recentemente o jornalista Carlos Santos publicou em seu prestigioso blog uma série de artigos sobre o que ele chamou de “o mito Rosalba Ciarlini”, um dos grandes momentos do articulismo político que entre nós tem se limitado a notinhas encomiásticas sem nenhum fundamento analítico.

Pensei, na época, em fazer um registro, mas, envolvido por outros interesses, acabei postergando e esquecendo. Faço-o agora, até porque, por sua qualidade intrínseca, trata-se de matéria que terá sempre interesse em qualquer época, pois, ao escrevê-la com abundância de informações e viés critico, o jornalista Carlos Santos fez história e produziu texto de referência para o futuro e o presente, em matéria de política norte-rio-grandense.

Deu-nos uma aula, Carlos Santos, do que é articulismo político. Sobretudo fica claro que é um gênero que ultrapassa o mero registro dos fatos, mas a busca da essência, como ele o fez ao rastrear, desde a sua origem, o surgimento para a política local da médica Rosalba Ciarlini. Além disso, fez justiça e repôs a verdade tão escamoteada: a senadora, como fenômeno político, é uma criação do jornalista Canindé Queiroz – que depois a repudiou e denegriu de maneira implacável e deselegante até – e não de seu marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que tem a vaidade de se fazer passar por “estrategista político”, a exemplo de seu primo despirocado Mário Gozado.

Mostrou-nos Carlos Santos, também, que como os demais gêneros o jornalismo político requer conhecimento e familiaridade com a história recente e antiga. Se não a coisa vira mera “crônica mundana” da política, que pode agradar à vaidade das personagens envolvidas e render sinecuras e vantagens ao jornalista, mas não instrui o leitor sobre a realidade nem pode render dividendos para os historiadores.

Sugeri a Carlos que ampliasse a série e a publicasse em livro, pois se trata de um momento culminante do jornalismo político entre nós, que ainda mantém como articulistas escrivãos jurássicos e sem fé como o inefável Vicente Serejo.

Franklin Jorge é jornalista, escritor e crítico literário (AQUI).

Nota do Blog – Irascível e exigente como és, Franklin, sua crítica é um estímulo. Quanto ao livro, há cobrança sua e de incontáveis internautas e amigos. Sim, é possível.

Fico feliz pela repercussão do trabalho que continua com eco, quase um mês depois de publicado neste espaço.

O portal Nominuto (AQUI) e o jornal Na Semana, reproduzem-na – a exemplo do Jornal Central e O Vale do Apodi, além de vários blogs.

* Veja a série completa AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
domingo - 13/09/2009 - 23:42h

Promotoria apura nova denúncia contra Uern

Dessa vez a denúncia ao Ministério Público partiu dos alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem do Campus do Seridó, em Caicó. De novo a Universidade do Estado do RN (UERN) sob investigação.

O Inquérito sob a responsabilidade da Promotora de Justiça da Comarca de Caicó,  Fladja Raiane Soares de Souza, vai apurar a falta de estrutura nos cursos de Odontologia e Enfermagem ofertados pela Uern em Caicó.

O procedimento foi instaurado na última terça (8).

Pelos termos da ação, a administração da universidade tem um prazo de 15 (quinze) dias, para informar oficialmente à promotoria a situação dos cursos ofertados pela Universidade no Campus do Seridó.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 13/09/2009 - 23:10h

Letra e Música – 68

Apresentador de TV, músico, cantor, letrista, produtor musical e eterno contestador. Eis o Lobão.

Para fechar este domingo (13), Me Chama, que emergiu em plena efervescência do pop-rock nacional no início dos anos 80.

Parece que foi hoje para muita gente. O tempo parou.

(…) Tá tudo cinza sem você
Tá tão vazio
E a noite fica
Sem por que…

Para a semana começar em boas mãos e ótimos acordes aproveite essa postagem.

Veja a letra AQUI;
Veja o vídeo AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 13/09/2009 - 22:43h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Olha só que experiência interessante: alunos de Medicina da Universidade Potiguar (UnP) em Natal despertam, também, para a manifestação artística. O professor, escritor e médico Edilson Pinto é quem alardeia isso para o mundo. No blog (AQUI) do AMARTE (Amigos Médicos Amantes da Arte) há um pouco desse movimento encantador. 

Todos os vivas do mundo para Tarciana Garcia. Aniversaria hoje e ganha, de mim, desejos que não são apenas virtuais. O veículo da mensagem o é, não o afeto. Tudo de bom que houver nessa vida! E não perca o Paulo Júnior de vista. Olho no cabra.

Parte deste domingo, assim meio down, permito-me ao vídeo "Pink Floyd em Pompéia – Versão do Diretor", produção de Adrian Maben. É um filme sobre disco gravado nas ruínas de um anfiteatro em Pompéia, arrasada pelo Vesúvio no primeiro século da era cristã. O som e as imagens da produção, com uma aula de história, fotografia etc., só fazem bem. Recomendo.

Eriberto Monteiro vai lançar "Capela de São Vicente: fé e bravura – de Vicente ao Padre Sátiro". O livro é um trabalho documental que mostra o valor histórico, religioso e cultural da São Vicente. A obra será apresentada ao público no próprio templo religioso no dia 26 próximo (um sábado), a partir das 20h. Sucesso. Você merece. 

Obrigado a leitura deste Blog à jornalista Deyse Moura (Natal), servidor municipal Paulo Martins (Mossoró) e deputado federal Henrique Alves (Natal).

É preocupante o estado de saúde do jornalista Eduardo Thomé (Gazeta do Oeste). Encontra-se internado no Hospital Antônio Prudente em Fortaleza (CE). Passou por cateterismo e deve enfrentar outros procedimentos médicos delicados. Saúde, saúde, saúde, meu desejo retumbante.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 13/09/2009 - 22:23h

Pensando bem…

"Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegarás ao fim do caminho."

Provérbio Chinês

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 13/09/2009 - 09:12h

Nota de Falecimento (Cristina Santos)

Comunico o falecimento de dona Cristina Santos. Era viúva de Teobaldo; mãe de uma prole numerosa e muito conhecida a partir de Mossoró.

O registro de óbito foi por volta de 2h30 de hoje. Vinha com quadro clínico preocupante há várias semanas.

Seu corpo está na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Centro, Mossoró).

O sepultamente foi marcado para as 16h deste domingo (13), no Cemitério de São Sebastião (centro).

Dona Cristina é mãe dos jornalistas Phabiano, César e Marcos Santos, além de Hélio, Graça, Maria das Neves, Socorro, Fátima e Conceição.

Que descanse em paz! 

P.S – Que situação ambivalente para mim: a alegria de papear com seu filho Phabiano (postagem abaixo) e a tristeza do registro de agora.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 13/09/2009 - 08:41h

Pensando bem…

"Todos os homens que não têm nada a dizer comunicam-se aos gritos."

Jardiel Poncela

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 13/09/2009 - 08:25h

Conversando com… Phabiano Santos – 08

Natural de Janduís, radialista, jornalista, publicitário e acadêmico de Direito, Phabiano Santos iniciou sua convivência diária com ferramentas da comunicação em 1977, ainda adolescente. Não parou mais.

Era auxiliar de estúdio (Rádio Difusora) do radialista e depois deputado estadual Jota Belmont. Daí por diante ascendeu na emissora e com passagens por outros veículos em postos meritórios.

São mais de 30 anos envolto com mídia e campanhas políticas (mais de 200), numa carreira multifacetada e vitoriosa no rádio, jornal e marketing.

Neste domingo (13), nosso bate-papo procura extrair seu conhecimento e experiência para debatermos sobre imprensa, política, marketing político e eleitoral. Aproveite.

A conversa está saborosíssima. Ei-la abaixo:

Blog do Carlos Santos – Phabiano, o marketing político e eleitoral no RN, sobretudo no interior, é uma realidade crescente ou ainda uma aventura desbravadora, que enfrenta desconfiança e o contraponto de métodos empíricos de "pitaqueiros" de plantão? 

Phabiano Santos – Costumo dizer que faço catequese. Há lugares com avanços claros, outros com desconfiança e amadorismo. Temos dois tipos de comandantes em eleição municipal: os donos de campanhas sempre utilizarão seus métodos primitivos, até que sejam alijados do processo político; e os coordenadores de campanha, que agem diferentemente. Estes formam equipes, planejam a campanha e distribuem funções e metas; aqueles se guiam pelos ventos. Os coordenadores vencem nove de cada dez campanhas. A que perde, era inevitável perder. Mas, penso que é assim mesmo, como noutras atividades. O hábito de lutar com eles e conviver bem nessa entourage, me fez entendê-los para melhor colaborar com a campanha. 

BCS – Depois de uma bem-sucedida carreira no rádio e no jornalismo, o senhor deixou para trás esse meio para apostar no marketing, na consultoria política etc. Cortou cordão umbilical com a visibilidade da mídia para viver nos intramuros de um ambiente sempre movediço. A ousadia deu certo por quê? 

PS – Gosto do rádio, sinto saudades, como também do ambiente de redação de jornal. Mas, me encanta a consultoria política. Fico radiante em campanha. Gosto do planejamento, da comunicação, da coordenação, da mobilização. Estudo muito sobre isso e aprendo muito nas campanhas que faço do maior ao menor município. Quando decidi atuar no marketing político, busquei me especializar. Fiz cursos de ciências políticas, seminários, consumo leitura especializada. Ando o Brasil. Algo que me ajuda bastante é o fato de ser transparente com as campanhas de trabalho. Falo francamente, sem subterfúgios. Não aceito adiamento de decisões nem atitudes amadoras, nem desonras, nem agressões. Proponho a luta limpa, vendo a regra do jogo. Carlos, desde 1978 vivo política. Sequer era eleitor quando trabalhei na campanha de Jota Belmont a deputado federal. Fazia os discursos, a assessoria de comunicação. São mais de 30 anos, mais de 200 campanhas de prefeito, 500 de vereador, e umas dezenas de deputado. Em campanha sempre haverá polêmica e insatisfações como resquício de inconformismos. 

BCS – O senhor passeou pela publicidade e propaganda privadas, mas passou a priorizar o marketing político e eleitoral. O foco decorre de fatores de mercado, paixão ou existe alguma outra explicação-justificativa? 

PS – Antes de abrir a Agência Modus em 1987, havia feito campanhas eleitorais. No princípio, atendi a contas privadas. Mas, a cada dois anos, quando chegava o período eleitoral, tinha dificuldades de continuar atendendo, em virtude dos contratos com os partidos. O cotidiano de uma campanha é extenuante. Como gostava mais do marketing político, fazia clara escolha. Ainda tenho contas privadas, em virtude de estreitas ligações de amizade e por intimação deles. Há também outro fator: quando comecei, o mercado era amador, difícil. Hoje, não. Há empresários, temos indústria, o setor imobiliário desabrochou. Muitas agências colaboram conscientizando o mercado. Mas estamos nos preparando para esse novo mercado, com profissionais que toquem esse setor. Vou continuar fazendo a criação da agência, mas sem deixar de me apaixonar por cada campanha eleitoral, seja em Mossoró, Natal ou Viçosa, nos bastidores, nos intramurus, me realizando com cada mudança que o curso da campanha vive a partir de uma decisão, de uma idéia, que tomamos.

BCS – Há uma nítida mudança no perfil do político (e da política) brasileiro nas últimas décadas. Devo-lhe confessar que a mutação foi para pior (com exceções, claro). O marketing é em parte culpado pela formação de falsos rubis, contribuindo à produção de uma política de submundo no Brasil contemporâneo? 

PS – Vou estabelecer alguns pontos sobre isso. Primeiro, há mudanças ocorrendo que estão melhorando a política, e que certamente forjarão melhores políticos. Hoje, a mídia está mais presente e mais livre para opinar e cobrar da classe. A opinião pública também cobra mais. Há um manifesto desejo de muitos em praticar a ética. Isso é bom. Quando ao marketing, digo que não mudamos o candidato. Trabalhamos com realidades. Quando somos consultores políticos, traçamos planos, ajustamos imagem, elaboramos a comunicação, sugerimos pauta à sociedade. Em eleição, buscamos potencializar em votos tudo o que fizemos antes. Não tem como mascarar um malfeitor com carinha de anjo. Creio que o que desgraça o político, depois de ungido das urnas, é a maneira como comanda o poder. E geralmente o marketing, só é chamado pra socorrer, resolver problemas, e nunca pra orientar. Quando orientamos os governos, há sintonia candidato-prefeito, por exemplo. Normalmente os maus políticos sobrevivem ainda em virtude das imperfeições do sistema eleitoral, da influência do poder econômico, do corporativismo e da catalisação das massas, entre outros.

BCS – O senhor deriva de um tempo do gigantismo de audiências de rádio e TV, além do pontificado de alguns jornais. O cenário tem mudado velozmente com a pulverização de mídias e a quebra do oligopólio da opinião, sobretudo com o advento da Internet. Qual será o papel desse meio de comunicação nas próximas campanhas políticas? 

PS – Já ganhei campanha com rádio e jornal. Bem utilizados, sozinhos, eram grandes armas eleitorais. Sua importância era tamanha que influenciava também negativamente quando mal utilizados. Enfeixava o povo e o formador de opinião. Perfeita mistura. Aliados à tevê, promovia a totalidade da cadeia informativa. Hoje, ainda são muito importantes, é inegável, principalmente no marketing político, no eleitoral nem tanto. Mas, a internet dá passos largos para quebrar essa supremacia. Não há como desconsiderar a internet no processo de informação. A interação e agilidade, que vêm dela, são fatores importantes para quem deseja estar conectado com a opinião pública. Portais de notícia, Blogs, twiters, sites de relacionamentos, como Orkut e facebooks, são necessários para permitir que as campanhas pulsem instantaneamente junto ao eleitor/internauta. É um avanço no processo político-eleitoral que o parlamento brasileiro não deve cercear. O que se fizer em contrário, é retrocesso.

BCS – Os "caciques" políticos do RN estão conseguindo desmanchar o sistema partidário, quebram a relação histórica de polarização e atordoam com isso o próprio eleitor que não sabe quem é verde e quem é encarnado? Em 2006 juntaram à fórceps Alves-Maias e PFL (DEM)-PMDB para derrotar Wilma de Faria (PSB). Em 2010 a ameaça é Rosalba Ciarlini (DEM)? 

PS – Enquanto a reforma política não vier, seguiremos enaltecendo seus personagens em detrimento dos partidos políticos. Votamos em pessoas. O jogo é assim e o eleitor entende que é assim mesmo, por isso, elege suas preferências desde cedo, os chamados candidatos naturais, que invariavelmente vencem. Vilma venceu em 2002 e muitos ficaram surpreendidos. As pesquisas de 2001 indicavam sua ascensão. Tinha o perfil da preferência do eleitor. Se Rosalba, reeleita prefeita de Mossoró em 2000 exatamente como Vilma, em Natal, tivesse planejamento político para chegar ao Governo em 2002, teria sido ela já naquela época. O eleitor mandou sinais claros que queria mudar. Nem um dos Fernando, Freire e Bezerra, alimentava o interesse do eleitor pela mudança. Para 2010, a candidatura de Rosalba ao governo, sendo assumida pelo DEM, propicia ao eleitor seguir esse raciocínio de mudança revelado com a eleição de Vilma. Ela é o novo no panorama estadual. E o eleitor ainda fica à cavalheiro para em mais dois votos decidir as vagas para o Senado, podendo ser candidatos que estejam ou não em seu palanque. Nessa miscelânea eleitoral, pode agradar a todos, mesmo que um sobre na mesa. 

BCS – Que leitura o senhor faz da sucessão estadual, a partir da disputa paralela por duas vagas ao Senado, com a iminente participação de Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM) e Wilma de Faria (PSB)? A corrida ao governo pode puxar vitoriosos ao Senado ou teremos contenda em faixas distintas?

PS – Há uma candidatura natural que é a de Rosalba, que precisa que o DEM assuma o mais cedo para dar contornos reais e possibilitar sua articulação junto aos grupos políticos e partidários. Além disso, Rosalba é garantia de palanque forte José Agripino, que assim se fortalecerá na disputa. Mesmo sendo Agripino a prioridade do DEM, penso que Rosalba é a sua senha. O governo tem um candidato, Iberê Ferreira, que é o que pode disputar, com chances de vitória. Fora ele, nem um outro. Iberê será candidato sentado na cadeira de governador, comandando sua campanha, além de saber se articular. Tem a linguagem do prefeito. Precisará, porém, da estrutura do PT e de Lula, do PMDB, para se viabilizar e viabilizar o projeto de Vilma para o Senado. Garibaldi encontrará menos desassossego numa aliança com o DEM.  

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 12/09/2009 - 20:57h

Lula convida Garibaldi Filho para ser candidato a governador

A Governadora Wilma de Faria (PSB) e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) receberam uma tarefa difícil do presidente Lula na semana passada.

Convencer o senador Garibaldi Filho (PMDB) a ser o candidato a governador da base aliada a Lula no Rio Grande do Norte.

Aliás, o próprio presidente Lula perguntou ao deputado Henrique Alves se Garibaldi aceitaria a indicação.

Os dois cumpriram a missão e falharam absolutamente.

Garibaldi agradeceu mas não quer nem ouvir falar neste assunto.

* Extraído do Blog Fator RRH (AQUI)

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 12/09/2009 - 20:25h

Agnelo Alves filia-se ao PDT em evento concorrido

Foi com a Câmara Municipal de Parnamirim lotada, DJ tocando hits do momento, banda de percussão na entrada e dança coreografada e uniformizada que o ex-prefeito Agnelo Alves se filiou hoje (12) ao PDT.

Antes da cerimônia, ele atendeu à imprensa e disse que era contra “esse negócio de base aliada” porque limita o poder de escolha da população.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 12/09/2009 - 20:18h

Advogado cobra discussão sobre temas mais relevantes

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, Vicente Venâncio faz uma provocação salutar. Usa este espaço, transformado em fórum de debates, para esse fim.

É pertinente suas observações.

Ele proclama a sociedade (incluindo-se este Blog) ao envolvimento em temas que são do interesse popular. Condena o permanente estado eleitoral do noticiário, sem abordagem de questões que atendam às demandas sociais.

Leia-o abaixo:

Carlos, boa noite. 

Quero emitir uma opinião sem futuro. É o seguinte: Não vejo a sociedade nos seus organismos organizados chamar para si a responsabilidade para discussão de serviços públicos essenciais, como alta taxa da tarifa de energia, do telefone, da água, aliás, água nem tanto porque não existe, posto não poder discutir o inexistente.

O fato é que só se fala em política; é fulano pra governador; beltrano pra senador; Z, Q. P, pra deputado, prefeito, vereador, suplente, o diabo a quatro e nada de falar nos serviços públicos vitais inerentes as nossa vidas.

Precisamos discutir por que não temos uma boa escola, por que a cidade não está saneada, cobrar por uma boa assistência no serviço público de saúde. A cidade está esburacada por quê?

As rodovias quase intransitáveis, a segurança pública ineficiente, enfim, por que não juntarmos todos em um só grito e exigirmos das autoridades tais serviços dentro dos limites de suas responsabilidades e e atribuições?

Daí penso que a coisa tendia a mudar.

Fica pra reflexão.

Vicente Venâncio – Advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 12/09/2009 - 20:08h

Marketing, política e voto sob a ótica de Phabiano Santos

Radialista, jornalista, publicitário e com larga experiência no marketing político e eleitoral, Phabiano Santos é o entrevistado especial do Blog nesse domingo (13). Faz parte da série "Conversando com…"

Em nosso bate-papo no estilo pingue-pongue, passamos em análise o fenômeno do marketingk, sua influência na atividade política e na construção de novos cenários eleitorais.

Ele também é inquirido quanto às novas mídias, como a Internet, emitindo avaliação e impressões quanto a hipotética influência nas próximas disputas pelo voto.

Há ainda espaço, nessa conversa, para que Phabiano aborde perspectivas quanto à corrida eleitoral de 2010, com o nome Rosalba Ciarlini (DEM) em evidência.

Aguardo você para acompanhar esse Conversando com Phabiano Santos.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.