quarta-feira - 12/08/2009 - 22:54h

Secretário de Estado não aceita conversa com Chico Carlos

"Eu não tenho condições de negociar com aquele rapaz".

Essa frase foi pronunciada pelo secretário estadual da Saúde, George Antunes, diante da governadora Wilma de Faria (PSB) e uma comitiva de vereadores de Mossoró. Ocorreu à noite de hoje (veja matéria abaixo).

George teve até o cuidado de não mencionar o nome do "rapaz". Fazia referência implícita ao secretário municipal da Cidadania de Mossoró, Chico Carlos (PV).

Chamado à reunião com os vereadores para dar posição quanto alguns pleitos, ele refugou quando instruído pela governadora a abrir diálogo com a Prefeitura de Mossoró.

– Se puder, governadora, negocie diretamente com a prefeita Fafá (Fátima Rosado-DEM) – ponderou George.

Alguns vereadores se entreolharam diante da postura do secretário. Wilma não se contrapôs.

Nota do Blog – O perfil arrogante, autosuficiente e deselegante de Chico, lugar-tenente do prefeito de fato Gustavo Rosado, extrapola os limites de Mossoró.

Pior é quando ele embaralha uma fila de lugares-comuns e chavões acadêmicos, para parecer sábio e superior intelectualmente.

Às vezes lembra o "Conselheiro Acácio", personagem de Eça de Queiroz, sempre versando sobre tudo e sem domínio de quase nada. Intelectual de orelha de livro.

Mas o pior mesmo é a disposição, de sabujo, para cumprir ordens sem pestanejar do seu tutor, o agitador cultural Gustavo Rosado. Completam-se.

George Antunes tem reputação de homem cordial, polido, além de técnico competente. Mostra que não é preciso ser mandarim para ser respeitado e levado a sério. O que Chico não consegue, mesmo com todo poder transitório que possui.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 12/08/2009 - 22:38h

Wilma recebe vereadores de Mossoró e discute ações

Uma comitiva de vereadores de Mossoró teve longa e produtiva audiência hoje, ao final da tarde, com a governadora Wilma de |Faria (PSB). Foi no gabinete da governante, em Natal.

Eles reforçaram pauta de reivindicações apresentada há poucas semanas, numa das visitas da governadora à cidade.

Na audiência de cerca de três horas, os principais pontos acertados foram estes abaixo:

– Wilma adiantou que providências burocráticas estão sendo tomadas à aquisição de um veículo para o Itep-Mossoró, denominado de "rabecão", utilizado no transporte de cadáveres;

– Houve garantia de que com brevidade o Segundo Batalhão de Polícia Militar (sede em Mossoró) receberá mais 120 homens, além de 50 veículos (entre carros e motos);

– A governadora assegurou que o Estado apoiará com 1/3 dos recursos necessários à construção da sede própria da câmara. Os vereadores vão tratar de elaboração de aspectos técnicos, como projeto que apontará o custo final da obra;

– Quanto ao abastecimento de água, entre outras medidas há autorização para que aconteça perfuração e aparelhamento de cinco poços até o final do ano;

– Quanto às constantes depredações de calçamentos e vias asfaltadas, para trabalhos no sistema de águas e esgotos, ela disse que o Estado firmaria acordo com a prefeitura. Tudo que fosse eventualmente estragados seria reposto pela Caern, num encontro de contas. A prefeitura faria os reparos e a Caern abateria esse custo no que teria a receber da municipalidade;

– Os vereadores reiteraram apelo para criação de uma Unidade de Queimados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A governadora convocou o secretário da Saúde, George Antunes, para tratar do caso.

Estiveram na audiência com a governadora os seguintes vereadores: Lahyrinho Rosado (PSB), Maria das Malhas (PSL), Zé Peixeiro (PMDB), Daniel Dantas (PMDB), Genivan Vale (PR), Jório Nogueira (PDT), Francisco José Júnior (PMN) e o presidente Claudionor dos Santos (PDT).

* Daqui a pouco trago detalhes de uma situação à parte nos bastidores dessa reunião.

Nota do Blog – Taí, gostei.

Sempre tão incisivo em críticas à Câmara de Mossoró, não posso de prestar minha reverência à atitude da Casa.

Além da pauta em si, relevante, a ação de cobrá-la em seguida à governadora é ainda mais significativa.

De outro lado, a elegância e respeito da governante em relação a esse poder, também merece aplausos.

Agora é acompanharmos para que tudo seja implementado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 12/08/2009 - 16:29h

De martelada a cumaru, compaixão a sarcasmo pela Net

A crônica que escrevi um pouco abaixo, sob o título "Ela não sai da minha cabeça", despertou a compaixão e o sarcasmos de amigos-webleitores. Cada um a seu modo me ajuda.

Veja abaixo o que escreve o internauta Frank:

Amigo, antes de me submeter a uma cirurgia para retirar cartuchos e amígdalas, sofria desse mal que tanto lhe aflige.

Mas "Toinha Cem", me ensinou um santo remédio: aspirar e lavar o nariz e fossas nasais com agua de cumaru. Aliviava bastante.

Grande abraço.

Frank.

Nota do Blog – Meu caro amigo reprodutor (ele faz filhos em escala industrial), Obrigado pela intervenção.

Um amigo de velha datas me recomendou "martelo". Seria uma martelada num dedo, que assim esqueceria a dor de cabeça.

A cirurgia recomendada não tenho coragem. Só à fórceps.

Quanto ao remédio, há mais de dez anos utilzei com enorme sucesso ingerir um dente de alho por dia. Passei oito meses assim. Desde então estava em paz com minha cabeça.

A namorada de longas datas, que parecia mesmo gostar de mim, ficou e resistiu bravamente ao meu hálito.

Dizem que alho afasta sinusite (faz sentido), vampiros (não sei) e mulheres (algumas).

Obrigado pela dica, assim mesmo.

P.S – Olha só que maravilha esse Blog proporciona: pessoas distantes, que se aproximam, para emitirem opiniões iguais ou diferentes, mas também gente que se ajuda. A maioria de nós nem se vê.

Sou efetivamente um privilegiado por poder ter à mão uma ferramenta dessa envergadura, dividida com centenas e milhares de pessoas.

De novo, obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 12/08/2009 - 16:15h

Médica diz que INSS tem repasse ainda mais comprometido

Sobre a postagem feita à noite de ontem, sob o título "Prefeitura paga fortuna em juros-multa ao INSS por atraso" (AQUI) recebo um registro ainda mais contundente. Alarmante.

Veja abaixo o que diz a médica Márcia Célia Freitas de Souza Dias:

Carlos,

Tive a curiosidade de checar minhas contribuições no INSS. Trabalhei para a Prefeitura de Mossoró entre 2001 e 2008.

Eis que, desde 2005, acho-parece, que não há recolhimento pela PMM. Andei checando com outros médicos e não foi apenas comigo que o fato ocorreu.

Ou seja, não é só de um mês para outro que atrasam o pagamento, parece ser prática comum.

Márcia Célia Freitas de Souza Dias.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 12/08/2009 - 12:17h

Memória Viva entrevista José Agripino

Nessa quinta (13) o senador José Agripino (DEM) estará na tela da TVU, no programa Memória Viva, apresentado pelo jornalista Tarcisio Gurgel. Será a partir das 19h.

Agripino, que este ano completa 30 anos de vida pública, terá como convidados para participar da entrevista o jornalista Cassiano Arruda e o ex assessor Manoel Perreira (Secretário de Fazenda e de Planejamento nos dois governos de Agripino).

A entrevista vai girar em torno de sua trejatória política, iniciada ao final dos anos 70 como prefeito biônico de Natal, em seguida governador eleito em 1982. 

No domingo (16), às 11h, a emissora fará reprise do programa.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 12/08/2009 - 12:04h

A terra do nunca, “Neverland”, é aqui

Conhecida às vezes como "a terra do já-teve", Mossoró também pode ganhar o epíteto de "Terra do Nunca", paródia de Neverland, rancho do falecido Michael Jackson.

Não fora a iniciativa privada e as condições naturais impulsionando o município para frente, não sei o que seria de sua gente (a "deles" nós sabemos).

Veja mais duas situações bizarras – bem quentinhas:

Cena 1) – Há poucos dias a governadora Wilma de Faria (PSB) apresentou uma série de equipamentos de segurança entregues à cidade, entre eles alguns veículos à tropa de choque.

Depois me contam que todo o aparato foi só para "Inglês ver", como se diz popularmente. Parte dessa frota – alugada – sumiu da cidade.

Cena 2) – Para justificar a passagem político-eleitoral da ministra Dilma Roussef no dia passado, montaram às pressas um canteiro de obras para o Complexo Viário do Abolição. Até máquina pesada arranjaram.

Hoje, um dia depois, não ficou sequer uma colher de pedreiro e um prumo no local. Tudo faz-de-conta.

Neverland é aqui! Mas em forma de arraial, em se tratando de mentalidade da nossa elite poderosa. Os donos da cidade.

Falta só o Michael "baixar" nesse torrão.

Não vai ter dificuldades em ensinar o seu imortalizado moonwalk (passo de dança em movimento para trás) à massa-gente. Há tempos que o povão vê de longe o progresso de seus algozes-ídolos, enquanto seu destino é em marcha à ré. Um thriller (terror) permanente.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 12/08/2009 - 11:24h

Ela não sai da minha cabeça

Alguns internautas pedem. Usam telefone, Twitter, e-mail etc.

Querem que eu comente os efeitos na política de Mossoró do "Pacto da Candelária" (como denominei), de onde surgiu a aliança Unidade Potiguar.

Vou fazê-lo. Dêem-me um tempo. Que é impreciso, admito, para poder articular melhor os neurônios, até escrever e postar a matéria solicitada.

No momento estou atordoado. Ela não sai da minha cabeça. É uma companheira que há tempos não aparecia, mas há 15 dias ininterruptos me inferniza.

Badala quase incessantemente. Não me dá folga. Tira minha respiração, faz-me lacrimejar. Faça chuva ou sol, não sai de mim. Dói até quando confesso isso.

Mas sei que vou expurgá-la de minha vida. Conseguira esse feito há alguns anos. Relaxei, dei brecha e ei-la novamente a me atordoar.

Tá, sei que não é desculpa e o internauta não quer saber de minha vida pessoal, como assim tenho pregado e tentado cumprir.

Entretanto tenho que confessar essa dor dilacerante. Ela teima em continuar.

Essa "Sinusite" não sai de minha cabeça.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 12/08/2009 - 09:15h

Ação e reação, vítimas e algozes

Toda ação corresponde a uma reação. Não apenas na física, conhecida como a terceira lei de Newton. Na política também é assim.

A criação da Unidade Potiguar, ontem, empareda a liderança Wilma de Faria (PSB). Resta saber como ela vai reagir.

Em tese, não significa que seu projeto de chegar ao Senado esteja aruinado. É sua liderança que está em xeque, algo incompatível de ser aceito pacificamente por seu estilo Wilma de ser. Ela manda e gosta de mandar.

No desfecho dessa epopéia, a governadora pode até ser a principal beneficiada. Afinal de contas, para o seu entorno poderá convergir meio mundo de apoios, viabilizando de vez sua ascensão à chamada Alta Câmara.

Do outro lado, bem a seu modo cordial, o senador José Agripino (DEM) acenou que está à disposição para ser mais um. Sabe que pode tirar proveito dessa situação que, a princípio, causa erosão no poder centralizador de Wilma, sua concorrente direta ao Senado.

O cenário ainda está turvo, embaciado.

No mínimo, como já disse, a atitude da turma que formalizou esse "Pacto da Candelária" conseguiu atrair os holofotes para si. O que é muito em se tratando de política.

O jogo está sendo jogado de forma mais emocionante, mesmo nenhuma das peças sendo nova à mesa.

Qualquer um pode ser vítima ou algoz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 12/08/2009 - 08:56h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O Conselho Regional de Economia (CORECON/RN) marcará o Dia do Economista, quinta (13), com uma programação eclética. De 8 às 16h haverá panfletagem na Praça Rodolfo Fernandes (Centro de Mossoró) e às 19h uma mesa-redonda para debater a crise financeiro-econômica mundial e seus reflexos no comércio local. Será na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL). 

O jornalista e escritor Mário Gérson (Gazeta do Oeste) vai lançar seu mais novo livro "O suspiro do inimigo" às 20h do próximo dia 21, no Carlos Bar, bairro Boa Vista. A iniciativa é da confraria "Reunião do Copão", que agrupa blogueiros e outros segmentos da sociedade mossoroense, em torno de uma mesa despretenciosa em termos de bate-papo.

Obrigado à leitura deste Blog a José Maria de Souza Luz Filho, "Zezinho", da empresa Cromatudo (Mossoró), músico e poeta Genildo Costa (Mossoró), além de Marcelo Henrique Teixeira  (Mossoró). 

Os proprietários de sebos localizados em Mossoró continuam desapontados com o Governo "Da Gente" (deles). Há três anos que solicitam espaço numa praça da cidade para a promoção de feiras de livros. Nesse período receberam o silêncio como resposta do Palácio da Resistência. Nem acesso à recém-encerrada Feira do Livro eles conseguem, devido a dificuldade quanto a preços dos estandes e falta de subsídio público. E ainda andaram promovendo a piada de Mossoró concorrer ao título de "Capital Brasileira da Cultura". Pelo-amor-de-Deus… Conta outra. 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) vai promover assembleia geral amanhã (quinta, 13). Será a partir das  9h30 no auditório do Sesi. A convocação é para deliberar sobre questões relacionadas ao arrocho promovido pelo Governo  "Da Gente" (deles), que prejudica o servidor com asfixia salarial e condições de trabalho precárias. Pode sair uma greve geral.

Volto a salientar que quem possuir blog com temática voltadas à política, economia, cidadania, esporte, cultura etc. pode mandar endereço para o herzogcarlos@gmail.com. Quero ajudá-los na divulgação.

Lajes deverá sediar em breve um encontro para discutir a comunicação social, pela via alternativa da Internet, com foco especial na utilização dos blogs. Tem meu apoio e deste endereço. Avante com essa que é a maior revolução de todos os tempos, a Internet.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quarta-feira - 12/08/2009 - 08:05h

Fátima pode seguir exemplo de Vingt Rosado, seu tio

Sobrinha do ex-deputado federal Vingt Rosado, a prefeita Fátima Rosado (DEM) bem poderia radicalizar e seguir o exemplo superior do maior líder político de Mossoró.

Podia. Não creio que o siga.

Eleito prefeito no dia 7 de dezembro de 1952 e empossado em 31 de março de 1953, Vingt costumava doar sua remuneração a uma instituição de caridade.

Nesse ínterim, ele teve que se afastar da prefeitura sob licença de saúde. Em seu lugar assumiu por quase um ano e meio o vice Joaquim Felício de Moura, até o retorno do titular à conclusão de mandato em 31 de março de 1958.

A prefeita Fátima empalma, mensalmente – na folha, R$ 14.780,00. Lá de cima e do interior da redoma em que vive, não consegue perceber o estrago feito na vida de centenas e milhares de empregados do município.

Aqui embaixo, os barnabés choramingam. Em alguns casos, com cortes promovidos por seu governo, teve gente que perdeu mais de 50% do ganho bruto.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 12/08/2009 - 07:27h

Prefeitura paga fortuna em juros-multa ao INSS por atraso

Você sabia que a Prefeitura de Mossoró pagou mais de R$ 800 mil o ano passado, de juros e multas, por recolhimento atrasado do INSS?

Em 2009 o quadro é o mesmo, continuado, tudo pago por nós – os contribuintes.

Meu queridos amigos do Ministério Público, isso não é caso de má gestão, implicando em suspeita de improbidade administrativa?

O município tem até o dia 10 do mês subsequente para fazer o repasse, depois de recolher 8% do servidor e acrescer mais 12% como empregador. Só que não paga dentro da data. Daí originam-se juros e multa.

Há sinais, ainda, de apropriação indébita: retém e não repassa à Previdência.

Esse dinheiro sai pelo ralo, como se fosse alguma merreca, porque não existe uma administração sadia e equilibrada. 

Tenho muito mais informações, detalhadas, sobre a erosão causada por essa patota no erário.

Vou divulgando, sem pressa, nem medo de mais processos ou outras formas de intimidação desses moleques.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 12/08/2009 - 07:26h

Agripino apóia aliança e abre “janela” para ser mais um

"A união de partidos como o PMDB de Henrique Alves, o PR de João Maia, o PP e o PMN de Robinson e Fabio Faria significa inequivocamente a junção de forças políticas de grande expressão". Essa a dimensão que o senador José Agripino (DEM) dá à recém-anunciada aliança Unidade Potiguar.

Em nota à imprensa, ele acrescenta: "Lembro apenas que esses partidos compõem a base de sustentação no plano federal do presidente Lula (PT) e no plano estadual da governadora Wilma de Faria (PSB)".

Em seguida abre a "janela" para também ser mais um na Unidade Potiguar:

– Respeito o posicionamento que eles anunciaram em relação à sucessão presidencial. Registro as boas relações que tenho com todos os mencionados líderes e reitero o desejo de estarmos juntos em eleições futuras, como já estivemos em eleições do passado.

Nota do Blog – Apesar da disposição da Unidade Potiguar em não se afastar da sombra do governo Lula, nada é definitivo ou para sempre em política.

Em se tratando de política potiguar, há um desesperado jogo pela sobrevivência.

Alguns "caciques" sabem que participam de intricada disputa. A menor falha e podem se despedir da vida pública. Eis a questão central.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 11/08/2009 - 20:48h

Pensando bem…

"Sem justiça só há divisões, vítimas e opressores."

Napoleão Bonaparte

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 11/08/2009 - 20:19h

Papa propõe decreto “Robin-hood” para prefeita Fátima

Dando sequência à tarefa cívica deste Blog, de colaborar com o governo da prefeita Fátima Rosado (DEM), volto à apresentação de propostas. É para reduzir a crise de gestão na Prefeitura de Mossoró.

Faz parte do Programa de Apoio à Patota (PAPA), que recentemente lancei (AQUI).

Depois de cortar gratificações, férias, plantões médicos, hora-extra e outras vantagens de comissionados e servidores de carreira, como simples ASG’s, por que não ser mais contundente? No mínimo um tratamento igualitário.

Proponho adoção do Decreto "Robin-hood, tirando dos que ganham mais em favor de todos e sobretudo de quem ganha menos.

A ideia visa corte de 20% na remuneração da prefeita, vice, secretários e gerentes, além de comissionados que residem fora e os que não dão expediente.

Se adotar a sugestão, o Governo "Da Gente" (deles) dará provas de que realmente tem interesse na superação da crise. Demonstrará sacrifício pessoal.

Não seguindo essa proposição, apenas sacramentará o que já se sabe: quanto mais a prefeitura empobrece, mas alguns ficam ricos.

Bem, esse é o papel do Papa: colaborar – sem ônus à prefeitura – para a sua salvação.

Obs: Várias outras propostas foram apresentadas anteriormente. Algumas terminaram sendo anunciadas, mas é pouco provável que sejam implementadas.

Faço minha parte. Adoro Mossoró. De graça.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 11/08/2009 - 18:04h

Mal-estar com títulos de cidadania

Quando vereadores mossoroense entregavam titulo de cidadania aos ministros Dilma Roussef e Alfredo Nascimento, hoje, passaram vexame. Mal-estar.

Da platéia, um popular arrepiou no insulto:

– Magote de desocupados. Só sabem fazer isso!

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 11/08/2009 - 17:51h

Micarla reforça convite para Gustavo Rosado ser candidato

Em sua curta estada hoje em Mossoró, a prefeita natalense Micarla de Sousa (PV) aproveitou para reforçar um convite: quer Gustavo Rosado candidato a deputado federal pelo PV.

Ela conversou com ele, que além de irmão é chefe de Gabinete da prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM).

Há forte inclinação para amplificaçao de parceria administrativa entre os dois governos, além de uma densa aliança política.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 11/08/2009 - 17:46h

Twitter potencializa marca do Blog e é novo canal

Estou entusiasmando com o Twitter. Ele potencializa sobremodo os acessos e fidelização ao Blog do Carlos Santos.

Mesmo ainda apresentando um entrave, geringonça que repete postagens que não consigo desligar (apareça, webdesigner), essa ferramenta tem sido muito útil. Procuro avançar em seu conhecimento.

Conhecido mundialmente como microblog, o Twitter ganhou fama planetária na campanha do presidente Barack Obama. Depois espalhou-se como uma pandemia.

Tenho o utilizado de forma mais frequente, até postando uma série de noticias e comentários exclusivos.

Acesse e torne-se ainda mais afinado com o Blog do Carlos Santos.

Eis o endereço: www.twitter.com/bcarlossantos.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
terça-feira - 11/08/2009 - 16:51h

Unidade Potiguar é anunciada para campanha de 2010

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) garantiu que os deputados João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN) estarão no palanque do candidato a presidente apoiado por Lula, em 2010.

A afirmação foi dada durante coletiva esta tarde de terça (11), na sede do PMDB, Candelária, Natal.

Henrique iniciou o encontro afirmando que se os parlamentares tratarem unicamente de eleição, o grupo vai terminar externando simpatias que terminará prejudicando a aliança.

De acordo com o peemedebista, um dos objetivos do encontro é “deixar claro que essa é a base do presidente Lula”.

“Os parlamentares que estão aqui são fiéis ao presidente Lula”, garantiu.

O grupo está com nomenclatura também estabelecida: é a "Unidade Potiguar".

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 11/08/2009 - 15:30h

TV Mossoró prepara lançamento de noticioso

A TV Mossoró está com quase tudo pronto para colocar no ar seu novo jornalismo. Vem aí o "Jornal da Cidade", em data e horário ainda a ser anunciado.

Entre outros nomes definidos à equipe estão Aline Linhares (âncora) e Carlos Skarlack (Comentarista Político).

Outros nomes vão compor a parte técnica e reportagem.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
terça-feira - 11/08/2009 - 15:24h

Wilma diz que quem manda é ela; prefeita sente o golpe

"No meu governo quem governa sou eu".

A frase, em tom de recado, comparativo, foi emitida hoje pela governadora Wilma de Faria (PSB) hoje. Foi durante solenidade com a presença de ministros e outros políticos, como Dilma Roussef.

Wilma disse ainda que não tinha nenhum articulador político "por trás".

A prefeita Fátima Rosado (DEM) inclinou a cabeça levemente para frente, retesou o rosto. Sentiu o golpe.

O complemento do constrangimento foi um popular disparando impropérios, a ponto de ser grosso e deselegante com a prefeita.

O que atenuou o mal-estar foi a louvação de cargos comsisonados, da prefeitura, convocados à proteção da prefeita em forma de claque.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 11/08/2009 - 14:48h

Pacto da Candelária repete o Pacto da Solidão?

Será que Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN) formam uma nova versão do antigo "Pacto da Solidão?" Seria o Pacto da Candelária? (bairro onde ocorre entrevista coletiva). Veja matéria abaixo.

O Pacto da Solidão reunia o senador Dinarte Mariz (PDS), deputado federal Vingt Rosado (PDS), vice-governador Geraldo Melo (PMDB), dentre outros. 

Foi “gerado” na fazenda do mesmo nome, de propriedade de Dinarte. Daí o título da aliança.

Essa nova versão teria sido germinada em restaurantes de Natal e Brasilia.

O Pacto de Solidão “fechou questão” em não votar em José Agripino (PDS), então candidato a governador, ex-prefeito biônico de Natal, filho do ex-governador Tarcísio Maia (PDS).

Ao fim e ao cabo, Dinarte votou. Geraldo apoiou Aluízio Alves (MDB) que retornava de período de cassação dos seus direitos políticos.

Vingt não votou em candidato algum. Pregou o voto “camarão”, como ficou conhecido na campanha de 1982. Orientou seu eleitorado a deixar em branco o local de voto para governador, cabeça de chapa. 

À época o eleitor era obrigado a votar em candidatos do mesmo partido, de governador a vereador.

Qual será o destino desses que integram o Pacto da Candelária? 

Uma situação interessante: Se estivesse vivo hoje, o ex-governador eleito em 1960, Aluízio Alves, pai de Henrique Alves, faria 88 anos.

Coincidência?

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
terça-feira - 11/08/2009 - 13:20h

Eixo altera ordem política e aguarda ‘abalos sísmicos’

Os deputados federais Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR) e Fábio Faria (PMN), além do deputado estadual Robinson Faria (PMN) darão entrevista coletiva sobre as eleições de 2010 hoje (11) – provavelmente às 14h30 na sede do PMDB (Natal). Um fato novo.

Numa pré-campanha recheada de disse-me-disse, escaramuças e onde é difícil saber quem é oposição e governismo, a coletiva aparece como algo diferenciado. Realmente um fato novo.

Mas também mostra como os "caciques" da política potiguar desmancharam de vez a divisória que separava verdes de encarnados, oposicionistas de governistas. É tudo japonês.

O que Henrique (com beneplácito do primo e senador Garibaldi Filho-PMDB), João, Fábio e Robinson dirão precisará ser dissecado. Sobretudo nas entrelinhas. Vamos aguardar.

Entretanto é possível se identificar, de antemão, qual o papel principal dessa comunhão onde os partidos são penduricalhos. O que se percebe há tempos.

Eles querem ser o centro das decisões da política do RN, em relação a 2010. Sabem que podem alterar o quadro atual. É possível. Vão à luta.

Na prática passam a emparedar a governadora Wilma de Faria (PSB) de um lado e deixar o senador José Agripino (DEM) ressabiado, na outra extremidade desse cabo-de-guerra. Funcionam de forma pendular, num movimento calculado para evitar a supremacia asfixiante de qualquer um deles.

Por que os Alves (Henrique-Garibaldi), os Faria (Robinson-Fábio) e João Maia (PR) firmam um pacto solidário?

Simples de responder: para não serem engolidos ou excluídos.

Como meros caudatários, apenas avalizariam decisões de baixo para cima. Unidos eles são proativos num processo de discussão que mesmo não sendo ainda muito democrático, é menos fechado e imperativo. Parte do desejo comum de não virarem presas fáceis no ecossistema político do Rio Grande do Norte.

Nessa costura aparece, com maestria, o deputado Henrique Alves – hábil articulador político. Em tese, sem a aspiração de ser ungido candidato a governador ou mesmo em pensamento fugaz, ao Senado. Sua aposta é mais ampla.

O que está sendo lapidado pode resultar numa sólida aliança. O PSB da governadora Wilma de Faria e o PT da deputada federal Fátima Bezerra não estão excluídos. É possível que a integrem, adiante, no fechamento de um amplo e fortíssimo palanque endossado em Brasília pelo presidente Lula.

Mas por que não aparece entre esses porta-vozes da iniciativa, o vice-governador e governadorável Iberê Ferreira (PSB)?

Vamos ao que entendo, a princípio, nesse primeiro momento.

Iberê é visto como ungido da governadora Wilma de Faria à disputa à sua sucessão. Isso alija os outros concorrentes internos João Maia e Robinson Faria, além de tornar menor o peso do PMDB de Henrique e Garibaldi.

Unidos, eles apostam que podem zerar a sucessão no governismo, onde estão acomodados. Por lá cada um possui seu espaço. Querem mais. Faz sentido.

Se forem rechaçados e desdenhados, tendem a se apresentar à definição das chapas ao governo e Senado do outro lado, onde pontifica o senador José Agripino. Não é provável, mas é possível. 

Como cariátides (colunas de sustentação, esculpidas com formas humanas em templos gregos) Henrique e os demais são o eixo a partir de agora. Resta saber se apresentam solidez ou se vão ruir ao primeiro abalo sísmico, principalmente de Wilma de Faria.

É aguardar para ver.

Começou a ficar interessante – de novo, a política desse lado do Atlântico.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.