terça-feira - 02/03/2021 - 20:20h
Socorro

Bares, hotéis e restaurantes esperam moratória de tributos na pandemia

Diante dos impactos provocados no setor de bares e restaurantes pela pandemia do novo coronavírus, além das restrições dos decretos publicados por Estados e municípios, há estudo para um Projeto de Lei no Congresso Nacional que pode conceder uma moratória aos restaurantes e demais setores afetados pela pandemia.Moratória, economia, negociação de dívidaPara o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, essa iniciativa tem muito a contribuir com o setor de bares, restaurantes, casas de eventos e buffets que tem sofrido fortemente com prejuízos e endividamentos desde o ano passado.

Sem multas

O documento foi elaborado pela seccional do Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-PR) e pede que os estabelecimentos tenham a cobrança de tributos suspensa enquanto o país estiver em estado de calamidade pública nacional.

Ainda segundo o esboço do Projeto, seriam abrangidos pela moratória todos os tributos devidos pelas empresas apurados desde o início do decreto até a revogação, incluindo impostos estaduais e municipais como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Além disso, sugere que os tributos começarão a ser pagos três meses depois do fim do período de calamidade pública, em até 60 parcelas mensais iguais e sucessivas sem a incidência de multas, juros e outros encargos por atraso no pagamento.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
terça-feira - 02/03/2021 - 19:46h
Atualização

Categorias de agentes de saúde e endemias pedem reajuste

Entidade protocolou pedido (Foto ilustrativa)

Entidade protocolou pedido (Foto ilustrativa)

O Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SINTASE)  protocolou ofício na Prefeitura Municipal de Mossoró. Cobra o pagamento do piso salarial dessas categorias que representa de forma atualizada.

São pleitos referentes ao meses de Janeiro e Fevereiro/2021.

“O reajuste do piso salarial nacional da categoria foi aprovado pela Lei Federal nº 13.708/2018 com vigência a partir de janeiro de 2019 e escalonado para pagamento em 3 anos (2019/2020/2021). A Prefeitura Municipal de Mossoró aprovou a Lei Municipal nº 152/2019 reajustando o piso e escalonando nos anos citados. Porém esse ano a prefeitura não efetuou o pagamento do piso devidamente corrigido, que é de R$ 1550,00 e progredindo de acordo com o nível de cada servidor”, esclarece Nayonara Paula, coordenadora geral do Sintase-Oeste.

“Estamos cumprindo nosso papel com responsabilidade e compromisso e exigimos que a prefeitura também cumpra com o seu compromisso e pague o que é devido”, assinala.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 02/03/2021 - 16:26h
Boa nova

Fátima Bezerra anuncia mais 21 leitos Covid-19 para Mossoró

Fátima reforça necessidade de cuidados (Foto: Fabiano Trindade)

Fátima reforça necessidade de cuidados (Foto: Fabiano Trindade)

Em entrevista ao Jornal da Tarde (Rádio Rural de Mossoró), apresentado pelo jornalista Saulo Vale, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira (2) mais 21 leitos Covid-19 para Mossoró.

Segundo ela, serão mais 10 leitos de UTI no Hospital São Luiz, um leito de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia e 10 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes.

O processo de abertura desses leitos deve acontecer ainda nesta semana.

“Amanhã, a equipe da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) estará aí em Mossoró, junto com a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, diretora da II Ursap (Unidade Regional de Saúde), Emiliana. O objetivo é de levar equipamentos para abertura desses [21] leitos. Já na quarta-feira (3) devem ser abertos cinco leitos de UTI no São Luiz”, explicou a governadora, acrescendo que os demais serão abertos ao longo da semana.

Atualmente, o município de Mossoró tem 100% de ocupação de leitos críticos para Covid-19. O município dispõe de um total de 40 leitos de UTI no Hospital São Luiz, 10 leitos de UTI no Hospital Rafael Fernandes e nove leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

“Só leitos de UTI não vai resolver. É preciso que a população mantenha os cuidados e dê conta dos perigos iminentes desse vírus”, afirmou a governadora.

Fátima destacou ainda que o estado deve receber mais doses da vacina na próxima quinta-feira (4).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 02/03/2021 - 16:00h
Subtenente Eliabe

Outro deputado estadual testa positivo para Covid-19

Eliabe: sintomas moderados (Foto: arquivo/João Gilberto)

Eliabe: sintomas moderados (Foto: arquivo/João Gilberto)

Nesta terça-feira (02), o Deputado Estadual Subtenente Eliabe Marques (Solidariedade) testou positivo para Covid-19, conforme divulgação de resultado do exame realizado pelo parlamentar.

O Deputado está em isolamento total desde que apresentou os primeiros sintomas da doença, na última sexta-feira (26).

Em cumprimento às orientações médicas e sanitárias, toda a agenda externa do mandato foi suspensa, dando continuidade às atividades de forma remota.

Sobre a condição de saúde, Eliabe relatou o seguinte, através de sua assessoria:

– “Estou com sintomas moderados e tomando todos os cuidados necessários. Continuo isolado e me cuidando, com fé de que irei melhorar”.

Eliabe Marques era suplente de Allyson Bezerra (Solidariedade). Com a eleição e posse do titular como prefeito de Mossoró, acabou sendo efetivado como detentor do mandato.

Recentemente, três deputados estaduais testaram positivo, mas já se recuperaram da doença: Kelps Lima (Solidariedade), Getúlio Rêgo (DEM) e Isolda Dantas (PT).

Leia também: Três deputados e 43 servidores contraem coronavírus na AL.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 02/03/2021 - 10:36h
Universalização da saúde

Maior parte de pacientes Covid-19 em Mossoró é de outros municípios

Esgotamento de leitos em UTI e número crescente nas enfermarias sufocam sistema (Foto ilustrativa)

Esgotamento de leitos em UTI e número crescente nas enfermarias sufocam sistema (Foto ilustrativa)

Com o caráter de universalização da saúde pública e pelo fato de ser um município polo, com região que abrange de 800 a 1 milhão de habitantes, Mossoró sofre sobrecarga no atendimento a pacientes com Covid-19.

Ontem, segunda-feira (1º), seus 59 leitos de UTI para cobertura dessa patologia chegaram ao limite de 100% de ocupação (veja AQUI).

Mas, segundo números coletados pelo Blog Carlos Santos, dessa lotação nos hospitais públicos, 28 eram originários de Mossoró e o restante de outros municípios, às 18h40.

Veja abaixo:

Mossoró – 28

Natal – 05

Assu – 05

Parnamirim – 02

Pau dos Ferros, Ipanguaçu, Pendências, Felipe Guerra, Carnaubais, Almino Afonso, Areia Branca, Porto do Mangue, Tibau, Marcelino Vieira, Angicos, Upanema, São Rafael, Afonso Bezerra, Patu, Paraú, Tenente Ananias, Janduís, João Câmara – 01.

Nos leitos clínicos (enfermarias), o quadro não era diferente, inclusive com paciente até do Ceará (Russas), no Vale do Jaguaribe.

Veja quadro abaixo:

Mossoró – 12

Areia Branca – 05

Caraúbas – 02

Porto do Mangue, Apodi, Baraúna, Angicos, Paraú, Antônio Martins, Severiano Melo, Alexandria, Upanema, Olho D’água do Borges, Assu, Riacho da Cruz, Augusto Severo e Russas/CE.

Nos últimos dias, com o esgotamento de atendimento em Natal e região metropolitana, o governo estadual já enviou por vias terrestre e avião mais de 34 pessoas para atendimento à Covid-19 em Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.

O próprio RN recebeu mais de 40 enfermos com essa doença do estado do Amazonas, devido superlotação dos leitos em Manaus.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 02/03/2021 - 09:44h
Mensagem

Padre Sátiro pede adesão às normas de saúde contra a Covid-19

Sátiro: palavra cristã (Foto: rede social)

Sátiro: palavra cristã (Foto: rede social)

Em mensagem datada dessa terça-feira (2), o padre Sátiro Cavalcanti Dantas fala da necessidade da população seguir orientações de saúde pública das autoridades do Estado e municípios, contra a Covid-19.

Para ele, “é preciso do espirito de fraternidade, união e a ausência de política negativa.”

Leia abaixo:

Deixando a minha situação, “Bananeira que deu cacho”, abraço a comunidade de Mossoró de maneira aflitiva a seguir as orientações das autoridades constituídas, Estado e Município, a favor da VIDA, para reprimir a pandemia da COVID-19, que só será atenuada pelo respeito da população às normas estabelecidas e aplicação da vacina.

Por isso, é preciso do espirito de fraternidade, união e a ausência de política negativa. Supõe a vivência da “Polis” com profundo espirito comunitário, baseado no amor e respeito ao outro.

Numa retrospectiva histórica convoco meus ex-alunos e alunas: Da Escola Normal de Mossoró, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró, UERN, Ginásio Sagrado Coração de Maria, Colégio Diocesano e Faculdade Católica do RN, com sua formação baseada na moral cívica e cristã, estarem presentes nesta luta Mossoroense e Universal.

Deus abençoe a todos.

Mossoró, 02 de Março de 2021

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 02/03/2021 - 09:20h
Wilson Rosado

Hospital privado abre mais dez leitos UTI-Covid-19

HWR: válvula de escape em momento crítico (Foto: Carlos Costa/arquivo)

HWR: válvula de escape em momento crítico (Foto: Carlos Costa/arquivo)

Com nove dos seus dez leitos de UTI-Covid-19 ocupados, a direção do Hospital Wilson Rosado (HWR) em Mossoró abriu mais uma ala para esse atendimento específico de alta complexidade.

Agora, ao todo, são 20 leitos disponíveis.

Empresa privada, o HWR é uma válvula de escape ao serviço público disponibilizado para tratamento dessa doença.

Dia passado, os leitos de UTI-Covid-19 em Mossoró chegaram a 100% de ocupação (veja AQUI).

Ao todo, o sistema público em Mossoró conta com 59 leitos de UTI para atendimento a pacientes com Covid-19 do município e uma vastíssima região.

Outros leitos dez leitos deverão ser abertos nos próximos dias no Hospital Rafael Fernandes e igual número no Hospital São Luiz, que é hospital de campanha desde o ano passado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 02/03/2021 - 08:52h
Hospital Wilson Rosado

Ex-deputada Sandra Rosado é internada com Covid-19

Laíre, Larissa e Sandra: preocupação (Foto: redes sociais)

Laíre, Larissa e Sandra: preocupação (Foto: redes sociais)

Em postagem em suas redes sociais, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) comunica que seus pais e ex-deputados federais Laíre Rosado e Sandra Rosado estão com Covid-19. No caso de Sandra, maior preocupação.

Veja abaixo o que Larissa postou, com texto subscrito também por seus irmãos Lahyrinho Rosado Neto e Cid Augusto:

Queremos dividir com vocês notícias sobre a saúde de nossos pais, Laíre e Sandra Rosado, que estão em tratamento contra a Covid desde 22 de fevereiro.

Nosso pai apresenta apenas sintomas leves. Nossa mãe também, mas, fazendo parte do grupo de risco em decorrência da hipertensão e do diabetes, foi internada preventivamente ontem à noite no hospital Wilson Rosado, seguindo orientação médica.

Ela passa bem, respira sem a necessidade aparelhos e deve ter alta nos próximos dias.

Agradecemos a todos pelas orações e palavras de conforto. Do mesmo modo, nossa família está solidária e ora por todas aquelas que enfrentam o drama da pandemia.

Cid, Larissa e Lahyre.

Nota do Blog – Estamos na torcida pela recuperação de ambos e, também, na fé e luta por todos, dos mais conhecidos e próximos àquelas pessoas anônimas.

Amém!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 02/03/2021 - 07:50h
Pandemia

A peste na antiguidade e os ‘doutores’ das redes sociais

Ilustração de uma cidade da Idade Média (Reprodução)

Ilustração de uma cidade da Idade Média (Reprodução)

Lá na antiguidade, da Idade Média para trás, quando conhecíamos pouco ou nada sobre pandemia, o refúgio em casa, a quarentena, era usado como defesa individual e coletiva à peste.

Com a Covid-19, a ciência reitera a medida, mas ‘doutores’ das redes sociais vociferam.

Chega de tantas estupidezes!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.”

Hipócrates

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/03/2021 - 20:24h
Colapso

Mossoró não tem mais uma única vaga para paciente Covid-19

Na primeira onda, ano passado, não se chegou ao colapso (Foto ilustrativa)

Na primeira onda, ano passado, não se chegou ao colapso (Foto ilustrativa)

Se no fim de semana o número de vagas de leitos de Covid-19 em Mossoró variou entre quatro e três, de um total de 59 disponíveis, nessa segunda-feira (1º) a conta fechou.

Segundo dados oficiais, hoje não existe mais um único leito disponível para atender pacientes críticos com a doença, tanto de Mossoró como da região, ou que sejam transportados da Grande Natal (ou Acre, como ocorreu no fim de semana).

Dados do sistema RegulaRN da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) mostram essa conta apavorante.

Horas antes, a imprensa da capital informava levantamento sobre a morte de 39 pacientes, em 16 dias consecutivos, antes de serem removidos para uma UTI.

Veja abaixo trecho de reportagem do G1RN:

Em 16 dias, 39 pacientes morreram antes mesmo de conseguirem acesso a um leito destinado ao tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Desse total, 23 (58%) foram somente na região metropolitana de Natal.

Os números refletem casos em que o pedido de regulação para um leito foi suspenso pelo falecimento do paciente. Além dos óbitos, o estado teve 43 pedidos de regulação para leitos suspensos por falta de transporte.

A região metropolitana foi responsável por 28 cancelamentos desse tipo. Os dados compilados entre os dias 12 e 28 de fevereiro constam do documento “Rio Grande do Norte: ‘uma nova onda'”, construído por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológico em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que analisam a situação recente no estado.

O agravante é que o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), um dos endereços especializados que está esgotado, os 20 leitos de UTI anteriormente usados para a Covid-19, transformados em clínicos, também estão todos ocupados. São pacientes detentores de outras patologias.

Paralelamente, há uma insubordinação popular a normas de prevenção individual e coletiva à doença (veja AQUI). A pandemia se espalha e chega a um estágio que na primeira onda, ano passado, não alcançou.

E o caso de Mossoró é ainda mais delicado, porque boa parcela dos pacientes é de outros municípios na região, que parecem sem controle algum da doença.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 19:48h
Mossoró

Azul retoma voos regulares no Aeroporto Dix-sept Rosado

Nessa segunda-feira (1º) aconteceu a retomada de voos comerciais em Mossoró, através do Aeroporto Dix-Sept Rosado. O batismo (com uso de jatos de água do Corpo de Bombeiros) da primeira aeronave a pousar em solo mossoroense marcou a solenidade de reinício dos voos, paralisados ano passado devido a pandemia da Covid-19.

Representantes do governo estadual e prefeito participaram em Mossoró de evento de retomada de voos (Foto: Governo do RN)

Representantes do governo estadual e prefeito participaram em Mossoró de evento de retomada de voos (Foto: Governo do RN)

A partir de agora o aeroporto Dix-Sept Rosado passa a atuar com três frequências semanais (segundas, quartas e sextas), um importante incremento na malha aérea Rio Grande do Norte.

O retorno do voo da companhia Azul Linhas Aéreas é resultado de uma série de fatores, como articulação do próprio governo estadual e estudos da empresa, considerando novamente viável essa rota Recife-Mossoró-Recife, e a partir da capital pernambucana, os mais diversos roteiros no país.

Esforços

“Não medimos esforços para criar medidas a fim de mitigar os impactos causados pela pandemia. Montamos uma força-tarefa com o objetivo de solucionar os entraves para possibilitar o retorno dos voos. Ver a retomada, com todos os protocolos de segurança sanitária sendo cumpridos, marca também o retorno do turismo, uma das principais atividades econômicas do nosso estado”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

Representaram o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na solenidade, a secretária de Turismo, Aninha Costa, o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis e o diretor-geral do DER, Manoel Marques. Foram recebidos pelo prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), outros políticos e representantes do setor produtivo local.

“Diante da pandemia do coronavírus, estamos adotando todas as medidas para preservar as vidas de todos. Estamos reconectando Mossoró ao mundo e faremos com muita responsabilidade”, ressaltou o prefeito.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 01/03/2021 - 18:06h
Pandemia

Câmara fará sessões remotas a partir do dia 9 de março

Lawrence: medidas necessárias (Foto: arquivo)

Lawrence: medidas necessárias (Foto: arquivo)

A Câmara Municipal de Mossoró suspendeu as atividades presenciais. A decisão está de acordo com os decretos estaduais e municipais para controle do coronavírus no município de Mossoró. O ato da presidência foi assinado hoje, pelo presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD).

Pelo Ato, as sessões ordinárias dos dias 02 e 03 de março foram suspensas. As atividades do Poder Legislativo recomeçarão no dia 09 de março de forma remota. A decisão foi tomada em comum acordo com todos os vereadores da Câmara.

As sessões ordinárias continuarão com transmissão ao vivo pela TV Câmara Mossoró (Canal 23.2 TCM). E pelo site www.mossoro.rn.leg.br.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 01/03/2021 - 17:26h
Covid-19

Prato de Ouro suspende serviços temporariamente

Localizado à Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 405, Costa e Silva, em frente à sede do Instituto Federal do RN (IFRN) de Mossoró, o Restaurante Prato de Ouro resolveu suspender por 15 dias suas atividades.

Veja abaixo a nota de sua direção:Restaurante Prato de Ouro suspende atividades por 15 dias a partir de 2 de março de 2021

Nota do Blog – Aguardamos a reabertura no pé da porta, sem aglomerar, com máscara e todos os cuidados necessários, como também o são internamente.

Até lá!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/03/2021 - 14:33h
Mossoró

Pauta da Saúde aguarda audiência com prefeito

Protocolo feito (Foto: divulgação)

Protocolo feito (Foto: divulgação)

Servidores da Saúde do município de Mossoró protocolaram nessa sexta-feira (26), um novo pedido de audiência para apresentação de pauta do segmento ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Anteriormente, tinha sido oficializado uma semana antes – dia 19 do mesmo mês.

Eles vão apresentar os seguintes pontos:

– vencimento dos técnicos e auxiliares menor que o salário mínimo.
– substituição do PMAQ
– Gratificação de plantão e ESF
– congelamento de plantões eventuais
– progressão de carreira
– titulação.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 14:18h
Mossoró

Município garante médicos, a partir de hoje, em todas as UBS’s

Morgana e prefeito Allyson: medida inédita (Foto: WIlson Moreno)

Morgana e prefeito Allyson: medida inédita (Foto: WIlson Moreno)

O município de Mossoró resolve a partir desta segunda-feira (1º), um dos principais problemas da área da saúde: a falta de médicos nas unidades básicas de saúde (UBS’s).

A Prefeitura de Mossoró, através de edital de credenciamento publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), no dia 29 de janeiro, contratou 12 médicos que atenderão às demandas.

A recepção aos novos profissionais aconteceu na manhã de hoje no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto. A solenidade contou com a presença do prefeito, Allyson Bezerra, e da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

“Estamos levando médicos para as UBS’s de Mossoró através de credenciamento de empresa médica. Tem unidade no município que não tem médico há mais de um ano. Nosso objetivo, com essa contratação, é não deixar faltar médico para a população. Os médicos vão atender todos os dias de segunda a sexta”, declarou Allyson.

Responsabilidade

O chefe do executivo explicou ainda que a empresa contratada tem por responsabilidade disponibilizar médico onde houver a necessidade do serviço, como é o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS’s) e Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado, o PAM do Bom Jardim e demais equipamentos de atendimento do município.

A médica Ana Flávia, que já atua na área de Saúde da Família, afirma que a expectativa é a melhor possível. “Praticamente quase todos os médicos têm especialidade em Saúde da Família e Comunidade, que é uma especialidade de unidade básica de saúde, onde nós vamos conseguir fazer um excelente trabalho”, destacou a profissional.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde, destacou que “fizemos uma contratualização e essa empresa se candidatou, cumpriu todos os critérios jurídicos que precisávamos para a aprovação. A empresa nos garante que se um médico faltar, ela vai repor, não teremos problema de abastecimento de profissional médico nem nas unidades básicas de saúde nem nas UPA’s, em nenhuma unidade que precise de médico”.

UBS’s que receberam médicos:

UBS DR. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz
UBS Vereador Lhayre Rosado – Alto do Sumaré
UBS Antônio Soares Júnior – Bom Jesus
UBS Marcos Raimundo Costa – Belo Horizonte
UBS Izabel Bezerra de Araújo – Jucuri
UBS Hipólito
UBS Marina Ferreira – Barrinha
UBS Dr. Helênio Gurgel – Pereiros
UBS Sueldo Câmara – Aeroporto 2.

Com informações da PMM.

Nota do Blog – Se efetivamente não tivermos solução de continuidade, a medida será um feito expressivo e em momento delicado da saúde, em que a atenção básica é tão imprescindível.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/03/2021 - 13:14h
38 anos

Promotor de Justiça natalense morre de Covid-19 em Porto Velho-RO

Jonatas tinha 38 anos (Foto: Facebook)

Jonatas tinha 38 anos (Foto: Facebook)

Por Eliana Lima (BZN Notícias)

O potiguar Jonatas Albuquerque Pires Rocha, 38 anos, era promotor de Justiça em Rondônia. Estava internado para tratamento de covid na capital Porto Velho, mas não resistiu aos efeitos da doença e partiu, ontem (28). Deixa esposa e uma filha.

A família ainda tentou transferi-lo para um hospital de São Paulo, mas as consequências não permitiram.

Nota de Pesar do MP

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Promotor de Justiça JONATAS ALBUQUERQUE PIRES ROCHA, ocorrido na noite deste domingo, 28 de fevereiro de 2021, no Hospital 9 de julho, em Porto Velho.

Neste momento de dor, o Ministério Público do Estado de Rondônia presta solidariedade aos familiares e amigos(as) do Promotor de Justiça, por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

O Promotor de Justiça JONATAS ALBUQUERQUE PIRES ROCHA tinha 38 anos, era natural de Natal (RN). Ingressou no Ministério Público do Estado de Rondônia por meio do XX Concurso da Carreira e tomou posse no dia 13 de julho de 2012. Atualmente era titular da 2ª Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste, com atribuições na área do Tribunal de Júri, Execução Penal, Segurança Pública e Defesa da Probidade Administrativa.

O Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, decretou luto oficial de três dias pela morte do Promotor de Justiça JONATAS ALBUQUERQUE PIRES ROCHA, que deixa uma lacuna na história do Ministério Público do Estadual pela sua brilhante atuação nas diversas Comarcas onde atuou ao longo dos seus 9 anos de serviços prestados à sociedade rondoniense.

Ministério Público do Estado de Rondônia

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 12:44h
Brasil

Baile da terceira idade na companhia da Covid-19

baile da terceirira idadeBrasil e seu povo não são normais.

Em São Paulo, polícia e Vigilância Sanitária deram fim a uma festa com pessoas da “terceira idade”, em forte aglomeração, apesar da Covid-19.

Cerca de 190 ‘velhinhos’ estavam curtindo a noitada no bairro da Penha, na capital (veja AQUI).

Perigo enorme de voltarem para casa contaminando netos e filhos.

Rir para não chorar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/03/2021 - 09:50h
Covid-19

Estado e município têm ação conjunta contra desobediência a decretos

Em postagens no seu Twitter (rede social), o procurador geral do município de Mossoró dissipou dúvidas quanto ao papel da municipalidade na luta contra a pandemia da Covid-19.

Postagens do procurador ocorreram nesse domingo (28 de março)

Postagens do procurador ocorreram nesse domingo (28 de março)

Segundo afirmou, os decretos municipal e estadual não são excludentes e se completam.

Nesse domingo (28), por exemplo, várias operações feitas em várias partes de Mossoró flagraram aglomerações humanas e várias irregularidades em bares e restaurantes. Até condomínio residencial foi identificado desobedecendo os decretos.

Apesar dos esforços públicos em termos de esclarecimento, fiscalização e sanções contra desobediências a decretos que procuram frear o avanço da pandemia, não faltou desobediência.

Transgressão, fiscalização, punição

Em Mossoró, por exemplo, uma “saída” à transgressão das normas foi realizar festas diversas antes do horário de toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, de 22 às 5 horas.

No centro da cidade e nos bairros Nova Betânia, Bom Jesus, Aeroporto e Santo Antônio, entre outros, houve flagrante de abusos entre período da tarde e início da noite.

Nas redes sociais pulularam fotos e vídeos mostrando excessos, como também ações conjuntas das forças de segurança do município e do governo estadual, que na maioria das intervenções teve papel educativo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 08:06h
Covid-19

Morte, sadismo e indiferença

Taxa de mortalidade de doentes com Covid-19, em UTI, chega a 75% no país.

É mostra da dificuldade de se enfrentar a doença em seu limite.

A promoção de festas clandestinas em condomínios residenciais, bares, praças, restaurantes e outros locais é de uma maldade incrível.

Quanto sadismo e indiferença.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/03/2021 - 07:36h
Covid-19

Detran suspende alguns serviços presenciais a partir dessa segunda

Serviço facilita atendimento (Foto ilustrativa)

Serviço facilita atendimento (Foto ilustrativa)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa que atendendo as determinações legais contidas na Portaria Conjunta 01/2021 – Sesap/Sead do Governo do Estado, publicada no último dia 25 de fevereiro de 2021, fica estabelecido a suspensão de alguns serviços de atendimento ao público externo de forma presencial no período de 01 a 12 de março de 2021 na Sede, Ciretrans e Grupos Executivos.

A medida tem o objetivo de zelar pela preservação da vida dos cidadãos norte-riograndenses, atendendo a recomendação do Comitê Científico Estadual, que estabeleceu diretrizes de prevenção ao contágio pelo Coronavírus diante da atual situação de emergência que passa o Brasil e o estado do Rio Grande do Norte.

O Detran com a intenção de minimizar a suspensão dos serviços pensando no seu público-alvo, após reunião técnica com sua equipe de gestão, de forma controlada em relação ao fluxo de pessoas e seguindo rigorosamente os critérios sanitários estabelecidos pelas autoridades sanitárias estaduais, resolve manter os seguintes serviços:

1- Coordenadoria de Habilitação de Condutores:

Renovação de CNH (Serviço on-line – Site Detran/RN);
Segunda via de CNH (Serviço on-line – Site Detran/RN);
Emissão de Permissão Internacional para Dirigir (PID) – (Serviço on-line – Site Detran/RN);
Emissão de CNH Definitiva (Serviço on-line – Site Detran/RN);
Prova Teórica de Habilitação (Presencial Unidades – Sede Natal e Mossoró);
Prova Prática de Habilitação (Presencial Unidades – Sede Natal e Mossoró);
Prova Prática Itinerante.

2- Coordenadoria Médica e Psicológica

Exames Médicos (Presencial em Natal e Mossoró – Clínicas Credenciadas pelo Detran);
Exames Psicológicos (Presencial em Natal, Mossoró e Parnamirim – Clínicas Credenciadas pelo Detran).

3- Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito

Liberação de Veículos Apreendidos (Presencial – Unidades – Sede Natal e Mossoró).

4- Coordenadoria de Operações

Manutenção Semafórica (Equipe Presencial);
Serviço de avaliação técnica e sinalização das rodovias estaduais (Equipe Presencial).

5- Outros Serviços disponíveis no site do Detran/RN (on-line)

Emissão de Boletos;
Consulta de Veículos;
Emissão de CRLV digital;
Consulta de Condutor;
Todos os serviços on-line permanecem funcionando normalmente.

Em todas as unidade do Detran: Serviços suspensos até o dia 12 de março ou redução dos índices conforme previsto no art. 2° da portaria conjunta Nº 01/2021 – Sesap/Sead, de 25 de fevereiro de 2021:

1- Coordenadoria de Registro de Veículos:

Vistoria de veículos;
Abertura de processos de transferência de veículos;
Registro de veículos novos;

2- Coordenadoria de Habilitação:

Prova Teórica Itinerante.

3- Coordenadoria Médica e Psicológica

Exames Médicos e Psicológicos nas Centrais do Cidadão e nos Grupos Executivos

Obs 1: Os agendamentos dos serviços suspensos no período de 01 a 12 de março de 2021 serão cancelados, devendo o usuário realizar um novo agendamento;

Obs 2: Todos os usuários com agendamento para esse período estão recebendo e-mails informativos emitidos pelas coordenadorias do Detran responsáveis.

Atendimento Online através das nossas plataformas:

Central de Atendimento telefônico : 3232.8030 e 3232.8039 (segunda à sexta – 8 às 14h)

Whatsapp – dúvidas gerais (segunda a sexta- 8 às 14h)
Detran Jucurutu: 996490894
Detran Apodi: 99150.1101
Detran Caicó: 999525389
Detran Mossoró: 3315.5568

– Site: www.detran.rn.gov.br

OUVIDORIA

Denúncias/Elogios/Reclamações/Sugestões e Solicitações| Portal Fala.BR (Ouvidoria)
falabr.cgu.gov.br

E-MAILS
faleconoscodetranrn@gmail.com (dúvidas, orientações e informações)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 07:00h
Dom Mariano

Igreja passa a evitar eventos presenciais e reforça luta contra Covid-19

Para enfrentar avanço da pandemia da Covid-19, a Igreja Católica faz alterações e recua de suas atividades presenciais.

Em relação à área de abrangência da Diocese de Mossoró, o comunicado é feito pelo bispo Dom Mariano Manzana, de Mossoró, ouvido pelo Blog Saulo Vale, que nos cede esse vídeo.

Dom Mariano defende uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

“Respeite as normas”, pregou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.