sábado - 21/05/2022 - 07:24h
Vale do Açu

Proprietários de terras cobram pagamento regular à Petrobras

Na audiência pública realizada nesta sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, de iniciativa do deputado estadual, George Soares (PV), proprietários de terras reclamaram dos prejuízos causados com a alteração na metodologia de cálculo para pagamento de indenizações. O diretor da Associação dos Produtores Rurais em Terras de Produção de Petróleo do Vale do Assú e Litoral (APROPETVALE), Junior Liberalino, disse que proprietários querem somente que a Petrobrás cumpra o que está no contrato vigente.

Audiência pública foi bem representativa e movimentada nessa sexta-feira (Foto: AL)

Audiência pública foi bem representativa e movimentada nessa sexta-feira (Foto: AL)

“A Petrobras fez essa mudança sem discutir com a gente, e muitas pessoas estão enfrentando dificuldades financeiras, com risco até de perder suas terras para o banco”, disse.

Com a nova metodologia adotada pela Petrobras, a partir de 2019 proprietários de terrenos somam prejuízos de 70% a 90%. A Petrobrás retirou o trabalho in loco e a análise em campo passou a ser feita por drone. Além disso, os cálculos são feitos em período de estiagem quando a produção agrícola fica comprometida.

“Vamos fazer uma mobilização para que a Petrobras não dê um calote nos proprietários de terrenos, e se for preciso vamos fazer um protesto para impedir o acesso de funcionários nas propriedades”, destacou o vereador Zé Pedro.

A Petrobrás perdeu o interesse de explorar os poços maduros de petróleo no RN. Em janeiro deste ano, a empresa 3R Petroleum comprou a maioria das concessões, e começará a operação no primeiro trimestre de 2023.

“Semana que vem vou tratar desse assunto na Assembleia e levarei para Brasília também. Vamos discutir essa pauta com a bancada federal potiguar. Esse é um assunto para ser tratado no âmbito nacional. Vamos encampar o movimento ‘Grito do Vale’ unindo forças pelo nosso Vale do Açu”, ressaltou George.

Petrobras não comparece

O prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL) disse que apoia a luta pelo cumprimento do que está assinado e acordo com os proprietários. “Se temos riquezas, o povo também tem que ser rico. A prefeitura se associa a essa luta para que recebam o que é de direito”, afirmou.

A Petrobras foi convidada pela Assembleia Legislativa do RN para participar da audiência, mas não enviou representante. Pela empresa 3R Petroleum compareceu Werceny Cardoso, gerente de relações instituições. “Viemos ouvir os proprietários e entender o que acontecendo. Nas outras regiões onde atuamos, Polo Macau e Polo Areia Branca, os proprietários de imóveis rurais estão satisfeitos com o nosso método de trabalho”, disse.

Participaram da audiência o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, o prefeito de Pendências, Flaudivan Martins; o presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, João Batista e os vereadores Taildo Barros, Ivaltan Fernandes, Chico do Bode, Zé Pedro, Pedro Eugênio, Cabral, Zé de Zeca e Toinho Olegário, além do presidente da Câmara Municipal de Assú, Francisco Tê.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Raniele Alves diz:

    Bom dia Senhor Inácio Augusto de Almeida !
    Hoje 21/05/2022 Aqui no posto de saúde das Barrocas I está acontecendo atendimento Oftalmológico , se o senhor tiver interesse pode vir que será atendido, fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca por trás da escola Celina Guimarães Viana.

    • Fabio Salviano diz:

      Kkkkkkkk. E o coentro?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Raniele
      Você colocou o aviso às 8:23.
      Você sabe que a liberação do comentário demanda horas. Afinal o Editor do blog não fica de plantão em tempo intevral para liberar o comentário.
      Somente agora tomo conhecimento de que nessa UBS aconteceu atendimento oftalmológico.
      Agradeço o seu interesse em ajudar a este idoso que tanto necessita desta consulta.
      Fico a me perguntar porque não acontece atendimento oftalmológico com divulgação prévia ?
      Por que não tornar público o local de atendimento com antecedência de pelo menos 48 horas.
      Dia 19 esteve aqui em casa funcionários da Secretaria de Saúde e fizeram a aplicação da quarta dose Covid-19 e da vacina da gripe.
      Custava a Secretaria de Saúde usar seus funcionários para divulgar os serviços as datas que em Mossoró acontece exame oftalmológico?
      A secretária de saúde poderia avisar o usuário do SUS o local e a data do exame oftalmológico. Mas isto não faz. Até parece que há interesse em desgastar a ADMINISTRAÇÃO ALYSSON BEZERRA.
      Espero na próxima vez, torço para ser ainda este ano, que for acontecer atendimento oftalmológico alguém da Secretaria de Saúde avise com antecedência.
      ACORDA ALYSSON BEZERRA.
      A POLÍTICA MOSSOROENSE É CHEIA DE MISTÉRIOS. ACORDA!
      ////
      IDOSO, 76 ANOS, AGUARDA HÁ 97 DIAS ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO EM MOSSORÓ.

  2. João Claudio diz:

    Nos EUA, os proprietários de terras, terrenos e residencias são donos de tudo que está sobre a superficie e abaixo dela; o subsolo.

    Lá, se o proprietário cavar o chão e encontrar petróleo, ouro e o escambau, é dele, e o mesmo faz o que bem entender com o achado. Comumente o dono faz uma pesquisa para saber qual a empresa vai oferecer o melhor percentual para explorar e produzir o achado. O dono da terra continua sendo o patrão. O governo não se mete em momento algum. Fato!

    No brasil, tudo que está sob os pés dos cidadão e das cidadãs pertence ao governo federal, exceto aquilo que você joga dentro das fossas sépticas. Fato e fato!

    Nem precisa dizer qual dos dois países está errado
    Precisa??

    brasil sil sil! Se melhorar uma peinha de nada estraga.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A Petrobras atrasa um segundo o pagamento de dividendos? Atrasa.
    Como diz o John Clodô:
    PEGA FOGO CABARÉ.
    Eu digo que PRIVATIZAR a Petrobras é preciso.
    /////
    CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE MAIS DE 143 MIL REAIS?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2022. Todos os Direitos Reservados.