quarta-feira - 24/11/2021 - 18:12h
Uern

Resolução garante 50% dos cargos de gestão superior às mulheres

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD/FUERN), mantenedora da Universidade do Estado do RN (UERN), aprovou resolução nessa terça-feira (23), que institucionaliza na instituição a obrigatoriedade de que, no mínimo 50% dos cargos de gestão superior (chefia de gabinete, sub-chefia de gabinete, pró-reitorias, e assessorias e diretorias vinculadas à reitoria) sejam ocupados por mulheres.

Cicília Maia é a terceira mulher a assumir reitoria da Uern (Foto: arquivo/2021)

Cicília Maia é a terceira mulher a assumir reitoria da Uern (Foto: arquivo/2021)

A proposta foi encaminhada ao Conselho pela reitora Cicília Maia e é uma das marcas do início de sua gestão e de sua campanha. Ao anunciar sua equipe de auxiliares, a reitora já atendeu a essa marca. Das sete pró-reitorias titulares da universidade, cinco são ocupadas por mulheres.

A medida vai ao encontro da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem entre seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a equidade de gênero em cargos de gestão em corporações públicas e privadas. Com a medida, a Uern passa a ser a única instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte a adotar a medida e uma das poucas do Brasil.

“Acreditamos que o trabalho pela equidade de gênero nos cargos de comando das repartições públicas e privadas é uma pauta que deve ser colocada constantemente no debate público, entendendo que isso fomenta uma sociedade melhor e mais justa”, comentou a reitora.

Cicília Maia é a terceira mulher a chegar ao comando da Uern. Antes dela, as professoras Maria Gomes e Nevinha Gurgel.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Perfeita a resolução. Não precisa dizer a cor das mulheres, nem qual a preferência sexual.
    Homens e mulheres pronto.

  2. Rocha Neto diz:

    Professora Maria Gomes de Oliveira (in memória), foi uma grande Reitora, enfrentou as piores adversidades oriundas do machismo que lhe fazia oposição à época do seu reitorado, foi bastante incentivadora dos projetos idealizads por Monsenhor Américo Simonetti, como professor da UERN e Superintendente da Emissora de Educação Rural de Mossoró, a Reitora María Gomes, sempre foi uma presença assidua no ambiente de trabalho ali na praça Vigário Antônio Joaquim. Foi a primeira mulher a comandar nossa UERN, assumiu o cargo por indicação do Deputado Vingt Rosado.
    A primeira mulher Reitora eleita pelo voto direto para UERN foi a professora Maria das Neves de Oliveira Castro, e agora foi a Professora Cecília Maia.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O que fomenta uma sociedadee melhor e mais justa é a ocupação dos cargos acontecer por meritocracia, independente da cor da pele ou do gênero.
    Se todos os cargos de direção forem ocupados por mulheres negras preparadas para o exercício dxa função não vejo razão para reclamação.
    Que os cargos sejam ocupados pelos melhores.
    O que deve acabar é a nomeação de nulidades pelo QI (Quem Indica), sobrenome etc.
    Os jovens têm que percebedrem que estudar é fundamental para ascensão funcional e social.
    Ser de família importante é coisa do passado.
    Exemplos disto já estamos vendo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.