• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 05/06/2017 - 16:48h
Mossoró

Secretários tentam trabalhar pactuação na saúde regional

Na manhã desta segunda-feira, 5, foi realizada uma reunião com a Comissão Intergestora Regional (CIR) da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap). O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

Benjamim (centro) conduziu reunião mostrando enorme prejuízo do município (Foto: divulgação)

Na pauta da reunião, foi discutida, entre outros assuntos, a questão da pactuação dos serviços de saúde. Hoje, Mossoró tem um déficit de R$ 8 milhões com o atendimento de pacientes de saúde de outras cidades, excedentes dos pactuados. “São recursos que saem dos cofres de Mossoró para atender pessoas de outros municípios”, frisa Benjamin Bento

Além de municípios circunvizinhos, a rede de saúde pública mossoronse também arca com o atendimento de pacientes de outros estados. “Só o Ceará, por exemplo, deve ao município mais de R$ 78 mil por pacientes não pactuados”, informa o secretário.

Por outro lado, os municípios circunvizinhos reclamam da escassez de recursos e as dificuldades para garantir o atendimento à saúde a seus munícipes.  “Precisamos discutir alternativas para quitar esse débito sem prejudicar o funcionamento dos municípios. Entendemos que os cidadãos de todas as cidades da região precisam do atendimento assegurado, mas Mossoró não tem como arcar sozinha com esta conta”, frisa Benjamin Bento, defendendo a união entre os entes para otimizar os serviços de saúde oferecidos.

Feira Regional de Gestão, Planejamento e Pactuação em Saúde

A questão da pactuação dos serviços de saúde será discutida mais amplamente da I Feira Regional de Gestão, Planejamento e Pactuação em Saúde, que será realizada entre os dias 8 e 9 de junho, no auditório do Hotel Villa Oeste.A ideia é promover um debate sobre as demandas em saúde das regiões Oeste, Vale do Açu e Alto Oeste.

Participaram da reunião de hoje, os secretários de saúde de municípios da Região Oeste, representantes da II Ursap e do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró. Na ocasião, o Secretário Municipal de Saúde de Mossoró, Benjamin Bento, foi eleito por seus pares presidente da CIR.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Nota do Blog – Se o secretário Benjamim Bento conseguir formalizar essa pactuação já marcará sua estada na pasta, onde já esteve anteriormente.

É uma questão crucial, muito delicada e de equação muito difícil, reconhecemos.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.