• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 19/02/2012 - 09:46h

Segurança Pública – a vitória pela união de esforços

Major Correira Lima

Em matéria de segurança pública nenhum órgão pode alcançar o sucesso sozinho . Cada órgão tem sua competência legal que já delimita sua área de atuação , o dialógo deve ser incentivado.

A mútua colaboração deve ser inspirada no exemplo dos chefes. Se não houver a união se criam espaços que serão ocupados pelos criminosos. Exatamente por isso a migração do crime é um fenômeno explicável pela procura por parte dos criminosos por espaços a eles propícios.

A integração é uma virtude. Quem se integra se fortalece. Não é a toa que Sun Tzu diz “Em terreno contíguo, junta-te aos teus aliados”.

Estamos vivendo nesse terreno e temos que nos unir: Polícia Militar e Polícia Civil e as Guardas Municipais.

Acredito que três fatores podem tornar o trabalho das polícias mais efeciente: O emprego de policiais melhor preparados , uso de tecnologia e uma boa administração, otimizando os recursos disponíveis.

Nota-se que o primeiro e segundo fator não dependem do administrador, mas o terceiro depende. Desenvolver esse terceiro fator está diretamente ligado ao desenvolvimentos de estratégias de policiamento ostensivo da PM e investigação na PC. É ter que basear essas estratégias no Conhecimento, Motivação e Criatividade.

É com a postura ativa que se consegue o dom de transformar.

Nesse periódo difícil com recursos escassos, significa o momento para mostrarmos a nossa força de vontade, tranformação para promover o desenvolvimentos de ações integradas, congregando esforços que envolvam as policiais e outros. Vamos desenvolver plano de ação que pressupõe a identificão de prioridades levantadas na fase de diagnóstico e a melhor ação operacional orientadas nessa escolha.

Em Mossoró, o efeito da criminalidade incomodou muito a sociedade no ano passado, as ocorrências evoluíram em termos numéricos, com o componente violência sendo um fator prepoderante. Estudos estão sendo concluídos, ações serão planejadas e a integração efetuada em sua plenitude, pois é isso que a sociedade espera e temos a obrigação de fazer.

Major Correia Lima – Sub Cmt do 2 BPM – Especialista Em Segurança Pública

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.