domingo - 04/09/2011 - 21:20h
Quadro confuso

Sucessão natalense é uma “gororoba” de efeito insondável

Governo de Rosalba tem enorme dificuldade para viabilizar candidato próprio à sucessão de Micarla

A sucessão da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), é um dos quadros mais confusos e repleto de variáveis, que a política da capital já experimentou em décadas. Pode tudo. Nada é impossível.

Rosalba, com Carlos Eduardo ao fundo, pode tê-lo como aliado. Ou não.

Com um governo extremamente desgastado, Micarla não é vista como nome forte à própria sucessão, ou seja, a um projeto de reeleição. No grupo governista estadual, que costuma ter peso considerável em eleições em Natal, o cenário também não é dos melhores em termos de prestígio popular.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), depois de ser a mais votada para o Senado em 2006 e ao Governo do Estado em 2010, aparece em declínio vertiginoso em termos de avaliação de governo. Qualquer pesquisa mostra esse quadro.

Mas basta um passeio comum por qualquer ponto de concentração humana da capital, para se identificar essa situação, sem necessidade de aferição científica. O Governo do Estado já tem problemas demais.

Nesse ambiente em que as maiores forças institucionais, no estado, estão fragilizadas, a própria união de Micarla e Rosalba não está descartada. Nos últimos dias, declarações de porta-vozes do governo estadual alimentaram essa hipótese. Um “balão-de-ensaio” ou apenas um “me engana que eu gosto”, segurando a prefeita em suas esperanças de receber reforço à própria reeleição.

Na verdade, o grupo da governadora não tem candidato próprio à Prefeitura do Natal. Ninguém. Aspira pegar embalo e conseguir esse feito, por tabela, na aposta de um nome que tenha condições de vitória.

Para arrimar a tese de que a sucessão natalense pode tudo ou quase tudo, não se descarte a possibilidade de apoio ao pedetista e ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), via influência familiar através do PMDB do ministro e senador Garibaldi Filho (PMDB).

Contabilize-se ainda, a influência do deputado federal Henrique Alves (PMDB), que declarou empenho em “ajudar” o governo da “Rosa”, desinteressadamente. Por vocação pública, digamos.

Primos de Carlos Eduardo, mesmo que em partidos distintos, os peemedebistas Garibaldi e Henrique atrairiam o ex-prefeito para ser também o candidato de Rosalba. Uma forma de distanciá-lo por completo da ex-governadora e também ex-prefeita Wilma de Faria (PSB).

Reflexos

Qualquer pessoa medianamente atenta à política natalense sabe: hoje, a composição entre Carlos e Wilma praticamente nomearia o ex-prefeito para retorno à Prefeitura do Natal. Uma união com reflexos diretos nas eleições de 2014, em que Rosalba deve tentar a reeleição e Henrique aspira uma vaga ao Senado. Garibaldi projetaria o filho, deputado estadual Walter Alves (PMDB), à Câmara Federal.

Nesse jogo de interesses, há pouco espaço para outros atores coadjuvantes. É o caso do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que faz um esforço sobre-humano para ser adotado por Rosalba e pelo ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido da governante e seu mentor político.

A aspiração de Rogério depende do casal. Ele só é deputado porque Betinho Rosado (DEM), titular do mandato, cunhado de Rosalba e irmão de Carlos, foi convocado para a Secretaria Estadual da Agricultura.

Carlos só aposta em Rogério se não aparecer outra alternativa mais viável

Ninguém esqueça, nesse enredo, o vice-governador Robinson Faria (PMN), sitiado pelo casal Carlos-Rosalba. Claro que ele não vai ficar de braços cruzados, assistindo a tudo passivamente. Nem pretende meter a mão na mesa e ofertar argumentos para ser enxotado oficialmente.

Robinson já entregou ao deputado estadual Agnelo Alves (PDT), pai de Carlos Eduardo Alves, o controle do nascente PSD, em Parnamirim, principal reduto do parlamentar.

Ao mesmo tempo, com o PSD, que deverá ser o terceiro maior partido da base da presidente Dilma Roussef (PT), o vice-governador ganha passaporte direto à sombra do governo, ao contrário de Rosalba que precisa de intermediários. Outro complicador para a governadora, é que o senador José Agripino (DEM), presidente do seu partido, é o mais feroz adversário da presidente no Congresso Nacional.

Robinson, Wilma e Carlos Eduardo Alves, na esfera nacional, são da base de Dilma Roussef. Só para lembrar. Rosalba, não. Rogério Marinho, também não. Micarla só chega lá pelas mãos de Henrique Alves. O PT tem acesso livre e deve ter postulação própria à prefeitura.

Com o fim do bipartidarismo, o desmanche das correntes “verde” e “encarnada”, o desaparecimento das grandes lideranças populares e a confusão para se identificar quem é oposição e governo, é difícil se fazer previsão para a corrida sucessória em Natal.

Está tudo junto e misturado. Dessa “gororoba” pode sair qualquer coisa, com qualquer cara. E no caso específico do governismo estadual, não fazer o prefeito de Natal pode causar estrago ainda maior em seus planos políticos. Administrativamente, o degaste anda rápido e corrosivo.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
sexta-feira - 02/09/2011 - 18:34h
Carlos Lupi no RN

Ministro terá agenda administrativa e política

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estará em Natal na próxima segunda-feira (5) para cumprir jornada dupla. Ele terá uma agenda administrativa, incluindo a inauguração do novo anexo da Superintendência Regional do Trabalho, e outra política, com destaque para uma reunião com o presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo, e outros filiados do partido – do qual é presidente licenciado.

Após desembarcar no aeroporto Augusto Severo, no início da tarde de segunda, Carlos Lupi seguirá para o Centro Administrativo. Às 15 horas, no auditório da Governadoria, o ministro assina o contrato de execução do programa Projovem Trabalhador no Rio Grande do Norte, que será executado em parceria com o Governo do Estado.

Em seguida, às 17 horas, Carlos Lupi vai inaugurar o anexo da Superintendência Regional do Trabalho, localizado na avenida Duque de Caxias, na Ribeira (no prédio onde funcionou a agência Dumbo Publicidade). No mesmo evento, o ministro lançará o portal Mais Emprego (www.maisemprego.mte.gov.br), criado pelo MTE com o objetivo de aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade brasileira, por meio da internet.

Após a inauguração do anexo da Superintendência Regional do Trabalho, a agenda do ministro passa a ter conotação mais política. Às 18 horas, ele e Carlos Eduardo coordenam reunião com membros do PDT e, logo depois (19 horas), Lupi encerra sua programação em Natal com uma palestra para estudantes e empresários na Universidade Potiguar (UnP) – unidade da avenida Engenheiro Roberto Freire.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 01/09/2011 - 21:45h
Rogério Marinho

Um nome que pode ser descartado

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) que abra o olho.

A Governadoria não o tem como prioridade, de uns dias para cá, na disputa à Prefeitura do Natal.

Rogério tem feito um esforço pessoal muito significativo, para se viabilizar e tornar seu nome atraente ao apoio do grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Entretanto o capital pessoal do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), via conversa aberta com o PMDB, é muito mais atraente ao grupo da governadora.

O raciocínio é complementar uma “virtual” vitória de Carlos, ao mesmo tempo em que o afastaria de Wilma de Faria (PSB), com quem ele pode se compor.

Enfim, o quadro sucessório na capital é bastante intrincado e cheio de alternativas quanto à política de alianças.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 31/08/2011 - 10:03h
Natal e Mossoró

Grupo de Carlos e Rosalba perde comando de sucessão

O grupo comandado pelo ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), apesar de estar no topo do poder no espaço geopolítico do Rio Grande do Norte, vive um momento paradoxal. Está à reboque dos acontecimentos.

A sucessão municipal nos principais colégios eleitorais do Rio Grande do Norte foge à mão de Carlos. Até o momento, também não há maior influência da máquina do Estado.

Em Natal, não existe candidato próprio viável, em que Carlos e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apostem.

Podem investir no deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que faz esforço sobre-humano para ser o ungido. Micarla de Sousa (PV), a prefeita, já foi largada pelo presidente nacional do DEM, senador José Agripino (DEM). O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), líder de todas as pesquisas a prefeito, seria a opção mais segura, só que chegaria pelas mãos do primo peemedebista Henrique Alves, deputado federal.

Em Mossoró, Carlos Augusto é “dono” do DEM, mas não consegue impor o nome da sua cunhada e vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM). Precisa que a prefeita de direito, Fátima Rosado (DEM), renuncie ao cargo para viabilizá-la, conforme a legislação eleitoral ampara.

Cláudia Regina (DEM), vereadora que tem ascendido nas pesquisas e se viabiliza à sucessão da prefeita, não o agrada. Na verdade, ela é candidata por seu próprio esforço e nos últimos meses passou a ser uma aposta pessoal do chefe de Gabinete e prefeito de fato, Gustavo Rosado (PV).

Nesse cenário, Carlos passa a ter duas opções, levando-se em conta a não-renúncia de Fafá: aceitar Cláudia e ser mero endossante da postulação, ou vetar seu nome em convenção partidária, para apresentar uma terceira opção (depois de Ruth e da própria Cláudia).

Sob essa segunda hipótese, bom ficar com ouvido ao chão, como um bom índio Apache ou Sioux: na capital, nos intramuros do poder, o nome da engenheira Kátia Pinto, titular da Infra-estrutura do Estado, está sendo lembrado como surpresa.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 28/08/2011 - 23:48h
Só Rindo 2

Livro é bem recebido por público diversificado em Natal

Lançamento, no La Tavola, ocorre com presença de políticos e outros segmentos sociais da capital

O “Só Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores” desembarcou em Natal. Sem estardalhaço, mas com firmeza. Com a receptividade de xarias e canguleiros, além da colônia mossoroense e de outras cidades, residente na capital.

O lançamento deste segundo livro do editor deste Blog, Carlos Santos, aconteceu nessa quinta-feira (25), às 19h, no restaurante La Tavola, no coração do charmoso bairro Petrópolis.

Jornalistas, advogados, políticos, escritores e outros segmentos sociais prestigiaram o acontecimento, que foi concluído próximo das 23h.

Autor faz a fila andar; autografa para ex-secretário Leonardo Arruda (Foto Márlio Forte)

“Seu livro também é uma forma de reencontro”, mediu o engenheiro civil Carlos Alberto Lopes, de origem mossoroense, mas há alguns anos residindo na capital.

Para o deputado estadual Walter Alves (PMDB), que representou ainda seu pai, o ministro e senador Garibaldi Filho (PMDB), o conteúdo do livro que folheara, era a garantia de leitura prazerosa.

A mesma opinião foi do publicitário Tertuliano Pinheiro – titular da pasta do Turismo na Prefeitura do Natal. “Já sei o que fazer no final de semana”, assinalou.

A publicação é uma coletânea de histórias hilariantes que envolvem políticos e outras pessoas que povoam o universo da atividade pública. São micos, disparates e tiradas inteligentes que dão a pitada de bom humor a cada uma das 160 histórias. As situações narradas são atemporais, ocorridas em tempos distintos e que sobreviviam pela cultural oral, agora documentada em livro.

– Eu disse que viria; estou aqui para prestigiá-lo – alardeou o jornalista Vicente Serejo do Jornal de Hoje.

Poeta consagrado e visto como uma de nossas melhores expressões no gênero, Paulo de Tarso Correia de Melo também aterrissou no lançamento. Fez-se acompanhar dos também escritores Chico Rodrigues, Clauder Arcanjo e David Leite. “Quero que você faça uma dedicatória com o bom humor que já vi”, pediu. “Como um escritor ‘mundialmente desconhecido’, como você mesmo diz”, completou sorrindo.

Deputados Hermano Morais e Walter Alves com o Só Rindo 2 (Foto Márlio Forte)

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) foi uma das primeiras a chegar ao La Tavola. Aproveitou para cumprimentar os presentes, além de conversar com jornalistas e outros interlocutores. Sobrou oportunidade ainda para ser clicada por várias lentes, em conversa amistosa com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que fora seu vice na eleição de 2000 e depois prefeito, apoiado por ela.

– Tenho certeza que vou me divertir muito com seu livro; você merece esse sucesso pela coragem de dizer o que pensa, mesmo que por vezes não agrade – comentou Wilma de Faria.

A noite também foi de música. O grupo “Flor de Manga” encantou os circunstantes com repertório de clássicos da MPB e composições suas, com afinação e simetria entre voz e instrumento. “Espetacular”, avaliou o escritor, professor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado, Honório de Medeiros. Ele assina prefácio do livro.

Túlio Lemos (centro) ouve Ricardo Rosado e Jânio Vidal (Foto Márlio Forte)

Numa noite de autógrafos, de um livro ambientado na política, mas tendo como insumo básico o humor, não podiam faltar casos e mais casos que podem ser incluído em futuras publicações. O autor ouviu vários. Entretanto o mais inusitado foi um pedido do ex-juiz de Direito em Mossoró, Francisco Pinto.

Além do seu exemplar, ele adquiriu outro dedicado a Delúbio Soares (petista que surgiu em meio ao chamado escândalo do Mensalão no Governo Lula).

– É que ele é muito amigo de Mário Rosado (ex-deputado federal filho do falecido prefeito mossoroense Dix-huit Rosado). Mário pediu o livro para presenteá-lo – justificou “Chico” Pinto, com a primazia de ser o primeiro autógrafo da noite.

O Só Rindo já fora lançado antes em Mossoró, Areia Branca e Apodi.

No próximo mês será lançado dentro da programação do “Cariri Cangaço” que ocorre a partir das cidades de Crato e Juazeiro, evento de repercussão nacional. Há perspectiva ainda de igual iniciativa no Rio de Janeiro (RJ), no mês de outubro deste ano.

VEJA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS (Clique sobre imagem para ver álbum completo)

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
sexta-feira - 26/08/2011 - 08:12h
Carlos Eduardo Alves

Vestiu uma camisa verde e saiu por aí…

Socado numa encandescente camisa verde limão, de mangas alongadas, o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) suscitou ilações pela padronagem. À luz da semiótica, alguns arriscaram palpites quanto à suposta mensagem.

Ele, bem ao seu estilo espontâneo, despachado, cortou as interpretações de ordem político-partidária.

Não é caso também, que se diga, de “tendência” fashion.

– É do meu guarda-roupa. É só uma camisa que uso, minha – avisou ontem à noite no restaurante La Tavola (Natal), durante lançamento do livro “Só Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores”.

P.S – O “verde” poderia ser associado ao PMDB do primo e adversário Henrique Alves, deputado federal. Também, para os mais extremados, seria uma forma de exorcizar a sucessora Micarla de Sousa, do PV.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/08/2011 - 19:53h
Henrique e Carlos Eduardo

Uma lógica Alves

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) e o primo e ex-prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), andaram conversando demoradamente.

Botaram a conversa em dia. As diferenças, ainda não.

Mas valeria o sacrifício de se relevar muita coisa, de olho em 2012 e 2014.

É o que ambos pensam.

Uma lógica Alves, também.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 16/08/2011 - 11:55h
Perda de medicamentos

Ex-auxiliares de Carlos Eduardo sofrem ação pública

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através dos Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal, ajuizou ação de improbidade administrativa com pedido de ressarcimento ao erário.  Alcança ex-integrantes do governo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

É contra Maria Aparecida de França Gomes e Edmilson de Albuquerque Júnior, ex-Secretários Municipais de Saúde de Natal, Gabriela Fernandes Moreira Zelaya, Giuliana Patrícia Gomes da Silva e Fábio Marques Brennand de Melo Queiroz, ex-servidores da mesma secretaria.

Segundo o Ministério Público, houve omissão e negligência por parte deles, no que se refere ao recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde de Natal, no período de 2004 a 2008.

A empresa “Bianca Sociedade Industrial Ltda.” também foi acionada em razão de ter sido beneficiada com reformas em prédio alugado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS,) quando a obrigação contratual era de que a mesma entregasse o prédio em condições de uso.

A investigação, que teve início em 2009, em razão das conclusões da CEI dos Medicamentos e de sindicância realizada pela própria SMS, aponta diversas irregularidades que levaram a um grande desperdício de medicamentos, com prejuízos ao erário e à população, como a falta de providências dos gestores para corrigir as deficiências estruturais nos locais de armazenamento, a falta de controle dos estoques, problemas na conferência das notas fiscais, recebimento de medicamentos com data de validade vencida, entre outros.

Na Ação Civil Pública, Processo nº 0803338-31.2011.8.20.0001, que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal e aguarda posicionamento do Poder Judiciário, o MP pede o ressarcimento aos cofres públicos de R$  3.906.943,65.

Veja a ação na íntegra AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 13/08/2011 - 06:56h
Caicó

PDT filia Rangel de olho em disputa municipal

O PDT cumprirá neste sábado (13) mais uma etapa em seu processo de reestruturação no Rio Grande do Norte. O presidente estadual da legenda, Carlos Eduardo Alves estará em Caicó para instalar a nova comissão provisória no município.

O empresário José Rangel é ungido para conduzir os interesses do partido no estratégico município do Seridó. O ato, que acontecerá às 11 horas, no Restaurante Ponto Certo (em frente ao açougue público), marcará a filiação do próprio Rangel e de outros líderes políticos seridoenses.

Para Carlos Eduardo, a chegada de José Rangel representa o início de uma nova fase para o PDT, não apenas em Caicó, mas em todo o Seridó. “Rangel terá toda a autonomia e a nossa confiança para liderar o partido na região, de modo a fortalecê-lo e prepará-lo para muitas conquistas em favor dos seridoenses”, afirma.

José Rangel é potencial candidato à Prefeitura do Caicó em 2012.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 12/08/2011 - 14:07h
Sucessão natalense

Márcia Maia e o sacrifício de ser vice de Carlos Eduardo

Em conversa com outros deputados, na Assembleia Legislativa, Márcia Maia (PSB) não confirma nem descarta a possibilidade de ser vice, numa eventual formação de aliança entre PDT e PSB à Prefeitura de Natal.

Ela seria o nome de seu partido e de sua mãe, ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (PSB), nessa composição, na condição de vice do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

Do ponto de vista pessoal, Márcia não se anima com a ideia. Acha que politicamente o encargo a anularia.

Além disso, sabe, que o estilo Carlos Eduardo Alves de ser ocupa todos os espaços.

Micarla de Sousa (PV), que foi sua vice-prefeita, que o diga.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 12/08/2011 - 12:18h
Voz de Natal

Carlos Eduardo, o mais aplaudido em dia de Aluízio Alves

Do Blog de Paulo  Tarcísio Cavalcanti AQUI

Estou dizendo porque vi e ouvi: Na missa do doutor Aluízio Alves, ontem, na matriz da Cidade da Esperança (Natal), o nome mais aplaudido ao ser anunciado foi o de Carlos Eduardo (PDT).

Henrique Alves (PMDB) foi muito aplaudido no encerramento do belo discurso que pronunciou. Mas, ao ser anunciado, nada além do normal.

Boas palmas também para o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o senador José Agripino (DEM) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Assisti a missa ao lado do ex-deputado  estadual Alexandre Cavalcanti e deputado Poti Júnior (PMDB).

Igreja lotada.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 11/08/2011 - 06:21h
Em Mossoró

A porta de saída do PDT está aberta e escancarada

De Natal já saiu recado para o pedetismo mossoroense: não existe candidatura natural a vereador, nem mesmo de quem já o é, casos de Claudionor dos Santos, Ricardo de Dodoca e Jório Nogueira.

Os três têm a porta da frente à saída, sem traumas.

Nem precisa que olhem para trás ou fiquem titubeando.

O presidente estadual do PDT, ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT), quer quadros afinados com e não à mão de caciques locais ou estaduais.

P.S – A propósito, Claudionor já recebeu salvo-conduto para migrar no sentido do PMDB.

Jório e Ricardo estão embalados na direção do PSD do vice-governador Robinson Faria (PMN).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 08/08/2011 - 23:48h
Sucessão 2012

De surpresas e certezas em Natal e Mossoró

A sucessão mossoroense promete algumas surpresas. E uma certeza: a prefeita de direito “Fafá “Rosado (DEM) fica até o final de sua gestão. E ponto final.

O DEM ferve, sim.

Na sucessão natalense, poucas devem ser as surpresas e uma certeza: se Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB) estiverem juntos, não tem para mais ninguém.

A hipótese, viável, é que Wilma – como este Blog antecipou há vários dias – coloque a deputada estadual e sua filha, Márcia Maia (PSB), como vice do ex-prefeito.

Bem, mas é ainda muito cedo para afirmações irremovíveis e descartes definitivos.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 06/08/2011 - 15:47h
Sucessão em Natal

PT é lacônico sobre afinação de Carlos Eduardo e Robinson

Do Nominuto.com

“A gente só se distancia de quem estamos próximos”.

Essa foi a resposta, em tom enigmático, dada pelo presidente estadual do PT e vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, quando perguntado se a possível aliança entre o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo e o PSD do vice-governador Robinson Faria poderia afastar petistas e pedetistas nas eleições de 2012 em Natal.

Eraldo disse que o partido ainda “não avaliou esse cenário”, mas ponderou que as legendas têm “liberdade para discutir suas alianças com quem quiser”.

Ele reiterou que possíveis alianças visando o segundo turno em Natal “ainda não estão na ordem do dia do PT”.

E complementou: “A única discussão no PT é a candidatura a prefeito do deputado estadual Fernando Mineiro. Hoje, cem por cento da militância petista quer a candidatura própria. Estamos trabalhando nisso incansavelmente”.

“Conversas sobre alianças vão acontecer na hora certa”, declarou.

Nota do Blog – Há vários dias que o Blog adiantou essa informação de entendimento de Carlos e Robinson.

Um dos sinalizadores do acordo tácito, é que o PSD – se realmente for regularizado – terá o deputado estadual e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PSD), em seu comando, nessa cidade. Agnelo, pai de Carlos Eduardo.

Mais claro, impossível.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 31/07/2011 - 12:47h
Micarla de Sousa

O voo solitário da “borboleta” na difícil arte de governar

Prefeita de Natal enfrenta o fracasso depois de experimentar vitória contra tudo e todos em 2008

Na cidade do sol, Micarla tenta uma sombra para seguir em frente

 

Desde 1985, no fim do ciclo dos prefeitos “biônicos” de Natal, ou seja, escolhidos indiretamente pelo regime militar, no período de exceção no Brasil, que ninguém conseguia o feito atingido até aqui pela jornalista Micarla de Sousa (PV). Ela é quase uma unanimidade negativa.

Campeã de rejeição pessoal em pesquisas que sondam disputa sucessória de 2012, Micarla também tem seu governo reprovado maciçamente pela população.

Como explicar tamanha catástrofe?

Em seus discursos em forma de ladainha, desde o princípio da gestão em janeiro de 2009, só aparece um espectro em sua frente: o ex-prefeito, de quem chegou a ser vice, Carlos Eduardo Alves (PDT).

A “síndrome do retrovisor” e o “complexo da transferência de culpa” fazem parte do cardápio de justificativas que gestores costumam apresentar, à opinião pública, conforme a cultura política deste país. É sempre mais fácil do que fazer um “mea culpa”.

Com Micarla não é diferente. Entretanto a estratégia virou psicose, rapidamente rejeitada pela opinião pública de uma cidade conhecida por sua indolência diante de amarras. “Natal não é de ninguém”, rotulou-a tão bem o então candidato a governador em 1960, deputado federal Djalma Marinho.

A mesma cidade que Micarla conquistou numa campanha emblemática em 2008, lutando contra forças do município, Estado e até o presidente Lula em palanque adversário, com sinais de embriaguez, já a vomitou. Não a suporta mais e reage à sua permanência na prefeitura, das mais diversas formas.

Da Internet às ruas, de manifestações democráticas e ordeiras a atitudes de submundo, a revolta popular deixou de ser pontual e político-partidária, para rapidamente ser uma manifestação orgânica e cívica.

A gestão de Micarla talvez comece a ser entendida por sua retaguarda e “entourage”. Em momento algum, nesse tempo de governo, ela revelou capacidade de liderança e preparo à gestão. Além disso, chegou à municipalidade sem quadros técnicos e políticos de sua confiança, à tarefa que nunca tinha empalmado.

De saída, ficou refém do DEM do senador José Agripino e outras forças que a apoiaram, repetindo o costumeiro loteamento do poder. Sem respostas às principais demandas sociais, com o passar do tempo foi submergindo mais ainda em suas próprias limitações, como um elefante em areia movediça. Qualquer movimento, é fatal. Continua atolada.

“Queima”

Como no futebol, a administração pública cobra bom “técnico” e equipe afinada, sincronizada, preparada, para vencer. Micarla promoveu ao longo de pouco mais de dois anos, o maior “queima” de auxiliares da história pública natalense. Mudou secretários no atacado e varejo; nomeou, exonerou e remanejou peças freneticamente. São cerca de 50 nomes na dança de cadeiras.

Hoje, ela está praticamente só.

Resta-lhe o que sobrou de suas forças, agora baseadas tão somente no que a caneta pode proporcionar a vassalos e chacais, além de uns poucos seguidores com fidelidade de eunucos. Mas está nua, como na fábula “As roupas novas do rei”, do dinamarquês Hans Christian Andersen.

Falta-lhe alguém para chamá-la à realidade, pois vive um mundo de fantasia, batendo asas como uma “borboleta” entre margaridas. Poliniza o caos. Um lepidóptero do apocalipse na “cidade do sol.”

A jornalista bem-articulada, que inspirava confiança e tinha pleno domínio da palavra e da câmera, em sua TV Ponta Negra, está acuada. A abundante campanha institucional para alavancar seu governo e maquiar sua imagem parece infrutífera, porque ela já perdeu literalmente o capital de apreço, obtido em 2008. Agora procura reduzir perdas.

A recuperação parece uma utopia.

Filha do ex-senador Carlos Alberto de Sousa, Micarla é herdeira política de quem colecionou vitórias de forma meteórica, mas sem nunca ter ocupado cargo executivo. Seu pai – radialista campeão de audiência – saiu da condição de vereador em Natal, para senador da República, em pouco mais de dez anos.

Ao tentar dar o pulo do gato em 1985, com a candidatura de sua mulher Mirian de Sousa, a prefeito, contra Alves e Maia, respectivamente Wilma Maia (PDS) e Garibaldi Filho (PMDB), sofreu derrota humilhante. Garibaldi venceu e ele quase sumiu.

Capivara fora do bando é comida de onça – definiu, certa vez, para explicar a dificuldade de sobreviver na política potiguar sem ficar à sombra de Alves ou Maia.

Carlos: carreira meteórica

Experiência ainda mais traumática teve a própria Micarla. Em 2010, seu marido Miguel Weber (PV) e a irmã Rosy de Sousa (PV) foram lançados a deputado estadual e deputado federal com seu apoio. Nenhum se elegeu.

Seu desempenho como “cabo-eleitoral” e liderança ficou aquém até mesmo do ex-prefeito Aldo Tinoco (1993-1996), até então uma referência negativa em termos de gestão da capital. Aldo pelo menos elegeu um irmão deputado estadual, enquanto era prefeito. E só.

Quanto à própria sucessão, Micarla é uma incógnita. Foi abandonada pelo DEM e o PR do deputado federal João Maia. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), também em baixa cotação perante a opinião pública, lhe oferta um apoio administrativo. Só.

A borboleta está nua e só.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
quinta-feira - 28/07/2011 - 09:40h
Jogo do poder

Wilma de Faria na Câmara de Natal? Impossível? Não!

Fique atento aos movimentos nos intramuros da política natalense, que sempre têm reflexos na esfera estadual. Em política, o impossível não existe.

Por isso é que a possibilidade da ex-prefeita (três vezes) e ex-governadora (duas vezes) Wilma de Faria (PSB) ser candidata a vereador, em Natal, deve ser posta à mesa.

Quem quiser que trate o assunto com ironia, mas não é o caso.

Formalizando-se aliança para ungir o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) a prefeito e a deputada estadual Márcia Maia (PSB), sua filha, a vice, Wilma completaria a composição praticamente imbatível com postulação à Câmara Municipal.

Fazer uma bancada superlativa, fecharia essa estratégia, com visão complementar às eleições de 2014.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 27/07/2011 - 17:44h
Sucessão em Natal

Lauro Maia pode ganhar mandato na AL do RN

A sucessão à Prefeitura do Natal, com hipótese de reunião de forças dos ex-prefeitos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB), conforme este Blog assinalou em postagem abaixo, tende a gerar outros efeitos. Há outro propósito.

Se a deputada estadual Márcia Maia (PSB) for a vice de Carlos Eduardo Alves (PDT), o suplente imediato dela – na Assembleia Legislativa, é seu irmão Lauro Maia (PSB).

Ele era tido como uma aposta certa à vitória nas urnas em 2010, mas o rumoroso caso de sua prisão pela Polícia Federal, com envolvimento em denúncia de corrupção no Estado, estilhaçou seu capital de votos.

A ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria dificilmente será candidata a prefeito, não obstante ter boas intenções de voto.

O mais sensato é enxergar a política de forma mais ampliad. Reforçando o palanque de Carlos através de Márcia, acaba puxando o filho Lauro para o ambiente parlamentar da AL. Um tiro, dois alvos.

E tudo, tudo mesmo, tem relação indireta ou direta – como queira – com as eleições de 2014. São vasos comunicantes.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 27/07/2011 - 16:58h
Nova composição

Márcia Maia pode ser vice de Carlos Eduardo

Com mais de 60% das intenções de voto cumulativamente, à Prefeitura do Natal, os ex-prefeitos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB) podem não entrar em choque no próximo ano. A concorrência entre os dois tende a ser convertida numa composição.

É o que ouço em sussurros quase inaudíveis nos intramuros da política natalense.

Wilma foi reeleita à Prefeitura do Natal em 2000, tendo o então deputado estadual Carlos Eduardo Alves (no PMDB), como vice. Adiante, ela renunciou para que ele completasse mandato e fosse reeleito em 2004.

Wilma foi eleita ao Governo do Estado em 2002 e reeleita em 2006.

Para 2012, a engenharia pode levar os dois a novo encontro na mesma chapa, mas com uma pequena diferença: Wilma seria representada pela deputada estadual Márcia Maia (PSB), sua filha. Márcia, a vice.

Depois posto sequência dessa abordagem, com mais bastidores.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 27/07/2011 - 10:33h
Escolha no PSDB

Uma aposta em Rogério Marinho

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) marcha para ser a grande aposta do governismo estadual na sucessão de Natal. Existem alguns motivos que fortalecem essa tendência.

Primeiramente, porque ele tem revelado fôlego para abrir caminho com os próprios esforços.

Em segundo plano, porque o DEM da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não vê consistência numa hipotética tentativa de reeleição da prefeita Micarla de Sousa (PV).

Anote-se ainda, que o próprio partido não tem um quadro forte para enfrentar nomes com maior robustez, como o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 26/07/2011 - 20:39h
Tudo numa boa

Mais dois pedetistas preparam mudança em Mossoró

Além de Claudionor dos Santos, ex-presidente da Câmara de Mossoró, os outros dois vereadores do PDT no município estão com passaporte visado à mudança partidária.

Aguardam apenas a acomodação de alguns aspectos políticos e melhor clareza legal, quanto às regras eleitorais para o próximo ano.

Claudionor tem salvo-conduto da própria direção do PDT estadual para migrar pro PMDB. Conseguiu o “feito” graças a um entendimento entre o presidente da sigla no Rio Grande do Norte, ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT), com o senador-ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Já os vereadores Jório Nogueira e Ricardo de Dodoca estão praticamente entorpecidos pelo vice-governador Robinson Faria (PMN). Detalhes são cuidados para um eventual salto para o PSD, partido em formação no país, fermantado no RN por Robinson.

Em relação a ambos vereadores, caso realmente decidam sair do PDT, é que também não sofram sanções do pedetismo.

Nota do Blog – Como este Blog já afirmou, a afinação entre os líderes Carlos, Garibaldi e Robinson Faria é cada dia mais forte.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 26/07/2011 - 07:50h
Tudo em casa

Alves e Alves costuram acordo a partir de Natal

Está em pleno andamento um acordo, que não é apenas tácito, entre o peemedebismo e o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT). Não se trata de um pacto de não-agressão.

O canal aberto, facilitado pelas relações familiares Alves-Alves, tem a ver com a sucessão natalense e já um pouco mais adiante, a campanha estadual de 2014.

Num primeiro turno das eleições de Natal, o PMDB e o PDT vão ter candidaturas próprias. Contudo é no tocante a um eventual segundo turno, que a parceria PMDB-Alves/PDT-Alves deve ganhar dimensão de formalidade.

Carlos Eduardo é favorito – hoje – à Prefeitura do Natal, tendo atrás de si, conforme constantes pesquisas, a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

O PMDB do senador-ministro Garibaldi Filho e do primo e deputado federal Henrique Alves ensaia lançamento do nome do deputado estadual Hermano Morais.

Qualquer pessoa razoavelmente atenta à política da capital sabe que na prática, as chances de Morais são ínfimas. Deve entrar na campanha para marcar posição partidária, sem desgastar diretamente qualquer “estrela” do clã Alves. Só.

No PDT, Carlos é nome irrefutável. E outro Alves, seu pai e deputado estadual Agnelo Alves (PDT), não tem qualquer razão para alimentar diferenças com o PMDB dos sobrinhos Henrique e Garibaldi.

Tudo está em casa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 22/07/2011 - 21:51h
Nada é por acaso

Afinação em dose tripla

É crescente, visível e compreensível a afinação do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) com o ministro-senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o vice-governador Robinson Faria (PMN).

Como em política, nada é por acaso, recomendável que todos fiquemos atentos ao movimentos sincronizados dos três.

Tem tudo a ver com as eleições municipais de 2012. Mas tudo é trampolim para 2014.

Depois lhe ajudo a entender essa “caldeirada”.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.