sábado - 27/08/2011 - 13:05h
Outra arrumação

Pacto “cor-de-rosa” lembra mico da “Unidade Potiguar

A política do Rio Grande do Norte continua sua prodigalidade na produção do faz-de-conta, de rodeios para terminar sempre no mesmo ponto: giro de 360 graus.

Faz-me lembrar uma das alianças mais episódicas que tivemos notícia. Lembra da “Unidade Potiguar?

Nasceu oficialmente no dia 11 de agosto de 2009, data de aniversário do líder (já falecido à época), Aluízio Alves (pai de Henrique). Alguns nomes de proa da política potiguar estiveram reunidos na sede do PMDB, na Candelária (Natal), anunciando a formação desse bloco.

O grupo foi formado pelos deputados federais João Maia (PR), Henrique Alves (PMDB) e Fábio Faria (PMN), que representava o então deputado estadual Robinson Faria (PMN). Prometeram apresentar um projeto para desenvolvimento do Rio Grande do Norte, no preâmbulo da sucessão estadual.

Logo os interesses se conflitaram, cada um foi pro seu lado e nunca jogaram sobre a mesa sequer um esboço à construção de um chafariz, como arremedo de gestão pública. O interesse coletivo foi às cucuias

Agora, o noticiário fala que João e Henrique devem se acomodar à sombra do Governo do Estado. Por lá o hoje vice-governador Robinson Faria já está, mesmo que de forma desconfortável.

Resta saber até quando vai durar esse “pacto cor-de-rosa”. A data, não sei. Mas o fato gerador da cisão, é óbvio: conflito de aspirações pessoais. De sobrevivência política, digamos assim.

O entendimento da Unidade Potiguar não se sustentou até o final do ano de 2009.

Veja AQUI o que escrevi à época, tentando explicar os objetivos desse acordo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 27/08/2011 - 12:31h
Juntos

A “pavimentação” do PR rumo à base governista

O deputado federal João Maia (PR) esticou conversa, em especial, ontem à noite, com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

O jantar ofertado à ministra Ana Hollanda, da Cultura, pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ensejou melhoria na pavimentação de caminho do PR para a base governista.

É só uma questão de tempo.

A propósito, de “pavimentação” de caminho pra lá e pra cá o PR entende.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 22/08/2011 - 15:53h
Aeroporto de São Gonçalo

Obra é arrematada por consórcio Brasil-Argentina

O  Consórcio Inframerica arrematou a obra para construção, manutenção e exploração do Aeroporto de São Gonçalo, por R$ 170 milhões. A disputa aconteceu hoje em São Paulo, na Bolsa de Valores (BOVESPA).

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara (CDEIC), o economista e deputado federal João Maia (PR), que estava presente ao leilão, comemorou o êxito da iniciativa.

“O sucesso do leilão do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante é resultado de muitos anos de trabalho e a garantia de uma mudança estrutural no RN. Esperança de geração de empregos de qualidade, de centenas de pequenos negócios e inserção do RN no mapa mundial da logística.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), auxiliares dietos e representantes de entidades representativas do setor produtivo acompanharam o leilão. “Eu já fiz aqui o primeiro pedido ao consórcio: de que tem que estar pronto até a copa”, disse a governadora, na entrevista coletiva concedida após o anúncio do resultado do leilão.

A proposta do consórcio Inframérica (grupo brasileiro e um argentino) teve ágio de 228,82% sobre o valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e superou a do principal concorrente, Consórcio Aeroportos do Brasil, que fechou o leilão com oferta de R$ 166 milhões (ágio de 221%) pelo direito de realizar a obra.

Com informações adicionais do Globo.com.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
domingo - 21/08/2011 - 08:25h
Poder político

Entre a desfaçatez e à realidade que salta aos olhos

A desfaçatez, me parece, virou regra nas relações orgânicas no poder. O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) acomoda um mal-estar mais do que visível, envolvendo alguns de seus principais atores.

A ausência do vice-governador Robinson Faria (PMN) da convenção estadual do DEM, sem prestigiar sequer a governadora Rosalba, mantida como vice-presidente da sigla, expôs a verdade. Ou a verdade camuflada.

A ousadia, destemor e frieza de Robinson na construção de um projeto político próprio, com vistas a 2014, levou alguns dos maiores caciques da política potiguar a agirem, em bloco. Ele passou a ser uma ameaça, em vez de um aliado domesticado.

O acordo DEM-PMDB, que ainda pode agregar o PR do deputado federal João Maia, mostra o incômodo da autonomia de Robinson. Deixou de ser muito útil, como fora à campanha passada, para se transformar num estorvo.

Daqui para frente, é esperar se os principais personagens desse enredo continuam com esse hipocrisia pública, ou irão botar suas próprias vísceras à mesa.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 20/08/2011 - 07:30h
Caicó

Wilma tenta unir base forte e ampliada

A presidente do PSB-RN, ex-governadora Wilma de Faria, se reuniu na manhã desta sexta-feira com o prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), o presidente da Câmara Municipal, Leleu Fontes, e com o vereador Miltão (PR), para discutirem a ampliação do arco de alianças para as eleições do município no próximo ano.

Wilma de Faria reafirmou que buscará integrar as lideranças de Caicó, como o vice-prefeito Gilberto Costa (PT), José Rangel (PDT), deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) e o deputado federal João Maia (PR) a se unirem em torno de um projeto de desenvolvimento para a cidade.

“Vamos contar com uma liderança importante para Caicó e que não se pode negar as obras que ele tem na cidade que é Vivaldo Costa”, disse Wilma.

A ex-governadora disse existirem vários nomes que poderão representar essa aliança na disputa pela sucessão de Bibi Costa, no entanto, ela deixou claro que o escolhido será de consenso e de união da base.

Nota do Blog – Não é fácil essa aliança fechada, como desejada por Wilma. O cenário caicoense está muito confuso e pode sofrer reflexos diretos das alianças no plano estadual.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 16/08/2011 - 10:12h
Vá entender!

A cara do PR pode mudar no RN e em Brasília

Como é difícil ao cidadão comum, leigo mesmo em política, compreender os movimentos e posturas de seus líderes e partidos.

Veja a situação do PR no Rio Grande do Norte e Brasília:

No estado, o deputado federal João Maia, principal dirigente da sigla, foi sondado pelo senador José Agripino (DEM) para mudar de lado: sairia da oposição para apoio ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM).

Já em Brasília, magoado com o pé-na-bunda em grosso da presidente Dilma Rousseg (PT), o mesmo PR pode deixar de ser governo para se transformar em oposição.

No Rio Grande do Norte, o PR foi governo durante oito anos consecutivos (governos Wilma de Faria-PSB e Iberê Ferreira-PSB). O mesmo ocorreu em Brasília, durante a era Lula da Silva (PT).

Vá entender essa barafunda.

Por isso é tão fácil se afirmar que o brasileiro é um “analfabeto político”. É difícil ser esclarecido diante de tanto redemoinho.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 10/08/2011 - 11:47h
Política

Wilma diz acreditar em união sucessória em 2012

Em entrevista na manhã desta quarta-feira ao jornalista Robson Pires, para a Rádio Rural de Caicó AM, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) disse que vai trabalhar por uma aliança entre PSB, PT, PR e PDT para a disputa da Prefeitura de Caicó.

“Eu sei que é difícil, mas não é impossível”, afirmou.

Segundo a ex-governadora, existem vários nomes que podem entrar na disputa pela sucessão do prefeito Bibi Costa, representado a união desses partidos. Ela citou Fernando Antônio Bezerra, Raquel Dias (filha do ex-prefeito Irami Araújo), empresário José Rangel, médica Graça Fernandes, Pacífico Fernandes (candidato a vice-prefeito em 2008) e o atual vice-prefeito, Gilberto Costa.

“Podemos somar com Bibi, Fátima Bezerra, Vivaldo Costa, João Maia. Eu sei que não é fácil porque existe uma polarização, grupos que se separam, que tem seus projetos. Mas não queremos projetos de A ou de B. Queremos um projeto para Caicó, progressista e desenvolvimentista. Vamos formar um grupo forte para vencer as eleições em Caicó”, afirmou Wilma.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Wilma de Faria

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 20/07/2011 - 10:52h
Corrupção

Ex-diretor do Dnit-RN deve ser denunciado por fraudar licitação

Do Estado de São Paulo

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte está preparando uma denúncia contra Gledson Maia, que atuava como diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) no Estado.

Gledson foi um dos suspeitos presos durante a Operação Via Ápia, da Polícia Federal, deflagrada em novembro do ano passado, que investigou uma suposta fraude no Dnit. Gledson é sobrinho do deputado João Maia (PR-RN) e do deputado distrital Agaciel Maia (PTC). A investigação da Operação Via Ápia, que identificou uma quadrilha atuando em fraudes e superfaturamento de processos licitatórios no Dnit, resultou em um inquérito com mais de 20 volumes.

Os documentos foram repassados agora para o procurador da República Ronaldo Pinheiro, que deve apresentar a denúncia à Justiça Federal. Além de Gledson, foram presos o diretor-geral do Dnit no Estado, Fernando Rocha Silveira, também indicado de João Maia, e outras quatro pessoas .

Os suspeitos são acusados de desviar cerca de R$ 2 milhões das obras de duplicação da BR-101, no trecho entre a cidade de Arez até a divisa com a Paraíba.

Flagrante

A investigação da Polícia Federal no Dnit do Rio Grande do Norte resultou ainda em outro inquérito, que também tem como réu Gledson Maia, além do empresário Túlio Gabriel de Carvalho Beltrão Filho.

Os dois foram presos pela Polícia Federal em um estacionamento de uma churrascaria na zona sul de Natal. No momento da autuação, Gledson estava recebendo R$ 58.950,00 do empresário.

Com o dinheiro também foi apreendida uma lista com nomes de empresas e valores, que estava em poder do sobrinho do deputado do PR.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 09/07/2011 - 08:59h
Escândalo

Mais complicações no submundo do Dnit do RN

Deu na coluna Painel da Folha de São Paulo

Flagrante

Na investigação da Polícia Federal que levou à prisão de Gledson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia (PR-RN), há o monitoramento de encontro em que ele receberia propina do consórcio Constran-Galvão-Construcap, responsável por obra do Dnit.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 07/07/2011 - 22:12h
João Maia

PR/RN emite nota oficial sobre saída de ministro

O Partido da República (PR), no Rio Grande do Norte, emitiu nota oficial manifestando posição sobre a saída do ministro Alfredo Nascimento da equipe da presidente Dilma Rousseff (PT).

Veja-a abaixo:

O Ministro Alfredo Nascimento, norte-rio-grandense de nascimento, sempre foi um amigo correto e leal do nosso Estado. Prova disso é que todas as estradas federais do Rio Grande do Norte, sem exceção, estão recuperadas e, quem as trafegam, é testemunha deste fato.

O Ministro Alfredo Nascimento ajudou a realizar projetos que eram sonhos para o Rio Grande do Norte.  Para citar alguns exemplos, destacamos: Complexo da abolição em Mossoró; BR 110, ligando Mossoró/Upanema/Campo Grande; Contorno Rodoviário de Caicó; Conclusão da BR226 até Pau dos Ferros; entre outros.

O Partido da República do Rio Grande do Norte lamenta a sua saída e considera uma grande perda para o Brasil e, principalmente, para o nosso Estado. Acreditamos na honestidade e no compromisso do homem público que é Alfredo.

O tempo e a justiça irão comprovar nossa convicção.

Deputado federal João Maia – Presidente do PR/RN

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 05/07/2011 - 14:09h
Jogo do poder

João Maia, um sonho de consumo

O PR do deputado federal João Maia é o novo sonho de consumo do “rosalbismo”, grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Insinuações e flertes não faltam.

João Maia chegou a figurar como nome de proa para vice de Rosalba na pré-campanha ao governo. Depois foi-se consolidando o “plano b”, com o então presidente da Assembleia Legislativa do RN, Robinson Faria (PMN).

Ironia do destino e da política: a expansão de poder de Robinson dentro do próprio governo, revelando autonomia, ousadia e capacidade de ocupação de espaços, deixa o rosalbismo com a “pulga” atrás da orelha.

João Maia seria um reforço, com seu PR, para sinalizar uma reação do rosalbismo nessa convivência e coabitação delicada com Robinson no governo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 03/07/2011 - 14:44h
Corrupção

A endêmica corrupção no Dnit

A corrupção do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT), que no Rio Grande do Norte envolveu até sobrinho do deputado federal João Maia (PR), parece que é endêmica e sistêmica, além de cultural.

E vai continuar. Por quê?

Porque as prisões são temporárias, os processos intermináveis e a impunidade uma garantia de “quero mais”.

O novo escândalo que tem como epicentro o Ministério dos Transportes, controlado pelo PR do norte-rio-grandense Alfredo Nascimento (ex-prefeito de Manaus-AM), não causa qualquer espanto.

A revista Veja traz a novidade e mostra como a presidente Dilma Roussef (PT) é implacável com as facilidades produzidas para alimentar uma máquina de permanente corrupção em termos de Brasil.

O escândalo resultou no afastamento de Luiz Antônio Pagot, do DNIT, e mais três executivos do ministério.

P.S – Uma fonte muito credenciada que o Blog possui, em Brasília, afirmou agora pela manhã que o estrago vai ser ainda maior. Estaria só começando.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.