• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 31/01/2023 - 16:18h
Posição

Uern aguarda recursos do FNDE para reforma da Aceu

O prédio histórico da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU), que pertence à Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), está inserido entre os projetos que aguardam aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para revitalização e reforma. Dia passado, nossa página mostrou o imóvel no Centro da cidade em escombros (veja AQUI).

Reitora garante que Aceu é uma de suas prioridades (Foto: Carlos Oliveira)

Reitora garante que Aceu é uma de suas prioridades (Foto: Carlos Oliveira)

Reconhecendo a importância deste patrimônio histórico, a Uern implementou esforços no sentido de viabilizar recursos para as reformas necessárias à sua revitalização e reabertura ao público, informa a instituição. A reforma e revitalização do ACEU está orçada em R$ 1.200.000,00, formalizada por meio de convênio com o FNDE em 31 de dezembro de 2019 (Convênio nº 894320/2019).

A formalização do convênio entre as entidades foi o primeiro passo de um conjunto de medidas necessárias para a liberação do recurso e a autorização para o início das obras. Entre os anos de 2020 e 2022 foram submetidas pela Uern consecutivas versões dos projetos técnicos com aperfeiçoamentos requeridos pelo FNDE.

Com a expectativa de aprovação dos projetos técnicos e autorização para início da contratação da empresa especializada para a execução das reformas, foram submetidas as últimas versões ao FNDE no dia 22 de dezembro de 2022.

Prioridade

“A restauração do ACEU é uma de nossas prioridades, mas depende da liberação dos recursos pelo FNDE. A universidade tem o projeto pronto que visa transformar o espaço em um Centro Cultural importante, com ambientes para as diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, música, poesia e artes plásticas, além da pesquisa, extensão e inovação”, afirma a reitora Cicília Maia.

Com o objetivo de cobrar celeridade e liberação dos recursos federais, a reitora Cicília Maia tem realizado, junto à equipe da Uern e FNDE, várias reuniões técnicas. Uma agenda presencial está agendada para o início do mês de março, em Brasília, para tratar desta pauta.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Amorim diz:

    Boa notícia.
    Só acredito vendo.
    Bom dia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.