• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 30/01/2023 - 07:26h
Desprezo

Clube secular de Mossoró se desmancha no centro da cidade

Fotos do professor, jornalista e advogado Carlos Oliveira, postadas em página sua no Facebook, mostra o abandono continuado do prédio da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU). O imóvel está em escombros e fechado há vários anos, na Rua Mário Negócio, Centro, sem número.

Imóvel está em escombros no centro da cidade

Imóvel está em escombros no centro da cidade

Integrado ao patrimônio da Universidade do Estado do RN (UERN) desde 1983, em 2018 a instituição teve autorização para captar recursos superiores a um milhão de reais através da Lei Câmara Cascudo, para uso em sua restauração. De lá para cá, segue se desmanchando.

Com 2.478 metros quadrados e com 600 metros cobertos de espaço construídos, o Clube Aceu nasceu como área de lazer social, espaço literário e cultural no fim da primeira década do século passado.

Era a Associação Cultural Ipiranga, o Clube Ipiranga, em terreno doado pela municipalidade e inaugurado em setembro de 1920. Virou patrimônio da Fundação Universidade Regional do RN (FURN) em 1976 e ganhou status de patrimônio municipal tombado pela “Lei do Corredor Cultural”.

Patrimônio é da Uern e foi tombado com bem cultural nos anos 80

Patrimônio é da Uern e foi tombado com bem cultural nos anos 80

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Paulo Paiva diz:

    Existiu um projeto de Vingt Um Neto para a ultilizacao do espaço em um novo mercado central / Camelódromo com espaços para pequenas lojas com intuito de retirar alguns vendedores ambulantes das portas das lojas ! E uma pena o projeto nunca ter entrado em discussão

    • M.D.R. diz:

      Com todo respeito não concordo. O importante, é preservar a história social e cultural desde CLUB . Gente! Mossoró, sempre se direcionou para educação e hoje vejo Mossoró uma cidade UNIVERSITÁRIA, com inúmeras UNIVERDADES por que não preservar a história esse CLUB tem muito haver com sua preservação.

  2. M.D.R. diz:

    Pelo amor de DEUS ! Cadê as autoridades de MOSSORÓ, prédio histórico com muito acontecimentos relevantes e ficar nunhuma situação dessa deplorável é verdadeiro descaso. Acredito toda responsabilidade recai para UERN, E, o Presidente UNIVERSITÁRIO no momento tem toda as condições engajar através dos PROFESSORES E UNIVERSITÁRIOS, um trabalho conjunto para reativar esse obra. O CEU , ” CLUB DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ” já houve grandes festas e muitos acontecimentos UNIVERSITÁRIOS.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Eu mesmo estive por anos participando de eventos culturais da Uern neste local. E mais remotamente, de festas. Um local lindo, que recuperado vai encher de orgulho a todos nós.

      Abração.

      • M.D.R. diz:

        Sem dúvida, fui muitas festaa e grandes acontecimentos UNIVERSITÁRIOS. Espero que a sociedade de Mossoro, envolva-se numa causa justa para erguer seus princípios sociais e culturais.

  3. Luiz Anselmo diz:

    Nos meus idos de adolescente o CLUBE IPIRANGA era muito frequentada, com ótimas festas, excelentes carnavais, saraus inclusive um com a presença de LUIZ GONZAGA JR., e que eu saiba era uma associação de pessoas que pagavam cotas mensais… não sei como foi para UERN (mistérios de MOSSORÓ… Hospital de Caridade de Mossoró… e tantos outros). Pois bem … No IPIRANGA tinha uma quadra de futebol de salão (FUTSAL não) inclusive com Campeonato da Cidade e Jogos Universitários, etc. Mais em frente uma Praça não lembro o nome acho que ANTÔNIO DE SOUZA aonde joguei muito “GOL A GOL” com bola de meia que até areia colocávamos dentro para ficar mais pesada (razão do meu chute forte) portanto a PREFEITURA devia recuperar aquele local fazer o “CAMELÓDROMO” revitalizar o IPIRANGA com um CENTRO DE ARTESANATO e retirar o estacionamento de sucatas na UERN dali… O pessoal da UERN vão me crucificar… risos – COISAS DE MOSSORÓ

  4. Amorim diz:

    Pois é, me dói vendo o patrimônio de Mossoró sendo abandonado.
    Isso é história é legado.
    Daqui há 10 , 20 100 anos será uma cidade ” moderna ” mas sem história.
    Bom dia

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Esse um dos meus temores. Quase o “Catetinho” veio abaixo há poucos anos,mesmo pertencendo a uma família que exalta cultura. E outros tantos foram embora.

  5. A.M diz:

    Eu tenho muito receio que se “olhem” para esse lugar no dia que ele desmoronar e matar pessoas que estão nas proximidades. Que ele não tem mais a mínima condição de ficar em pé é visível, mas certamente se o pior acontecer vão dizer que foi “inesperado”. O alerta tá aqui na postagem.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.