quarta-feira - 12/02/2025 - 23:32h
Chamada pública

Uern obtém recursos à preservação da Coleção Mossoroense e jornais

Trabalho a ser desenvolvido preservará acervos importantes (Foto: Uern)

Trabalho a ser desenvolvido preservará acervos importantes (Foto: Uern)

A Universidade do Estado do RN (UERN) teve dois projetos aprovados na Chamada Pública Finep/MCTI Recuperação e Preservação de Acervos-2024. Preveem o apoio a projetos de infraestrutura e serviços de preservação e restauração de acervos científicos e histórico-culturais.

O resultado da seleção foi divulgado nesta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Dentre os acervos que serão catalogados, armazenados e digitalizados, está a Coleção Mossoroense, que corresponde à maior coleção temática do Brasil, com cerca de 4.500 títulos, cujos assuntos tratam de várias áreas do conhecimento, desde paleontologia e geografia à poesia potiguar.

Jornais

Também será feita a digitalização da Hemeroteca composta pelos jornais O Mossoroense (1872-1990), O Bando (1949-1959), Gazeta do Oeste (1977-2016) e O Comércio de Mossoró.

Coordenado pelos professores Lindercy Lins e Fabiano Mendes, do Departamento de História, o projeto foi contemplado com R$ 1,6 milhão. Permitirá, a partir da instalação de equipamentos multiusuários no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Uern (NUDOPH), avanço para assegurar a digitalização e preservação de documentos e fontes orais fundamentais para a produção acadêmica e a memória histórica regional.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Cultura / Educação

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.