• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/09/2021 - 12:34h

Uma bela lição de cidadania

Por Odemirton Filho 

Há algum tempo uma senhora foi ao Fórum e pediu para falar com o juiz. Era uma pessoa avançada em anos, estava vestida de forma simples e, pela forma como se expressava, percebia-se de pouca instrução. A servidora avisou que o magistrado estava em audiência, iria demorar, era melhor voltar outro dia.sala de espera, chá de cadeira, paciência

– Não tem problema, eu espero. Não arredo o pé daqui enquanto não falar com ele sobre um processo meu que tá “parado”. Eu tenho esse direito – disse a senhora – e sentou-se.

Eu estava próximo e ouvi toda a conversa. Impressionou-me a altivez daquela senhora. Não era arrogante, mas era firme no propósito de falar com o juiz. Estava ali, sem medo, desacompanhada de um advogado, reivindicando um direito que lhe parecia legítimo.

Fiquei a imaginar como seria bom se todos exercessem a sua cidadania. Ora, se não reivindicarmos o direito de falar com o juiz de um processo, imagine lutar por outros direitos!

Sabe- se que a nossa Constituição Federal é repleta de garantias e direitos. Entretanto, a maioria da população fica caladinha diante de injustiças. Poucos são aqueles que ousam levantar a voz. E, quando o fazem, sofrem perseguição ou deboche.

Alguns, com o dedo em riste, apontam a corrupção do governo federal, estadual ou municipal, se quem estiver no poder não for de seu agrado. Todavia, se for o político de sua preferência, fazem vista grossa. É realmente atitude de quem se diz cidadão?

Enfim. As audiências demoraram bastante, pois tratavam-se de processos criminais, nos quais se ouviam as testemunhas da acusação e da defesa.

Contudo, a senhora continuava lá, sentada, com um semblante firme, esperando pacientemente. Ao final de uma longa espera, com o término das audiências, o juiz a chamou a fim de conversarem.

Ao sair do gabinete do magistrado, disse-nos:

– Eu não falei a vocês que só sairia daqui quando conversasse com o juiz?

E foi embora.

Deu-nos uma lição. Uma lição de cidadania.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Amorim diz:

    Emocionante Caro Odemiron.
    Adoro a fluidez do escrito!
    Alguém já sugeriu aqui que o nosso editor, do ” Nosso Blog” fizesse um copiado e publicasse um livro.
    Sugestão do titulo: “Crônicas Dominicais”
    Um abraçaço!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Acredito tratar-se do relato de fato por você presenciado. Imagino que isto aconteceu bá muitos anos.
    É preciso estimular as pessoas a lutarem por seus direitos. A não aceitarem tudo CALADINHAS como é o desejo de alguns.
    O poder judiciário poderia estreitar mais os laços com a sociedade realizando palestras nos colégios e universidades. Ouvir os reclamos diretamente do povo e deixar claro a todos que existe para defender os direitos da sociedade. Mostrar tudo, inclusive as suas limitações por conta de leis criadas pelo legislativo.
    Nesta sua crônica de hoje você colocou a arte a serviço do social.
    Torço para que atinja mentes adormecidas pelos interesses espúrios ou por pura ignorância.
    Mossoró seria outra se contasse com mais alguns Odemirton.
    Meus parabéns pela crônica corajosa.

  3. Rocha Neto diz:

    Amigo Odemirton, perfeito o seu artigo! verdadeiro, humano, realista… enfim , poderia ser pautado pra ser tema de uma aula esprcial direcionado ais EXCELENTÍSSIMOS Senhores da magistratura. Parabéns mesmo!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.