O primeiro caso de “varíola dos macacos” está confirmado no RN. A informação oficial é da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP).
A oficialização ocorre nesta sexta-feira (1º), mas num trabalho de investigação iniciado dia 23 passado.
O paciente de 40 anos de idade está sendo tratado em casa e presume-se que tenha contraído a doença em viagem à Europa, precisamente Espanha.
“O paciente está bem, em casa, em isolamento, e segue sendo monitorado pela equipe de infectologistas do Hospital Giselda Trigueiro. É importante destacar pra toda a população que nós já mantemos na rede estadual um fluxo de atendimento em diagnóstico para possíveis casos de monkeypox [varíola dos macacos] aqui no RN”, comunicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.
A transmissão acontece por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio.
Os sintomas iniciais costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios, exaustão. A erupção cutânea pode ocorrer entre o primeiro e terceiro dia da manifestação da doença, ou um pouco mais.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário