• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 30/09/2007 - 23:51h

PMDB se divide com possíveis adesões

 
O aparente clima de harmonia no PMDB mossoroense, louvado neste domingo (30) pela manhã, em ato político bem concorrido, esconde forte barulho.

O clima é tenso.

Internamente, as conversas de bastidores colocam em colisão um rol de históricos e uma corrente de eventuais adesistas.

Vereadores como Benjamim Machado (PTB), Júnior Escóssia (DEM e presidente da Câmara Muncipal) e Francisco José Júnior (PMN) se articulam para mudança partidária. Nâo são unanimidade. Sobram restrições.

Alguns pré-candidatos a vereador do PMDB percebem, sem dificuldades, que vão ser apenas "esteira" para projeto de reeleição dos atuais vereadores. Eis a questão.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/09/2007 - 23:43h

Confraria aponta franca maioria de Betinho sobre Fafá

 
A "Confraria do Flávio´s", grupo que se reúne há quase duas décadas num restaurante mossoroense, todos os sábados, começou a afunilar discussão sucessória de 2008. Na primeira prévia, deu Betinho Rosado (DEM). Com folga.

A votação informal e aberta nesse sábado (29), à tarde, revelou expressiva maioria para o deputado federal, numa eventual participação sua na disputa.

Ele apareceu com cinco votos, contra um de Fafá Rosado (DEM) e uma abstenção.

O bate-papo promete esquentar mais ainda com o passar das semanas – sempre dentro de um clima amistoso e de civilidade.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 30/09/2007 - 23:40h

Obra necessária resgate imagem de Padre Mota

 
O escritor e professor Tomislav Femenick lançou um livro necessário hoje ao final da tarde, em Mossoró. "Padre Mota" é o título.

O título é uma biografia do sacerdote e do político que por mais tempo governou Mossoró, ainda na primeira metade do século passado.

Sobrinho do biografado, Tomislav apresentou o trabalho na Loja Maçônica 24 de Junho.

Uma obra necessária.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/09/2007 - 22:58h

PMDB faz ato político exaltando união com DEM mossoroense

 
O PMDB fez movimentação política hoje em sua sede, em Mossoró, recheada de sinais, recados e desejos. A ordem é colar no "DEM" e na prefeita Fafá Rosado.

Lideranças como o deputado federal Henrique Alves e o senador Garibaldi Filho exaltaram importância da coligação, visando as eleições municipais de 2008.

A prefeita não apareceu ao ato político, visto que estaria em viagem. Mas seu marido, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), a  representou.

O casal senadora Rosalba Ciarlini  (DEM) e o ex-deputado estadual Carlos Augusto (DEM) também prestigiou o acontecimento.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 30/09/2007 - 21:46h

ABC é líder e América “pinga” mais um ponto com empate

 
Os times do Rio Grande do Norte, no Campeonato Brasileiro de Futebol-2007, das séries A e C, deram-se bem neste domingo (30).

América e ABC conseguiram se sobressair.

O América, que continua na lanterna da Série A, jogando no Machadão chegou a modestos 13 pontos, com um empate em 0 x 0 com o Palmeiras.

Já o ABC, na Série C, passou à primeira posição de sua chave, com vitória no Fransqueirão pelo placar de 1 x 0. A vítima foi o Fast do Amazonas.

Nêgo marcou o único gol da partida aos 13 minutos do primeiro tempo. Assim, o ABC chega aos 9 pontos, enquanto o Bahia possui 7.

O Bahia perdeu hoje para o Rio Branco, do Acre, por 3 x 2, jogando fora de casa.

 
Compartilhe:
Categoria(s): We Are The Champions
domingo - 30/09/2007 - 11:44h

Cifrão

 
O economista Elviro Rebouças, que em tempo remoto enveredou pela política e chegou a ser vereador em Mossoró, está tentado a ir pro vídeo. O convite está feito.

Dirigente máximo da TV Cabo Mossoró, o reitor da Uern – Milton Marques o deseja como comentarista econômico na emissora, canal 10.

Seriam cinco minutos/dia, falando sobre macroeconomia, economia popular etc.

Elviro não disse que sim, nem imprimiu recusa.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 30/09/2007 - 11:35h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais…

 
Lembra-me Chrystian de Saboya, que no próximo dia 20 no Versailles em Natal, vai rolar a festa. São 3 anos vitoriosos do seu saite, o DeSaboya.com. Promessa de alta qualidade e bom gosto. Sucesso, Chrystian.

O iluminado Flávio Rezende promove nessa segunda, 1o,  o show "Diga Sim ao Bem". Será em Natal,  no Teatro Alberto Maranhão, às 20h. Ingressos a R$ 10. Entre as atrações, o ótimo Diogo Guanabara, Coral Sementes da Paz e Artenisa. Recursos levantados para construção da "Casa do Bem."

Obrigado à leitura deste Blog ao ex-vereador mossoroense Chico Borges, ao empresário de comunicação Manoel Ramalho (TV União) e à  secretária estadual Fátima Morais.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
domingo - 30/09/2007 - 11:26h

Papangu arrepia novamente

 
Está simplesmente imperdível a nova edição da revista cultural e de humor, a "Papangu", editada no eixo Natal-Mossoró. A entrevista com o escritor e jornalista paraibano José Nêumanne é um achado.

Tem ainda o romance-folhetim de Marcos Ferreira, além de crônicas e artigos com Damião Nobre, David Leite, Antonio Capistrano, Alexandro Gurgel, Carlos Meireles, Yasmine Lemos, Raildon Lucena e Túlio Ratto. Um amontoado de papangus.

A pilhéria com o Senado, a partir do furacão Renan Calheiros, é a capa dessa edição de número 44, da resistente Papangu.

 
Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
  • Repet
domingo - 30/09/2007 - 11:13h

Pedro Carlos Ponto Com mostra Presídio Federal por dentro

 
Taí mais uma demonstração da força da blogosfera, a infovia, o que tratamos ainda em neologismo, como "webjornalismo". O Pedro Carlos Ponto Com faz gol de placa.

O saite do jornalista que batiza página na internet com o próprio nome, apresenta matéria exclusiva, com o Presídio Federal de Mossoró, o mostrando por dentro e em primeira mão.

Um furo de reportagem com ótima matéria em vídeo.

Veja AQUI também.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
domingo - 30/09/2007 - 11:09h

Viagens na minha terra

 
É sabido que o trabalho do artista progride lentamente. Além da questão do talento, ou do dom – como diria minha avó materna –, há todo um processo de aquisição de conhecimento que se realiza gradualmente através de estudos e pesquisas; há o não menos oneroso, em determinação e uso do tempo, exercício de elaboração que resulta no pleno domínio dos recursos intelectual e artesanal, matéria-prima e ferramenta sem as quais não há criação nem artefato estético.

Como a formiga que se prepara para o inverno, colhendo e transportando penosamente a comida para a sua toca, o artista precisa de esforço e paciência para obter os meios de que necessita para expressão do seu talento a ser traduzido em uma obra digna de ser usufruída por todos. Tudo isso minha avó resumia numa curta frase, “trabalho e paciência”. Lembro-a, aqui, porque noutro século, ao completar dezoito anos, recebi dela um inusitado e significativo presente de aniversário – uma longa incursão pelo interior de minha terra.

Percorri, então, senão todos os municípios, a maioria deles – que não eram tantos como agora… –, da sede urbana aos mais longínquos recantos e sítios rurais, para, assim, habilitar-me a escrever sobre a brava terra potiguar, um tema que para mim se tornou, com o tempo, uma forma de obsessão.

Eu me lembro que nessa época nossa família enfrentava dificuldades, embora eu tivesse recebido parte de uma herança deixada por meu bisavô materno, grande proprietário de terras e imóveis na região no Mato Grande e, em especial, no Ceará-Mirim. Essa viagem descortinou-me um mundo novo e a consciência de uma realidade que me surpreendeu e encantou.

Além de viajar sozinho, sem a salvaguarda de um parente querido e protetor, tive a grata oportunidade de conhecer terra e gente desconhecidas que me abriram os olhos para a maravilhosa diversidade de que é feito o mundo. Mais que uma excursão turística, um rito de passagem para o adolescente inquieto e fatigado que tinha a idéia fixa de tornar-se escritor.

Minha avó se inspirara em um parente distante, o cronista Manuel Ferreira Nobre que em 1861 acompanhara o governador Pedro Leão Veloso, numa viagem a diversos municípios da província, resultando desse périplo uma “Breve Noticia” que vem a ser, historicamente, o primeiro compêndio publicado sobre o Rio Grande do Norte.

Ela pensava que, como eu queria ser escritor, poderia produzir um outro livro do mesmo gênero. Creio que nascia assim “Viagens na minha terra”, que somente começaria a escrever uma década depois, ao reiniciar minhas andanças por terras potiguares, sob a motivação de uma rotina jornalística que incutiu em mim a disciplina e a consciência de quão árduo resulta o ato de escrever, quase sempre, para o olvido.

Durante trinta anos palmilhando o estado, demorando-me mais nuns municípios do que noutros, colhendo aqui e ali informações e depoimentos, ouvindo pessoas, revendo personagens e lugares, acompanhando as metamorfoses que o tempo, esse grande escultor, tem produzido em sua marcha inelutável sobre a terra. Trata-se, pois, de um livro que pretende lançar um olhar original sobre o nosso chão comum, ao consignar além da visão do autor a memória de muitos outros.

Há muito desejo refazer integralmente esse roteiro inicial com o intuito de finalizar o livro “Viagens na minha terra”, acompanhado de fotógrafo, para os necessários registros iconográficos. Porém, após tantas intempéries existenciais e governos desastrosos para a cultura que se faz ao largo da bajulação e do servilismo, eis-me aqui, sem apoio nem recurso, para custear esse empreendimento. Alguém falou em Lei Câmara Cascudo?

Depois do Foliaduto, acabou desvirtuada e servindo aos interesses do turismo, em detrimento da cultura. Quem  quer fazer coisa séria não pode contar com ela. E não temos, aqui, nenhum rico que queira dar uma de Mecenas, financiando a mim e um fotógrafo disposto a viajar durante um ano pela nossa terra.

Franklin Jorge é jornalista e escritor – franklinjorge@yahoo.com.br

 
Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
  • Repet
sábado - 29/09/2007 - 08:48h

Fátima diz que não há racha no PT e candidatura é para valer

 
"Considero importante e positiva a decisão do deputado estadual e companheiro Fernando Mineiro (PT), de se colocar como opção partidária à disputa política e eleitoral de 2008".

A posição é tomada pela deputada federal Fátima Bezerra (PT). Ela analisa o anúncio de Mineiro como pré-candidato a prefeito de  Natal, entrando  na mesma faixa de disputa em que vinha navegando sozinha no partido.

"Essa decisão de Mineiro em momento algum nos põe em conflito", assevera a parlamentar. Em sua ponderação, "é sinal de que o PT está motivado para a disputa eleitoral."

Ela ressalta que o primeiro agente político a ser procurado pelo partido, nas conversações sobre a sucessão natalense, será o prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB). E lembra a aliança com Carlos, como sendo "política e administrativa".

Ignora, entretanto, nesse contexto de aliança, o papel da governadora Wilma de Faria (PSB), que não é citada. Omissão involuntária, talvez.

"A candidatura própria é para valer", afirma. Não existe blefe na movimentação, assegura.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 29/09/2007 - 00:10h

Ivonete 2008

 
Baixou o espírito do bacurau-mor, Aluízio Alves, na repórter social Ivonete de Paula.

Elouquente, cabeça privilegiada, a jornalista do Gazeta do Oeste só pensa naquilo: política.

Ivonete quer oficializar seu ingresso no PMDB no próximo domingo (30). O evento está definido para as 11h, no pátio do Museu Municipal. Até o senador Garibaldi Filho (PMDB) promete comparecer e abonar sua ficha de filiação.

Enquanto conversamos despreocupadamento, ela é abordada e exaltada como "vereadora". A campanha de 2008 bate à sua porta.

Tin-tin, gente fina! E boa sorte, claro.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sexta-feira - 28/09/2007 - 23:14h

Irmã de Carlos Augusto entra no PSB e evita falar em política

 
Inscrita no PSB nesta sexta (28), a pedido da governadora Wilma de Faria (PSB), a professora Isaura Amélia Rosado (PSB) cumpriu hoje um compromisso protocolar. E só.

"Sou uma técnica, não sou política", diz.

Durante o ato político à tarde de hoje na Câmara de Vereadores de Mossoró, que o PSB local organizou para formalizar algumas filiações, Isaura chegou a ter o nome lembrado como opção à prefeitura em 2008.

Bem antes da série de discursos e da chegada da governadora Wilma, além do principal convidado ao evento, deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), Isaura saiu apressadamente.

A professora Isaura é irmã do ex-deputado estadual Carlos Augusto, liderança local do DEM, adversário ferrenho do PSB.

Na atualidade, Isaura dirige a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN).

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 28/09/2007 - 23:10h

Toma-lá-dá-cá

 
A fama de partido do toma-lá-dá-cá do PMDB vai se fixando de vez. A coluna "Painel" do jornal Folha de São Paulo, desta sexta (28), até ironiza o cenário, focalizando um episódio ocorrido no plenário da Câmara dos Deputados.

Em relevo, a liderança do deputado potiguar Henrique Alves (PMDB).

Veja o registro:

Dose DuplaA sessão na Câmara já entrava na madrugada de ontem quando o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), subiu à tribuna e começou a ler uma planilha com o número de parlamentares do partido que estavam apoiando o Planalto na derrubada dos destaques da CPMF.

– Primeiro foram 78 deputados. Na votação passada foram 79. Agora vamos dar 80 votos para o governo! -, gabou-se o peemedebista.

Do plenário, o opositor José Aníbal (PSDB-SP) aproveitou o clima de toma-lá-dá-cá e disparou:

-Ei, isso aí vale duas diretorias da Petrobras!

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sexta-feira - 28/09/2007 - 22:49h

PMDB não aceita abrir espaço para Tércia Batalha ser vice

 
O PMDB de Pau dos Ferros está andando em círculos.

No meio do redemoinho provocado por tamanho movimento, aparece a presidente da Câmara Municipal, vereadora Tércia Batalha (PMDB). Ela já teve a garantia de que a legenda está assegurada para sua tentativa de reeleição.

Na hipótese de um eventual entendimento com o PP de Nilton Figueiredo, ex-prefeito (três vezes) e  pré-candidato à prefeitura, o nome de Tércia estaria descartado.

A vereadora se desejar ser vice, terá de acender vela para que o Supremo Tribunal Federal (STF) passe a mão sobre o princípio da fidelidade partidária, liberando o troca-troca de sigla, que a própria combateu.

Até aqui, o PMDB caminha para um papel secundário na sucessão do atual prefeito  Leonardo Rego (DEM).

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 28/09/2007 - 22:47h

Larissa acha natural seu nome ser lembrado à disputa

 
Para Larissa Rosado (PSB), deputada estadual licenciada e secretária da Agricultura do RN, não se deve discutir política, no momento, em termos de nomes.

A sucessão mossoroense, no bloco da governadora Wilma de Faria (PSB), disse ela hoje, precisa passar por uma discussão madura. O PSB tem que lançar "candidato próprio",  comentou. 

Admitiu que poderá ser candidata, como ocorreu em 2004, até pela natural projeção do seu grupo, seu mandato e trabalho na secretaria. Contudo, não se trata de uma exigência.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sexta-feira - 28/09/2007 - 10:55h

PSB mossoroense anuncia novos e ilustres filiados

 
O PSB mossoroense realiza na Câmara de Vereadores de Mossoró nesta manhã, um encontro político de peso. Marca a chegada de filiados ilustres à sigla, aguardando ainda a presença da governadora Wilma de Faria (PSB) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).

A professora Isaura Amélia, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN); o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Vilmar Pereira; reitor da Universidade do Semi-árido (UFERSA), Josivan Pereira e Milton Marques, reitor da Uern, são alguns dos nomes que se filiam hoje ao PSB em Mossoró.

O partido da governadora quer dar uma demonstração de força.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 28/09/2007 - 10:26h

Betinho arregimenta amigos e familiares para o PSC

 
O deputado federal Betinho Rosado (DEM) está agilizando convites à mudança de sigla, abordando diversos correligionários e até familiares. O vôo é para o PSC.

Betinho aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre matéria da fidelidade partidária, para oficializar transferência. "Eu já sou da bancada governista (presidente Lula)", vem comentando ele entre vários circunstantes. 

Só para lembrar:  a senadora  Rosalba Ciarlini (DEM),  principal nome do seu sistema político, é nominalmente  componente da oposição.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sexta-feira - 28/09/2007 - 10:21h

Ciro Gomes insinua seu nome à disputa presidencial

 
Palestrante na abertura do Seminário "O sertão vai virar marketing", ontem à noite em Caicó, no Centro Cultural Adjuto Dias, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) não fez rodeios com as palavras.

O deputado chegou a admitir, que nas eleições de 2002 em que esteve próximo a desbancar favoritos à presidência da República, “foi melhor para o Brasil ter elegido Lula presidente, não eu.” E complementou: “Mas quem sabe na próxima?”

Ele apontou a política como o caminho natural para a melhoria do país e fez outras abordagens bem pertinentes.

Saiba mais clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 27/09/2007 - 22:56h

Provou e gostou

 
A ex-senadora alagoana Heloísa Helena (Psol), que há poucos dias passou por Mossoró, bem ao seu estilo arrasa-quarteirão, promete voltar.

Em contato com amigos e dirigentes do partido na cidade, ela comentou que vai procurar ajustar outra vez sua agenda, para estar em Mossoró em dezembro.

A mobilização que está sendo discutida para o período, é de combate à "corrupção".

Se a ex-senadora resolver montar guarda na cidade, para pregação contra o tema, vai ter que mudar domicílio eleitoral.

Corrupção em Mossoró é regra, não exceção. Está institucionalizada.

Mas seja bem-vinda, senadora.

 
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
quinta-feira - 27/09/2007 - 21:39h

PR fará mobilização nesse sábado em Currais Novos

 
A Executiva Municipal do PR promove nesse sábado (29), o Primeiro Encontro Municipal de Currais Novos. O evento é coordenado pelo vice-prefeito Vilton Cunha.

A iniciativa acontecerá na sede campestre da AABB a partir das 9h.

O Encontro do PR será também prestigiado pelos partidos que compõem a Coligação "Avança Currais Novos", PSB, PT e PC do B, que elegeu o prefeito e vice Zé Lins (PSB) e Vilton Cunha.

O presidente regional da sigla, deputado federal João Maia (PR), será o palestrante principal do encontro.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 27/09/2007 - 21:26h

Ex-vice-prefeito diagnostica fonte do poder rosadista

 
A partir da matéria postada hoje, sob o título "Política à moda da casa", o ex-vice-prefeito mossoroense Antônio Capistrano escreve comentário, que posto como aditivo à matéria.

Veja abaixo:

Em politica não existe milagre, existe sim, estrutura econômica ou de governo e uma estratégia bem montanda para ganhar eleições.

O grupo familiar que está no poder há bastante tempo sabe fazer política desse tipo com muita competência. Esse grupo, nos últimos 35 anos, vem se mantendo no poder com habilidade política e com muita estrutura.

Primeiro, são governistas por natureza, tanto faz uma ditadura ou uma democracia, estão lá no poder.

Segundo, montaram uma boa estrutura de comunicação.

Terceiro, há muito tempo são donos dos cargos comissionados, no governo municipal e estadual. Só do municipio são mais de mil e todos são cabos eleitorais, ferrenhos, vão para ruas, fazem campanha.

Quarto, nunca deixaram de ser perspectiva de poder, fator aglutinador.

Quinto, se dividiram, ocupando todos os espaços políticos no municipio. Quem conseguiu derrotá-lo foi Toinho Rodrigues de Carvalho em 1968. No próximo ano completa 40 anos dessa vitória.

Toinho contou com o apoio do governo estadual, a época Walfredo Gurgel, de um bom sistema de comunicação e do mito da politica norte-rio-grandense, com muita força na época, Doutor Aluizio Alves.

Quem viveu essa campanha se lembra da famosa vigilia de 72 horas que Aluizio fez em Mossoró. Não é facil fazer oposição na nossa cidade, principalmente hoje.

Agora, chegou-se ao máximo, ninguem sabe quem faz oposição ao governo municipal, todos visando o pleito de 2010, estão no limbo da politica, sem querer desagradar o grupo famíliar que comanda a prefeitura.

Nós, da esquerda, só temos uma opção, união, para tentar repetir a proeza de 1968, o que não é fácil.

Antônio Capistrano (PCB)

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.