terça-feira - 26/10/2010 - 08:07h

Dilma garante 14% sobre Serra, diz Vox Populi


Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta segunda (25) indica uma vantagem de 14 pontos da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sobre seu adversário, José Serra, do PSDB.

Na pesquisa estimulada, na qual são considerados apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% dos votos, contra 43% de Serra. A distância entre os dois candidatos é a mesma apontada no último levantamento feito pelo instituto no dia 19 desse mês.

O Vox Populi ouviu 3 mil pessoas em 214 municípios, entre os dias 23 e 24 deste mês. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 37059/10 em 20 de outubro.

Na consulta espontânea, Dilma mantém a dianteira sobre o tucano em 11 pontos. A ex-ministra da Casa Civil aparece com 49% das intenções de votos, dois pontos a menos que na pesquisa realizada na semana passada. José Serra 38%, um ponto a menos que na consulta anterior.

O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco permaneceu o mesmo: 6%. A pesquisa apontou, no entanto, um aumento de 3 pontos percentuais no número de pessoas que ainda não se decidiram. Esse percentual passou de 4% para 7%.

O Nordeste é a região onde Dilma apresentou sua maior vantagem: Dos entrevistados, 64% disseram votar na petista, contra 27% que disseram votar em Serra.

Já o tucano José Serra só ultrapassa Dilma na Região Sul, onde 47% disseram votar em Serra, contra 39% que votariam em Dilma.

Na Região Sudeste, Dilma registrou 44% das intenções de voto, enquanto Serra registrou 40%.

Fonte: Agência Brasil

Nota do Blog – Ao que parece, pelos números do Vox Populi, a queda de Dilma foi estancada e a ascensão de Serra parou de se manifestar.

Mas temos outras pesquisas à frente. Aguardemos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 26/10/2010 - 07:59h

Tarcísio Maia deve ganhar mais médicos, recomenda MP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte emitiu uma importante recomendação ao Governo do Estado. Foi publicada sábado (23) no Diário Oficial do Estado.

Acatada, seus benefícios serão sentidos em Mossoró e região.

O MP recomendou às secretarias da Administração e da Saúde Pública do Estado, a "imediata" convocação dos médicos especialistas aprovados da região Oeste. Assinalou que a lotação deles seja feita no Hospital Regional Tarcício Maia (HRTM).

É importante salientar que o atual diretor do HRTM, Marcelo Duarte, desencadeou há algumas semanas essa proposta em mobilização para sensibilizar o governo.

Seus argumentos são por demais consistentes, a começar do fato do HRTM ser um hospital de referência, que precisa de uma escala fechada de profissionais, capaz de dar resposta à alta demanda.

Anestesistas, ortopedistas e pediatras são as especialidades em questão.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 26/10/2010 - 00:22h

Pensando bem…

"Saudade, saudade! palavra tão triste. E ouvi-la faz bem."

António Nobre

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 26/10/2010 - 00:04h

Municípios recebem apoio para luta contra crise

O Governo Federal fará, até dezembro, a equalização do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar as perdas ocorridas este ano.

Uma emenda a ser apresentada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), será encampada pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

É uma forma de garantir que a compensação seja feita em comparação aos valores do FPM de 2008 e não de 2009, como propõe projeto de lei enviado pelo Governo em julho passado.

Dados da CNM mostram que, de janeiro a agosto deste ano o FPM caiu 9% em relação ao mesmo período de 2008. Mas isso apenas em termos nominais, uma vez que não se contabiliza os reajustes do salário mínimo e a criação do Piso Salarial Nacional dos Professores, que impactaram as contas municipais em cerca de 30%.

Estes compromissos foram firmados pelo líder do PMDB, deputado Henrique Alves, após consultas, por telefone, ao Governo Federal e à Câmara dos Deputados, ao final de reunião realizada hoje à tarde, no auditório da Federação das Indústrias do Rio (FIERN).

A reunião foi promovida pela FEMURN e dela participaram 71 prefeitos.

Da bancada federal estiveram presentes, além de Henrique Alves, a deputada Sandra Rosado (PSB) e o suplente de senador João Faustino (PSDB), que representou o senador Garibaldi Filho, do PMDB.

Vários parlamentares tiveram a ausência justificada.

Na reunião com a bancada, o presidente da Femurn prefeito Benes Leocádio, (PP) apresentou a "Carta dos Prefeitos do RN" à bancada federal. Apresenta  propostas dos municípios, tais como aprovação da Emenda 29, que trata do financiamento da Saúde, aprovação de Projeto de Lei que trata da redistribuição dos royalties, aumento de 23,5% para 25,5% do FPM e apoio financeiro aos Municípios (reposição das perdas do FPM), dentre outras.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 25/10/2010 - 23:54h

Rosalba nas asas de um grande “tucano”

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) virou passageira vip da aeronave privada, transcontinental, do senador não-reeleito do Ceará, Tasso Jereissati.

É um jatinho "Citation", de fabricação norte-americana (Cessna), com doze lugares e propulsão a jato, motor Rolls-Royce .

No domingo (25), ela, o  marido Carlos Augusto Rosado (DEM), filho Kadu e uma assessora desembarcaram sem alardes no Aeroporto Governador Dix-sept Rosado, final da tarde.

Vinham procedentes do Rio de Janeiro (veja postagem bem abaixo).

Rosalba e outros políticos potiguares que apoiam José Serra (PSDB), à Presidência da República, tinham participado de movimentação em seu favor.

Depois de aterrissar em Mossoró, Rosalba participou de movimentação política em Assu e pernoitou num hotel de Mossoró.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 25/10/2010 - 23:48h

José Agripino em Mossoró

O senador José Agripino (DEM) desembarcou hoje em Mossoró. Mas não chegou a demorar muito.

À curta estada em sua terra natal, ele priorizou reunião num escritório advocatício da cidade.

Tratou de assuntos relativos a negócios de família na região de Mossoró.

Amanhã à tarde ele estará em Pau dos Ferros, às 15h30, para encontro com lideranças políticas locais.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 25/10/2010 - 23:21h

Iberê Ferreira começa transição nomeando “chope”


O secretário chefe da Casa Civil, Luiz Cláudio Macedo, "Chope", foi indicado pelo governador Iberê Ferreira (PSB) como o coordenador da equipe de transição.

De acordo com decreto do governador Iberê Ferreira, o trabalho de transição começará 45 dias antes da posse da governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM).

Do Blog Panorama Politico AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 25/10/2010 - 23:18h

Lamento de um ex-petista amigo


Prezado amigo Carlos Santos,

Lamento a sua escolha… (Dilma Roussef-PT para presidente)!

Mas, a beleza da democracia esta exatamente nisto: a liberdade de escolha e a convivência com as diferenças.

Abraços,

Edilson Pinto – ex-petista de carteirinha, com direito a bandeira e CD de LULA-LÁ!

Nota do Blog – Meu querido Edilson, quantas diferenças entre nós, heim?

A começar pelas preferências esportivas. Sou Fluminense, tricolor de coração; você torce por quem nasceu de nossa "costela", o Flamengo.

Mas também temos muitas afinidades, como o amor pelos livros, que nos aproximou e nos tornou tão próximos, a ponto de produzir admiração mútua.

Um abraço, saúde e paz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 25/10/2010 - 12:18h

Viva o povo brasileiro – Meu voto em Dilma Roussef


Fiz minha escolha para o segundo turno das eleições presidenciais. Voto em Dilma Roussef (PT).

Como costumo sublinhar há muitos anos, em toda eleição, digo publicamente em quem voto.

Também costumo deixar claro que não voto contra ninguém. Voto a favor. Voto, dessa feita, a favor de Dilma.

Voto despido de paixão ou afeição mesmo. Vejo-a como arrogante e sem o mínimo verniz de simpatia.

José Serra (PSDB) não é muito diferente.

Porém acredito que ela seja capaz de contribuir para avanços, sobretudo no campo social, com uma gestão menos politiqueira, passional e recheada de arroubos, tão comuns ao presidente Lula.

Quanto a Lula, minhas palavras são ambivalentes, talvez até paradoxais.

Nunca antes na história deste país vi um político com tamanha dimensão  e empatia popular. Tem minha admiração.

Mas também nunca enxerguei maior leniência quanto aos excessos da "companheirada", que ele aboletou no poder. Eis minha queixa basilar.

Paciência. Ninguém é perfeito.

Meu temor, quanto à Dilma, é que possa se inclinar à tentação de enraizar um modelo de aparelhamento do Estado, capaz de transformá-lo numa "República Sindical". Um peronismo à brasileira. 

Como não toleraria a plutocracia paulista-mineira, que parece rondar Serra, caso seja eleito, reeditando no século XXI a política do "Café com leite" da República Velha, coronelismo fora de época.

De verdade, quero meu pais mais justo, com oportunidades alargadas, despido do "complexo de vira-lata", comprometido com o insumo básico do desenvolvimento humano: a educação.

Gente

Só a plena instrução e não a alfabetização arcaica, que apenas habilita milhões ao desenho do próprio nome, nos fará ser uma nação. Por enquanto ainda somos um aglomerado de homens e mulheres dispersos, massa que precisa ser gente.

Tenho uma incontida paixão e devoção pelo meu pais. Como o professor Darcy Ribeiro, aprendi com o tempo e a maturidade, que precisamos nos aceitar como somos. Chega de apenas transplantar modelos, copiar jeitos e trejeiros de além-mar.

Somos um povo tropical, inventivo, miscigenado. Somos o povo brasileiro.

Há muito a ser feito, para nos arrancar do primitivismo, desse modelo multissecular de espoliação, expropriação, patrimonialismo, exclusões e reducionismo histórico.

Quando parar de me emocionar com o hino do meu país, quando deixar de me indignar com a injustiça, também vai cessar minha esperança de um Brasil da maioria e não de uma minoria que se acha "eleita".

Sob a égide da Eugenia, do Darwinismo Social e de cientistas raciais alguns acreditam ser superiores, negando a muitos um pouco do elementar.

Faço uma escolha. Não escolho um lado. Não sou fundamentalista nem adoto o dogmatismo de cortesão. Respeito quem pensa diferente e acho imprescindível as diferenças, para não pecarmos pela pobreza do pensamento único.

Voto agora em Dilma. Daqui a quatro anos, posso mudar, se for o caso. Como Juscelino Kubistchek, assevero: "Não tenho compromisso com o erro!"

Tenho minha opção, porque não suporto que me imponham nada nem me permito a oprimir ninguém com o que penso. Quero continuar podendo ser o que sou, umectado de defeitos, mas inteiro e uniforme por não aceitar ter duas caras.

Viva o povo brasileiro!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 25/10/2010 - 11:56h

Semana Espírita de Mossoró começa hoje

"O amor como solução" será o tema central da 22ª Semana Espírita de Mossoró, que começa hoje (segunda, 25) em Mossoró. Começa às 19h.

Vai ser desenvolvido até o sábado (30), no Hotel Villa Oeste, bairro Ilha de Santa Luzia.

O evento deve atrair público ainda mais numeroso este ano, em face da ampliação do interesse quanto ao espiritismo, retratado em filmes, livros e televisão nos últimos anos.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 25/10/2010 - 10:40h

Nossa mesa virtual de debates

Este Blog, com atualizações escassas no final de semana, ficou a dever a seus fieis e ocasionais webleitores. Minhas desculpas.

Mas além disso, quero manifestar incontida satisfação com o próprio internauta.

Você não deixa a "peteca" cair, sempre ofertando opiniões, discutindo temas os mais diversos e colaborando na formação do que denomino de "bolha crítica".

Veja o exemplo desse domingo (24): dois artigos produzidos  por colaboradores terminaram sendo os mais comentados, ampliando nossa mesa virtual de debates.

Mossoró, a "Metrópole do Futuro?" de Gutemberg Dias e Desabafo de uma filha (em defesa de "Chica Boa") assinado por Rosandra Fernandes Barreto foram e continuam sendo, nesta segunda (25), muito comentados.

O primeiro faz uma abordagem técnica sobre conceito de metrópole, seu uso politiqueiro e aspectos do próprio desenvolvimento de Mossoró.

Já o outro, é uma espontânea manifestação de carinho e reconhecimento de uma filha, em relação a Francisca Barreto, ou "Chica Boa", instituição viva da geografia humana de Mossoró.

Nesse contexto, sou um feliz moderador de debates. Meu papel é ordenar as discussões, evitando excessos e intervenções doentias.

Um abraço.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 25/10/2010 - 10:03h

Uma carrada de pesquisa na última semana de disputa

Hoje tem pesquisa Vox Populi.

Amanhã (terça, 26) será a vez de mais uma rodada do Datafolha.

O Instituto Sensus sairá na quarta-feira (27).

Já o Instituro Ibope promete mais um resultado para a disputa presidencial, no segundo turno, na quinta (28).

Mas não é só. Tem mais.

O Datafolha agenda mais uma para a sexta (29), enquanto na véspera das eleições, sábado (30), novamente Datafolha, Ibope e Vox Populi despejam a última carrada de números.

Como proclamaria o amado-odiado Galvão Bueno… "Haja coração!"

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 25/10/2010 - 09:57h

Serra no Rio Grande do Norte

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, vem ao Rio Grande do Norte. A princípio, a data é o dia 26, amanhã (terça).

Faltam maiores detalhes sobre a programação do candidato.

Serra, na verdade, concentra maiores esforços na reta final de campanha em cima dos maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além dos programas em Rádio e TV.

O Rio Grande do Norte representa cerca de 1,6% do eleitorado brasileiro.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 25/10/2010 - 09:54h

Prefeitos se reúnem hoje para pedir socorro

Prefeitos de todo o Estado voltam a se reunir hoje, segunda-feira (25), a partir das 15 horas, no auditório Senador Albano Franco, na Casa da Indústria, prédio-sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

A reunião, convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), discutirá a grave crise financeira vivida pelas prefeituras do Estado, que estâo sendo obrigadas a atrasar salários e a exonerar ocupantes de cargos comissionados, dentre outras medidas de contenção de despesas.

Para participar da reuniâo, o presidente da Femurn, prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PP), convidou todos os senadores e deputados integrantes da bancada federal.

O objetivo é contribuir para uma mobilização nacional dos prefeitos em busca de uma solução para a crise financeira, considerada extremamente grave e danosa aos interesses da população.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Femurn.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 25/10/2010 - 09:37h

Rosalba e Agripino fazem campanha pró-Serra no Rio

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e o senador reeleito José Agripino Maia, (DEM) participaram de um esforço concentrado pela eleição de José Serra (PSDB) à Presidência da República.

Eles levaram comitiva formada pelos senadores interinos José Bezerra Júnior, o "Ximbica " (DEM) e João Faustino (PSDB), além dos deputados federais Felipe Maia  (DEM) e Rogério Marinho (PSDB) ao Rio de Janeiro nesse domingo (24).

Fizeram campanha de rua com outros aliados de Serra no país, como o senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o reeleito de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB).

– Eu voto em Serra porque conheço seu trabalho e sei que com Serra presidente o Brasil vai ter uma saúde de verdade", proclamou Rosalba em nome da delegação potiguar.

No sábado, o DEM potiguar e outros partidos de apoio a José Serra fizeram carreata em Natal.

Saiba mais AQUI, no Blog de Julierme Torres.

Foto – Na foto de divulgação, Rosalba aparece ao lado do senador eleito por Minas, Aécio Neves.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 25/10/2010 - 09:25h

Nome de equipe de Micarla se encaminha para Rosalba

O engenheiro Demétrius Torres, que se afasta do Governo Micarla de Sousa (PV), não o faz por acaso. Não se trata de coerência política.

Ele é um nome preferencial para compor o time de secretários do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). É indicado do senador José Agripino (DEM).

Demétrius é secretário de Obras Públicas e Infra-estrutura da Prefeitura do Natal. Já teve passagem pelo Estado no comando do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Agora pela manhã, em entrevista à FM 95 em Natal, Micarla explicou o pedido de demissão de Demétrius. "Questões locais ficam em segundo plano", admitiu.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 24/10/2010 - 23:15h

Baderna e selvageria

A comemoração da torcida do ABC pela retorno do clube à série B levou pânico e preocupação aos moradores e turistas de Ponta Negra. Houve briga e assaltos.

O Praia Shopping foi o mais afetado. Das 14 às 21 horas  nada funcionou: restaurantes, cafés, livraria, lojas.

Até o cinema cujas sessões da tarde foram todas canceladas.

A Polícia assistiu tudo de camarote.

Do Blog de Ailton Medeiros AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 24/10/2010 - 22:17h

Briga de araque


Deu na coluna de Cláudio Humberto, hoje:

Briga Potiguar

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), nem tomou posse e já brigou com o vice Robinson Faria (PMN).

Ela trabalha por Serra (PSDB). Robinson aderiu à candidatura de Dilma Roussef (PT).

Nota do Blog – Cláudio Humberto passa visão distorcida sobre essa suposta arenga. Na verdade, os dois políticos cravam um duplo, só isso.

Continuam afinadíssimos.

Por isso não vão se afastar um do outro.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 24/10/2010 - 18:30h

Pensando bem…


"Acho-me relativamente feliz, porque nada de exterior me acontece. Mas, em mim, na minha alma, pressinto que vou ter um terremoto!"

Mário Quintana

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 24/10/2010 - 13:37h

Jacaúna e Jaime Mariz em alta para secretariado

Na bolsa de apostas para montagem do secretariado da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos dois nomes subiram de cotação. Estão no ar.

José Jacaúna, atual titular da Tributação da Prefeitura de Parnamirim, tem seu nome bastante comentado nos bastidores políticos, para ocupar igual pasta no Estado. Ele é irmão de Ubiracy Assunção secretário de pasta similar na Prefeitura de Mossoró.

Pelas mãos do PMDB do senador Garibaldi Filho (PMDB), Jaime Mariz Filho, ex-secretário de Administração do governo do próprio congressista, poderia ser o nome para Saúde ou outra secretaria.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 24/10/2010 - 12:45h

ABC vence Águia por 3 x 1 e sobe para a Série B


O ABC mostrou sua força jogando em casa e venceu o Águia de Marabá, na manhã deste domingo (24). O alvinegro venceu por  3 a 1, com gols de Leandrão aos 14 minutos, Jackson, aos 31 minutos, e Claudemir aos 45 minutos do segundo tempo.

O gol do Águia foi marcado por Jaime, no minutos finais do segundo tempo.

Após o fim da partida, a torcida do ABC foi só emoção. As arquibancadas lotadas mostraram toda sua alegria com o acesso à Série B. O clube continua a disputa pela Série C e agora enfrenta o Salgueiro para buscar uma vaga na final .

A torcida do o ABC comemora a ascensão com Capilé e a Banda Grafith em cima do trio elétrico.

Nota do Blog
– Vi o jogo. Merecido o resultado e a conquista do alvinegro, que fez valer sua força no caldeirão efervescente que é o "Frasqueirão".

Compartilhe:
Categoria(s): We Are The Champions
domingo - 24/10/2010 - 12:34h

Mossoró, a “Metrópole do Futuro”?

Inicio esse artigo trazendo a todos o que significa tecnicamente uma metrópole. Essa definição pode ser encontrada em muitos livros de geografia e tem sido ao longo dos tempos, motivo de grandes discussões entre os estudiosos da geografia. Para efeito de conhecimento prático extraí o significa de metrópole do sítio "InfoEscola – navegando e aprendendo", que é apresentado no parágrafo abaixo.

Metrópole, da língua grega metropolis (μήτηρ, mētēr = mãe, ventre e πόλις, pólis = cidade), é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. Pode designar, também, de forma oficial, a cidade principal, de um conjunto de cidades, que se encontram unidas geograficamente.

A esse processo de junção das cidades devido ao crescimento horizontal das mesmas, dá-se o nome de "conurbação". E à região onde ocorre a conurbação, chama-se de “região metropolitana”.

O termo “Metrópole do Futuro” surgiu em Mossoró durante o processo eleitoral de 2010, após a revista Veja desenvolver matéria onde enfocava essa possível peculiaridade futura da terra de Santa Luzia. O assunto gerou muita controvérsia que, ainda, hoje permeia na sociedade.

Como eu estava ocupado no pleito eleitoral, não escrevi e nem apresentei comentários mais técnicos sobre o assunto, coisa que faço agora.

Como bem explicado o termo Metrópole precisa ser bem avaliado e entendido. Para ser metrópole não basta ser apenas uma cidade grande, rica e cheia de arranha-céus, ela precisa ter um tecido social capaz de influenciar diretamente nas cidades no seu arco de abrangência de forma que interfira de forma cultural, social e econômica. Bem como, ir mais além e influenciar o contexto global.

Mossoró poderá ser essa metrópole? Imagino que sim, mas muito precisará ser feito para que isso ocorra, tanto no âmbito da cidade como na região que Mossoró polariza.

Para chegarmos a essa conclusão é preciso nos debruçarmos sobre os escritos e Milton Santos, Sposito, Anna Fani entre outros, que tratam das verticalidades e horizontalidades.

Utilizando esses autores podemos dizer que Mossoró hoje e durante muito tempo será uma cidade média. Primeiro por não ter uma rede de fluxo que interfira diretamente no global, ou seja, em termos gerais não temos forças globais se articulando pelo controle do processo de produção da cidade e do seu cotidiano, como acontece nas metrópoles.

Segundo, não temos a participação de capitais internacionais na produção imobiliária e nas obras públicas, assim como nos investimentos em solo urbano como reserva de valor; a presença de redes globais de comércio, serviços e lazer entre outros.

Essas características nos coloca e nos encrava nesse universo de cidades conhecidas como “Cidades Médias”, que em suma são cidades entre 50.000 e 500.000 habitantes. Estão inseridas numa rede regional, onde são capazes de polarizar as cidades circunvizinhas num contexto ora de verticalidade ou horizontalidade.

Sua força é restrita e não consegue modificar substancialmente os fluxos mais amplos das redes regionais. Sendo assim, o que posso argumentar é que Mossoró é uma cidade que cresce e que seu crescimento é fruto de inúmeros fatores que inclinam a cidade a ser um grande centro no futuro, mas que para se chegar a metrópole terá que passar muitos estágios que, talvez, esse escritor nem consiga alcançar.

Gutemberg Henrique Dias é licenciado em Geografia e presidente Municipal do PCdoB em Mossoró

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.