“Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria”.
Anatole France
Jornalismo com Opinião
“Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria”.
Anatole France
Do Blog Panorama Político
O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do RN (TJRN) contra o Governo do Estado.
A medida é uma tentativa de garantir a integralidade do pagamento do duodécimo (do repasse mensal que o Executivo deveria fazer ao Ministério Público).
A reclamação do MP recai sobre o fato de que o Governo não está pagando integralmente o repasse do Ministério Público, conforme previsto no orçamento da instituição.
A humorista mossoroense Larissa Barreto vai desembarcar em programa de repercussão nacional na televisão brasileira.
Nesta quinta-feira (18), ela viajará para São Paulo, onde gravará participação no programa “Tudo é possível” (horário dominical vespertino) da apresentadora Ana Hickmann (que os anjos da boca mole digam amém!), na Rede Record de Televisão.
“Larissinha” fará parte do quadro “Olim-Piadas”, espaço aberto para humoristas de todo o país, que podem se projetar para a conquista de ótimos contratos de trabalho.
Sucesso, querida.
Manda ver!
A diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN) se reuniu ontem (segunda, 15) em assembleia para discutir a proposta de acordo coletivo apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do RN (SINTRACOMP-RN).
Na ocasião, a diretoria tratou da negociação em curso com o Sintracomp e manifestou preocupação com uma possível greve dos trabalhadores.
Para falar sobre as negociações e a posição do Sinduscon-RN, o presidente Arnaldo Gaspar Júnior. concede entrevista coletiva nesta quarta-feira (17) às 9 horas, na sede do Sindicato (R. Raimundo Chaves, 2182 – 1º Andar – Sala 101 – Ed. Empresarial Candelária – Candelária, Natal).
Carlos Santos, eis abaixo mensagem que enviei para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM):
Retrato em preto e branco da Saúde Pública em Mossoró
Será que a Governadora Rosalba Ciarlini tem conhecimento que a simples ‘tentativa’ de marcação de um exame de vista demora 15 dias? Vou repetir para que ninguém confunda. Depois que o Clínico Geral solicita o exame oftalmológico o setor de marcação de consulta demora 15 dias para ‘tentar’ marcar a consulta.
Isto mesmo, para TENTAR marcar a consulta.
Certamente, depois de várias tentativas, quando já terão decorridos alguns meses, a consulta será marcada para mais alguns meses adiante. Esta é a saúde pública no seu governo, Governadora Rosalba Ciarlini.
Até quando os pagadores de impostos, o povo que sustenta esta máquina administrativa que não funciona vai continuar a depender da boa vontade de funcionários de quinto ou sexto escalão para ter direito a uma simples consulta?
Quinze dias para que seja tentada a marcação de um exame de vista.
Diga isto nos palanques, Governadora Rosalba Ciarlini. Não esconda isto do povo do Rio Grande do Norte. Onde isto está acontecendo, Governadora? Esta acontecendo na UPA Chico Porto, em Mossoró, cidade onde a senhora acaba de eleger a sua candidata a prefeito.
Meu nome é Inácio Augusto de Almeida, resido na Rua Teresa Leite, 16, bairro Nova Betânia, Mossoró. Meu telefone é 9139-7139
A TV Tropical, que é afiliada da Rede Record de Televisão, firmou entendimento para promover debate entre os candidatos a prefeito do Natal, neste segundo turno.
O debate da TV Tropical será na próxima segunda-feira (22).
O horário do programa especial é pouco comum. Será ao meio-dia.
O jornalista João Santos, da RecordNews, será o mediador desse prélio entre os candidatos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB).
Ele já fora mediador no primeiro turno, em debate semelhante.
Nesta quarta-feira (17), o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, comemora 8 anos de Ministério Episcopal.
Em 05 de setembro de 2004, ele foi nomeado bispo da Diocese de Mossoró (RN). A Sagração aconteceu na Catedral de Trento, na Itália.
Dom Mariano iniciou seu ministério na Diocese no dia 17 de setembro de 2004, quando tomou posse em solene celebração na Catedral de Santa Luzia como sexto bispo (na foto, com o então bispo emérito Dom José Freire).
Seu lema episcopal é “Chistus ad Gentes” (Cristo para todos).
À frente da Diocese de Mossoró implantou inúmeros projetos: Santas Missões Populares, Seminário Maior, Faculdade Diocesana de Mossoró, criação de 12 paróquias, Renovação da Rádio Rural de Mossoró, ordenação de mais de quinzes padres, envio de padres e seminaristas para pós-graduação em Roma etc.
Uma missa em ação de graça às 17h na catedral de Santa Luzia marca a Sagração Episcopal de Dom Mariano Manzana.
A missa será presidida por Padre Francisco Crisanto com transmissão da Rádio Rural de Mossoró.
As eleições em Natal, este ano, estão marcadas para a história por pelo menos duas situações bizarras protagonizadas pela prefeita Micarla de Sousa (PV) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Micarla, no primeiro turno, anunciou oficialmente “apoio” ao seu adversário e inimigo pessoal Carlos Eduardo Alves (PDT), na esperança de lhe fazer o mal.
Rosalba, no segundo turno, anuncia oficialmente sua “neutralidade”, para não prejudicar o deputado estadual Hermano Morais (PMDB), a quem apóia de verdade.
Só num país de povo sem instrução e analfabetos políticos, esses episódios podem ser registrados.
Mistura desprezo pela inteligência alheia com ‘marketing de pilhéria’.
Imagine essas duas posturas em países com povos politizados. Praticamente impossível de acontecer.
Pobre Natal!
O advogado Marcos Lanuce (Coligação Força da União) garante que o prefeito eleito de Governador Dix-sept Rosado, o médico e ex-prefeito Anax Vale (DEM), está tranquilo quanto à sua diplomação e posse. O mesmo, em relação ao vice Vladimir Felipe Beserra (PP).
Não há o que temer, mesmo vendo intuito em contrário da coligação governista adversária, assinala o advogado.
Hoje (terça-feira, 16), o juiz Cláudio Mendes, da 57ª Zona Eleitoral (Governador Dix-sept Rosado), resolveu por bem indeferir a pretensão dos governistas que tentavam impugnar o registro do candidato a vice-prefeito, Vladimir Felipe Beserra, por suposta falha no prazo para esse fim.
Segundo Lanuce, “a Coligação União Popular, a qual deu sustentação a candidatura da senhora Aisa Costa de França Martins (PMDB), juntamente com o Ministério Público Eleitoral, intentou Ação de Impugnação a Registro de Candidatura, sob a alegativa de hipotética intempestividade na subsituição do candidato a vice-prefeito, na chapa de Anax Vale”.
Ele lembra, que “alegaram que houvera a extrapolação do prazo de 10 dias, definidos em lei, para a realização dessa substituição. Desde o início do processo, a defesa sempre teve a certeza da tempestividade dessa permuta. O vice Adonias Francisco de Melo (PP), então candidato a vice-prefeito na chapa de Anax, teve seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja decisão foi publicada em 20 de setembro de 2012.”
Diário da Justiça
Acrescenta, em sua narrativa, que “em interpretação de cunho restritivo, os impugantes entenderam que o prazo de 10 dias para a substituição, seria a partir da publicação do acórdão do TSE (20/09/2012). Como a substituição do vice-prefeito foi feito em 1º de outubro de, estaria fora do prazo legal. Essa interpretação, com a devida vênia, não se coaduna com os precedentes do TSE e de outros Regionais”.
O advogado da coligação opocisionista comenta que, “na verdade, o prazo somente começa fluir a partir da notificação do partido para realizar a referida permuta, conforme encetado no art. 13, §1º da Lei 9.504/97.”
E diz mais: “A necessidade da notificação vem expressa na própria Lei. Após a decisão do TSE, datada de 20 de setembro de 2012, a coligação não foi notificada para efetuar a substituição do candidato inelegível. Ou seja, quando do advento do pedido de registro para a substituição do vice-prefeito, em 01/10/2012, sequer havia sido notificada a Coligação”.
Ele informa, que em face da decisão ter transitado em julgado para os recorrentes (candidatos) em 23 de setembro de 2012, “a partir dessa data é que se começaria a contar o prazo para substituição. Como a substituição ocorreu em 1º de outubro, tem-se a mesma como tempestiva.”
Marcos Lanuce reitera, que “foram nessas premissas, que o juiz eleitoral Cláudio Mendes resolveu por bem indeferir a pretensão dos impugnantes. A decisão foi publicada hoje, no Diário da Justiça Eleitoral (DJE).
Aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Ministério Público do RN que altera a Lei Complementar Estadual nº 425, de 8 de junho de 2010, e estabelece a revisão anual da remuneração dos servidores do Quadro Permanente. Essa Lei instituiu também o Adicional de Qualificação aos funcionários que possuem formação acadêmica superior ao exigido pelo cargo que ocupa.
O Projeto dispõe, ainda, sobre o Quadro de Níveis e Vencimentos dos Cargos de Provimento Efetivo.
Com a aprovação, cargos do Quadro de Serviços Auxiliares de Apoio Administrativo do Ministério Público terão seus vencimentos básicos reajustados em 5,20% em duas parcelas, sendo a primeira a contar de 1º de agosto, e a segunda a partir de 1º de dezembro de 2012. No caso dos ocupantes de cargos de Assistente Ministerial, deste mesmo Quadro de Serviços, o reajuste será de 7,50%, também com efeitos financeiros a partir de 1º de agosto de 2012.
Sobre o Adicional de Qualificação, o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores Efetivos dos Serviços Auxiliares de Apoio Administrativo do MP, passa a vigorar com a seguinte redação: 25% aos detentores de título de Doutor; 20% para os que possuem título de Mestre; 15% para os que detém Certificado de Especialização; 10% aos detentores de diploma de curso superior e 5% exclusivamente aos ocupantes do cargo de auxiliar detentores de certificado de ensino médio.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
O processo eleitoral brasileiro ganhou dimensão que ultrapassa a chamada “vontade popular”. A judicialização tornou-se algo comum, causando muito embaraço em seu entendimento, não apenas para políticos e outros personagens, como ao cidadão comum.
Após o resultado final das eleições no interior do Rio Grande do Norte, o advogado Caio Vitor Barbosa, do escritório Mendes Cunha (Natal), destaca dois pontos que podem mudar o atual cenário do pleito eleitoral no Estado: eleições suplementares que elegeram candidatos sub judice e ações judiciais que podem reverter os resultados das eleições.
O advogado elencou ações na Justiça que podem implicar no mandato do prefeito que vai assumir em 2013, que são a compra de votos, fraude eleitoral, abuso de poder econômico e falha na prestação de contas da campanha eleitoral.
Ainda de acordo com Caio Vitor Barbosa, há três tipos de situações que poderão alterar as urnas: uma nova eleição, o segundo colocado ou o vice assumir.
“Se o candidato que ganhou com mais de 50% dos votos não conseguir o registro definitivo da candidatura, haverá uma nova eleição. Mas se o primeiro colocado não conseguir mais de 50%, o segundo lugar deverá assumir a cadeira do Executivo. O vice só assume se o prefeito for cassado”, explica o advogado.
O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) entregou à Mesa Diretora requerimento com pedido de licença do mandado. De acordo com o documento o deputado deve retornar à Casa em fevereiro de 2013. O advogado Kelps Lima, primeiro suplente da coligação e filiado ao PR, ocupará a cadeira de Nélter Queiroz durante esse período.
O deputado alegou motivos pessoais para a medida.
“É um momento difícil na minha vida. Irei me ausentar do Rio Grande do Norte por questões pessoais. Conversei com minha família, amigos e com assessoria jurídica e decidimos que chegou a hora. Cumpri com meu dever político e deixo o plenário certo que volto a partir de fevereiro de 2013 para ficar mais a vontade. Não me sinto a vontade sabendo que enquanto a população sofre com falta de segurança eu ando escoltado pela Polícia Militar”, anunciou.
Nélter lembrou que o pai cumpriu quatro mandatos e ele está no sexto mandato. Portanto 40 anos da família Queiroz representando Jucurutu e a região Seridó no Legislativo. “Meu estilo não é de se calar, de recuar. Por isso faço um pedido aos meus colegas deputados. Ajudem a bandidagem a não vencer”, afirmou.
Com informações da AL.
Nota do Blog – Prego batido e ponta virada. O desembarque de Kelps Lima na AL faz parte de um acordo de campanha, firmado com base em interesses políticos que envolveram a campanha municipal do Apodi.
O médico e então candidato a prefeito (ex-prefeito também) José Pinheiro (PR) retirou sua candidatura, supreendendo a meio-mundo, para apoiar a adversária e prefeita Gorete Pinto (PMDB) à reeleição .
A informação corrente, de bastidores, é que a costura política envolveria a assunção de seu genro Kelps à AL.
Só faltou combinar com o povo de Apodi a reeleição de Gorete. O vencedor, graças também à postura de Pinheiro, foi o professor Flaviano Monteiro (PCdoB).
Poderoso grupo empresarial mossoroense prepara lançamento de um aglomerado de 11 blocos de apartamentos, com 7 andares (cada um).
Ficará localizado no prolongamento da Avenida Rio Branco, bairro Santo Antônio.
No investimento milionário a composição recebe suporte de capital estrangeiro, com muito lastro.
“Eu dou minha opinião não como a boa, mas como a minha.”
Michel de Montaigne
As inserções da propaganda do candidato Hermano Morais (PMDB) no segundo turno, não perdem tempo com rodeios. A ordem é mandar ver no adversário Carlos Eduardo (PDT) e sua vice Wilma de Faria (PSB).
Batem “de cumforça”.
O tratamento é de choque, com julgamento de ambos como corruptos.
Vamos aguardar a réplica.
Pipoca e guaraná à mão. Pés sobre o sofá, para não patinharmos na lama que promete escorrer.
O ministro-senador Garibaldi Filho (PMDB) não perde tempo na campanha do segundo turno eleitoral em Natal. À noite de hoje, ele esteve em duas programações distintas, mas interligadas, em prol da candidatura a prefeito do deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
A primeira delas ocorreu na sede do PSDB, ocasião em que o deputado federal Rogério Marinho, que também lançou candidatura para prefeito de Natal, declarou seu apoio ao nome do pemedebista Hermano Morais para disputar a chefia do executivo municipal neste segundo turno das eleições municipais da capital.
“Por hora, Rogério, eu queria lhe agradecer bastante por este apoio, que veio de uma maneira desinteressada, despretenciosa, sem fazer nenhuma exigência ou dificuldade. Vamos conquistar essa prefeitura juntos”, disse ele.
Depois de participar da reunião na sede do PSDB, no Alecrim, o ministro Garibaldi Filho se dirigiu à sede do América, em Petrópolis, onde se fez presente numa reunião que congregou pemedebistas e líderes políticos de outros partidos, além de correligionários do PMDB e lideranças comunitárias.
Nota do Blog – Mais do que a vitória de Hermano, Garibaldi luta para derrotar Wilma de Faria (PSB), vice do seu primo e adversário político que também concorre à prefeitura, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
Garibaldi é irascível quando o nome de Wilma está em jogo.
Um público numeroso e diversificado acompanhou o velório e o sepultamento hoje, em Mossoró, de Maria Odete de Góis Rosado, 95, mãe da prefeita Fafá Rosado (DEM). O féretro saiu de sua residência, no centro da cidade, Praça Bento Praxedes.
Ela faleceu no Hospital Wilson Rosado à manhã desse domingo (14), com falência múltipla dos órgãos.
Tinha sido internada no último dia 12, com complicações cardíacas e edema pulmonar.
Além da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), compareceram ao velório o ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB); o secretário de Estado da Agricultura, Betinho Rosado (DEM); o deputado federal Felipe Maia (DEM); e o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) – genro de Odete, casado com Fafá.
O cortejo até o cemitério foi acompanhado com muita comoção.
Apesar do atraso, manifesto através deste espaço a minha solidariedade à família do lojista e comunicador evangélico Antônio Simão do Nascimento, 76, falecido no domingo (14), em Mossoró, após longa enfermidade.
Seu corpo foi velado na Igreja Assembleia de Deus da Avenida Dix-sept Rosado, centro de Mossoró e sepultado ao final da tarde do mesmo dia, no Cemitério São Sebastião, Centro.
Antônio Simão do Nascimento nasceu em Martins, no dia 2 de setembro de 1936, mas foi registrado em Alexandria. Era filho do casal João Simão do Nascimento e Francisca Maria da Conceição.
Menino pobre, veio do sertão ainda muito jovem para tentar a sorte em Mossoró, em 1956. Estudou na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, onde concluiu o curso de Contabilidade em 1966. Dois anos depois, ingressou na Faculdade de Letras, na hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Antônio Simão ainda cursou Teologia, no Seminário Teológico Maranata, de Recife, Estado de Pernambuco, em 1980, e tinha diplomação na Escola Superior de Guerra (1983).
Radiofonia
Por quase duas décadas (1967-1985) apresentou o Culto Radiofônico, programa oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mossoró. Apresentou, também, por vinte anos (1968-2008), aos domingos, o seu próprio programa Vozes de Esperança, para uma rede de ouvintes que formava a maior audiência de todos os tempos, sobretudo no meio evangélico.
Irmão Antônio Simão era considerado uma legenda da radiofonia potiguar, com atuação ininterrupta de 41 anos no ar – 1967-2008. Durante anos, assinou artigos edificantes no jornal A Voz da Assembleia de Deus e, recentemente, na revista Evangelho em Foco. Além disso, publicou, em outubro de 2011, o livro autobiográfico Minha Tumultuada Vida de Infância, editado pelo genro Wellington de Área Leão.
Com informações adicionais do Blog Interação (Paulo Martins).
Nota do Blog do Carlos Santos – Simão é uma perda considerável à comunidade evangélica, mas também uma considerável subtração à própria geografia humana de Mossoró e região, onde atuou como comerciante e através do rádio. Que descanse em paz!
Do Blog de Jota Belmont
Trinta e seis carros tipo Hilux estão a caminho de Natal para ajudar ao candidato do PMDB – Hermano Morais, na campanha à prefeitura natalense, no segundo turno.
Os veículos são de propriedade do empresário Edvaldo Fagundes dono da Rêde Líder de combustíveis, plásticos, confecções e sal. Para se ter uma idéia, o empresário acreditou na candidatura de Cláudia Regina (DEM) desde o início e jogou pesado em favor da candidata do DEM, chegando inclusive a ganhar 500 mil reais em apostas.
É o que se comenta em Mossoró.
O PSDB e o DEM emitem nota conjunta, assinada pelo senador José Agripino (DEM) e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), firmando posição na campanha eleitoral do Natal, em seu segundo turno.
Veja, abaixo, o conteúdo dessa nota:
O PSDB e o Democratas compuseram chapa de prefeito e vice-prefeito na recente disputa pela prefeitura de Natal. Não tendo logrado a preferência majoritária do eleitorado, que remeteu a um segundo turno a definição do vencedor, os dois partidos decidem, por coerência política, declarar apoio à candidatura do deputado Hermano Morais (PMDB), com quem se identificam no campo das propostas administrativas.
José Agripino Maia – Presidente estadual do DEM;
Rogério Marinho – Presidente estadual do PSDB
O prefeito em exercício de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), se apresentou à Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (15).
Ele é suspeito de estar envolvido na morte do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Ednaldo Filgueira, no dia 15 de junho de 2011.
Bibiano está recolhido ao 2º Batalhão da Polícia Militar em Mossoró. Era considerado foragido da Justiça.
A vítima foi executada com seis tiros quando saía do trabalho na Vila Brasília, Serra do Mel.
Ele editava um jornal que fazia duras críticas ao governo municipal.
O prefeito é visto pelo Ministério Público e apurações da polícia, como um dos principais envolvidos no crime.
Boa noite, webleitor.
O Blog passou boa parte do dia de hoje com dificuldade para atualização. Mudança na hospedagem, além de ajustes em equipamentos e registros para navegação, nos obrigou à paralisação.
As medidas foram necessárias para que pudéssemos fazer frente às dificuldades técnicas à navegação. As queixas de vários webleitores, de todas as partes do país em que costumamos ser acessados e até do exterior, tinham que ser ouvidas.
No curso desta semana ainda continuaremos com alinhamentos técnicos e alguns testes, para que possamos garantir o melhor serviço possível aos nossos webleitores e anunciantes.
Paciência, pois.


