quinta-feira - 18/10/2012 - 21:48h
Após greve

Estado e servidores do Itep afinam diálogo

A partir das 10h desta sexta-feira (19), a Consultoria Geral do Estado (CGE) passa a realizar reuniões quinzenais com representantes dos servidores do ITEP (diretoria do SINPOL), que servirão para que a categoria acompanhe os trabalhos de análise feita pelos técnicos do Governo, com relação ao anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão.

O compromisso foi assumido no dia 5 de outubro passado, após o encerramento no dia anterior de uma greve de 31 dias, que cobrava justamente o encaminhamento desta matéria.

A expectativa é que, com este acompanhamento, a análise ao anteprojeto progrida rapidamente e possa ser encaminhado o quanto antes para votação na Assembleia Legislativa, contemplando os anseios da categoria.

Com informações do Sinpol/RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 18/10/2012 - 21:16h
Kelps Lima

Ex-secretário de Micarla é empossado como deputado

O advogado Kelps Lima (PR) – ex-secretário do Governo Micarla de Sousa (PV), de Natal – foi empossado hoje como deputado estadual.

Ele assumiu a vaga de Nélter Queiroz (PMDB), que anunciou esta semana que tiraria licença de três meses, por motivos pessoais.

Kelps é genro do ex-prefeito do Apodi, médico José Pinheiro (PR), que desistiu de candidatura a prefeito este ano, em favor da prefeita Gorete Pinto (PMDB), em plena campanha.

Mas seu esforço não a reelegeu. O eleito foi o professor Flaviano Monteiro (PCdoB).

Kelps não tem do que reclamar. Virou deputado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 18/10/2012 - 21:02h
Pesquisa Ibope

Carlos Eduardo bota 14% de maioria sobre Hermano

Saiu a primeira pesquisa do segundo turno das eleições a prefeito do Natal. O Instituto Ibope apresentou os números.

Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a intenção de votos com 49%.

O peemedebista Hermano Morais (PMDB) está bem atrás com 35%.

A maioria do pedetista sobre seu adversário é de 14 pontos percentuais.

A intenção de votos em branco é de 10 pontos percentuais e 6 pontos percentuais dos ouvidos não souberam responder.

A sondagem foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 238/2012, com 3 pontos percentuais de margem de erro.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 18/10/2012 - 20:04h
Dnit

Justiça recebe denúncia da “Operação Via Apia”

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra dez pessoas envolvidas na Operação Via Apia. São pessoas acusadas dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraudes em processos licitatórios.

A decisão foi do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, que recebeu a denúncia contra as seguintes pessoas: GLEDSON GOLBERY DE ARAÚJO MAIA, FERNANDO ROCHA SILVEIRA, LUIZ HENRIQUE MAIOLINO DE MENDONÇA, FREDERICO EIGENHEER NETO, GILBERTO RUGGIERO, ANDREV YURI BARBOSA FORNAZIER, MARLOS WILSON ANDRADE LIMA DE GÓIS, EMIR NAPOLEÃO KABBACH, JOSÉ LUÍS ARANTES HORTO e MÁRIO SÉRGIO CAMPOS MOLINAR.

Entre os nomes mais proeminentes, dessa lista, Gledson Maia  (sobrinho do deputado federal João Maia-PR) e Fernando Rocha (ex-dirigente do Dnit no Rio Grande do Norte).

Os acusados terão o prazo de dez dias para apresentarem a defesa por escrito, onde deverão fazer as alegações de tudo que possa interessar a defesa, apresentarem documentos e arrolarem testemunhas.

“Urge recordar que o recebimento da denúncia não implica na aceitação definitiva do enquadramento jurídico do fato, de forma que, ainda que se entenda que a conduta narrada na peça acusatória não se enquadra na capitulação inicialmente proposta, subsiste a conduta em si mesma, que poderá amoldar-se, ou não, em dispositivo diverso da codificação penal”, escreveu o Juiz Federal Mário Jambo.

Ele ressaltou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal foi feita em 108 laudas e expõe minuciosamente, e lançando mão de quadros explicativos e concatenação de documentos, depoimentos, planilhas e transcrição de escutas, que os denunciados teriam perpetrado os diversos delitos nela capitulados em quadrilha, atribuindo a cada um dos denunciados um grau de suposta participação.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 18/10/2012 - 19:48h
Novo governo

Obrigações com “o povo” de Chico da Prefeitura

A prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), terá que administrar uma “herança” com consideráveis obrigações para acomodação de aliados, logo a partir de 1º de janeiro de 2013.

Nesse espólio, também consta o destino “do povo” do ainda vereador Chico da Prefeitura (DEM).

O parlamentar, em seu sexto mandato consecutivo, não tentou a reeleição por motivos de saúde.

Seu “herdeiro” político, “Dão”, empalmou votação pífia à Câmara Municipal de Mossoró – 1.710 votos.

Ficou apenas na terceira suplência da coligação DEM/PR.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 18/10/2012 - 15:55h
Eleições 2012

Dilma e os postes eleitorais

Por Lauro Jardim (Radar on-line, Veja)

Dilma Rousseff só aceitou abrir exceção para ir a Campinas apoiar Márcio Pochmann depois de ter acesso às pesquisas que confirmam as chances reais do petista contra o socialista Jonas Donizete  – no que seria uma das maiores zebras dessas eleições, afinal, Pochmann começou a campanha com 1% nas pesquisas.

Contou também a afinidade pessoal e ideológica: ambos passaram pela pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp, berço do chamado “neodesenvolvimentismo” (seja lá o que isso significa).

Aliás, no ambiente de euforia que tomou conta do PT de São Paulo circula a seguinte piada: “se tem uma coisa que o Lula aprendeu com o Luz para Todos foi a arte de escolher postes”.

A propósito, Dilma um dia já foi poste.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 18/10/2012 - 12:26h
Conversando com...

Alex Moacir será entrevistado especial

O vereador eleito Alex Moacir (PMDB) acha precipitado se falar em presidência da futura Câmara de Mossoró.

– É muito cedo – diz.

Ele será o entrevistado especial do domingo (21), do Blog Carlos Santos.

Esse e outros temas estarão em pauta.

Alex obteve 4.701 votos, obtendo o primeiro lugar geral em votação.

Aguarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Conversando com... / Eleições 2012
quinta-feira - 18/10/2012 - 11:58h
Mossoró

O futuro de uma “oposição” despedaçada

Qual o rumo da oposição política em Mossoró?

Como o grupo da deputada federal Sandra Rosado (PSB) vai administrar sua quinta derrota consecutiva às eleições municipais mossoroenses?

Larissa Rosado (PSB) tem fôlego e ânimo para a quarta disputa consecutiva à Prefeitura de Mossoró?

O que o futuro reserva a esse grupo, que continua fechado em seu sobrenome, sem criar alternativas fora do próprio clã?

O que os números das eleições municipais deste ano dizem à oposição?

Afinal de contas, que “oposição” é essa?

No próximo domingo (21), em nova reportagem especial sobre as eleições 2012, o Blog alimentará o debate com essa abordagem.

Aguarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 18/10/2012 - 11:09h
OAB/RN

Sérgio Freire lança Chapa 1 hoje em Natal

Acontece hoje a partir das 19h, o lançamento da chapa do advogado Sérgio Freire (Chapa 1) para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil n(OAB/RN). Será no Solar Bela Vista, em Natal.

Às 19h30 também está definido um “twittaço” envolvendo participantes e apoiadores da chapa com a presença de Marcos Guerra. O secretário geral é João Trajano e a secretária adjunta Cristina Dalton.

Tiago Simoneti é o tesoureiro.

Para presidente da Caixa de Assistência do Advogado do Rio Grande do Norte (CAARN) o nome escolhido para a chapa é o de Paulo Coutinho.

As vagas ao Conselho Federal tem como titulares Paulo Eduardo Teixeira, atual presidente da OAB, Lúcio Teixeira e Humberto Fernandes, presidente da Subseccional da OAB em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 18/10/2012 - 10:09h
Domingo

Festa para os eleitos em Pau dos Ferros

A coligação governista de Pau dos Ferros fará festa no próximo domingo (21), a partir das 21h, comemorando vitória nas eleições municipais.

Os candidatos eleitos Fabrício Torquato (DEM) e Zélia Leite (DEM), respectivamente prefeito e vice, vão receber o povão na Praça de Eventos.

O convite é endossado pelo prefeito Leonardo Rego (DEM) e o deputado estadual Getúlio Rego (DEM).

As atrações musicais são Forró Pegada de Luxo, Nilson Viana e Forró Menina Dengosa, Serdosamba e Solteirões do Forró.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 18/10/2012 - 09:34h
OAB

Carlos Sérvulo faz campanha para Quinto Constitucional

O advogado Carlos Sérvulo de Moura Leite, 57, nascido em Mossoró, graduado pela Universidade do Estado do RN (UERN), com mais de 30 anos militando no universo forense, é candidato ao Quinto Constitucional (indicação da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/RN para o Tribunal de Justiça do RN-TJRN).

Sérvulo: experiência

As eleições vão ocorrer no próximo dia 22 (segunda-feira).

Ontem (quarta-feira, 17), Sérvulo aportou em Mossoró para visitar advogados que militam no município, apresentando seu currículo e propostas.

– Pretendo levar ao TJRN a minha experiência profissional, contribuindo, de modo efetivo, para a facilitação do trabalho do advogado, a fim de que obtenha, em favor do seu constituinte, a tão almejada justiça mediante célere prestação jurisdicional.

Fazenda Pública

Ele também afirma que “defenderei a criação de uma Câmara Especializada na Fazenda Pública, por acreditar que tal ato desafogaria as demais câmaras cíveis e traria maior dinâmica à prestação jurisdicional que é dispensada atualmente às matérias que envolvem a Fazenda Pública”.

O candidato integra o Complexo Jurídico Carlos Sérvulo (Natal), onde se instalou há vários anos, depois de iniciar sua carreira profissional em Mossoró.

A empresa pernambucana BisaWeb, comandada por Gerino Xavier e Ronaldo Barros, estará à frente do pleito, estreando seu novo software de eleição. A BisaWeb atua em todo o país com softwares para sindicatos, associações, ordens e conselhos de classe.

A equipe presente no pleito será formada por 35 funcionários treinados da Bisa, além de 70 mesários fornecidos pela OAB/RN. O número de eleitores é de aproximadamente 6.000 pessoas.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 18/10/2012 - 09:09h
Eleições 2012

Administração aprovada é “anabolizante” em campanha

Toda eleição sucessória municipal guarda certa aura plebiscitária. É – também – uma espécie de pleito de avaliação de governo.

Em alguns municípios potiguares, gestões aprovadas pelo povo deram bons aditivos a candidatos governistas.

Exemplo palpável, é o de Pau dos Ferros.

O prefeito em segundo mandato, Leonardo Rego (DEM), agiu como um “anabolizante” à candidatura vitoriosa do seu vice, Fabrício Torquato (DEM). Sua administração chegou a atingir mais de 64 pontos percentuais de endosso popular este ano.

O candidato governista obteve vitória com 10,82 pontos percentuais de maioria sobre o adversário – médico Bráulio Figueiredo (PMDB).

Em Baraúna, o prefeito Aldivon Nascimento (PR), com mais de 75 pontos percentuais de aprovação ao seu governo, puxou o empresário Isoares Martins (PR) à vitória.

O êxito foi com magro 1,16 ponto percentual de maioria (172 votos), mas o bastante.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 18/10/2012 - 07:41h
Segundo Turno

TV Ponta Negra realizará debate em Natal

A TV Ponta Negra, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), vai promover debate entre os candidatos a prefeito do Natal – no segundo turno – na próxima terça-feira (23).

Será às 21h30.

Os candidatos a prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB) terão mediação da jornalista Geórgia Nery.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 18/10/2012 - 06:45h
OAB/RN

Chapa 2 tem Aldo de Medeiros e Lúcia Jales definidos

Aldo e Lúcia: Chapa 2 à OAB

Está fechada a chapa alternativa que concorrerá à direção da Ordem dos Advogdos do Brasil (OAB/RN).  Aldo de Medeiros Filho, candidato à presidência da entidade, registrou a chapa 2 “OAB Pra Frente”, anunciando os 77 nomes que vão disputar o processo sucessório da entidade – marcado para o próximo mês de novembro.

A advogada Lúcia Jales foi confirmada como candidata a vice-presidente e Rosana Daly Fonseca como Secretária-geral, além de Suetônio Lira como Tesoureiro.

A presidência e a vice-presidência da Caixa de Assistência dos Advogados estão, respectivamente, ocupadas pelos advogados Luiz  Almeida e Kennedy Diógenes.

Conselho Federal

Para as três vagas do Conselho Federal foram indicados a advogada Elke Mendes Cunha, juntamente com Wlademir Capistrano e Lindocastro Nogueira.

Segundo Aldo Medeiros, a sua chapa é composta por um misto de advogados experientes, com nomes de jovens que estão se iniciando na carreira jurídica.

Jovens advogados como Rodrigo Meneses, Marcelo Maranhão, Marcos Delli, Ivis Giorgio, Lopes Neto e  Nilson Dantas dividem espaço ao lado de profissionais renomados como Rodrigo Alves, Carlos Santa Rosa Castim, Fernando Pimenta, Ricardo Sobral, José Pegado do Nascimento, Heriberto Bezerra Junior, entre outros.

“Ao longo da minha campanha tenho dito que vou abrir as portas da OAB para os jovens advogados. Já comecei a fazê-lo a partir da composição da nossa chapa”, disse o candidato.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 17/10/2012 - 23:53h

Pensando bem…

“Se tiveres a impressão que estás pequeno demais para poder mudar alguma coisa neste mundo, tenta dormir com um mosquito e….verás qual dos dois impede o outro de dormir.”

Dalai Lama

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 17/10/2012 - 13:36h
Miguel Mossoró

O “santo” que não faz milagre nas urnas caseiras

Na política, nem todo dia é ‘dia de índio’.

Veja o exemplo de Miguel Mossoró.

Candidato a prefeito do Natal, empinado por estudantes – sob uma visão meio anárquica da política na capital -, ele passou dos 65 mil votos a prefeito em 2004.

Em 2012, de volta à sua terra natal, Mossoró, foi candidato a vereador e não deu o ar de sua graça nas urnas.

Miguel, no PTC, obteve apenas 157 votos.

Isso mesmo: 157 votos.

Poder-se-ia afirmar que “santo de casa não faz milagre”?

O caso não é de falta de milagre. É falta de votos.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 17/10/2012 - 10:44h
Rumo a 2014

A lógica da “não-neutralidade” de Rosalba em Natal

A anunciada postura de “neutralidade” da governadora Rosalba Ciarlini (DEM),  em Natal, neste segundo turno eleitoral, é pura balela. Ela não pode ser indiferente ao pleito.

É uma questão de sobrevivência política.

Natal e seu “efeito tambor” são decisivos para o futuro da governadora, no seu projeto de reeleição no ano de 2014.

A vitória do seu grupo em Mossoró manteve acesa a chama da reeleição e um triunfo de Hermano Morais na capital fecha os dois maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte em seu entorno.

Em 2002, Wilma de Faria (PSB) ousou ao deixar a Prefeitura do Natal para ser candidata a governador.

Sua estratégia era vencer com larga folga na Grande Natal, para tirar a diferença de previsíveis derrotas nos rincões (currais eleitorais) e outros municípios no interior do estado, que estariam favoráveis aos adversários Fernando Freire (PMDB) e Fernando Bezerra (PTB).

Acertou em cheio.

Rosalba trabalha para ter uma maioria avassaladora em Mossoró em 2014, que quebre o prejuízo iminente na capital e arrabaldes. Se Hermano Morais vencer, essa desvantagem poderá ser atenuada ainda mais até a campanha daquele ano.

Elementar, meu caro Watson.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quarta-feira - 17/10/2012 - 09:12h
Natal

As cenas do segundo turno após o Ibope

A pesquisa Ibope que deverá ser divulgada amanhã (quinta-feira, 18), sobre o segundo turno das eleições natalenses, dirá muito quanto ao conteúdo e formato das campanhas até o final.

O quase inaudível Hermano Morais (PMDB) tem-se mantido uma brisa, mas a artilharia pesada contra o adversário aumenta gradativamente nos seus programas.

Já Carlos Eduardo Alves (PDT) tem conseguido controlar sua verborragia até aqui, sem descuidar da tentativa de descontrução política do contendor.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

E os números do Ibope!

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 17/10/2012 - 08:30h
Impossível?

Futebol, a metáfora da vida

Futebol é realmente um esporte fantástico. Costumo dizer que é uma metáfora da vida.

Nele há uma reprodução do que é nossa vida fora do estádio.

Perder, ganhar. Aprender.

Ontem, por exemplo, o improvável aconteceu. A poderosa Alemanha vencia a Suécia por 4 x 0 jogando em casa.

Nos minutos finais, a Suécia empatou o placar em 4 x 4.

Impossível? Quem conhece seus próprios limites?

Chegamos ao teto de nossas possibilidades ou paramos de sonhar e acreditar?

Desistir, jamais!

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Opinião da Coluna do Herzog
quarta-feira - 17/10/2012 - 06:45h
Valor é de R$ 1 milhão

Justiça do Trabalho condena Del Monte por dano moral

A juíza do Trabalho Aline Fabiana Campos Pereira, da Vara do Trabalho de Assu, condenou a empresa de fruticultura Del Monte Fresh Producer a pagar indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo.

Segundo a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em 2010, a Del Monte Producer estaria causando graves danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Inspeções realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, ao longo de doze anos, comprovou uma série de irregularidades na produção de bananas, realizada pela empresa norte-americana na região do Vale do Assu.

Entre as principais infrações destacam-se a realização de jornadas excessivas de até 15 horas diárias e a existência de condições de trabalho insalubres, inclusive com exposição dos trabalhadores a agrotóxicos sem uso do equipamento de proteção adequado.

A indenização deve ser revertida em favor de instituição filantrópica.

Com informações da Justiça do Trabalho.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 17/10/2012 - 06:41h
Mobilização

Centro Feminista organiza Marcha das Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) realiza sua plenária estadual nesta quarta-feira (17), na sede do Centro Feminista 8 de Março, de 8h30 à 12h. A plenária é marcada pelo dia Internacional de Combate a Pobreza e a Violência Sexista e faz parte da agenda de lutas do movimento.

A plenária discutirá três pontos importantes que fazem parte da agenda nacional e internacional da MMM, sendo eles: Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC que ocorrerá no dia 17 a 20/11/2012 em Brasília; Fórum Social Mundial Palestina Livre que será realizado na data 28/11 à 01/12/2012 na cidade de Porto Alegre; e 24 horas de ação feminista em todo mundo da Marcha Mundial das Mulheres marcado para o dia 10/12 em vários países ao redor do globo.

Participarão da atividade mulheres rurais e urbanas da cidade de Mossoró e de vários municípios do Estado como Upanema, Apodi, Baraúnas, Campo Grande, São Miguel do Gostoso e Assú, entre outros. Também estarão presentes representantes de diversas entidades e sindicatos.

Com informações do Centro Feminista 8 de Março.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 17/10/2012 - 06:02h
Segundo turno

Ex-ministro pede apoio do DEM para PSB

O senador José Agripino (DEM) recebeu nesta terça-feira (16), em seu gabinete em Brasília, o ex-deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes, do PSB cearense.

Acompanhado de outros parlamentares federais de sua legenda, Ciro Gomes conversou com o presidente nacional do Democratas sobre possível aliança para o 2º turno na capital cearense.

O DEM participou do 1º turno das eleições na capital cearense com a candidatura do ex-deputado federal Moroni Torgan à prefeitura. Moroni teve no 1º turno das eleições 2012, 172.002 votos (13,75% dos votos válidos na capital cearense).

Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) disputam o segundo turno em Fortaleza. Elmano foi o mais votado no primeiro turno.

O PSB investe todas as suas “fichas” na candidatura de Cláudio. O governador Cid Gomes (PSB) é irmão de Ciro, e trava duelo à parte em Fortaleza com a prefeita petista Luizianne Lins.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.