sábado - 13/10/2012 - 08:03h
Alex Moacir

Uma pausa antes da estreia na Câmara de Mossoró

Topo na corrida eleitoral à Câmara de Mossoró, o ex-secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Mossoró, Alex Moacir (PMDB), recarrega as energias.

Foram 4.701 votos, ou seja, 3,42 pontos percentuais de votos válidos em sua estreia nas urnas no último dia 7. Por enquanto, o período pós-eleitoral é de descanso. Por enquanto, claro.

Em conversa com o Blog, ele fala desse verdadeiro rally à vitória e preliminarmente quanto ao próprio trabalho na legislatura que terá início em 2013.

Depois o Blog veicula postagem com esse conteúdo.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Política
sábado - 13/10/2012 - 07:11h
Amanda Gurgel

Campeã de votos avisa que não haverá postura submissa

A vereadora eleita do Natal, Amanda Gurgel (PSTU),  disse que a Frente de Esquerda será independente e autônoma em relação ao futuro prefeito de Natal, seja quem for o vencedor no segundo turno.

“De um modo geral existe uma postura de submissão das maiores bancadas e da maioria dos mandatos em relação ao poder executivo e isso não vai acontecer no nosso mandato”, declarou Amanda em entrevista ao jornal Nasemana, a revista semanal do portal Nominuto.

Amanda Gurgel fala também da surpresa que teve ao obter votação histórica no último domingo (7). “No Rio Grande do Norte nunca teve uma votação tão expressiva para vereador”, disse sem esconder o orgulho.

Ela obteve quase 33 mil votos a vereador (32.819), um recorde na capital. Anteriormente, a melhor marca fora de Paulo Wagner (PV) em 2008, com 14.440 votos. Paulo, em 2010, acabou eleito à Câmara Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 12/10/2012 - 23:59h

Pensando bem…

“Regras não são necessariamente sagradas, princípios sim.”

Franklin Delano Roosevelt

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 12/10/2012 - 11:52h
Lei da Ficha Limpa

Barrados recebem mais de 3,4 milhões de votos

Mesmo concorrendo com o registro negado pela Lei da Ficha Limpa e outros problemas, como falta de documentos e atraso em pagamento de multas, quase 6 mil candidatos receberam 3,4 milhões de votos nas eleições de domingo passado.

Levantamento do Congresso em Foco baseado em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que boa parte dos candidatos barrados por decisões judiciais ainda estão sub júdice, esperando a análise de um recurso para reverter a decisão inicial.

Veja AQUI a lista de todos os barrados no país.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 12/10/2012 - 10:27h
Pau dos Ferros

A vitória de Leonardo Rego nas mãos de Fabrício

Quem venceu as eleições municipais de Pau dos Ferros, este ano? Dou-lhe uma… dou-lhe duas… dou-lhe três.

Qual a resposta correta?

Leonardo Rego (DEM). O prefeito Leonardo Rego é o maior vencedor do pleito municipal de sua terra, que governa pela segunda vez consecutiva.

Ele chancelou a candidatura do seu vice, Fabrício Torquato (DEM), viabilizando-o para substitui-lo nos próximos quatro anos no mais alto cargo público do mais importante município do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A vitória direta de Fabrício, filho da ex-vice-prefeita Maria Rego (DEM), desenhou-se bem antes, a partir do momento em que ele migrou do PMDB para o partido de Leonardo, encontrando amplo respaldo para superar  um adversário que se mostrou competitivo, o médico Bráulio Figueiredo (PMDB).

Fabrício Torquato e Leonardo Rego fazem governo de continuidade a partir de 2013 (Política Pauferrense)

Fabrício tem débito considerável com Leonardo, o maior eleitor do município, com índice de aprovação de governo superior aos 70 pontos percentuais, um desempenho extretamente difícil de ser alcançado.

Bráulio não tem do que reclamar. Entrou na disputa em face da inviabilidade legal do seu pai – ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB) – concorrer à prefeitura. Sua performance o habilitou a outras lutas políticas, não obstante a derrota.

Responsabilidade

Quanto a Fabrício, a sua responsabilidade é enorme. Recebe o bônus de uma gestão bem-avaliada, mas com o ônus de não deixar a “peteca” cair.

Leonardo, com o êxito de sua administração e a eleição de Fabrício, confirma seu papel de maior liderança contemporânea do município. Obteve a vitória com identidade própria, mantendo até mesmo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à distância de Pau dos Ferros, sua aliada, devido baixíssima avaliação de governo.

A estratégia o ajudou sobremodo.

O candidato governista teve 9.257 votos (55,41%), contra 7.450 (44,59) do oposicionista. Uma vantagem de 1.807 votos.

A poucas semanas das eleições, uma pesquisa do Instituto Consult apontava essa tendência (Fabrício Torquato (DEM) – 51,11%; Bráulio Figueiredo (PMDB) – 41,11%). Veja AQUI.

Indiretamente, Leonardo devolve ao ex-prefeito Nilton Figueiredo derrota acachapante sofrida por seu pai – deputado estadual Getúlio Rego (DEM) – à Prefeitura de Pau dos Ferros, nas eleições de 2000.

Àquele ano, Nilton e Maria Rego (mãe de Fabrício) derrotaram Getúlio à prefeitura com mais de 2 mil votos de maioria.

Pau dos Ferros, de calor sempre escaldante e gente acolhedora, continua dividida em dois blocos. Mas o futuro pertence à sua juventude política.

Zelem a boa terra.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sexta-feira - 12/10/2012 - 09:50h
Neto da Emater

Um nome que se firma como liderança na serra

Quem aí conhece o senhor Manoel de Feitas Neto? E o senhor “Neto da Emater”, do PP, novamente prefeito de Portalegre?

Neto levanta bandeira popular que o faz líder maior (Blog Dito Bendito)

Ele é uma liderança que parece ter surgido do nada. Mas não é bem assim. Nas eleições deste ano, reafirmou seu prestígio na serra, com outra vitória contra o tradicional grupo familiar Rego. Derrotou o engenheiro civil José Augusto Rego (DEM).

O engenheiro agrônomo Neto, que carrega no sobrenome política o vínculo profissional com a autarquia estadual, se transformou no maior líder político contemporânea de Portalegre, repetindo vitórias contra seus adversários.

Neste ano, outra vez não deixou por menos. Obteve 2.951 votos (53,96%), enquanto José Augusto somou 2.518 (46,04%).

Em números de votos, ele elevou-se com 433 votos a mais do que José Augusto, que representaram 7,92 pontos percentuais de sobra.

Neto da Emater tem pela frente o desafio de investir sobretudo no bom aproveitamento de recursos naturais do município, via turismo sustentável, somando esforços em parcerias que podem fortalecer essa vocação de Portalegre.

Do ponto de vista político, continuará com o clâ Rego como seu principal adversário. A bipolarização que ele puxou para si promete ter sequência, numa luta pelo poder que bem caracteriza nossa cultura política.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 12/10/2012 - 08:44h
Naldinho

Tibau tenta mudar seu “flagelo” com novo prefeito

Pertencente à microrregião de Mossoró no chamado polo Costra Branca, a cidade-praia de Tibau passará a ter um novo prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013. Trata-se do a reia-branquense Josinaldo Marcos de Souza (PSD), o “Naldinho”.

Sua vitória no dia 7 de outubro foi retumbante, para não deixar dúvidas quanto ao desejo de Tibau em tentar sair da maldição em que está metida desde sua emancipação no final dos anos 90.

De lá para cá, em vez de prefeitos o municípo teve flagelos humanos que a mantiveram em situação de permanente calamidade, sem um perfil mínimo de organização administrativa e serviços básicos à população.

Naldinho venceu o prefeito Rafael Freire (PMDB), filho do ex-prefeito e primeiro prefeito do município Sidrônio Freire, com 2.036 votos (56,17%). O adversário direto alcançou 1.535 (42,34%).

Teve maioria de 13,83% dos votos válidos, ou seja, 501 votos a mais do que o principal adversário.

O terceiro colocado foi o médico Divanir Costa (PV), que empalmou tão somente 54 votos (1,49%).

Nota do Blog – Diante do sucateamento da prefeitura que mantém servidores em atraso salarial, consideráveis dívidas com fornecedores e prestadores de serviço, além de não possuir certidões federais em dia, Naldinho terá uma tarefa extremamente difícil pela frente.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sexta-feira - 12/10/2012 - 08:14h
De novo

Severiano Melo segue tradição de disputa cara e acirrada

O município de Severiano Melo, localizado na microrregião de Pau dos Ferros, viveu este ano mais uma acirrada disputa municipal. Quem levou a melhor foi o médico Dagoberto Bessa (PSD), nascido em Taboleiro Grande-RN.

Ele superou Raimundo Alves (DEM).

Com apenas 7.347 eleitores aptos, Severiano Melo tem tradição de disputas apertadas e extremamente caras. Este ano não foi diferente. Comenta-se que houve candidatura que enterrou mais de R$ 3 milhões na contenda.

Dagoberto foi eleito com 3.226 (53,26%) votos, contra 2.866 (46,74%) de Raimundo Alves.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 12/10/2012 - 08:04h
Natal

PT crava apoio a Carlos Eduardo Alves

O PT do Natal vai cravar apoio, no segundo turno das eleições 2012, na opção Carlos Eduardo Alves (PDT). O pedetista concorre contra o deputado estadual Hermano Morais (PMDB).

A decisão saiu à noite dessa quinta-feira (11) no Hotel Monza (Natal), quando o Diretório Municipal do PT deixou claro que o apoio não significa alinhamento com a futura administração ou qualquer tipo de troca.

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves deve ser comunicado oficialmente da posição do PT.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sexta-feira - 12/10/2012 - 07:38h
Às crianças

Os meninos cresceram, foi?

Ao telefone, pergunto: “Cadê os meninos?”

Nem percebo: eles cresceram. São timoneiros da própria vida.

Mas mesmo assim, meninos. São meninos.

As crianças pichototinhas estão esticadas, situadas como gente adulta nesse mundo que herdam de nós, repleto de novidades, mas cheio de armadilhas.

Ainda estão sob minha proteção, mesmo que não percebam. Cuido delas, compartilho de seus sonhos, norteio seus passos, sou leão-de-chácara e também menino.

O que desejo de verdade, como antes, lá bem atrás no tempo, é que sejam felizes.

Os meninos cresceram, foi?

Brincadeira. Quem disse que filhos crescem? Continuam nossos pequeninos.

O que seria de mim se eles crescessem? Continuo um Gullliver, no meio daquela algazarra na ilha de Lilliput.

* Minha homenagem a todas as crianças em seu dia, que se renova a cada dia, à eternidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 11/10/2012 - 23:57h

Pensando bem…

“Nada é tão fácil que, feito de má vontade, não se torne difícil.”

Terêncio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 11/10/2012 - 08:33h
Carlos Eduardo Alves

À espera do apoio do PT em Natal

Com o PSDB a caminho de apoio à candidatura do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), no segundo turno das eleições do Natal, o PT já sabe onde não estará. Não estará com Hermano.

Mas o agravante não é o PSDB do ex-candidato a prefeito e deputado federal Rogério Marinho.

O DEM do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) também estarão no palanque de Morais.

Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-prefeito que tenta retornar à prefeitura, aguarda o anúncio oficial do apoio.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 11/10/2012 - 08:14h
Ivan Júnior

A “criatura” ganha força no município do Assu

Assu passa a ter um novo desenho em sua política, a partir da vitória do prefeito Ivan Júnior (PP), para novo mandato municipal, ocorrido domingo (7). Seu triunfo foi avassalador e inequívoco.

Ivan venceu em 95 por cento das urnas e com 65,62 pontos percentuais dos votos válidos, deixando seu adversário e herdeiro do clã Montenegro-Soares, deputado estadual George Soares (PR), com escassos 34,38 pontos percentuais.

O prefeito reeleito obteve quase o dobro dos votos de seu contendor, filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Ronaldo Soares (PR).

Enquanto George obtinha 11.542 votos, Ivan alcançava 22.025 votos.

Esse enredo político repete a narrativa da criatura que se volta contra o criador, como no romance de Mary Shelley (“Frankstein”). Ivan é a criatura nascida do laboratório do ex-prefeito Ronaldo Soares, o maior derrotado nesse pleito.

O prefeito passa a ser, também, uma ameaça iminente à própria continuidade do esquema de Ronaldo, com a possibilidade de se candidatar a deputado estadual em 2014, atingindo mortalmente George.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 11/10/2012 - 06:55h
Tributação

Governo do RN garante parcelamento de débitos

A partir do Decreto Nº 22.996 – publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 26 de setembro –, o Governo do RN está possibilitando o parcelamento de débitos objeto de denúncia espontânea ou devidos por antecipação tributária sem encerramento de fase.

A medida, assinada pela governadora Rosalba Ciarlini, visa facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelo contribuinte. Atualmente, para parcelar um débito é preciso esperar 60 dias a partir da data do vencimento. Com o Decreto, os débitos vencidos até 19 de setembro deste ano poderão ser parcelados até o final de novembro.

Com a publicação deste Decreto, o Governo do Estado abre uma janela de oportunidade para os contribuintes que possuem débitos de ICMS vencidos há menos de 60 dias, para que possam regularizar sua situação e usufruir dos benefícios concedidos aos contribuintes que estão em dia.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 10/10/2012 - 23:57h

Pensando bem…

“O segredo da felicidade? Apreciar os pequenos prazeres…”

Samuel Smiles

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 10/10/2012 - 18:17h
Futuro

Prefeito pode ser nome a deputado federal

Do Blog Jean Carlos

Informações chegadas ao blog dão conta de que o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, convidou o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2014.

Por telefone, o senador Agripino teria dito a Leonardo que o seu nome aparecia como um dos melhores do DEM para disputar qualquer cargo eletivo.

Na conversa, o senador foi mais além e disse a Leonardo que o mesmo poderia vir a disputar, ainda, a eleição para o Senado Federal com o apoio dele, de Rosalba e de todo o grupo situacionista.

Em contato com o blog, o prefeito Leonardo Rego confirmou a conversa com o senador Agripino, mas disse que ainda é cedo para externar o seu interesse na disputa por algum cargo em 2014.

“Conversei com o senador Agripino e ele me parabenizou pelo resultado alcançado em Pau dos Ferros. Agripino disse ainda que o meu nome e o da prefeita eleita de Mossoró, Cláudio Regina eram verdadeiros expoentes na política do Rio Grande do Norte.

Fiquei lisonjeado e disse a ele que estou pronto para servir ao meu partido, ao nosso povo e ao Rio Grande do Norte”, afirmou Leonardo ao blog.

O certo é que dificilmente Leonardo Rego disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, vez que o seu pai, deputado Getúlio Rego (DEM), é quem deve buscar a renovação do mandato.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 10/10/2012 - 17:10h
Segundo turno

Dúvidas do PT e a sombra do comando nacional

Dirigentes do PT no Rio Grande do Norte garantem que a posição do partido, no segundo turno das eleições do Natal, não terá interveniência da cúpula partidária nacional.

O PT não consegui levar o deputado estadual Fernando Mineiro ao segundo turno. É cortejado pelos dois concorrentes que chegaram a essa fase: Carlos Eduardo Alves (PDT) e deputado estadual Hermano Morais (PMDB).

Além dessas opções, há hipótese de neutralidade.

Porém, depois que o comando nacional partidário interveio na sucessão mossoroense, contrariando decisão de candidatura própria nas eleições deste ano, quem acredita em “autonomia” do PT potiguar?

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quarta-feira - 10/10/2012 - 16:41h
Formação

Chapa vai concorrer à OAB de Mossoró

Uma chapa alternativa ao grupo hegemônico na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Mossoró, vive fase embrionária.

Os advogados Aurino Carlos e Thiago Rego devem ser candidatos a presidente e vice da Subseccional da OAB mossoroense.

As eleições vão acontecer no dia 19 de novembro.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 10/10/2012 - 10:52h
Povo mais atento

Taxa de reeleição de prefeitos é a mais baixa desde 2000

Do Blog de José Roberto de Toledo (O Estado de São Paulo)

A taxa de reeleição dos prefeitos caiu para o nível mais baixo desde 2000, quando a disputa por um segundo mandato passou a valer pela primeira vez. Em 2012, 55% dos prefeitos que tentaram se reeleger conseguiram se manter no cargo, abaixo da taxa de 2008, de 65%.

Em 2004 e 2000, as taxas foram de 58%. No total, são 1510 reeleitos e 14 prefeitos classificados para o segundo turno em 2012. O percentual de renovação no comando das cidades também foi mais alto que nas últimas eleições municipais.

Em 73% dos municípios, os eleitos não ocupam o cargo atualmente. Em 2008, a renovação foi de 60%.

O levantamento foi feito pelo Estadão Dados comparando o resultado do primeiro turno com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os candidatos à reeleição.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quarta-feira - 10/10/2012 - 09:49h
RN

Novas eleições podem ocorrer em quatro municípios

Do Blog Panorama Político

Em quatro municípios do Rio Grande do Norte o resultado do pleito 2012 poderá ter mudanças. Em Serra do Mel, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos e Galinhos os candidatos que tiveram o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral e aguardam agora o julgamento do recurso no Tribunal Superior Eleitoral obtiveram mais votos do que os prefeitos identificados como eleitos no site da Justiça Eleitoral.

No sistema oficial do TSE, os votos dos prefeitáveis com registros indeferidos foram considerados nulos. No entanto, ontem o Tribunal divulgou a votação desses candidatos, foi quando ocorreu a revelação de, caso os prefeitáveis consigam rever a negativa do registro no TSE, o resultado final do pleito terá mudança.

Em Serra do Mel, o candidato a prefeito impugnado Manoel Cândido (PT) obteve 4.049, contra 3.926 de Irmã Lúcia (PMDB), que foi declarada vencedora. Em Barcelona, Carlos Zamith (PMDB) conseguiu 2.048 votos contra 1.748 de Dr. Raroldo (PR). Em Caiçara do Rio dos Ventos, a soma dos votos do candidato impugnado Felipe Muller (PP) foi de 1.688, enquanto Etinho (PMDB) somou 1.402.

Já em Galinhos, a disputa envolveu uma diferença de um voto para determinar a maioria absoluta do eleitorado. A candidata impugnada Joseneide Cunha, a Neidinha (PSD), obteve 946 votos. Eliete Pindô (DEM), conhecida como Elita, teve 845, enquanto Aluísio Oliveira (PMN) conseguiu 100 votos. Por um voto, Neidinha teve mais que 50% dos votos válidos e, com isso, as únicas possibilidades que existem em Galinhos são de vitória de Neidinha, caso a Justiça Eleitoral defira a candidatura, ou a realização de nova eleição.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 10/10/2012 - 08:09h
Pauta ampla

Para melhor entender os números e a campanha 2012

O Blog vai produzir matérias especiais durante vários dias, tentando mostrar os mais variados ângulos das eleições municipais no Rio Grande do Norte.

É um trabalho complexo e feito por uma redação inteira: eu.

Portanto, paciência.

Aos poucos a gente postará esse material. O intuito é enriquecer ao máximo o conhecimento e o entendimento dos números desse pleito em 167 municípios, desdobramentos para 2014 etc.

Nesse rol, histórias fascinantes, outras tidas como importantes e o lúdico, interessante etc. E, claro, bastidores, assuntos ou certas informações que não chegaram à superfície dos acontecimentos.

A pauta é livre.

Nota do Blog – Daqui a pouco rumo para Natal, numa viagem que deve ser rápida.

Vou tratar de questões de saúde de um filho.

Nesse ínterim, vou encontrar espaço para postar mais novidades.

Aguente aí!

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quarta-feira - 10/10/2012 - 07:53h
Mensalão

José Dirceu recebe sua primeira condenação

Do portal g1

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — seis votos a dois — condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por um dos crimes de que é acusado, corrupção ativa. Também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o grupo de Marcos Valério.

Com a conclusão do julgamento do item sobre corrupção ativa, o Supremo terá analisado cinco dos oito tópicos da denúncia da Procuradoria Geral da República, restando apenas lavagem de dinheiro por parte do PT, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Ao todo, 25 dos 37 réus do processo do mensalão já sofreram condenações na análise de cinco itens: desvio de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção entre partidos da base e corrupção ativa – veja como cada ministro votou sobre cada réu. As penas para os condenados só serão definidas ao final do julgamento.

Até a sessão desta terça (9), foram inocentados cinco réus pelo conjunto dos ministros do Supremo: os ex-ministros Luiz Gushiken e Anderson Adauto, o ex-assessor do extinto PL Antônio Lamas, além da ex-funcionária de Valério Geiza Dias e da ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, que ainda serão julgadas por outros crimes.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.