sexta-feira - 17/05/2013 - 16:58h
Estado

Grevistas terão ponto cortado, ordena Rosalba

Do portal G1

Por recomendação da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Antônio Alber da Nóbrega, expediu nessa quinta-feira (16) um ofício a todos os secretários do Estado para cortar o ponto de todos os servidores da administração direta e indireta que fizerem greve de agora em diante.

A confirmação foi dada pelo secretário estadual de Comunicação Social, Edílson Braga.

Como a folha de pessoal de maio será fechada na próxima segunda-feira (20), não haverá tempo para a medida do governo ser cumprida no pagamento deste mês.

No caso dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), que estão em greve desde o início da semana, a medida não terá efeito para este mês.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 17/05/2013 - 15:45h
RN Sem Sorte

Polícia Civil esvaziada exige paciência de vítimas

Realidade do esvaziamento da Polícia Civil no Rio Grande do Norte, que não tem número suficiente de delegados, agentes e escrivães:

Uma pessoa foi assaltada ao final da manhã de hoje em Mossoró. Precisou fazer Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR), localizada no Abolição IV.

Mas o BO não pode ser feito, no início da tarde, porque o agente presente à delegacia estava custodiando um preso.

A vítima foi aconselhada a voltar noutro horário. “Depois das 14h”, recomendou.

Além da subtração de bens, humilhação e terror impostos no roubo, ainda é preciso paciência para conviver com esse tipo de situação.

Pobre RN Sem Sorte.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 17/05/2013 - 12:38h
Fatos e Gente

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

"Pirata" recebe justa homenagem amanhã

O professor e advogado Alcides Júnior, nosso querido “Pirata“, será homenageado às 20h desse sábado (18) no Thermas Hotel e Resort (Mossoró) pela Federação Norte-riograndense de Voleibol FNV), por sua contribuição ao esporte no estado. Esse cara tem história como atleta, professor e técnico com atuações no Rio Grande do Norte e competições nacionais.

No próximo dia 6 de junho às 20h, no Memorial da Resistência (Mossoró), haverá o I Pré-São João com comida típica, pau-de-arara-elétrico e muito forró. A festa será uma verdadeira prévia do Mossoró Cidade Junina, garante um de seus promotores, Kléber Azevedo. Eis a programação: às 20hs show com o Forró Se Avexe Não (Memorial da Resistência); às 22hs o super Paredão Viúva Negra com o DJ Bruninho sairá pelo corredor cultural; à meia-noite, show da banda Forró dos 3 no Memorial da Resistência.

No próximo dia 28 de maio teremos o “Chá Colonial“, promoção sempre vitoriosa do repórter social Walterlin Lopes. Começará às 19h30, no Requinte Buffet. Sucesso, meu caro.

A 13ª Festas dos Destaques – Edição 2013 – será no Clube AABB, em Pau dos Ferros, dia 1º de junho vindouro, a partir de 22h30, com animação da Banda Radiola Clube de Mossoró. Detalhes quanto ao evento ainda vão ser divulgados por seu promotor, Lisboa Batista. Sucesso, meu querido. E conte com este espaço à divulgação.

O Teatro Riachuelo será palco do evento Noivas de Maio – maior evento de produtos e serviços para casamentos e festas do Nordeste – que acontece no dia 21 de maio (terça-feira), das 10 às 22h. Dentro da programação de expositores do evento, nomes que são destaque na produção de noivas e casamentos. O evento tem organização da promoter Fafá Medeiros. Ingressos para o evento podem ser adquiridos na bilheteria do próprio teatro. Informações: 9421-0777 / 9921-5473 / 8863-8063.

O programa A Luz, realizado pela Diocese de Mossoró, tem novo dia e horário. Ele estará sendo exibido pela TCM – Canal 10 toda segunda-feira, a partir das 17 horas. O apresentador e Vigário Geral, padre Flávio Augusto, estará ao vivo com uma reflexão sobre o evangelho, entrevista, música religiosa, dicas de livros e, claro, muitos informes sobre a Igreja no mundo e também na Diocese. O programa também contará com a participação de padre Ricardo Rubens e da jornalista Valéria Bulcão.

Padre Flávio (à esquerda) apresenta o programa de TV

A Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, bairro Santo Antônio, em Mossoró, retomou ritmo normal de aulas na quarta-feira (15), após ser fechada sob temor de violência. Mas na reestreia, a bala comeu solta em suas proximidades. A área é extremamente delicada, marcada por briga entre quadrilhas de traficantes/assaltantes.

Neste final de semana os sócios com cartão passaporte, hóspedes e passantes do Thermas Hotel e Resort vão poder acompanhar mais um grande evento esportivo: a 4ª Etapa do Circuito Norte-Riograndense de Vôlei de Praia – que acontece nos dias 17 (hoje), 18 e 19, e contará com a presença de 53 duplas, sendo 37 no masculino e 16 no feminino, um recorde, segundo os organizadores do evento. O destaque da competição é o atleta da seleção brasileira Indoor e campeão Sul-Americano Michel Barreto, que participará dos jogos.

O radialista e editor da revista esportiva “A Bola”, Diassis Linhares, organiza Um tremendo encontro musical para o dia 1º de junho (um sábado), no Oba Restaurante (Mossoró). Ele vai juntar Os Tremendões (Mossoró), Infla 6 (Mossoró) e Tremendão (Fortaleza-CE) para uma noitada que vai começar às 20h. Compre sua mesa ou senha individual através desses números: (84) 8770- 6748 e 9903-1006. Arrume uma mesa para mim, na turma do gargarejo, no pé do palco, meu caro amigo.

Mossoró terá o Dia Municipal de Combate à Homofobia e à Discriminação Sexual. O dia 17 de maio é a data escolhida, a partir de proposição feita pelo vereador Lahyrinho Rosado (PSB) na Câmara de Mossoró, com aprovação unânime. O Projeto de Lei também dispõe sobre a promoção de atividades e de campanhas locais que visem um debate transparente e consciente dessa temática, incluindo atividades nas escolas do Município. Foi aprovado no plenário na última quarta-feira (15).

Obrigado a leitura deste Blog a Juvenal Silva (Caicó), Maria Eduarda (Macau) e Gracinha Lima (Natal).

O jornalista Tuca Viegas organiza e promove o I Salão Imobiliário de Mossoró (SIM) desde ontem (quinta-feira, 16), no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (Expocenter) – Mossoró. Vai até o dia 19 (domingo), com 90 estandes e acesso ao público entre 14 e 22 horas. Empresas do setor de arquitetura, design, automação residencial e segmentos relacionados ao ramo imobiliário expõem seus produtos e serviços.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 16/05/2013 - 23:54h

Pensando bem…

“O que amas de verdade é tua herança verdadeira/ O que amas de verdade não te será arrancado.”

Ezra Pound

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 16/05/2013 - 22:05h
Estrangeiros

Revalidação de diploma para médico mexe com Senado

Foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, nesta semana, a exigência para que médicos de outros países passem pela revalidação de diplomas expedidos por universidades estrangeiras.

O projeto de lei (PLS 138/12), de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), visa medir o conhecimento, as habilidades e competência para o exercício profissional no Brasil, considerando-se as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto propõe exigências equivalentes às mesmas que são impostas aos médicos brasileiros que, por ventura, pretendem trabalhar em outros países. Uma vez aprovada a Lei, o objetivo é transformar em lei a portaria do ministério da Educação que institui o “Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos”, conhecido como “Revalida”, o qual inclui provas de conhecimento teórico e prático, com provas de habilidades clínicas.

Audiência pública

O Revalida para médicos estrangeiros deverá ser instituído pela União, juntamente com a colaboração de universidades públicas e  do Conselho Federal de Medicina. Poderão candidatar-se os portadores de diplomas de medicina expedidos no exterior, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ou órgão correspondente.

O projeto foi aprovado pelos senadores no momento em que o presidente da CAS está propondo o aprofundamento do debate sobre a contratação de médicos estrangeiros pelo Governo brasileiro. Mesmo com a aprovação, o presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS) anunciou que colegiado vai realizar audiência pública sobre o tema, para ouvir os ministros da Saúde e da Educação, além de entidades representativas do setor.

Com informações do Senado e Assessoria de Paulo Davim.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
quinta-feira - 16/05/2013 - 20:25h
Incentivo

Bolsa Família faz alunos do Nordeste se destacarem

Por Mariana Torkania (Agência Brasil/UOL)

Estudantes beneficiados pelo programa governamental Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste têm rendimento melhor do que a média brasileira no ensino médio das escolas públicas. A taxa de aprovação desses alunos é de 82,3% no Norte e de 82,7% no Nordeste, enquanto a taxa brasileira é 75,2%.

Os números foram feitos com o cruzamento de dados de 2011 do MEC (Ministério da Educação) e do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e apresentados hoje (16) pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

“Os mais pobres tiveram um desempenho melhor do que a média”, constata Tereza Campello. “Não só conseguimos garantir que essas crianças não saiam mais da escola, mas conseguimos garantir que elas consigam ir melhor na escola”.

Ganho

Ela atribui o rendimento ao fato de que os estudantes beneficiados pelo programa não podem ter uma taxa de frequência inferior a 85%. Para os demais alunos, a taxa é 75%.

“Além disso, esses estudantes são superestimulados, as famílias entendem que é um ganho muito grande”, diz a ministra.

No Brasil, esses estudantes também se destacam.  A taxa de abandono escolar brasileira no ensino médio era de 10,8% em 2011, mas entre os alunos beneficiados pelo Bolsa Família, a taxa foi de 7,1%. A taxa de aprovação entre os beneficiados foi de 79,9% em comparação à taxa nacional de 75,2%.

Veja matéria completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 16/05/2013 - 19:25h
São Gonçalo

Juiz rejeita pedido para paralisar obra de aeroporto

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte negou o pedido de liminar para paralisar as obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A decisão foi do Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira, titular da 4ª Vara Federal.

Ele considerou que não havia elementos para conceder a liminar, requerida através de ação popular que denunciou supostas irregularidades nas desapropriações realizadas na área do aeroporto.

“No caso concreto, os elementos trazidos aos autos não conferem a necessária verossimilhança aos fatos narrados na inicial”, escreveu o magistrado. Ele observou que, nesta primeira análise, as desapropriações se configuram ato jurídico perfeito. “Entendo por ora, e considerando os elementos dos autos, tratar-se de ato jurídico perfeito, não sendo o caso de anulação de tais atos expropriatórios, muito menos da ação que corre junto à Comarca de São Gonçalo do Amarante, na qual são discutidos – tão somente – os valores das indenizações devidas aos antigos proprietários da área destinada ao equipamento sob exame”, analisou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Justiça Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 16/05/2013 - 19:04h
Mossoró

Profissionais da Saúde farão protesto nessa sexta-feira

Profissionais da saúde promovem nesta sexta-feira (17), ato de protesto contra a prefeitura de Mossoró pelo não-atendimento às suas reivindicações, tais como melhores condições de trabalho e pagamento de gratificações.

A atividade marca na cidade o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que transcorre nesta sábado em todo o país.

De acordo com Adalmar Vieira, pedagogia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), o Dia Nacional de Luta Antimanicomial reforça o modelo de atendimento de saúde mental através dos Caps´s e condena a política de saúde mental baseada em internamentos.

“Esse modelo de internamentos, de aprisionamento, está ultrapassado. Precisamos lutar para reforçar o atendimento via Caps”, destaca Adalmar Vieira.

Segundo a pedagoga, o protesto de hoje terá início às 8h, em frente ao Caps II (localizado na avenida Alberto Maranhão, próximo à Igreja do Alto da Conceição), descerá pela Alberto Maranhão, passará pela Coronel Gurgel, praça Bento Praxedes e será encerrado em frente ao Palácio da Resistência, sede da prefeitura.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 16/05/2013 - 18:21h
Banco Mundial

Governo Rosalba aguarda aprovação de US$ 540 milhões

Até o final deste mês, a Presidência da República remeterá para análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, o acordo de empréstimo entre o Banco Mundial e o Governo do Rio Grande do Norte. A pauta foi decidida na tarde desta quinta-feira (16).

Os entendimentos ocorreram após uma reunião, em Brasília, entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetsel, o secretário de Estado Planejamento e das Finanças do RN, Obery Rodrigues, e o deputado Federal Betinho Rosado (DEM).

Seplan

A governadora participou também do encerramento da reunião final de negociação das cláusulas contratuais do Projeto RN Sustentável, no valor de US$ 540 milhões. Em conjunto com os especialistas do Banco Mundial e com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foram definidas todas as condições de contratação e liberação dos recursos do projeto.

A reunião contou ainda com a subsecretária Vera Guedes e da equipe técnica da Secretaria do Planejamento do Estado (SEPLAN), coordenada por Ana Cristina Guedes.

A governadora parabenizou a equipe do projeto e agradeceu a diretora Deborah Wetzel e a todos especialistas do Banco Mundial que contribuíram em todo o processo de preparação dos documentos técnicos e, também, aos técnicos dos órgãos federais que apreciaram e aprovaram as informações fiscais do Estado do Rio Grande do Norte.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 16/05/2013 - 14:59h
Em Mossoró

Balanços do poder e dança de cadeiras

Pelo menos dois auxiliares do primeiro escalão da prefeita mossoroense Cláudia Regina (DEM) estão “balançando” na equipe.

Os dois estão amuados por insatisfação com rumos do trabalho e relação política. Podem pedir o boné antes ou um pouco depois das evoluções das quadrilhas. As juninas, que se diga.

Aguardemos a evolução dos fatos.

Ouvido ao chão como bons índios Sioux, Navajo, Cherokee, Apache ou Comanche.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 16/05/2013 - 13:23h
Expofruit

Cancelamento de feira é um alerta para governo

Com a notícia do cancelamento da 16ª Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (EXPOFRUIT) que deveria ser promovida entre os dias 10 e 12 de julho em Mossoró, com uma perspectiva de gerar mais de R$ 50 milhões em negócios aos exportadores, muitas autoridades do setor agropecuário foram procuradas para comentar o episodio.

Uma delas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, o Governo estadual precisa tomar essa notícia como algo para se pensar e agir.

“O cancelamento da feira também serve de alerta para o Governo avaliar melhor a questão dos distritos irrigados. Sem a sua efetiva consolidação, os nossos produtores de frutas perderão o trem do progresso e ficarão ilhados”, comentou.

Lamentou o cancelamento, mas disse que a realização da feira poderá ser feita de forma bienal.

“É com tristeza que a Federação da Agricultura recebe essa notícia. Afinal, são 17 anos de sucesso interruptos. Uma pena que a seca que se alastrou no estado desde o ano passado chegou também para a Expofruit e os seus produtores e organizadores. Mas acredito que a direção do Coex encontrará novas formas para a sua promoção em 2014. Uma delas é a realização do evento bienal. Isso já é uma tendência nas maiores feiras do mundo”, ressaltou Vieira.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quinta-feira - 16/05/2013 - 10:50h
Brasília

Câmara leva quase 23 horas para aprovar MP

Após quase 23 horas seguidas de sessão, o Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na manhã desta quinta-feira (16) a votação da Medida Provisória dos Portos (MP 595/12), que estabelece novas regras para as concessões e autorizações de portos públicos e terminais privados.

“Se houve um vencedor, foi o debate, a controvérsia, a formação democrática, a lealdade da base do governo, a valentia da oposição e a responsabilidade de todos os parlamentares”, disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

“A partir de hoje, o povo brasileiro, que assistiu a esse debate recorde na história do Parlamento, vai poder se orgulhar mais desta Casa”, disse o presidente ao encerrar a sessão.

Depois de votações nominais lentas e da apresentação de diversas emendas aglutinativas pela oposição, o governo decidiu apoiar a possibilidade facultativa de prorrogação de contratos de arrendamento firmados segundo as regras da atual Lei dos Portos, por uma única vez, pelo prazo máximo previsto contratualmente.

Como condição, o arrendatário terá de fazer investimentos para expansão e modernização das instalações portuárias. A possibilidade de prorrogação consta de emenda do deputado Sibá Machado (PT-AC), que foi aprovada pelo Plenário.

A aprovação da emenda viabilizou votações mais rápidas e também prejudicou a análise de outras emendas e destaques da oposição. O texto será enviado ao Senado, onde precisa ser votado ainda hoje, já que a MP perde a validade à meia-noite.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 16/05/2013 - 10:18h
Definhando

Quem vai apagar a luz do DEM no RN?

Quem vai apagar a luz do DEM no Rio Grande do Norte?

A continuar o movimento de tentativa de deserção de nomes de peso do partido no estado, é provável que somente o senador José Agripino, o deputado estadual Getúlio Rego, deputado federal Felipe Maia e a prefeita mossoroense Cláudia Regina continuem empunhando o estandarte demista.

Ficariam como maiores estrelas da sigla em solo potiguar.

Até aqui, a governadora Rosalba Ciarlini tem procurado meios para se livar do partido e se transformar numa “dilmista” de carteirinha, companheira da petista. Chegou ao ponto de recusar presença em programa nacional em rádio e TV da sigla, para não ter que criticar o Governo Dilma Rousseff (PT).

Rosalba socialista

Rosalba tem antecedente na questão de mudança, estratégica, de partido. Foi candidata a prefeito pela primeira vez, em 1988, vestida com a camisa do “socialismo moreno” do PDT, como “brizolista”.

Depois, eleita, largou o partido para retornar ao PFL (hoje, DEM).

Sem que isso esteja associado à posição de Rosalba, a ex-prefeita de direito mossoroense Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, tenta de todas as formas “pinotar” longe do partido. Seu esquema quer ganhar independência em relação à liderança de Rosalba, o que não conseguiu na prefeitura em oito anos consecutivos.

Agora, é o cunhado de Rosalba, deputado federal Betinho Rosado, que volta a trabalhar saída do DEM (veja postagem mais abaixo).

Pelo visto, o DEM é um partido em vias de extinção, mas preservando sua esperteza política.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 16/05/2013 - 10:01h
Dilma, uh-uuu!!

Betinho Rosado tenta se livrar do DEM

Por Anna Ruth (Blog Panorama Político)

O deputado federal Betinho Rosado, que pediu desfiliação por justa causa do Democratas, tem como pré-requisito para escolha da sua nova legenda o partido ser de apoio a presidente Dilma Rousseff.

Nesse contexto, ele elege como prioridade o PP e o PTB.

O parlamentar ainda não definiu o partido porque deseja mudar de partido sem perder o mandato e, para isso, espera uma decisão da Justiça Eleitoral.

Nota do Blog – O deputado Betinho Rosado já tentou anteriormente dá um “cangapé” no DEM do primo José Agripino Maia. Não obteve êxito.

Ele provocou uma demanda dessa ordem na Justiça Eleitoral, alegando “justa causa” para deixar a legenda, com intuito de desembarcar na base do presidente Lula.

Seus argumentos foram rejeitados.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 16/05/2013 - 07:21h
VI Congresso de Iniciação Científica UnP

Diretor da Fiern aponta projetos para novas indústrias

Inovação, Sustentabilidade e Eficiência Energética foram temas tratados pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) nesta quarta-feira (15), em Mossoró, durante mesa redonda realizada pela Escola da Engenharia e Ciências Exatas da Universidade Potiguar (UNP), dentro do VI Congresso de Iniciação Científica da instituição.

O diretor da Fiern e presidente da Comissão Temática de Responsabilidade Social (CORES/FIERN), Roberto Serquiz, apresentou as ações que vêm sendo realizadas e os apoios que são dados aos empreendedores na área de novas indústrias.

De acordo com ele, o Núcleo de Inovação da Fiern começa já no do dia 10 de junho, a trabalhar projetos a partir da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII), que tem como objetivo fomentar projetos de cooperação entre empresas nacionais e institutos de pesquisas aqui no Rio Grande do Norte.

Serquiz explicou ainda que estão sendo implantados dois importantes projetos na área de conhecimento. O primeiro é o Instituto de Tecnologia de Mossoró, que atuará na área de Petróleo e Gás. A unidade que será o 38º no Brasil, custará R$ 9 milhões e já foi aprovado, tendo o terreno cedido pela Prefeitura de Mossoró. O outro é o Instituto Senai de Inovação, que ficará no CTGAS, em Natal, e será o 23° do país.

O representante da Fiern destacou ainda os resultados dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos, como o Programa nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (Pró-Inova) que já capacita gestores nos municípios de Mossoró, Caicó e Natal.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quinta-feira - 16/05/2013 - 06:22h
Estadual 2013

Potiguar e América ficam no 2 x 2 em decisão

Do Portal No Ar (Diego Hervani)

Na primeira partida da final do Campeonato Estadual, Potiguar e América fizeram um grande jogo e nesta quarta-feira (15) empataram por 2 a 2, em Mossoró.

Os gols foram todos marcados no primeiro tempo. Para o time da casa fizeram Daniel e Paulinho, enquanto Índio Oliveira e Renatinho anotaram para os visitantes.

Cascata (de branco) é barrado por adversário (Foto Wellington Rocha)

Agora os clubes voltam a se encontrar neste domingo (19), no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Como nenhum dos clubes tem a vantagem de jogar por resultados iguais, a equipe que vencer levará o título.

O jogo

Jogando diante dos seus torcedores, o Potiguar começou o confronto partindo para cima do rival, com Kattê dando muito trabalho para o sistema defensivo dos natalenses.

Porém, diferentemente da final do segundo turno, o América respondeu rápido. Aos quatro minutos, depois de um lançamento longo, a bola sobrou para Índio Oliveira e o atacante, que não marcava há quase dois meses, tocou por cima do goleiro para abrir o placar para os visitantes.

Então o duelo pegou fogo, com os dois times buscando o ataque, mas foram os mandantes que chegaram ao gol. Depois do bate e rebate na área a bola sobrou para Daniel, que chutou sem chances para Dida e igualou o marcador.O clube da casa cresceu e virou o placar aos 25, quando Paulinho aproveitou a sobra e chutou no canto de Dida.

Precisando reagir, foi a vez do América partir para cima. Aos 31 Renatinho recebeu a bola, deixou o zagueiro para trás e bateu com força para empatar a partida.

Os natalenses ainda chegaram mais duas vezes. Uma com o meia Cascata, que fez grande jogada e meteu uma bola na trave, e logo em seguida com Daniel, que obrigou Santos a fazer boa defesa.

Depois de um primeira tempo frenético, na etapa final o ritmo do jogo caiu completamente. Os times erravam muitos passes e as defesas ganhavam todas as divididas. Em uma tentativa de melhorar o rendimento das suas equipes, os técnicos promoveram mudanças que acabaram não surtindo o efeito desejado e a partida terminou mesmo em 2 a 2.

Ficha técnica

POTIGUAR

Santos, Chiquinho, Genílson, Anselmo e Paulinho; Ivson, Lima, Magno, Daniel (Radames) e Vaninho; Kattê. Técnico: Celso Teixeira

AMÉRICA

Dida, Alysson, Índio, Edson Rocha e Renatinho (Itamar); Ricardo Baiano (Laílson), Daniel, Fabinho e Cascata; Índio Oliveira (Bruno) e Thiago Adan. Técnico: Roberto Fernandes

Gols: POTIGUAR: Daniel 14′/1ºT; Paulinho 25′/1ºT; AMÉRICA: Índio Oliveira 4′/1ºT; Renatinho 31′/1ºT

Estádio: Nogueirão, em Mossoró

Público: 3093

Renda: R$ 54.360

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)

Nota do Blog – Jogo equilibrado e ótimo no primeiro tempo. No segundo, as equipes caíram de produção, cansaram e produziram pouquíssimas chances de gol. O Potiguar sobra quando bota a bola no chão e procura a rápida troca de passes, mesmo com amontoado de jogadores de meio de campo e apenas um atacante.

Já o América tem enorme dependência do talento de Cascata e buracos em sua defesa. Nas últimas quatro partidas levou 10 gols e está há quatro sem vencer (incluindo partida da Copa do Brasil).

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 15/05/2013 - 23:52h

Pensando bem…

“Existem dois objetivos na vida: o primeiro, o de obter o que desejamos; o segundo, o de desfrutá-lo. Apenas os homens mais sábios realizam o segundo.”

L. Smith

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 15/05/2013 - 17:47h
Dilma desde criancinha

Rosalba se recusa a participar de programa do DEM

Da coluna de Ilmar Franco (Jornal O Globo)

Desfalque

A única governadora do DEM, Rosalba Ciarlini (RN), se recusou a participar do programa nacional de TV do partido. Ele vai ao ar dia seis de junho e será acidamente crítico ao governo Dilma.

Os marqueteiros do Democratas mandaram um texto por escrito sugerindo a fala que a governadora devia dizer para os telespectadores.

Ela não gostou do que leu e pediu para ficar fora do programa.

Folha de São Paulo

À Folha de São Paulo, a governadora Rosalba Ciarlini justificou sua posição:

– Foi uma decisão minha de não participar, porque eu tenho tido um bom relacionamento com o governo federal. A presidente tem tido um tratamento realmente republicano.

Nota do Blog – A governadora há tempos tenta se livrar do DEM e costura desembarque em algum partido aliado da presidente Dilma.

A articulação para mudança tão radical não é por princípios ideológicos, mas interesse político-eleitoreiro e administrativo.

O Governo da Rosa ainda respira, “por aparelhos”, graças à intermediação de interesses costurados sobretudo pelo PMDB, partido do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, aliado da governadora.

Muitos programas federais também contribuem para que a gestão estadual tenha algo a mostrar.

Num partido da base, Rosalba passaria a ter maior “legitimidade” política para pleitos ao seu governo e tornaria secundário o papel do PMDB.

Nada é por acaso em política.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 15/05/2013 - 12:25h
Fracasso

Feira de fruticultura de Mossoró é cancelada

O Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX) comunica a fruticultores, empresas e instituições inseridas nacadeia produtiva da fruticultura potiguar que a próxima Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada somente serárealizada em 2014. A edição 2013, prevista para acontecer no período de 10 a 12 de julho, na UFERSA, em Mossoró, precisou ser cancelada pelos seguintes motivos:

-Dificuldades financeiras vividas pelos produtores, em especial os quetrabalham em pequenas unidades produtivas, devido à prolongada estiagem;

-Situação de calamidade provocada pela escassez de chuvas, em todo o Nordeste, restringindo a disponibilidade de recursos, inclusive do setor público, para a realização do evento;

-Decisão de alterar a periodicidade da feira, tornando-a bienal, garantindo a formatação de um evento de maior porte, mais direcionado às necessidades do produtor local, para o qual haveria maior facilidade de captação de recursos e garantia da presença de grandes empresas, público interessado e palestrantes qualificados.

O Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX) emite agradecimento e compreensão dos parceiros Sebrae e Ufersa, e reforça seu compromisso com a cadeia produtiva da fruticultura potiguar, com expositores, patrocinadores, apoiadores e o público visitante, garantindo que desde já está confirmada a realizaçãoda Expofruit em 2014.

Para maiores esclarecimentos, será realizada uma coletiva de imprensa hoje, 15 de maio, às 17h, na sede da COEX, localizada no Campus da UFERSA.

Nota do Blog – A decisão é extremamente nociva ao próprio evento. É um fracasso não apenas da entidade organizadora, mas do poder público e nossa economia. Parece que ignoram a dimensão econômica da Expofruit.

Mossoró, de volta ao passado.

Triste. Lamentável.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quarta-feira - 15/05/2013 - 12:13h
Distância

Ex-prefeita evita participar de evento do Cidade Junina

Apesar de convidada para a festa de lançamento do projeto Mossoró Cidade Junina, 17º ano, a ex-prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, evitou o evento.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, governo Cláudia Regina (DEM), aconteceu à noite passada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado (veja postagens mais abaixo).

Quem também se manteve longe foi o deputado estadual e marido de Fafá, Leonardo Nogueira (DEM).

A propósito, o casal já começou a entoar a “canção da despedida” do DEM, partido da governadora Rosalba Ciarlini e de Cláudia Regina.

Outro sinalizador desse mal-estar no DEM, o próprio Leonardo manifestou ontem na Assembleia Legislativa, ao criticar Rosalba por não-cumprimento de promessa feita na campanha municipal do ano passado (veja mais abaixo).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 15/05/2013 - 11:59h
Promessa é dívida

Leonardo Nogueira pede que Rosalba cumpra compromisso

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) parabenizou a equipe do Potiguar de Mossoró, campeã do segundo turno do campeonato estadual de futebol.

Leonardo lembrou promessa de Rosalba, ano passado

O parlamentar destacou o trabalho de planejamento desenvolvido pela equipe de dirigentes e se mostrou otimista com atuação do time mossoroense nas próximas partidas que irão definir o campeão do Estado.

“Em toda conquista e em toda vitória existe sempre o comando forte de grandes ideias, como tem sido o do time do potiguar”, afirmou.

O parlamentar voltou a cobrar a reforma do estádio Nogueirão que se encontra parcialmente interditado. A capacidade de receber os torcedores está reduzida a 40%.

“O governo do Estado precisa retomar a reforma anunciada. Não podemos continuar com aquela praça de esporte com essa capacidade. A quantidade de reclamações foi grande na final do segundo turno”, relatou.

Nota do Blog – Vale lembrar que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) prometeu investir quase R$ 40 milhões numa ampla reforma e ampliação do Estádio Nogueirão, durante a campanha eleitoral do ano passado. E ficou só nisso.

Este ano, abordada pelo vereador Genivan Vale (PR) quanto a prazos, Rosalba disse que não tinha maiores informações. Pediu para falar com seu marido e chefe de Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM).

Numa reunião em Natal com vereadores mossoroense, para tratar de outras questões, Carlos disse que era “difícil” viabilizar a obra. Não tem data alguma para desencadear processo licitatório e romper pequenos entraves burocráticos. Outro discurso.

Mas como tem campanha eleitoral no próximo ano, o “enrolation” será resgatado para ludibriar a boa-fé do torcedor.

A cobrança do deputado governista é legítima. Representa apelo justos dos mossoroenses. Prometeu, é dívida.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Política
quarta-feira - 15/05/2013 - 11:38h
Mossoró

Noite impecável antecede a Cidade Junina

Waldonys e banda deram um espetáculo à parte: pra lá de bom

Impecável. Essa a palavra que encontro para definir o evento que lançou à noite de ontem no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o projeto Mossoró Cidade Junina, que chegará à sua 17ª edição.

A programação não foi tomada por discursos enfadonhos e primou pela diversidade de manifestações culturais, além de premiar os convidados com um show também “impecável” do cantor-músico Waldonys.

Como é bom ouvirmos a boa e legítima música brasileira-nordestina, o talento transbordante ainda da Orquestra Sanfônica de Mossoró e o próprio teatro com excelente acústica e perfeita climatização.

Significativo lembrar que o Cidade Junina nasceu pelas mãos de pessoas como Gonzaga Chimbinho, o papel importante de Isaura Amélia Rosado durante o governo municipal de Rosalba Ciarlini (DEM), além de importantes acertos na gestão da então prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

Parabéns, parabéns, parabéns. Nós merecemos.

Quero perambular por essa cidade sertaneja, ziguezaguear em sua cidadela, retornar à minha Capela de São Vicente.

Vai valer a pena reencontrar Elba Ramalho, novamente Waldonys e o ótimo Dorgival Dantas.

Testemunharei festival de quadrilhas e até pretendo arriscar um “rebolation” com Aviões.

Estou pronto.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.