quarta-feira - 15/05/2013 - 11:02h
Relação difícil

Servidores farão parada de advertência em junho

O funcionalismo público municipal mossoroense decidiu, na manhã desta terça-feira (14), em assembléia realizada no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizar parada de advertência nos próximos dias 6 e 7 de junho.

Além da parada de advertência, os trabalhadores farão ato público no dia 8 de junho, durante o Pingo da Mei Dia, evento que abre o Mossoró Cidade Junina. Caso a prefeita se negue a atender às reivindicações, os servidores já se articulam para uma greve geral.

A paralisação é um protesto contra o não-atendimento, por parte da prefeita Cláudia Regina (DEM), às reivindicações apresentadas por várias categorias de trabalhadores. Uma das principais insatisfações diz respeito ao reajuste salarial do funcionalismo geral.

Piso

A prefeita ofereceu 5,84% em contraponto à proposta dos servidores, que foi de 12,7%. O percentual oferecido é inferior à inflação.

Quanto às perdas salariais dos professores, referentes à diferença do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, de 4,76%, Cláudia Regina prometeu repor em três parcelas anuais, o que foi prontamente rejeitado pelos docentes, a exemplo do que aconteceu com os demais servidores em relação ao reajuste salarial.

Há reclamações do funcionalismo público quanto às condições de trabalho, desrespeito ao Plano de Cargos Carreiras e Salários de algumas categorias; inexistência de Plano de Cargos, Carreiras e Salários de outras; corte no pagamento de gratificações, entre outros pontos.

Nota do Blog – A primeira greve geral da história da Prefeitura de Mossoró aconteceu no governo anterior, da então prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 15/05/2013 - 10:49h
Mossoró Cidade Junina

Agentes de trânsito fazem protesto em evento público

A prefeita mossoroense Cláudia Regina (DEM) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram recepcionadas com protesto de grevistas da Prefeitura de Mossoró, à noite de ontem, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Protesto ocorreu fora do teatro e causou embaraços a políticos

Agentes de trânsito utilizaram camisas em cor preta, nariz postiço vermelho de palhaço, faixas e ainda foram ouvidas vaias no hall de acesso à parte interna do teatro.

Cláudia e Rosalba passaram com sorriso travado, mas de forma impávida pela manifestação, para receberem aplausos no interior do prédio, onde ocorreu solenidade de lançamento do Mossoró Cidade Junina, 17ª edição.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 15/05/2013 - 09:34h
José Adécio

Deputado apresenta projeto de segurança, após ser assaltado

Vítima de assalto na última quarta-feira (8), em um estabelecimento comercial na Avenida Jaguarari, em Natal, o deputado estadual José Adécio (DEM) apresentou projeto de lei para proibir o uso de capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público.

De acordo com o parlamentar, na maioria das vezes, os capacetes são usados pelos bandidos para impedir a identificação pelas vítimas ou imagens de circuito de câmeras. Adécio apresentará o projeto ao comandante da Polícia Militar, coronel Araújo, e ao secretário Estadual de Segurança, Aldair Rocha.

José Adécio explicou que a iniciativa não tem relação direta com o ocorrido na semana passada e nem com o fato de ter tido sua propriedade, em Pedro Avelino, roubada.

Sua assessoria parlamentar já vinha estudando o assunto.

“Esse projeto foi apresentado diante da nossa experiência na Ceasa. Onde ficou demonstrado que os pequenos assaltos ocorriam, na grande maioria das vezes, por pessoas utilizando capacete”, disse o deputado do DEM.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
terça-feira - 14/05/2013 - 23:56h

Pensando bem…

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.”

Mahatma Gandhi

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 14/05/2013 - 04:05h
Mossoró

Auditoria em folha pode desarmar (ou não) bomba

A administração Cláudia Regina (DEM) tem feito um esforço sobre-humano para arrumar a folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró. Não tem sido fácil. E não deverá ser fácil.

Talvez, se tiver coragem, só uma minuciosa auditoria possa depurar essa caixa-preta, que tem mal-assombros que derivam ainda da era Rosalba Ciarlini (DEM), ex-prefeita, hoje governadora.

Desde que assumiu o governo, Cláudia tem promovido uma série de contrariedades (cortes em hora-extra, gratificações etc.) e convivido com inúmeras queixas de servidores de carreira, aliados políticos e correligionários à cata de cargos comissionados (com melhor remuneração).

A folha, mensalmente, é um emaranhado de números, nomes e cobranças daqueles que se sentem prejuciados.

E não faltam, segundo fontes confiáveis, muita gente que não sabe o próprio local da repartição em que está lotado.

Vem mais barulho por aí. Ou o silêncio cúmplice de uma bomba que terminará por explodir adiante.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 14/05/2013 - 00:36h
Chiquinho, do Potiguar

Gol para Messi e Neymar assinarem embaixo

Meninos, eu vi. Testemunhei domingo (12) o gol mais espetacular no Estádio Nogueirão, em mais de 35 anos que ando por lá. Chiquinho, do Potiguar.

Lateral-direito do Potiguar driblou meio time do América e abriu placar. Comecinho do segundo tempo, cinco contendores ficaram para trás, a partir de espaço anterior ao meio de campo.

Velocidade, fôlego, técnica e frieza definiram o golaço num percurso de cerca de 50 metros.

Com direito a bola entre as pernas de um adversário e drible da vaca em outro, Chiquinho ainda botou o goleiro Dida ao chão, antes de colocar a ‘gorduchinha – mansamente – no fundo das redes.

Messi assinaria embaixo. Neymar, também

Ao final, Potiguar 2 x 1, campeão da Taça Cidade do Natal.

O Potiguar ganhou a Copa Cidade do Natal, garantiu vaga na Copa do Nordeste do próximo ano ao lado do América e acesso à Série D deste ano. De quebra, ainda pode levar o Estadual 2013.

O golaço de Chiquinho ganhou repercussão nacional através da TV ESPN, que o escolheu como o mais bonito da rodada.

Clique na caixa de vídeo inserida nesta postagem e renda-se à estética de um gol irrepreensível.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 13/05/2013 - 23:58h

Pensando bem…

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.”

Cora Coralina

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 13/05/2013 - 23:43h
Fazendo acontecer o pior

Sindicato quer PM´s fora de delegacias

O Sindicato da Polícia Civil (SINPOL/RN) já adotou na tarde desta segunda-feira (13) uma série de medidas contra a decisão do juiz Rivaldo Pereira Neto, da Comarca de Pau dos Ferros, que determinou no final da tarde do último sábado (11), que o comandante do 7ª Batalhão de Polícia Militar devolvesse oitos policiais militares à Delegacia Regional de Pau dos Ferros.

O sindicato está enviando ofício ao Juiz informando o histórico judicial relacionado à questão, com cópias, inclusive, para os órgãos cabíveis, como Ministério Público, Corregedoria de Justiça e Conselho Nacional de Justiça.

Além disso, sua assessoria jurídica está estudando as medidas cabíveis para rever essa decisão.

“Várias instituições trabalham com déficit em seus quadros e nem por isso recrutam outros profissionais para exercerem irregular e ilegalmente suas funções. Lamentamos a decisão do Juiz, o que mostra a que ponto a falência da Segurança Pública está levando o nosso judiciário”, critica a diretoria.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 13/05/2013 - 23:37h
Acuados

Polícia Militar sofre com abandono e humilhações

Por Eliana Lima

Muito se propalou o estarrecimento do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e CNJ, ao visitar presídios no RN e constatar condições “desesperadoras e desumanas”.

Se o ministro visitasse os quartéis da Polícia Militar, principalmente no interior do Estado, ficaria perplexo tal com a situação de indignidade. Clima de insatisfação geral da tropa, e o comandante-geral, Francisco Araújo, de mãos atadas. Solicita, implora, até, ouve promessas, e nada.

A falta de estrutura nos quartéis é preocupante. Em alguns não há banheiros e alojamentos condizentes com a dignidade dos policiais. Uma rápida visita da vigilância sanitária seriam interditados.

O governo não repassa, sequer, dinheiro para o custeio.

Ou seja: para comprar o básico: material de higiene, limpeza, expediente, manutenção de prédios e viaturas.

E o cidadão está cada vez mais em risco. Em um ano, segundo um grupo de policiais em conversa com o blog-coluna, a PM perdeu cerca de 800 homens, que foram para a reserva, expulsos e pediram demissão. Número que não foi reposto.

Além de efetivo insuficiente e condições inadequadas de trabalho, muito estão insatisfeitos também pela falta de promoção para praças e oficiais com tempo de serviço. O governo alega o tal Limite Prudencial. Ora, mas se o efetivo previsto é de 12 mil e só existem 9,5 mil PMs, então há orçamento para tal.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Em Mossoró, cidade da governadora, o crime praticado contra a população e à Polícia Militar pode ser considerado como premeditado e de profunda má-fé.

O Governo do Estado dividiu o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao meio, criando outro (12º BPM) sem acrescentar um único componente à tropa.

O déficit de militares nos dois é de 700 homens, conforme seus comandantes atestam.

Não há nada capaz de funcionar em segurança pública, com tamanha defasagem. Tudo que se divulga é balela, potoca, faz-de-conta.

Humilha-se a tropa e entrega-se a população à própria sorte.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
segunda-feira - 13/05/2013 - 23:27h
Maria do Rosário

Ministra entrega equipamentos a conselhos tutelares

A Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário confirmou agenda em Natal nesta sexta-feira (17), para solenidade de entrega de equipamentos para os conselhos tutelares de 62 municípios do Rio Grande do Norte, que foram beneficiados nessa primeira etapa. Evento será realizado às 15h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do RN (UFRN).

Na ocasião, a Prefeitura de Natal assinará a adesão ao programa Viver Sem Limite do Governo Federal, que visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e reúne ações de 15 ministérios, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O Plano conta com investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Os equipamentos para os conselhos tutelares foram adquiridos com recursos de emenda orçamentária da deputada Fátima Bezerra.  Cada um dos conselhos contemplados receberá um carro tipo Palio Weekend 1.6, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

No segundo semestre desse ano será entregue a segunda parcela dos kits, dessa vez utilizando os recursos de emenda semelhante apresentada pela deputada no OGU 2013, o objetivo da deputada que é atender 100% dos conselhos tutelares que ainda não estejam devidamente equipados em todo o estado do Rio Grande do Norte, através de emendas orçamentárias anuais.

Com informações dos Conselhos Tutelares.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 13/05/2013 - 23:16h
Copa do Mundo

Mais uma visita enfadonha para ser noticiada

Teve coisa mais enfadonha do que essas visitas de comitivas de políticos, executivos esportivos e certas celebridades à obra da Arena das Dunas, em Natal? Chato demais. Notícia repetitiva, tititi de sempre.

Hoje, novamente.

Acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o Secretário-Geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou as obras do estádio Arena das Dunas e afirmou estar otimista com o que viu.

ValcKe disse aos jornalistas que acredita que as obras serão concluídas dentro do prazo previsto, que é dezembro de 2013.

A visita foi acompanhada pelos ex-jogadores da seleção brasileira, Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL), do Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

Nota do Blog – Se essas visitas fossem ao Hospital Walfredo Gurgel, é possível que até dezembro deste ano ele estivesse funcionando à plenitude e sob excelência no atendimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Esporte
segunda-feira - 13/05/2013 - 22:52h
Ufersa

Fátima Bezerra destaca investimento em educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) visitou hoje as instalações da sede própria da UFERSA – Campus Pau dos Ferros. Investimentos são na ordem de R$ 30 milhões, provenientes de emendas da bancada federal do RN.

Na ocasião, a deputada percorreu a área construída, cumprimentou alunos, servidores e conversou com os professores da universidade.

Com previsão de conclusão total da obra para 2014, a deputada Fátima Bezerra foi conferir, de perto, as instalações físicas da universidade que conta com salas de aula, laboratórios, prédio administrativo. Demais departamentos estão em construção, porém o período letivo já foi iniciado na semana passada.

Acompanhada do diretor do campus, professor Alexsandro Pereira, a deputada ressaltou aos professores que “a educação será, sem dúvidas, o maior legado dos governos Lula e Dilma. A prova disso está aqui. Um Campus moderno, dotado de todos os recursos necessários para uma formação de qualidade”, disse.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 13/05/2013 - 14:03h
Evento

Seminário Espírita de Mossoró traz médium baiano

O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec realizará nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), no Thermas Hotel e Resort, o 13º Seminário Espírita de Mossoró. Com o tema “Lições para a Felicidade”, a programação do evento é dividida em dois módulos.

O primeiro, terá início às 14h30 do sábado (18) e será encerrado às 17h.

Às 20h haverá no mesmo local, uma palestra pública, com o tema “Ação e Reação”.

No domingo (19), o segundo módulo do seminário ocorrerá das 9h até às 12h.

Para o desenvolvimento da temática, o convidado é Marcel Cadidé Mariano, de Salvador (BA). Marcel Mariano é licenciado em História e bacharel em Direito, assessor jurídico da Vara da Infância e da Juventude de Salvador (BA). Lecionou durante 10 anos na Academia da Polícia Militar do Estado da Bahia dando aula de Estatuto da Criança e do Adolescente para o corpo de oficiais.

Realiza palestras técnicas jurídicas para diversos organismos  na Bahia e em outros estados,  para trabalhar a qualificação dos profissionais que lidam com a infância e com a juventude.

Em virtude de sua larga experiência jurídica, em três diferentes  oportunidades esteve em Mossoró realizando conferência no projeto Mossoró Quer Sorrir, atendendo convite do Juizado da Infância e Adolescência do município.

Marcel é médium e tornou-se espírita há 32 anos, tempo que vem empenhado na divulgação do Espiritismo. Viaja  aos mais diversos pontos do Brasil e do exterior, convidado para proferir palestras. Pelo 13º ano consecutivo volta a Mossoró para realizar o Seminário Espírita.

As inscrições para o seminário estão abertas em qualquer um dos Centros Espíritas  em Mossoró.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 8871-0382 e 8871-0379.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
segunda-feira - 13/05/2013 - 09:45h
Terra de ninguém

Apresentadora de TV é assaltada e sofre violência física

Do Portal No Ar

A intenção da jornalista Cláudia Angélica Mendes Pires (veja AQUI),  apresentadora na TV Ponta Negra, ao sair de casa, no Tirol, zona Leste de Natal, na noite deste domingo (12), era apenas comprar sanduíche para comer no jantar. Mas o que seria uma volta tranquila com o filho virou momentos de terror ao ter o carro tomado de assalto por um criminoso na porta de casa. Ela ainda foi agredida pelo bandido na cabeça, antes de ele sumir com o veículo.

Cláudia Angélica conta que, por volta das 19h30, estava acomodando o filho no banco para criança em seu Peugeot Hoggar vermelho, placas NQA 3415, quando um bandido invadiu o seu carro. “Ele estava sentado na calçada, veio até o carro e abriu a porta, mandando que eu me afastasse. Eu disse que não podia, pois havia a cadeirinha do meu filho no meio. Saímos dali praticamente sentados no mesmo banco”.

Pânico

Segundo a apresentadora de TV, o criminoso a agrediu com um golpe na cabeça. “Mas acho que ele não estava armado, pois em nenhum momento ele me apontou uma arma. Mesmo assim, me ameaçou várias vezes dizendo: eu vou te apagar”.

O assaltante partiu em disparada de frente da casa da jornalista e seguiu em direção à Avenida Afonso Pena, onde abandonou a vítima e seu filho. “Meu filho chorava, em pânico, mas o bandido dizia: eu vou soltar você, neném”.

Cláudia Angélica foi deixada próxima a um hospital e foi socorrida por um segurança do local. Ela foi atendida por médicos devido à pancada que recebera na cabeça. A polícia foi acionada e está realizando buscas na área da zona Leste, mas, até então, o veículo ainda não foi encontrado.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Segurança Pública/Polícia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 13/05/2013 - 08:38h
Vitória sobre o América

Potiguar ganha Cidade do Natal e decide campeonato 2013

Diego Hervani (Portal No Ar)

Capitão Anselmo levanta taça após jogo emocionante (Futebol Potiguar)

O Potiguar venceu o América neste domingo (12), por 2 a 1, em Mossoró e levou o título da Copa Cidade de Natal [segundo turno do Estadual]. Os gols aconteceram no segundo tempo. Chiquinho e Radames marcaram para o time da casa, enquanto Thiago Adan fez para os visitantes.

Agora os clubes voltam a se encontrar na final do Campeonato Estadual. Pelo América ter a melhor campanha somando os dois turnos, a primeiro partida acontece em Mossoró, já nesta quarta-feira, às (15). O segundo duelo ocorre no domingo (19), no estadio Barretão, em Ceará-Mirim, às 17h.

O jogo

Precisando apenas de um empate para ser campeão, o Potiguar entrou em campo com apenas Kattê no ataque. Mesmo assim foram os mossoroenses criaram as melhores oportunidades. Aos 5, Chiquinho invadiu a área e dividiu com Dida, na sobra Lima bateu, sem goleiro, mas mandou por cima. Logo em seguida Vaninho recebeu e bateu de esquerda, mas Dida salvou.

Mesmo precisando da vitória, o América não se encontrava e não conseguia incomodar a defesa adversária. Foi o time da casa que teve mais uma chance. Aos 23, Paulinho mandou uma bomba, só que o goleiro americano fez grande defesa.

Já no final do primeiro tempo, Lima foi lançado na área e Dida saiu nos pés do volante para evitar o gol. Apesar de pressionar, o Tima Macho não conseguiu abrir o placar.

Veja galeria de fotos clicando AQUI

Insatisfeito com o desempenho do seu time, Roberto Fernandes voltou para a etapa final com Índio Oliveira no lugar de Jorge Santos. Porém, com um minuto de bola rolando, Chiquinho saiu driblando todo mundo desde o meio de campo, deixou Dida no chão e abriu o placar para o Potiguar. Com o resultado, o América precisava virar para levar o título, só que o rubro continuava com dificuldades para criar.

Os natalenses só conseguiram chegar com perigo aos 25, quando a bola sobrou livre para Daniel, que chutou torto. O lance fez o time crescer e logo em seguida Thiago Adan recebeu pela direita e bateu cruzado para empatar. Depois do gol, Roberto Fernandes tirou o volante Felipe Macena para a entrada do atacante Alemão e mandou a equipe para o ataque.

Aos 36, Índio desviou cruzamento e quase virou. Mas foi o Potiguar que fez o segundo. Aos 45, Radames avançou e fez o gol do título, que ainda garantiu ao time a vaga na Copa do Nordeste 2014.

Ficha técnica

POTIGUAR

Santos, Chiquinho, Genilson, Anselmo e Paulinho; Ivson, Magno, Lima, Daniel (Radames) e Vaninho (Giovanni); Kattê (Ítalo). Técnico: Celso Teixeira

AMÉRICA

Dida, Jorge Santos (Índio Oliveira), Índio, Edson Rocha e Renatinho (Bruno); Felipe Macena (Alemão), Daniel, Fabinho e Cascata; Tiago Adan e Itamar. Técnico: Roberto Fernandes

Gols: POTIGUAR: Chiquinho 1′/2ºT; Radames 45′/2ºT; AMÉRICA: Thiago Adan 27′/2ºT

Estádio: Nogueirão, em Mossoró

Público: 4379

Renda: R$ 89.920

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)

Nota do Blog – Um jogo emocionante, em que o Potiguar dominou todo o primeiro tempo, com sobras, mas não soube fazer. No segundo tempo, o América foi surpreendido com golaço de Chiquinho – o mais bonito que já vi em mais de 35 anos de Nogueirão. Driblou cinco adversários, incluindo o goleiro. Bola entre as pernas de um zagueiro, drible da vaca noutro e goleiro ao chão, antes do gol.

Na base do abafa, o América foi ao ataque e empatou, mas ao final deu Potiguar.

A vitória alvirrubra mossoroense terminou sendo merecida.

Bonito de se ver festa das duas torcidas, de forma pacífica. A presença firme da polícia e uma arbitragem que impôs respeito, sem estrelismo, diferente do que testemunhamos dos árbitros caseiros.

Ainda marcante, a homenagem do time e grupo técnico do Potiguar a Neto Maranhão. Empinaram foto sua em tamanho natural e fizeram a grafia do seu nome deitados no centro do gramado, ao final do jogo.

Neto morreu de ataque cardíaco em pleno treino da equipe, no início da temporada.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
segunda-feira - 13/05/2013 - 07:25h
Estádio Nogueirão

Futebol estimula novo golpe contra torcedor

Com os times profissionais de futebol de Mossoró em alta e garantia de participação em importantes campeonatos regionais/nacionais, é bom colocarmos o ouvido ao chão. Tem mais potoca sendo arrumada.

Rapidinho vão requentar um velho truque índio: promessa de “revitalização” do Estádio Nogueirão.

Infelizmente, o torcedor apaixonado – portanto, míope – vai novamente cair nesse estelionato com fins político-eleitoreiros, sobretudo porque no próximo ano teremos mais uma campanha eleitoral.

Chega de tanta vigarice, promovida por esses estelionatários que brincam com a boa-fé alheia.

Independentemente de cores partidárias, aprendamos a reagir à esperteza ilusionista.

Prometeram que antes do Campeonato Estadual de 2012 começaria reforma no estádio. Não botaram uma pá de cal.

Aí apareceram com projeto faraônico e mirabolante à nossa realidade, em plena campanha eleitoral do ano passado. Asseguraram que começaria em poucos meses. Risível!

Até as pedras do reino mineral sabiam que tudo era “enrolation”.

Entretanto há poucas semanas, avisaram que não havia qualquer previsão para a obra sequer ser licitada etc.

Francamente!

Desde 2004 (portanto, há quase 10 anos) que o Estádio Nogueirão sofre interdição para salvaguarda da segurança do torcedor. Bem antes disso, nossos políticos o utilizam como peça de propaganda, trapaceando os apaixonados.

Até quando o torcedor vai engolir essa patifaria?

Francamente!

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 13/05/2013 - 06:55h
Mais uma

Detran está em greve a partir de hoje

O Rio Grande do Norte amanhece com mais um problema para sua população. O Detran está em greve.

Desde o dia 13 de março que seus servidores tem pauta de reivindicações à mesa da direção dessa autarquia, mas sem qualquer resposta.

Cobram melhores condições de trabalho e atendimento a compromissos legais anteriormente firmados – e não cumpridos.

A paralisação é por tempo indeterminado, mesmo com seu diretor, Willy Saldanha, garantindo que tudo estará funcionando com a colaboração de quem não aderir ao movimento, estagiários e mutirão funcional no Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
domingo - 12/05/2013 - 23:44h

Pensando bem…

“O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência.”

Jim Watkins

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 12/05/2013 - 12:09h
Repercussão

Só Rindo (Folclore Político) em divulgação nacional

O Blog e seu editor sentem-se lisonjeados com mais um registro do livro “Só Rindo, a política do bom humor do palanque aos bastidores”, na coluna Porandubas (edição 356), do jornalista, consultor político e de comunicação, além de professor da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato.

Abaixo, reproduzimos o que ele escreveu e uma das histórias do nosso livro:

Chapa e perereca

Abro a coluna com mais um “causo” narrado pelo potiguar Carlos Santos em “Só Rindo”, um de seus livros.

A campanha rola solta e o velho costume do assistencialismo é posto em prática. Entre outras ferramentas, a doação de “pererecas”, ou seja, próteses dentárias, não perde o seu “charme”.

Um ancião, banguelo, assediado para trocar o seu voto por uma perereca, resolve fazer o negócio.

No dia da eleição ainda com uso de chapa impressa, ele aparece para votar, com a perereca no bolso. Vota e vai saindo com a cédula à mão, quando alguém da mesa receptora lhe avisa:

“Ei, o senhor tem que deixar a chapa aqui”, apontando para a urna.

Pensando tratar-se da perereca, o velhinho a retira do bolso e desabafa:

– Eu sabia que isso tinha enrolada!

Gaudêncio Torquato.

Compartilhe:
Categoria(s): Folclore Político
domingo - 12/05/2013 - 11:37h

A estúpida banalização da maldade

Por Gaudêncio Torquato

Qual a relação entre expansão da criminalidade e insatisfação social? Tudo a ver, seja na visão da corrente sociológica, seja na perspectiva da vertente econômica. A primeira argumenta que a queda da desigualdade entre classes diminui a insatisfação social, fazendo refluir a violência; a segunda levanta a hipótese de que o ganho com ações ilegais diminui ante o aumento da renda das famílias.

Vejamos os dados de fundo: entre 2001 e 2011 a renda dos 10% mais ricos cresceu 16,6% e a dos mais pobres, 91,2%. A numerologia abriga, ainda, 19 milhões de empregos com carteira assinada e a estatística de 35 milhões de brasileiros que nos últimos dez anos ascenderam à classe média, hoje somando 52%, ou mais de 100 milhões de pessoas.

Diante da evidência de que o País ganhou um dos maiores (e mais retumbantes) programas de distribuição de renda da contemporaneidade, restaria fechar o parágrafo com aplausos ao corolário: a violência diminui no Brasil graças ao aumento do Produto Nacional Bruto da Felicidade.

Verdade? Não. Sofisma.

A comunidade vive em clima de medo e insegurança. Por todo lado se multiplica a marca da violência. A viseira que embute satisfação não consegue esconder a coleção de crimes cometidos nos últimos tempos, que, pela inexcedível crueldade, puxam o Brasil para os primeiros lugares do ranking mundial da barbaridade.

Basta ilustrar com casos que borram o maior cartão-postal do País, o Rio de Janeiro: o estupro de uma americana dentro de uma van e a agressão a seu namorado francês, o assalto a três turistas argentinas nos Arcos da Lapa e, mais recente, o estupro de uma mulher dentro de um ônibus por um jovem de 16 anos, flagrado por uma câmera de vídeo.

Em São Paulo, expandem-se episódios de extrema violência, como o que vitimou há dias um empresário que meses antes tentara fazer um boletim de ocorrência sobre tentativa de assalto e foi tratado com descaso pelo delegado. Em Goiânia morreu a menina de 11 anos baleada ao tentar defender o pai durante briga numa pizzaria.

A série criminosa é tão povoada de absurdos que o Brasil começa a fazer parceria com a Índia, onde, recentemente, uma criança de 5 anos morreu após ser estuprada por dois homens.

O fato é que o roteiro de monstruosidades não combina com o retrato de bem-estar com o qual se procura apresentar o País. O que explica o clima de insegurança que permeia os mais diferentes espaços, das margens ao centro, quando as trombetas da administração fazem ecoar hinos ao conforto social resultante de um programa-símbolo de distribuição de renda? Ou será que, no caso da criminalidade, não se pode usar o termômetro da igualdade/desigualdade social para explicar o fenômeno? A questão causa polêmica e boa dose de contradição.

A PUC-Rio fez um estudo para o Banco Mundial em que mostra que a redução da desigualdade via Bolsa-Família foi a principal causa da diminuição da violência em São Paulo entre 2006 e 2009. A expansão do programa, segundo o pesquisador João Manoel Pinho de Mello, teria sido responsável por 21% do total da queda de criminalidade. Em 2012, porém, o número de homicídios em São Paulo cresceu 34% em relação ao ano anterior – 1.368 mortes versus 1.019.

No quadro geral da criminalidade em todo o Estado, o incremento foi de 15%. Já no primeiro trimestre do ano, a capital registrou um aumento de 18% no número de homicídios dolosos, numa expansão que vem ocorrendo há mais de oito meses.

Diante da aparente contradição entre mais igualdade social e maior taxa de criminalidade, faz-se necessário colocar no caldeirão da violência outros ingredientes, a começar pela obsolescência do Código Penal, que escancara o descompasso entre a brutalidade de crimes e as penas brandas atribuídas. O mesmo se pode dizer do Estatuto da Criança e do Adolescente, que carece de atualização para acompanhar os avanços tecnológicos e o instrumental formativo/informativo que eleva as condições dos jovens.

A par de problemas endógenos da estrutura policial – carência de casas de custódia e de presídios, mandados de prisão descumpridos, grau elevado de letalidade nas intervenções policiais, corrupção, etc. -, espraia-se pelo território o consumo de drogas e álcool, na esteira da massificação dos produtos identificados com diversão e ócio.

Também a morosidade da Justiça leva à sensação de impunidade. E as brechas do sistema normativo contribuem para a banalização de atos ilícitos, que encontram terreno fértil para prosperar nas camadas mais pobres, particularmente entre os jovens. A extrema pobreza atinge, hoje, 12,2% dos 34 milhões de jovens brasileiros, cujas famílias auferem renda per capita de até um quarto do salário mínimo.

A conclusão é inescapável. O Brasil prepara-se com muito temor para sediar os dois mais importantes eventos esportivos da era moderna, Copa do Mundo e Olimpíada.

A esta altura deveria empenhar-se para exibir a estética de seus estádios e cidades (como já faz a Rússia para 2018) e estender os braços do Cristo no Corcovado aos milhares de turistas que para cá se deslocarão, eis que feias nódoas mancham suas belas paisagens, gerando incertezas sobre a segurança dos visitantes.

Sejamos realistas. Daqui a um ano é pouco provável que tenhamos um ambiente social mais harmônico e menos turbulento. Continuaremos a ser o país que concentra 3% da população e 9% dos homicídios no mundo. E que nos últimos 30 anos registra mais de 1,1 milhão de vítimas de homicídio. Não é de espantar que a onda de crimes cada vez mais hediondos esteja banalizada.

Mataram mais uma criança? Ah! Estupraram mais uma moça? Oh! O pai assassinado deixou quatro filhos? Ih! Amanhã teremos mais.

Gaudêncio Torquato é jornalista, professor da USP, consultor político e de Comunicação

* Artigo originalmente publicado no jornal O Estado de São Paulo.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 12/05/2013 - 10:41h
Fatos e Gente

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O casal Ribamar Freitas-Naeide e o infante Vinícius convidam a família mossoroense para festejar o Dia das Mães no Oba Restaurante (Mossoró, saída para Fortaleza-CE, BR-304). Promessa de cardápio de bom gosto, variado e instigante do nosso paladar. Obrigado pelo convite, amigos. Passo por aí, mesmo sem a companhia física de minha mãezinha.

Talita: profissão saúde!

A partir de 16 de maio (próxima quinta-feira), a nutricionista Talita Lorenski começa a atender em Mossoró, na Clínica Médica Dr. Flaubert Henrique (Rua Pedro Velho, 312, Santo Antônio). Para marcar consultas (acompanhamento nutricional, reeducação alimentar e dieta personalizada) o telefone é (84) 3061-0613. Nota do Blog – Doutora, depois reservarei uma consulta. Preciso manter esse meu físico de canário belga e canelas de talo de coentro, para continuar “tinindo”.

Quem foi para o show de Paul McCartney em Fortaleza-CE, à semana passada, não para de reclamar de filas para recebimento de ingressos, trapaças de taxistas e dificuldade na locomoção até o Estádio Castelão. Sacrifício válido, pois o ex-Beatle e sua banda são impactantes, simpáticos e extremamente profissionais.

O vereador mossoroense Tomaz Neto (PDT) anda nos últimos dias com um dos braços na “tipóia”. Ainda aguarda diagnóstico preciso quanto  a dores que o incomodam, mas continua com a a goela afiada. Saúde, meu amigo.

O restaurante Talher de Ouro, que funciona em endereço de frente à sede do Instituto Federal do RN (IFRN), bairro Ulrick Graff (Mossoró), faz investimentos em sua estrutura física. Agora conta com espaço climatizado, sem perder o amplo ambiente livre já existente e a excelente comida. Sucesso, meu caro.

Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) e Hospital Doutor João Machado (Natal) vão promover nos dias 14 e 15 deste mês a Semana da Enfermagem, discutindo prioritariamente questões relacionadas à saúde mental. “Enfermagem e saúde mental: construindo uma nova forma de cuidar”, é o tema central do evento, marcado para ter início às 9h30 no próprio hospital.

Tácio Garcia, um dos titulares da empresa Gondim & Garcia, aniversariou bem a seu estilo no dia passado: ninguém sabe, ninguém viu. Mesmo assim, fica o registro do meu afeto, amizade que possuo desde a adolescência – sem reparos. Obrigado pelo que representas em minha vida e de meus filhos. Amém!

O casal Erasmo Carlos-Chrystianne Alves não fez por menos. Hospedou-se no mesmo hotel do ex-Beatle Paul McCartney, em Fortaleza-CE, para pleno aproveitamento do mega-show no Castelão à semana passada. Bom demais! Tirando todos os defeitos, vocês são gente boa.

Marcado: espero estar no Cariri Cangaço Parahyba, que se realizará nas cidades de Sousa/PB e Nazarezinho/PB, entre os dias 15 e 16 de junho de 2013. Na primeira cidade, o evento transcorrerá no Centro Cultural do Banco do Nordeste e na outra no Centro Social. Gibão, perneiras, cabaça e bisaco estão prontos.

EM ALTA – Gerente do credenciado Restaurante Dona Teca, em Mossoró (Mossoró West Shopping), Samuel Araújo foi deslocado para cuidar da implantação de filial dessa marca vitoriosa na progressista Sobral-CE. O restaurante é sucesso instantâneo no Norte Shopping Sobral, recém-inaugurado. Esse moço nunca me enganou: íntegro, competente e leal.

O fotógrafo Carlos Costa (Jornal De Fato e Prefeitura de Mossoró), nosso querido “ouvidor” King Jong-un, andou tomando um susto em meados da semana passada. Teve complicações neuromotoras e precisou ser internado no Hospital Wilson Rosado. Passa por uma bateria de exames, mas já se encontra em casa A recomendação inicial é para que baixe o peso corpóreo. Saúde, meu caro.

O doutor Chico Pinto, que durante longo tempo atuou na magistratura em Mossoró, mantém endereços em pelo menos duas cidades: Natal e Mossoró. A residência na capital não dispensa um apartamento em solo mossoroense. Depois vamos botar a prosa em dia, meu caro.

A numerosa Família Rêgo fará seu V Encontro no dia 6 de julho deste ano, no Garbos Recepções e Eventos (Mossoró), a partir das 11h30. As inscrições para participação no evento serão feitas até o dia 10 de junho. Maiores detalhes e informações sobre esse clã e promoção podem ser colhidos clicando neste link AQUI.

Meus pêsames para o ex-vereador mossoroense Aluízio Feitosa, que perdeu sua mãe há poucos dias. Minha solidariedade.

Agentes de saúde de Mossoró estão indóceis. Queixas e mais queixas de promessas não cumpridas, além de precariedade para exercício de suas atividades. Vêm mais problemas para a gestão municipal e a sociedade.

Obrigado a leitura deste Blog à amiga Bebeza Dias (Mossoró), hoteleiro João Sabino (Mossoró) e Francisco Barreira (Natal).

Apelo a dirigentes de Potiguar/América, Federação e Liga Desportiva Mossoroense (LDM): abram portões do Estádio Nogueirão mais cedo, evitem tumultos e sofrimento do torcedor. O jogo decisivo entre Potiguar e América começará às 17h.

Em conversê rápido, eu e o empresário vitoriosíssimo Vilmar Pereira agendamos andanças pelas plagas cearenses. Ele tem negócios por lá; eu, um monte de coisa para não fazer. Dupla quase perfeita. Um faz, o outro não desmancha (Risos)!

Meu caro Lisboa Batista, estou lhe devendo uma visita em nossa querida Pa dos Ferros. Por esses dias estarei esbarrando na região. Quero uma prosa contigo e outros amigos, como doutor Etelânio Vieira, Inácio Rodrigues, Ismael etc. Câmbio.

Raimundo Caetano, Raulino Silva, Zé Lima e o poeta Antônio Francisco vão estar presentes no Oba Restaurante (Mossoró) no próximo sábado (18), a partir das 21h, para uma noite de poesia popular, cantoria e repentes. Noite imperdível para quem gosta da arte poética.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
domingo - 12/05/2013 - 09:45h

A construção histórica da figura do cangaceiro

Por Honório de Medeiros

Dia 15 de junho estarei em Sousa, Paraíba, participando de uma Mesa-Redonda (que não será mesa, tampouco redonda) acerca do seguinte tema: “Homem, terra, religiosidade, sertão e cangaço: a construção histórica da figura do cangaceiro.”

O evento começará às 14h20m e acontecerá no Centro Cultural do Banco do Nordeste.

Os outros debatedores serão Lemuel Rodrigues e Múcio Procópio, enquanto a coordenação caberá a César Nóbrega.

Quanto ao tema, penso que a construção histórica da figura do cangaceiro, a partir do homem, da terra, da religiosidade, do Sertão e do cangaço, passa por um obstáculo de natureza metodológica sempre tangenciada pelos pesquisadores que se debruçam sobre o tema: como utilizar o método científico para construir e criticar as hipóteses possíveis acerca do objeto a ser conhecido, do ponto de vista prático.

Esse obstáculo é um dos fatores preponderantes para não termos superado, ainda, com raras e honrosas exceções, no universo da produção literária acerca do cangaço, a narrativa. Como ainda não houve essa superação, a literatura acerca do cangaço ainda não tomou expressivamente o rumo da interpretação e contribui, de forma significativa, para sua folclorização, no sentido negativo do termo, e, também, para um certo “olhar de esguelha” que lhe é dirigido pela Academia.

Obviamente cada interpretação é sempre uma proposta que se alicerça no raciocínio dedutivo.

Isso pressupõe uma base de conhecimento, de caráter ingênuo ou crítico, que antecede a construção da hipótese a ser construída ou investigada.

Entretanto é possível trabalhar, como ponto-de-partida, com o postulado básico de quê podemos não conseguir dizer o que algo é; mas com certeza podemos dizer o que esse algo não é, evitando as areias movediças das discussões bizantinas de caráter epistemológico.

Honório de Medeiros é advogado, professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e Governo do Estado do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.