“Nada faz quem imagina muitas coisas .”
Torquato Tasso
Jornalismo com Opinião
“Nada faz quem imagina muitas coisas .”
Torquato Tasso
A estreia ontem (quinta-feira, 4), do programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo de Televisão, realmente foi um grande sucesso. Alguma dúvida?
Termômetro desse êxito é a Prefeitura de Mossoró.
Página oficial da Municipalidade, na rede de microblogs Twitter, foi utilizada de forma inusitada para comentar o programa global, em vez de cumprir seu papel institucional de divulgar notícias da administração pública.
– “É difícil de engolir Cláudia Leite julgando quem sabe cantar e ainda dando dicas. Quem ensinar (sic) a ela, ein #thevoicebrasil?” – registrou o Twitter de endereço @prefmossoro às 23h27 (conforme cópia do registro, reproduzida nesta postagem).
O assunto, automaticamente, virou novidade na Internet, com reprodução jocosa no Facebook e outras redes sociais.
Transformou-se em um tema viral.
Claro que foi uma situação isolada e de manifestação pessoal, sabe-se lá por quem.
Mas num momento de instabilidade administrativa e política, passa uma ideia da barafunda em que se encontra o poder e como o público é muitas vezes confundido com o privado.
Os vereadores Ricardo de Dodoca (PTB) e Genivan Vale (PR), da Câmara Municipal de Mossoró, viajaram hoje para Natal.
Encontro marcado com dirigentes do PROS no Rio Grande do Norte, em especial o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
Eles podem desembarcar na sigla. Cada um originário de uma tendência política distinta em Mossoró.
Ricardo, do governismo; Genivan, da oposição.
A suplente de vereador e ex-vereadora Cícera Nogueira (PSB), a “Tia Cícera”, poderá voltar à Câmara Municipal de Mossoró. Com a posse hoje do presidente desse poder, Francisco José Júnior (PSD), como prefeito provisório de Mossoró, ela ocupará sua vaga em plenário.
Esse procedimento acontecerá à manhã da segunda-feira (7), se até lá a prefeita cassada e afastada, Cláudia Regina (DEM), não obtiver liminar garantindo retorno ao cargo até julgamento de mérito em processo de cassação.
Ao final da manhã de hoje, Francisco José Júnior foi empossado.
Recebeu o cargo do também vereador Alex Moacir (PMDB), que na condição de vice-presidente da Câmara Municipal foi convocado para a prefeitura, tendo sido empossado na última quarta-feira (2). Hoje pela manhã, até chegou a despachar com alguns secretários municipais.
O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais e convidados.
A sala de reuniões do Palácio da Resistência ficou pequena para tantas pessoas.
Francisco José Júnior garantiu a continuidade das obras e serviços da gestão municipal.
“Assumo a chefia do poder executivo, enquanto aguardamos os encaminhamentos da justiça, com muita responsabilidade e humildade para servir enquanto necessário”, declarou.
“A população pode ficar tranquila, pois todos os serviços e obras terão continuidade. Juntos, vamos continuar trabalhando em favor de Mossoró”, afirmou o prefeito interino.
Veja AQUI, discurso na íntegra de novo prefeito, em página oficial da Prefeitura de Mossoró.
A Governadora Rosalba Ciarlini e a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, assinaram no final da manhã desta sexta-feira, 04, o contrato de financiamento para diversos projetos de desenvolvimento que serão implantados no Estado dentro do programa “RN Sustentável”. O valor total é de 540 milhões de dólares.
O pedido de financiamento, que tem o respaldo e as garantias financeiras do Governo Federal, foi feito há dois anos pela Governadora Rosalba Ciarlini, na sede do Banco Mundial, em Washignton.
Primeira a falar, a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, ressaltou o fato de que, em 15 anos de presença no país, é a primeira vez que a instituição torna-se parceira do Rio Grande do Norte num projeto de financiamento desse tamanho.
Empenho
“Tenho certeza de que a sua equipe vai promover o desenvolvimento, a inclusão, a modernização da máquina pública do Estado e principalmente ajudar em ações de combate à seca”, disse a diretora, dirigindo-se à Governadora. “O empenho da equipe do Governo em defender os projetos nesses dois anos de tramitação foi fundamental para a aprovação do financiamento”, complementou.
Já a Governadora Rosalba Ciarlini listou as principais ações que serão desenvolvidas dentro do Programa “RN Sustentável” com as prefeituras e as organizações representativas de dez cadeias produtivas (turismo, artesanato, fruticultura, agricultura irrigada familiar, pequenos negócios, caprinocultura, apicultura, latícinos e derivados, pesca) a partir da liberação dos recursos.
“Vamos chamar toda a sociedade potiguar para participar desse momento histórico para a nossa economia”, enfatizou a Governadora. “Vamos criar renda, lucro, emprego, receitas e tributos para o nosso Estado”. Rosalba Ciarlini também lembrou que esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte torna-se apto a um programa de financiamento dessa importância.
Com informações do Governo do Estado do RN.
Mais um processo com pedido de cassação está concluso para sentença, na 34ª Zona Eleitoral, que tem como titular a juíza Ana Clarisse Arruda. É o de número 77359.2012.620.0034.
Entrou no sistema on line da Justiça Eleitoral às 10h40 minutos de hoje.
Em mais essa demanda, é pedida a cassação da prefeita (afastada) de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), além do seu vice Wellington Filho (PMDB).
Trata-se de uma representação protocolizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), através das promotoras Ana Ximenes e Karine Crispim, denunciando-os por “captação ilícita de sufrágio”.
Edvaldo Fagundes
Um personagem central desse processo, é o empresário Edvaldo Fagundes, do Grupo Líder.
Todas as etapas processuais preliminares foram cumpridas, como oitiva de testemunhas, manifestação das partes etc.
Falta, portanto, a juíza prolatar a sentença.
Cláudia Regina (DEM) tem três cassações em primeiro grau, sendo duas na 33ª Zona Eleitoral e uma na 34ª.
A mais recente, imposta por Ana Clarisse, com “efeito imediato” de afastamento, é que colocou Cláudia e Wellington fora do cargo.
Foi assinada na última terça-feira (1º).
Nota do Blog – A deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que concorreu à prefeitura contra Cláudia, ano passado, tem uma decisão desfavorável em primeiro grau, na 33ª Zona Eleitoral, que tem como titular o juiz José Herval Sampaio Júnior.
P.S (19h55 de 4 de outubro de 2013) – Esse processo deu um passo atrás por falta das alegações finais por parte de Edvaldo Fagundes. Ainda hoje houve nova movimentação, para intimá-lo. Só depois retornará às mãos da juíza para seu pronunciamento conclusivo.
A sentença quanto a esse processo poderá sair até o final da próxima semana ou um pouco mais além.
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS já nasce forte no Rio Grande do Norte. Tem, de saída, uma bancada de cinco deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, e de grupo de mesmo tamanho na Câmara Municipal de Natal, incluindo também o presidente da Casa, o vereador Albert Dickson.
Nesta sexta (04), assinaram ficha de filiação os deputados Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Gilson Moura, Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa, os vereadores natalenses Ary Gomes, Albert Dickson, Rafael Motta, Chagas Catarino e Paulinho Freire.
O grupo se reuniu hoje pela manhã, ocasião na qual estiveram os novos filiados prefeitos de Assu, Ivan Júnior, e de Bento Fernandes, Ivanaldo Fernandes, dando início ao processo de filiações de diversos prefeitos e vereador do interior.
Segundo o deputado Ricardo Motta, a perspectiva é de que o PROS tenha em seus quadros mais de 20 prefeitos nas mais diversas regiões do Rio Grande do Norte.
“Eu quero agradecer o apoio e a solidariedade que recebi de todos os meus amigos, deputados, vereadores, prefeitos e lideranças políticas. Logo que tomamos essa posição desafiadora, prontamente disseram que nos acompanhariam na decisão que tomássemos. Quero fazer uma referência especial aos deputados Henrique Eduardo (PMDB) e Paulo Wagner (PV) que colaboraram para que nosso projeto fosse concretizado”, afirmou o deputado Ricardo Motta.
O PROS é presidido no Estado pelo vereador Rafael Motta.
Com informações da Assessoria de Imprensa do PROS.
O vereador oposicionista Valério Augusto (PMDB), ex-prefeito de Upanema, criou uma enorme confusão hoje na Câmara Municipal de Upanema. Fez quebra-quebra e partiu para cima de servidores municipais.
Foi contido a duras penas por policiais militares.
A intervenção de funcionários da Câmara e outros vereadores levou a polícia a soltá-lo, sob a promessa de que tudo seria sanado de forma mais civilizado. Foi pior.
Valério retornou ao ataque ainda mais insano. Dominado, se homiziou em seu gabinete, acuado por policiais e sob protesto dos servidores, vítimas do seu descontrole.
Ele deverá responder a processo por falta de decoro parlamentar, o que pode ensejar perda de mandato.
As vítimas de sua fúria também se mobilizam para processá-lo judicialmente. Foi feito Boletim de Ocorrência (BO).
Estopim
O estopim do descontrole de Valério foi uma forma de protesto/comemoração bem humorado promovido por servidores (técnicas em Enfermagem).
Marcavam a conquista de um benefício salarial e, subliminarmente, criticavam Valério com o gesto.
Prepararam um café da manhã que estava sendo servido na própria Câmara Municipal para servidores, funcionários do Legislativo e vereadores. Tudo transcorria de forma serena.
Fazia mais de quatro anos que a categoria não tinha qualquer tipo de reajuste.
O prefeito Luiz Jairo de Mendonça (PR) enviou matéria à Casa legislativa com esse benefício e Valério Augusto foi o único voto em contrário.
O vereador e ex-prefeito queria que o aumento fosse vertical, para todos os servidores, mesmo com a ponderação do governismo de que haverá atendimento ao funcionalismo de forma escalonada.
“Será por etapas”, informa o vice-prefeito Anízio Júnior (PSD), “para não ocorrer comprometimento das finanças”.
E completou: “Não podemos ser irresponsáveis. Upanema conhece exemplos de administração que quase arrasaram o município”.
Por três vezes o vereador partiu para cima de mesa posta. Tresloucado, usou de pontapés e punho cerrado para impedir a iniciativa.
Sessão cancelada
O local virou um campo de batalha e com muito esforço alguns policiais retiraram Valério Augusto. Mesmo assim insistia em retornar à cena, para dar fim ao que começara.
O episódio ocorreu antes do horário ordinário da sessão que aconteceria hoje. Terminou cancelada.
O Blo fez contato com três fontes de Upanema que confirmaram há pouco mais de meia hora:
– “Valério continua no gabinete. Estamos tentando evitar que a situação fique ainda mais grave para ele, sendo até preso.”
O deputado estadual Kelps Lima – que passa a dirigir o novo partido denominado de Solidariedade, sondou ontem – via telefone – informações sobre dois vereadores de Mossoró.
A conversa foi com outros colegas deputados e políticos sediados em Mossoró, além de jornalistas.
Os nomes dos vereadores: Claudionor dos Santos (PMDB) e Manoel Bezerra de Maria (DEM).
Tinha sido contactado para instalar o partido em Mossoró, com a mudança de ambos para a nova sigla.
Recuou. Evitou vereadores que são ligados politicamente à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e em Mossoró também são governistas.
Quem comandará o Solidariedade em Mossoró será o vereador oposicionista Soldado Jadson, que está saindo do PT do B (veja AQUI).
O PROS, novo partido que no Rio Grande do Norte está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PSD), é visado em Mossoró pelo esquema do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).
A costura está em gestação.
O seu pai e ex-deputado estadual Francisco José (PMN) sairia do atual partido, para controlar o PROS em Mossoró.
Francisco José Júnior continuaria no PSD do atual vice-governador dissidente Robinson Faria.
Em Mossoró, Francisco José Júnior é aliado do grupo da prefeita Cláudia Regina (DEM), cassada no último dia 1º em primeiro grau, pela juíza da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira.
Esse emaranhado de siglas e interesses exige verdadeiras acrobacias à sobrevivência política em 2014 e novos saltos adiante.
Do Blog Panorama Político
Está sendo aguardado para hoje o julgamento do recurso impetrado pelos advogados da prefeita de Mossoró Claudia Regina (DEM), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na peça, os advogados pedem que a gestora, afastada do cargo na última terça-feira (1º) por decisão judicial, retorne ao exercício da função até que o novo recurso, já impetrado contra a decisão judicial, seja analisado.
Acompanhe nosso Twitter com notas exclusivas clicando AQUI.
Claudia Regina e o vice Wellington Filho (PMDB) são acusados de usar a estrutura do Governo do Estado na campanha de 2012.
Nota do Blog Carlos Santos – Penso que deva ser concedida essa liminar, até julgamento do mérito desse processo. Mas dois outros já estão em segunda instância, para julgamento de mérito, de cassações anteriores na 33ª Zona Eleitoral (TRE).
O prefeito provisório de Mossoró, Alex Moacir (PMDB), chegou cedo hoje à sede da Prefeitura de Mossoró, o Palácio da Resistência, para seu primeiro dia de expediente.
Não houve ponto facultativo, em face do chamado “imprensado”, com o feriado de ontem, quinta-feira (2).
Ele teve reunião de imediato com alguns auxiliares. Enfim, trata de manter a rotina na sede do governo e em toda a estrutura, para não ocorrer qualquer solução de continuidade.
Em conversa com o Blog o prefeito foi claro:
– “A ordem é evitar maior instabilidade”.
Outra ardilosa manobra comandada pelo chefe de Gabinete Civil do Estado, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), foi freada.
Ele tentava desembarcar os vereadores mossoroenses Manoel Bezerra de Maria (DEM) e Claudionor dos Santos (PMDB) no PROS.
O deputado estadual e líder do recém-criado partido, Ricardo Motta (ex-PMN), até bem pouco tempo o principal aliado do governismo, vetou o ingresso de ambos. A estratégia foi estancada a tempo.
É a segunda investida de Carlos Augusto na montagem de trabalho para a campanha estadual de 2013, que desagrada profundamente Ricardo Motta. Atinge em cheio quem lhe fora fiel até agora.
PP esvaziado
Na primeira, o deputado federal e irmão de Carlos, Betinho Rosado (desfiliado do DEM), pousou no PP controlado por Ricardo e seu filho, o vereador natalense Rafael Motta. A ideia, era “dividir” a liderança do partido com os Motta.
Indignado com essa atitude de Carlos, Ricardo orientou o esvaziamento do PP e afastou-se peremptoriamente dele e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Há poucos dias, o presidente da Assembleia Legislativa foi claro, falando com um emissário de Carlos Augusto Rosado, que lhe levara convite para uma reunião:
– “Se for para tratar de assunto administrativo, tudo bem. Se for sobre assunto político, pode dizer a ele que não vou”.
E não foi.
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Twitter com notas exclusivas clicando AQUI.
Tem confessado a interlocutores diversos, a sua profunda decepção com Carlos Augusto, depois de ter colocado sua liderança na AL praticamente a serviço do Governo Rosalba, quase um anexo da Governadoria. Segurou insatisfações de aliados e escudou-a da oposição.
O vereador Soldado Jadson (PT do B), de Mossoró, viaja hoje para Natal. Às 18h, ele tem encontro com o deputado estadual Kelps Lima, para assinar ficha de filiação ao partido Solidariedade.
O Solidariedade está sendo estruturado no Rio Grande do Norte através de Kelps, que saiu do PR, alegando “justa causa”.
“Jadson está sendo muito aguardado em nosso partido por causa do perfil que desenvolve em Mossoró, de um político jovem, com discurso novo”, destacou o deputado Kelps Lima.
– Meu trabalho na Câmara Municipal de Mossoró tem tido boa repercussão. Sei que tenho cumprido minhas obrigações com zelo e correção e espero que o Solidariedade me dê o respaldo que não tive na campanha e não estou tendo no mandato, do PT do B, apesar da boa convivência com vários filiados e dirigentes
Sinal dos tempos.
Mossoró poderá ter seu terceiro prefeito em menos de 72 horas (veja postagem abaixo) e nenhum deles traz o sobrenome Rosado no registro.
A oligarquia Rosado comanda os destinos de Mossoró desde 1948 de forma quase ininterrupta. São 65 anos de história.
Só sofreu uma derrota nas urnas em 1968, quando o professor Vingt-un Rosado perdeu o pleito para Antônio Rodrigues de Carvalho por 98 votos.
Sinal dos tempos.
Ano passado, Cláudia Regina (DEM) foi eleita contra uma Rosado, deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Na última quarta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal, Alex Moacir Pinheiro (PMDB), assumiu provisoriamente a prefeitura devido cassação de Cláudia.
Hoje, Francisco José Júnior (PSD), presidente da Câmara Municipal, tende a ocupar seu lugar como prefeito.
O presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), já se encontra em Mossoró. Ele deverá assumir a Prefeitura de Mossoró, provisoriamente, às 11h de hoje.
Na última quarta-feira (2), o vice-presidente Alex Moacir (PMDB) foi empossado, em face da cassação e afastamento da prefeita e vice (Cláudia Regina-DEM e Wellington Filho-PMDB), bem como viagem ao exterior do próprio Francisco José Júnior.
É o terceiro prefeito que Mossoró deverá “experimentar”, em menos de 72 horas.
Nesse ínterim, não deve ser descartada obtenção de liminar no Tribunal Regional Eleitoral l (TRE), por Cláudia e Wellington, que viabilize retorno aos cargos até julgamento final da demanda nessa própria Corte.
Cláudia e Wellington tem três cassações em primeiro grau (duas na 33ª Zona Eleitoral e uma na 34ª Zona Eleitoral).
Quem os cassou, na última terça-feira (2), foi a juíza da 34ª Zona, Ana Clarisse Arruda Pereira.
Nota do Blog – Francisco José Júnior disse ao Blog, em primeira mão, que retornaria ao país na segunda-feira (7), mas antecipou seu retorno.
A diretoria do Potiguar apresentou à tarde dessa quinta-feira (3), seu treinador para a temporada 2014. Trata-se de Arnaldo Lira, 53, experiente profissional.
Terá missão de comandar time na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Estadual 2014. Ele tem passagem por times como ABC, Fortaleza e Ceará, Treze e seu último título foi o baiano de 2011, pelo Bahia de Feira de Santana.
Lira foi anunciado e compareceu à promoção denominada de “Quinta do CT”, no Alto do Sumaré, onde o Potiguar começou construção do Centro de Treinamento Manoel Barreto Filho.
O treinador falou de sua disposição em fazer um grande trabalho. Afirmou que se sentia animado com o que via: mobilização da torcida e investimento num equipamento fundamental para fortalecimento de qualquer clube de futebol, o seu Centro de Treinamento.
Apoio do torcedor
O novo presidente Jorge do Rosário, seu vice Tácio Garcia, e o presidente Benjamin Machado, que levou o clube ao título estadual deste ano, recepcionaram o treinador em evento bastante concorrido.
– Nós vamos continuar trabalhando em grupo, como tem sido e esperamos o apoio do torcedor – disse Rosário.
O CT terá alojamento para atletas, bem como bloco para os vários departamentos técnico-administrativos.
Na mesma estrutura existirão dois campos oficiais de futebol, com gramado no padrão a ser utilizado na Copa do Mundo de 2014. Já começaram a ser preparados com homens trabalhando no local. Um poço profundo e reservatório de água com capacidade para 60 mil litros garantirão seu pleno aproveitamento.
A Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) embarcou para Brasília às 15h dessa quinta-feira (3 de outubro), para assinar o contrato de financiamento de US$ 540 milhões (quinhentos e quarenta milhões de dólares) com o Banco Mundial, destinados a investimentos no Rio Grande do Norte.
A cerimônia de assinatura acontecerá às 9h desta sexta-feira, dia 04, na representação do Banco Mundial, em Brasília.
Umas das cláusulas do contrato com o Banco Mundial que a Governadora Rosalba Ciarlini assina amanhã determina que os USD 540 milhões que chegarão ao Rio Grande do Norte não podem ser utilizados para pagamento de custeio da máquina pública e de pagamento de pessoal, destinando-se exclusivamente para investimentos.
Duas etapas
A liberação dos recursos do Banco Mundial, pleiteados pela Governadora Rosalba Ciarlini para o RN, acontecerá em duas etapas.
Primeiro, serão liberados USD 360 milhões (trezentos e sessenta milhões de dólares) num prazo máximo de até 30 dias após a assinatura. Quando 40% desses recursos tiverem sido executados, será liberada a segunda parcela de USD 180 milhões (cento e oitenta milhões de dólares).
Há exatos dois anos, em outubro de 2011, a Governadora Rosalba Ciarlini deu início ao processo, quando visitou a sede do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos, para formalizar o pedido de financiamento.
RN Sustentável
A partir daí, todos os processos e encaminhamentos foram tomados entre o Estado do Rio Grande do Norte e o Banco, culminando na assinatura de amanhã, em Brasília.
Reunidas no projeto “RN Sustentável”, as ações que serão contempladas com o financiamento do Banco Mundial serão desenvolvidas em conjunto com as prefeituras e as organizações sociais representativas de cada atividade econômica no Estado.
Com informações do Governo do Estado.
“Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.”
Esopo
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou, nesta quinta-feira (5), o registro para o partido de Marina Silva, o Rede Sustentabilidade.
De acordo com a maioria dos ministros, a agremiação da ex-senadora não conseguiu provar que tem o número de apoios necessários.
Perdeu por seis votos a um.
O PROS e o Solidariedade viram sonho de consumo de centenas e milhares de políticos que precisam mudar de partido. Corram! É só até sábado (5).
Quanto à Marina, terá que embalar sonho presidencial noutra “rede”.
Do Blog Panorama Político
O Democratas pedirá na Justiça o mandato do deputado federal Betinho Rosado. O presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia, disse que a definição da executiva nacional é pela busca do mandato do parlamentar potiguar.
“A decisão (de requerer o mandato) já etá tomada. O caso agora está com a Assessoria Jurídica que vai entrar com o processo”, disse o senador José Agripino Maia.
Betinho Rosado, cunhado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), tentou deixar o DEM com a justa causa da Justiça Eleitoral. No entanto, o pedido foi recusado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em processo que teve como relator o ministro Castro Meira e contou também com o parecer negativo do Ministério Público Eleitoral.
Depois de naufragar na tentativa, Betinho Rosado anunciou a saída do DEM e o ingresso no Partido Progressista. Ao pedir na Justiça o mandato do cunhado da governadora Rosalba Ciarlini, o Democratas poderá beneficiar, caso consiga o pleito na Justiça Eleitoral, o suplente Rogério Marinho, principal líder do PSDB no Estado, que é o primeiro suplente da coligação.
Vaia é uma manifestação legítima. É o “aplauso” dos insatisfeitos.
Inaceitável é a agressão.
Espontânea ou não, a vaia é legítima. Faz parte.
O maior ícone da vida pública nacional nas últimas décadas, Lula, teve um Maracanã o vaiando em coro. Getúlio Vargas ouviu vaias. Normal.
Rosalba colhe o que tem plantado. Não está acostumada, sente mais.
Como prefeita, nunca enfrentou greve, não teve oposição ou crise alguma. Voou sempre em céu de brigadeiro.
Na gestão estadual, é diferente. Atores e situações são diferentes.
Infelizmente, ela não se preparou para essa relação e convivência diferentes.
O que a governadora encarou ontem em Ceará-mirim, era previsível. Tem convivido com isso até em sua terra, Mossoró.
Em qualquer parte do RN onde bota os pés, tem sido assim.
A vaia é a antítese da claque (com seus aplausos remunerados).
Mesmo assim, tem muitas semelhanças com ela, a claque.
Pode ser espontânea e fabricada ou misto de ambas.
Não deve ser ignorada, que se diga.
Juscelino Kubitschek, certa vez, coberto por vaias em um evento, revidou de modo genial:
– “Feliz do país que pode vaiar seu presidente”.
Emudeceu os manifestantes. Arrancou alguns aplausos, em seguida.
Existe um ditado entre bombeiros, que precisa ser adaptado à política também:
– “Nenhum incêndio começa grande”.
Há tempos que Rosalba arde.
Da mesma forma que a governadora não deve se iludir com suas claques, não pode se enganar com as vaias.
A primeira costuma ser falsa. A segunda, pode ser. As duas sempre dizem alguma coisa.
Nada é por acaso. Vale perceber que tudo faz sentido. É uma relação de causa e efeito.


