“Acreditar não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.”
Artur da Távola
Jornalismo com Opinião
“Acreditar não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.”
Artur da Távola
A elite política do Rio Grande do Norte há décadas vende potocas para esse povo crédulo das terras potiguares.
Venderam ZPE como panaceia.
Antes, bem antes, garantiram que a Fábrica de Barrilha seria redenção econômica do estado.
Tivemos também a promessa de refinaria.
Não esqueçamos a construção ou duplicação de BR´s (novamente na pauta).
O Aeroporto de São Gonçalo, prometem, será uma revolução e seremos referência na logística multimodal (utilização de diversos meios de transporte com o objetivo de diminuir custos, tempo e o impacto ambiental causado pelos deslocamentos de cargas, em especial).
Pobre Rio Grande Sem Sorte!
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou multas em três processos por suposta propaganda eleitoral antecipada, em que a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) Larissa Rosado (PSB) figurava como ré.
As decisões estão publicadas (25 de junho, no Diário da Justiça). Houve reformulação de decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que condenavam a parlamentar.
O detalhe é que as decisões são da mesma ministra (Luciana Lóssio).
No dia 21 de maio deste ano, ela entendeu que a parlamentar usara o rádio para tirar proveito político. Sob essa ótica, sustentou sua decisão àquela data, negando o recurso especial dos advogados de Larissa contra as condenações impostas no TRE.
Entretanto, dessa vez, Luciana Lóssio não viu elementos, no acórdão da Corte Estadual, capazes de provar prática de propaganda eleitoral antecipada, e entendeu que pronunciamentos de Larissa Rosado no rádio, em 2012, não ultrapassaram limite da discussão de temas de interesse político-comunitário.
Pleito
“Vislumbra-se apenas o tratamento de temas de interesse comunitário, não se verificando associação com o pleito eleitoral que seria realizado em seguida, nem argumentos para ressaltar as qualidades da responsável pelo programa e denegrir a imagem de adversários políticos”, sustentou a ministra Luciana Lóssio.
“(…) Embora o Tribunal de origem tenha afirmado que “a preleção da pré-candidata é marcada por clara promoção pessoal, por meio do qual busca alavancar a sua candidatura e fixar o seu nome na mente dos eleitores” (fl. 334) e que “vincula cada temalançado (seja na área de saúde, segurança, educação, etc.) a discursos de campanha, apontando soluções diversas, por meio das ações políticas futuras a serem implementadas, caso seja escolhida prefeita, procurando demonstrar que a sua administração seria a mais benéfica para o referido município” (fl. 334), essas características não podem ser inferidas dos pronunciamentos da agravante em seu programa de rádio”, arguiu a ministra.
A deputada estadual foi candidata a prefeito de Mossoró no ano passado, em coligação encabeçada por seu partido, o PSB.
Lóssio é a primeira mulher a ocupar uma das cadeiras destinadas à advocacia no TSE. Foi empossada no dia 26 de fevereiro deste ano, em cerimônia comandada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
Por Moisés de Lima (Portal No Ar)
Em sessão extraordinária, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a aposentadora compulsória dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça do RN, Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz, ambos acusados de envolvimento no esquema de desvio de precatórios pela ex-servidora Carla Ubarana.
Durante mais de cinco foram descritos todos os fatos relacionados à responsabilidade dos dois desembargadores quanto a gestão e fiscalização dos recursos desviados irregularmente que totaliza mais de R$ 14 milhões.
Jorge Hélio pediu o envio dos áudios da audiência ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para investigação do ato de improbidade administrativa.
Durante a sessão os conselheiros entenderam que no caso do desembargador Rafael Godeiro que já havia se retirado pela aposentadoria antes do processo administrativo ser iniciado, podem haver novos processos administrativos em razão de atos irregulares cometidos durante sua administração.
“Os dois incorreram em ato de improbidade administrativa . Faltou no mínimo cautela e controle sobre o pagamento de precatórios. Eles podem inclusive sofrer um novo processo administrativo por um novo exercício ilícito durante suas gestões”, declarou o relator.
Nota do Blog – Pais diferenciado é assim: dois homens que deveriam dar exemplo de correção, numa corte, são flagrados num escândalo dessa envergadura e ganham “condenação” de aposentadoria com gordos salários.
O CNJ impôs-lhes penas administrativas, mas ainda respondem a processos judiciais.
Há esperança que, adiante, os processos abertos na Justiça possam assegurar perdas desses benefícios, xilindró e devolução do que foi rapinado.
Bem, claro que estou delirando. Mas não custa nada sonhar.
Na prática, serão anos com processos se arrastando, carregados de recursos e outros dribles processuais que vão lhes garantir um final de vida financeiramente tranquilo, mesmo que moralmente sem reparos.
A Assembleia Legislativa do RN realizará nesta sexta-feira (28) a partir das 9h uma audiência pública para debater sobre ações que estimulem a captação de voos para o Rio Grande do Norte. O principal ponto da discussão será a desoneração tributária do querosene de aviação, ação que já acontece em outros estados do Nordeste, contribuindo para que as empresas aéreas destinem mais voos para tais localidades.
A iniciativa do debate é do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) e de instituições e entidades ligadas ao Turismo potiguar.
O assunto se torna ainda mais importante diante dos dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no início deste mês, que mostraram que o número de passageiros desembarcando no Aeroporto Augusto Severo caiu 13,79% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso representa quase 60 mil passageiros a menos.
Representantes
Estarão presentes na audiência pública o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovick; o presidente de Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi Torquato; o superintendente da Inframerica, Ibernon Martins; além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Tributação e Turismo: Rogério Marinho, José Airton da Silva e Renato Fernandes, respectivamente.
O debate contará ainda com a participação da Fecomércio, através do presidente da Câmara de Turismo, George Gosson, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN com o presidente Habib Chalita, e do Sebrae-RN.
Nota do Blog – Interessante colocar na pauta, o desmanche do Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró. Só continua aberto por força de influência política do deputado federal Henrique Alves (PMDB), pois o Governo do Estado não consegue cumprir exigências técnicas imprescindíveis à segurança de aeronaves em pousos e decolagens.
Com o nome aprovado por 22 dos 23 parlamentares presentes, o advogado Glauber Rêgo, 42 anos, é o novo desembargador de Justiça do RN. O nome do advogado foi indicado para a vaga do quinto constitucional da OAB.
Seu nome figurou na lista tríplice composta ainda pelos nomes dos advogados Artêmio Azevedo e Magna Letícia, definida ontem (26) e foi o escolhido pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
O deputado Fernando Mineiro (PT) se absteve de votar mas deixou claro que não se tratava de nenhum restrição pessoal a Glauber, e sim por discordar do processo de indicação de desembargador.
O ofício com sua indicação foi protocolado ontem na Assembleia Legislativa e lido hoje na sessão ordinária. Em seguida foi feita uma reunião extraordinária da CCJ para sabatina do advogado e depois os deputados se reuniram em sessão extraordinária secreta aprovando seu nome.
“Quero realizar um bom trabalho em sintonia com os anseios de cidadania e fazer com que as leis sejam aplicadas com celeridade e agilidade, dando respostas rápidas e cumprindo com o compromisso de fazer justiça”, disse o desembargador.
Nota do Blog – Parabéns ao novo desembargador. Sua tarefa é de uma importância fundamental à jovem democracia (?) brasileira. Que possa seguir o exemplo dos bons.
Concordo com o pensamento do deputado Fernando Mineiro, que é o mesmo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Uma corte não pode ter processo de seleção de seus membros, com tamanha interferência da classe política.
Compadrios, interesses subalternos e politicalha valem mais do que currículo, notório saber jurídico e ética.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), recebeu do ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, portaria publicada no Diário Oficial da União incluindo a barragem de Oiticica, em Jucurutu, entre os empreendimentos do Rio Grande do Norte com prioridade para receberem recursos para obras e serviços de engenharia destinados à prevenção e ao enfrentamento de desastres naturais.
A portaria também é assinada pela ministra Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão. A portaria que adicionou a barragem de Oiticica entre as obras emergenciais está em consonância com outra portaria dos ministérios da Integração, Orçamento, Cidades e Saúde.
A portaria anterior, de número 130, de abril deste ano, inicialmente, instruiu a inclusão de 15 projetos do Rio Grande do Norte, a maioria deles na área de abastecimento de água.
Além da barragem de Oiticica, os projetos já contemplados na portaria anterior são os seguintes: no Ministério das Cidades foram autorizados dois sistemas de abastecimento de água para Assu e Caicó.
Saúde
Entre os municípios beneficiados com ampliação dos atuais sistemas de abastecimento de água estão Porto do Mangue e comunidade do Rosado, Caraúbas, São João do Sabugi, Encanto, Jardim de Piranhas, Portalegre e Pendências, todos com projetos no Ministério da Saúde.
Já o Ministério da Integração Nacional aprovou o projeto da barragem de Umarizeiro e da subadutora de Governador Dix-sept Rosado, partindo do sistema adutor Apodi-Mossoró.
As comunidades que estão às margens da barragem de Santa Cruz , em Apodi, também tiveram seus sistemas de abastecimentos selecionados pelo ministério da Integração. A adutora de Umari, em Campo Grande, e uma adutora integrada ligando Pendências, Macau, Guamaré e Baixa do Meio, fazem parte da seleção de projetos já publicados pelo ministério da Integração.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enviou portaria ao deputado Henrique Eduardo Alves autorizando o repasse de R$ 750 mil para os serviços de média e alta complexidade do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.
Do Blog Fator RRH
Repetida mil vezes a história do presidente que saía e que entregou ao que entrava 3 cartas e disse: “Na primeira crise abra a primeira carta.
Na segunda crise a segunda carta.
E na terceira a terceira carta”.
O novo presidente guardou as cartas por gentiliza. Veio a primeira crise e se lembrou e abriu a primeira e leu: Coloque toda a culpa nos governos anteriores.
Veio a segunda crise e abriu a segunda e leu: Faça uma reforma ministerial e transfira as responsabilidades para seus ministros.
Veio a terceira crise e a terceira carta foi aberta. Dizia: Agora, escreva 3 cartas e as entregue a seu sucessor.
Dilma já abriu a terceira carta?
Deu no ex-blog de César Maia
Do portal Contas Abertas
Em 2007, quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, afirmou que o poder público nada gastaria com atividades desportivas.
“A Copa do Mundo é um evento privado”, garantiu.
Passados quase sete anos desde a declaração, os recursos públicos estão financiando não somente as construções e reformas nos estádios que receberão o evento, ao custo total de R$ 7,1 bilhões, mas, também, campos e centros esportivos que não estão na lista de cidades-sede.
Neste ano, por meio da ação “Apoio à realização da Copa do Mundo Fifa 2014” do Ministério do Esporte, já foram empenhados R$ 79,3 milhões para as melhorias, reformas, estruturações aquisição de equipamentos, modernizações e adaptações em estádios de apoio para o Mundial de 2014 e para a Copa das Confederações, que se inicia hoje.
O governo já empenhou (reservar em orçamento para posterior pagamento), por exemplo, R$ 7 milhões para “suplementação de recursos orçamentários” com a finalidade de implantar e modernizar o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, em Várzea Grande, no Mato Grosso. Outros R$ 6,9 milhões serão destinados à implantação e modernização do Centro Oficial de Treinamento no Campus da Universidade Federal do Mato Grosso.
Veja matéria completa AQUI.
O editor deste Blog conversou há poucos dias, na Câmara de Mossoró, com o jovem Paulo Henrique de Freitas. Ele é ligado a movimentos ligados à juventude, da Igreja Católica.
Minutos antes, Paulo Henrique ocupara a Tribuna Popular da Casa, para defender mais investimentos para o esporte, a volta de subvenções sociais no Orçamento Geral do Município e implantação de uma Secretaria de Esporte em Mossoró.
Recebeu pronunciamentos favoráveis de alguns vereadores.
Segundo números que apresentou, a partir de levantamentos que fez em órgãos de Estado e imprensa, dos 86 homicídios ocorridos em Mossoró até o dia 8 de junho deste ano, 55 eram jovens entre 14 e 29 anos. O percentual de vítimas atinge os 63,9%.
Uma juventude dizimada no submundo mossoroense. A maioria devido envolvimento com drogas.
– A gente tem dados mostrando que o esporte é um grande instrumento de apoio nessa luta contra essa realidade – comentou ele.
Em sua ótica, investir dinheiro nos clubes profissionais de futebol da cidade tem gerado imagem positiva à municipalidade, mas os recursos mais eficazes são aqueles lançados diretamente nos bairros, envolvendo crianças com o futebol e outras atividades esportivas.
Nota do Blog – Concordo.
Mossoró tem a maior área territorial do Rio Grande do Norte, mas seus campinhos de futebol foram sumindo e hoje são raridades. Precisamos fazer do esporte uma força-motriz dessa cruzada contra tantas mortes e outros crimes com envolvimentos de jovens.
Os próprios clubes de futebol podem ser melhor aproveitados, levando seus atletas para oficinas de futebol, palestras e presença de outras formas em trabalhos na periferia.
Precisamos agir.
Numa linguagem direta, povo quer saúde, educação e segurança pública de qualidade, além de freio e punição a corruptos.
Políticos sabem disso.
Reforma política, plebiscito e referendo são linguagens quase ininteligíveis à enorme maioria do povo.
São os termos mais usados agora pelos engravatados.
Outra vez, a elite política usa de artifícios ilusionistas para não ir direto ao ponto, ao foco.
Reforma politica é imprescindível, sem dúvidas. Sem uma reforma política de verdade, boa parte das preocupações diretas do povo não será atacada.
A elite política sabe disso. O povo, não.
Por isso essa desafinação de foco, que capciosamente os políticos produzem.
Talvez a pressão precise aumentar, nas ruas, para finalmente eles entenderem o que a massa deseja.
Caro Carlos,
No Brasil, a imprensa é mesmo um caso de psiquiatria, para não dizer coisas piores. Enquanto um desembargador entendeu assim, TRêS Desembargadores do mesmo TJ entenderam diferente.
As decisões monocráticas dos Juízes de Pau dos Ferros, Patu e Alexandria, que mantiveram 25 PMs nas respectivas Delegacias foram mantidas no TJ, contrariando a pretensão do SINPOL e MP, mas isso não foi notícia.
Notícia é a queda de uma decisão que retirou um PM da Delegacia de São Miguel.
Fazer o que, paciência né?
Inácio Rodrigues – Delegado da Polícia Civil, na Regional de Pau dos Ferros
Nota do Blog – O delegado Inácio faz referência Tribunal decide que PM não pode atuar em delegacia AQUI.
Se a imprensa é caso de psiquiatria, imagine o Judiciário. A mesma matéria, com decisões tão díspares.
Entenda aí.
A Audiência Pública sobre a Segurança Pública, em Mossoró, realizada nesta quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores, às 9h, marcou pontos conhecidos e há tempos debatidos, mas sem solução. A audiência, proposta pelo vereador Soldado Jadson (PT do B), reiterou os problemas.
Nessa direção, discutiu-se a diminuição carga horária dos policiais, bem como a garantia de pagamento de seus vencimentos, de modo a motivar os profissionais por meio de sua valorização. Também foi apontada a urgência do aumento do efetivo da polícia civil e militar, através da nomeação de concursados.
A falta de efetivo foi apontada como o principal problema das polícias civil e militar. Além disso, foram apresentadas as demandas pela realização de Concursos para o ITEP e Corpo de Bombeiros.
Outro ponto discutido na Audiência foi um possível retorno aos batalhões dos oficiais que estão cedidos a outros órgãos públicos para o exercício de funções burocráticas, bem como a resolução da situação dos policiais que, por atualmente trabalharem no sistema penitenciário, se encontram em desvio de função. A realização de fóruns permanentes de discussão sobre a segurança pública, de modo a trazer a sociedade para a discussão do tema, figurou como uma das propostas veiculadas na Audiência.
Como resultado da Audiência Pública sobre a segurança, foi formulada uma pauta para ser entregue ao governo do estado e aos órgãos competentes, tratando das questões abordadas na ocasião.
O evento aconteceu com a presença popular, além do comparecimento de diversas autoridades e especialistas da área da segurança, como o Comandante do Policiamento do Interior, Tenente-Coronel Lenildo Sena; Toni Magno, presidente da APRAM (Associação de Praças de Mossoró); Denis Carvalho, delegado da Polícia Civil; Comandante Alvibar Gomes, do 2 º batalhão de Polícia Militar de Mossoró; Paulo Cesário, representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
“Entre o querer ser e o crer que já se é, vai a distância entre o sublime e o ridículo.”
Ortega y Gasset
País estranho esse Brasil.
Em pleno jogo da Seleção de futebol, o Congresso trabalha, Judiciário pega outra folga, povo vai às ruas em novos protestos e polícia caça deputado condenado por corrupção.
Muito estranho.
Do portal R 7
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que transforma em crime hediondo a corrupção ativa ou passiva nas esferas da administração pública.
A principal proposta era do senador Pedro Taques (PDT-MT), mas outros senadores, como Wellington Dias (PT-PI), ressaltaram que existem outros projetos sobre o tema.
A votação é uma resposta a uma das demandas de manifestações que tomaram as ruas do País nas últimas semanas. O texto agora segue para a análise da Câmara dos Deputados e, se não houver mudanças no conteúdo, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Veja matéria completa AQUI.
Nota do Blog – Depois vem lei que abre uma brecha, outra que perdoa, mais uma que… deixa pra lá.
Já existe lei suficiente para prender alguém por corrupção, no Brasil. Não precisa tipificar como crime hediondo. Precisa fazer valer lei. Só.
Por Felipe Patury (Revista Época On Line)
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não tem dúvidas: o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) deve perder o mandato e ser preso. O parlamentar foi condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias em regime fechado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
Ele aguardava o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do último recurso contra a sua condenação.
A mesa da Câmara ainda não recebeu oficialmente a decisão do Supremo, mas Alves se antecipou e solicitou à Comissão de Constituição e Justiça para nomear um relator que tratará da perda de mandado do deputado.
O advogado Glauber Rêgo foi indicado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
Com a decisão desta quarta-feira (26), a chefe do executivo Estadual seguiu o mesmo posicionamento adotado para a formação da lista tríplice, em fevereiro.
O ofício formalizando a decisão foi encaminhado à Assembleia Legislativa, após a governadora ter comunicado ao advogado sobre a indicação.Glauber
O desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deferiu efeito suspensivo no Agravo de Instrumento n° 2013.009700-3 interposto pelo Ministério Público Estadual contra decisão do Juízo de Vara Única da Comarca de São Miguel que deferiu liminar para o Estado lotar novamente policiais militares que prestavam serviço na Delegacia Regional no município até a convocação de policiais civis concursados ou remanejados do próprio quadro.
A decisão do desembargador é para cumprimento imediato, suspendendo decisão do juiz de primeira instância que deferiu liminar na Ação Popular n° 0100364-89.2013.8.20.0131 para determinar o retorno de PMs às delegacias, a fim de exercerem atividades de polícia judiciária e de investigação criminal, próprias de policiais civis.
SINPOL
O desembargador lembrou que em que pese a grave situação da falta de estrutura na Segurança Pública do Estado e a conjuntura descrita pelo autor na ação popular em seu município, o tema já foi abordado pelo Tribunal de Justiça, quando da homologação de acordo entre o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (SINPOL) e o Estado, com interveniência do Ministério Público, para retirada dos PMs e pessoas estranhas ao quadro efetivo da Polícia Civil, de todas as delegacias.
O Ministério Público Estadual entre outras razões justificou que a decisão do Juízo de São Miguel além do referido acordo homologado desconsiderou também efeitos vinculantes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIN 3441/RN, com transito em julgado, que declarou a inconstitucionalidade do desvio de função de PMs, assentando entendimento de que policiais militares não podem realizar funções de polícia judiciária.
Com informações do TJRN.
Do portal Nominuto.com
O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) definiu hoje (26) a lista tríplice que será encaminhada à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para escolha do novo desembargador na vaga do quinto constitucional da OAB.
Os três advogados escolhidos foram Artêmio Azevedo, Magna Letícia e Glauber Rêgo.
Os três fizeram parte da primeira lista tríplice que foi anulada por decisão do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ exigiu uma votação aberta e fundamentada, de acordo com a decisão do colegiado.
O advogado Artêmio Azevedo foi o primeiro mais votado. Ele obteve 13 votos dos desembargadores.
A disputa pelo segundo posto ficou entre Glauber Rego, Verlano Medeiros e Magna Letícia. Glauber obteve 11 votos contra um de Verlano e um de Magna Letícia.
Na disputa pela terceira vaga, Magna Letícia teve 12 votos. A advogada Marisa Almeida obteve um voto.
Portanto, Artêmio Azevedo foi o primeiro mais votado com 13 votos, Magna Letícia obteve 12 votos e Glauber Rêgo ficou com 11 votos.
A lista agora segue para decisão da governadora Rosalba Ciarlini. Na primeira escolha, ela ficou com o advogado Glauber Rêgo.
A expectativa é que ela mantenha a opção pelas ligações políticas com o deputado Getúlio Rêgo (DEM), tio de Glauber.
Nota do Blog – O TJRN – que é base do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – é uma corte política.
Rosalba deverá ratificar a escolha por Glauber, mesmo Artêmio tendo sido o único escolhido por unanimidade entre os membros do TJRN.
Aguardemos, pois o comunicado deverá sair ainda hoje.
O magistrado da Justiça Federal, que já teve atuação em Mossoró, Marcos Mairton, que também é poeta e escritor, obteve a segunda colocação no I Prêmio Varal do Brasil de Literatura 2013, na categoria crônica. O prêmio é uma iniciativa da Revista Literária Varal do Brasil, editada pela escritora Jacqueline Aisenman, residente na Suíça e foi aberto à participação de escritores da língua portuguesa de qualquer país. Sucesso, meu querido. Você merece. Abração.
A Diocese de Santa Luzia de Mossoró convida todos para celebrar os 40 anos de ordenação presbiteral do nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e de padre Walter Collini. A missa em ação de graças acontecerá nesta quarta-feira, dia 26, às 17 horas, no Santuário do Coração de Jesus, Centro de Mossoró. Padre Walter Collini foi ordenado em 10 de junho de 1973, em Mossoró/RN. Já Dom Mariano em 26 de junho de 1973, em Trento, Itália.
Hoje (quarta-feira, 26), toma posse na cadeira de nº 30 da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, que tem como fundador o pediatra Heriberto Bezerra, o médico Damião Nobre, natural de Upanema, mas que durante muitos anos atuou profissionalmente em Mossoró. Parabéns!
Recebo convite e espero atender, do formando em Direito que começou comigo, lá atrás – 2006 – Enéas Félix, para liturgias de sua formatura em Fortaleza-CE, no próximo dia 26 de julho. Farei o possível para comparecer, em homenagem à sua valorosa amizade, meu caro. Parabéns. Um dias chego lá.
A Comunidade Católica Shalom encerrará esta semana a campanha “Vida quero mais” , realizada em todo o Brasil com o objetivo de dar visibilidade ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho. A campanha, lançada em Mossoró no último dia 10, busca ainda despertar consciência preventiva quanto ao uso de abuso de álcool e drogas. Neste dia 26 de junho (hoje, quarta-feira), acontecerá momento de oração pela cura das dependências químicas, às 19h, durante missa a ser realizada no Centro de Evangelização da Comunidade Shalom, na Rua Lopes Trovão, 805, Doze Anos. No dia 27 de junho, a campanha será concluída com mobilização na Escola Estadual Moreira Dias, a partir das 15h30, constando de palestra sobre o risco das drogas, oração e espaço para os jovens tirarem dúvidas.
Meus queridos jornalistas Carlão de Souza e Eliana Lima vão lançar no próximo dia 7, às 20h, em Mossoró, no Garbos Recepções e Eventos, a revista e o site “Bzzz“. São dois nomes talentosos e que sabem fazer o bom jornalismo, com opinião própria. Mas é provável que nesta data eu esteja justamente em Natal, acompanhando viagem de um filho às “Oropas”.
Obrigado a leitura deste Blog a Márcio Morais (Apodi), Amâncio Honorato (Mossoró) e
Nesta quarta-feira (26), o vereador natalense Júnior Grafith, eleito sob a legenda do Partido Republicano Brasileiro (PRB), presidirá uma sessão solene de sua propositura em homenagem ao Dia Nacional e Internacional da Ordem Demolay, grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919. Durante a solenidade, será homenageado o senhor Francisco de Assis Santiago, que dedicou grande parte da vida aos jovens brasileiros. Ele foi o fundador da Ordem Demolay no norte e no nordeste do Brasil, incluindo o Rio Grande do Norte. Foi, ainda, quem fundou a Ordem Internacional das Filhas de Jó no nordeste brasileiro, incluindo nosso Estado.
Hoje é dia de Brasil e Uruguai a partir das 16h, na TV. Semifinal da Copa das Confederações, em jogo direto do Mineirão, em Belo Horizonte. Em Mossoró, uma ótima é vermos o jogo no Oba Restaurante, no Pinga-fogo do Thermas Hotel e Resort ou no Cândidu´s Restaurante do Abolição I.
Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, a 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis será realizada nos dias 29 e 30 de junho na Praça das Flores, iniciando ás 10h, contando com exposições variadas de consagrados artistas do Rio Grande do Norte. No sábado, às 20h, haverá show da Banda 4 Cantos, que chega com uma nova proposta de MPB.
Desemprego e recuo nos investimentos da Petrobras na região de Mossoró continuam. O blá-blá-blá da presidente da estatal, Graça Foster, engabelando representantes de nossa classe política, não resistiu ao tempo. em poucos dias e semanas, os números mostram que o desmanche continua.
O cantor evangélico José Wantuil Carneiro “Vanzinho”, ao lado da sua filha e também cantora gospel, Suellen Simey, programa a realização de vários shows em cidades das regiões do Serido, Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte para os meses de julho e agosto. Ele tornou-se evangélico há cerca de 30 anos. Membro da Igreja Assembléia de Deus, já gravou vários CDs e um DVD onde conta seu testemunho. Esteve preso por ter protagonizado ao lado de outras pessoas e membros da tradicional família Carneiro de Caraúbas, o roubo dos 94 milhões de cruzeiros (padrão monetário da época), no dia 18 de maio de 1982.
O Movimento Pau-de-arara realizou seu terceiro protesto público ontem, em Mossoró. Classe estudantil mobiliza-se por melhorias no transporte coletivo público do município. Preventivamente, a polícia interveio recolhendo fogos de artifícios que estavam sendo utilizados na passeata. Fora isso, tudo em paz.
A Maternidade Januário Cicco, em Natal, suspendeu realização de partos devido falta de pediatras. De acordo com a diretora da maternidade, Maria da Guia Medeiros, a maternidade não tem pediatras para atender na sala de parto, nem o centro cirúrgico obstétrico. Veja AQUI.
A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) determinou o sequestro de parte da conta bancária do Estado para o pagamento de valor referente a seis meses de despesas com medicamento pleiteado por uma mulher que justificou necessitar de tais fármacos por ser portadora de Coronariopatia Crônica (doença que atinge as artérias do coração) e Hipertensão Arterial Maligna.
Além disso, na ação a parte ainda comprovou que se submeteu a um transplante renal e nos últimos anos desenvolveu a insuficiência coronária.
O Governo do Estado terá que pagar ainda uma multa de R$ 15 mil pelo descumprimento da decisão judicial que obrigava o fornecimento dos medicamentos, fato que não estava sendo cumprido pela Secretaria Estadual de Saúde.
A decisão, definindo a multa e o sequestro de valor já como forma de garantir a entrega dos medicamentos, foi do Juiz Federal Almiro José da Rocha Lemos, presidente da Turma Recursal (o que representa a segunda instância do Juizado Especial Federal).


