“Caminhe lentamente, não se apresse, pois o único lugar ao qual tem que chegar é a si mesmo”.
José Ortega y Gasset
Jornalismo com Opinião
“Caminhe lentamente, não se apresse, pois o único lugar ao qual tem que chegar é a si mesmo”.
José Ortega y Gasset
Por Larissa Maciel (Blog Larissa Maciel)
Lendo as notícias que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foi afastado do cargo por assédio sexual (veja AQUI), lembrei que foi uma das entrevistas mais asquerosas que eu já pude acompanhar e realizar como jornalista.
Este ano, quando o próprio realizava visita a Mossoró para o programa de Ginástica Artística, ele não gostou de não ser informado que daria entrevistas à imprensa. Na mesma hora que chegou e viu os jornalistas, arremessou o seu próprio celular na assessoria.
O celular alcança a profissional, cai no chão e o silêncio em meio aquele desrespeito é absurdo. Depois ele ainda vai reclamar da câmera que está distante e respondeu apenas uma única pergunta fugindo do tema esportivo para falar que a Caixa não teria camarote em carnaval.
A única impressão que tive deste senhor é que é arrogante, prepotente e desrespeitoso. Se faz isso na frente da vários jornalistas, o que faz quando não há câmeras?
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A partir do dia 4 de julho todas as dez regionais da Polícia Civil passarão a funcionar 24h por dia, inclusive durante finais de semana e feriados. Essa é uma medida inédita para a população do Rio Grande do Norte. Até então, somente as delegacias regionais de Caicó e Mossoró ofereciam atendimento das 8h às 18h e, depois, regime de plantão até as 8h do dia seguinte.
Mas, agora, as outras oitos delegacias regionais terão expandidos os seus horários de atendimento, e passarão a funcionar da mesma forma: das 8h às 18h em horário normal e, após esse horário, terão regime de plantão, das 18h até às 8h do dia seguinte, em qualquer dia da semana.
O Governo do Estado vai investir R$ 4.132.752,00 para a expansão desses atendimentos. Vale lembrar que as delegacias regionais recebem e registram autuações e ocorrências policiais de 142 municípios.
“É um pleito antigo da população do estado e, portanto, mais uma conquista histórica realizada pelo Governo do Estado”, assina comunicado oficial.
Confira a lista das dez Delegacias Regionais de Polícia:
– 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi
– 2ª Delegacia Regional de Mossoró (já tinha esse regime de atendimento)
– 3ª Delegacia Regional de Caicó (já tinha esse regime de atendimento)
– 4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros
– 5ª Delegacia Regional de Macau
– 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz
– 7ª Delegacia Regional de Patu
– 8ª Delegacia Regional de Alexandria
– 9ª Delegacia Regional de Santa Cruz
– 10ª Delegacia Regional de João Câmara
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Mais uma unidade da Central do Cidadão do Governo do Estado do RN será entregue a Mossoró. Ocorrerá nesta sexta-feira (7), às 11h30, no Centro Administrativo Integrado Diran Ramos do Amaral, onde já funcionam outros serviços, como Rodoviária Estadual e 1ª Circunscrição do Trânsito de Mossoró (CIRETRAN).
Contará com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).
A Central do Cidadão atenderá principalmente usuários dos bairros Nova Betânia, Abolição, Santa Delmira, Santo Antônio, além de moradores dos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna, assim estudou o Governo do RN.
O investimento foi de R$ 578 mil em obras e equipamentos, via Governo Cidadão com empréstimo do Banco Mundial. A Central do Cidadão deverá ter cerca de 2,6 mil atendimentos por mês.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Governadora, veja quadro de abandono e desleixo com essa estrutura do Centro Administrativo. Oportunidade para ver de perto e determinar providências.
Aguardamos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Do Portal Jurídico
Ao julgar recursos de condenados na Operação Higia, ocorrida em 2008 para apurar desvios na saúde pública no Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve a condenação por tráfico de influência a Lauro Maia, filho de Wilma de Faria, falecida em 2017 e governadora quando da operação.
Por outro lado, a Justiça Federal absolveu Maia de outros crimes pelos quais havia sido condenado: formação de quadrilha e corrupção passiva. Também manteve a condenação por estelionato de outro envolvido na operação Higia, Herbert Florentino Gabriel. Mas o absolveu dos demais crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório, segundo o portal Justiça Potiguar.
Em 2013, na primeira instância, a Justiça Federal condenou, além de Lauro Maia e Herbert Florentino, Edmilson Pereira de Assis, Francisco Alves de Sousa Filho, Rosa Maria D’Apresentação Figueiredo Caldas, Ulisses Fernandes de Barros e Jane Alves de Oliveira a vários crimes relacionados à fraude a licitações e desvio de recursos públicos na Secretaria de Estado de Saúde.
Porém, agora o Tribunal Regional Federal declarou intempestiva a apelação do Ministério Público e, quanto à apelação dos réus, absolveu Edmilson Pereira, Rosa Maria, Ulisses Fernandes e outros.
A Operação Higia foi deflagrada para combater esquema de desvio de verbas públicas para firmar e prorrogar contratos na área de limpeza hospitalar e locação de mão-de-obra. Os condenados recorreram em liberdade à sentença do juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal.
‘Homem bomba’
Fato relacionado ao caso que chamou atenção foi o assassinato do delator do esquema que culminou com a operação Higia, o advogado Anderson Miguel da Silva, dia 1º de junho de 2011, dentro do seu próprio escritório, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. Um homem entrou na sala dele e disparou várias vezes. As imagens do suspeito, monitoradas por um circuito interno de câmeras, não foram gravadas pelo equipamento.
Anderson Miguel ficou conhecido em todo o Rio Grande do Norte como o ‘homem-bomba’ da operação Higia. Foi ele o responsável por delatar, em depoimentos prestados à Justiça Federal, um suposto esquema de corrupção dentro da Secretaria de Saúde no então governo Wilma de Faria.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A banda Paralamas do Sucesso retorna a Natal nesta quinta-feira (30) para apresentar seu mais novo show, “Paralamas Clássicos”, com os hits de mais de 30 anos de carreira.
O show começa às 21 horas no Teatro Riachuelo.
Os Paralamas do Sucesso são uma das mais importantes bandas da história da música brasileira e latina nas últimas décadas.
Com 38 anos de carreira, 27 discos lançados, dezenas de sucessos e incontáveis shows pelo Brasil e pelo mundo, o grupo segue na estrada, influenciando novas gerações e arrebatando plateias de todas as idades.
A lista de sucessos deve incluir “Alagados”, “O Beco”, “Perplexo”, “O Calibre”, “Meu Erro”, “Lanterna dos Afogados”, “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Seguindo Estrelas”. “Vital e sua moto”, “Óculos”, “Ela Disse Adeus”, entre outras.
A banda está retornando à estrada após recuo devido a pandemia da Covid-19. Por onde tem passado arrasta fãs de todas as faixas etárias, um fenômeno que consegue até hoje.
Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone prometem mais um show inesquecível.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Do Blog do Dina
A notícia de que o Ministério Público recomendou ao prefeito Alysson Bezerra que se abstivesse de se promover nos shows do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2022 não parou na recomendação (veja AQUI).
A 19ª Promotoria instaurou procedimento que visa diretamente Alysson Bezerra. O objeto da investigação é “Apurar suposta prática de improbidade administrativa em atos de promoção pessoal do prefeito Allyson Bezerra no Mossoró Cidade Junina 2022”.
Gozando de popularidade alta na cidade de que é gestor, o prefeito de Mossoró inicialmente atendeu à recomendação e se absteve de fazer discursos nos intervalos dos shows.
Mas agora o MP vai saber se até onde ele foi configura crime de promoção pessoal a partir da coisa pública.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – A recomendação e agora ação do MP foram provocadas pelos vereadores que fazem oposição ao prefeito na Câmara Municipal de Mossoró.
Na demanda dos vereadores, eles pediram inclusive que fosse proibida a menção do nome do prefeito por qualquer artista em apresentação no Mossoró Cidade Junina.
A oposição investe há meses em denúncias no campo judicial, com a crença de que possa alijar o prefeito desse mandato ou de hipotética aspiração de reeleição.
O jogo é bruto, mas previsível. Allyson que se vire.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Durante sessão ordinária desta quinta-feira (30), os deputados estaduais aprovaram à unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 48/2022, de iniciativa do Governo do Estado, que promove a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Em parecer oral, o relator da matéria, Getúlio Rêgo (PSDB), destacou o esforço do poder legislativo para aprovação do projeto.
“Essa Casa buscou alternativas para buscar o respeito aos profissionais de saúde desse Estado. É uma justiça que fazemos com essa classe que é vital e mostrou sua importância em um dos momentos mais difíceis da humanidade, que foi a pandemia do novo coronavírus”, disse Getúlio Rêgo.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
No último dia 24, a jornalista e escritora Lúcia Rocha, filha de uma educadora (Inalda Cabral Rocha – in memoriam) aportou na Escola Municipal Celina Guimarães (Mossoró).
“Voltei à Escola Municipal Celina Guimarães para um papo com os alunos sobre Celina Guimarães, a primeira eleitora da América Latina”, justificou em suas redes sociais.
Quem ensina, também aprende.
Lúcia Rocha não apenas dissertou sobre quem dá nome à escola, como também ouviu, para conhecer a realidade da garotada e suas famílias. Cantarolou até.
“Nenhum aluno tem pai ou mãe com faculdade, apenas três deles têm computador, mas a maioria está decidida a fazer Medicina. Queira Deus que cheguem lá”, mostrou – esperançosa.
Microcosmo do ensino público brasileiro, a Celina Guimarães mostra quão difícil é superarmos a desigualdade. Como é desequilibrada essa balança entre os que possuem maiores meios e crianças e adolescentes da periferia, das bordas da sociedade.
Não é por acaso que a cada vitória de um, passando no funil das oportunidades de acesso ao ensino superior e outros saltos, a gente vibra e transforma em notícia. A boa excepcionalidade é ainda um fato social e jornalístico, muito superior à futrica e aos escândalos com subcelebridades do subjornalismo.
A conquista de um deles, é alento para todos eles, suas famílias e comunidade. Para nós.
“Um aluno, Anderson Diego, levou violão e ao final, solou ‘Aleluia’, um hino clássico universal da música cristã”, registrou Lúcia, a repórter.
Aleluia! Aleluia!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“O medo não previne a morte. Previne a vida.”
Naguib Mahfouz
Do Blog Carol Ribeiro
Dentro do Projeto TCM Pesquisa, o Grupo TCM apresenta no próximo dia 7 de julho (quinta-feira da próxima semana), mais uma pesquisa de intenção de votos para as disputas majoritárias e proporcionais, avaliação das gestões e uma novidade: avaliação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2022.
A pesquisa realizada pelo Instituto TS2 é um bônus do Projeto, que já apresentou os primeiros números em abril e ainda vai lançar outras duas pesquisas estaduais em agosto e setembro, às vésperas do dia das Eleições Gerais.
No levantamento do próximo dia 7, o Instituto TS2 traz números colhidos em Mossoró. O universo da pesquisa vai mostrar o panorama no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte antes das convenções que vão definir os nomes que estarão de fato na corrida eleitoral deste ano.
O Canal TCMHD vai apresentar um programa especial, no dia 7 de julho, às 20h15. Análise completa dos números com toda a dinâmica e inovação já característica do projeto TCM Pesquisa. E claro, todos os números estarão disponíveis no tcmnoticia.com.br.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Centro de Convenções de Natal (CCN) se consolida como um espaço de sucesso para sediar eventos. Até o momento, a agenda do CCN já tem confirmados 20 eventos de médio e grande portes para 2023.
A expectativa da diretoria do CCN é que circulem durante a realização dos eventos mais de 50 mil participantes, o que pode gerar um impacto econômico estimado em mais de R$ 100 milhões, considerando o gasto médio diário do turista corporativo.
Dentre as confirmações, destaca-se o Congresso de Direito Penal, que será realizado pela 2ª vez no local, em maio de 2023 e também o Congresso Brasileiro de Estomaterapia, que acontecerá pela 1ª vez em Natal/RN e acontecerá em outubro de 2023.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade) cumpriu nesta terça e quarta-feira, 28 e 29 de junho, agenda de trabalho em diversos Ministérios em Brasilia-DF. São diligências em busca de recursos e apoio para o município de Mossoró. Passou pelos Ministérios da Educação, Saúde, Cidadania, Infraestrutura e Desenvolvimento Regional.
No Ministério da Saúde, Allyson buscou ações para ampliação da rede básica de saúde pública de Mossoró com a construção de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs); no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prefeito tratou a respeito da construção de duas novas escolas e duas creches, fazendo o acompanhando do processo de liberação de recursos.
Discutiu no Ministério da Infraestrutura, a iluminação do Complexo Viário da Abolição. Também tratou sobre grandes obras asseguradas para Mossoró no Ministério do Desenvolvimento Regional, como o Complexo Viário no Alto de São Manoel e estradas e pavimentação. Além disso, buscou no Ministério da Cidadania, liberação de recursos para construção do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Abolição.
Em agenda na capital do país, o prefeito também foi recebido pelo deputado federal General Girão (PL), quando discutiram a destinação de R$ 1,8 milhões para asfaltamento da Avenida Benício Filho no trecho que está sendo construída a ponte da Ilha de Santa Luzia, no Grande Alto de São Manoel.
Com fotos e informações da Assessoria de Comunicação da PMM.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Programa As Feras, apresentado aos domingos das 19h às 21h na 93 FM/Nossa TV, com transmissão ainda pela TCM Telecom e Brisanet, comemorou no último dia 13 de junho seu primeiro aniversário. Para brindar a data, os apresentadores Sérgio Chaves, Saudade Azevedo e Nelsinho Filho preparam uma tarde/noite supimpa.
Será na Casa Guaxinim (Sítio Cantópolis, Centro de Mossoró), reunindo colaboradores, amigos e o público, principal responsável pelo sucesso do programa na grade da 93 FM.
A animação ficará por conta das bandas Swing da Cor, Doutor Zé e Kacau Monteiro, além de participações especiais.
Os acessos, uma pulseira, ao preço de R$ 25,00, estão à venda na Carmen Steffens (Partage Shopping), Ousé Beauté (João da Escóssia), na Casa Guaxinim e com os apresentadores.
Serviço:
O quê? Festa de 01 ano do programa As Feras
Quando? sábado, 09/julho/22
Hora? 17h30
Local? Casa Guaxinim.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) iniciou sua terceira série de artigos para o jornal Tribuna do Norte, desta vez, trazendo o que anda em falta na imprensa cultural do RN: as resenhas de livros.
A nova produção dedica-se a resenhas de livros de autores potiguares. Dentre os títulos: Nomes da Terra de Câmara Cascudo; Notas para a História do Rio Grande do Norte, de Olavo de Medeiros Filho; e as Revistas do Instituto Histórico e da Academia Norte Rio-grandense de Letras.
O patrimônio histórico, cultural e artístico é também tema de alguns dos livros resenhados como o trabalho pioneiro de Oswaldo de Souza sobre o patrimônio do Rio Grande do Norte; Hélio Galvão sobre a Fortaleza dos Reis Magos; e Dorian Gray Caldas sobre as Artes Plásticas do Rio Grande do Norte.
A série é organizada por Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro, também autores de algumas das resenhas. Os textos são publicados aos domingos no caderno TN Família, seção Quadrantes da Tribuna do Norte.
O material também será disponibilizado às segundas no blog do Instituto (ihgdorn.blogspot.com) e no perfil do Instagram da instituição (instagram.com/ihgdorn).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (29), a vereadora Marleide Cunha (PT) pediu explicações à Prefeitura de Mossoró “para aditivo da reforma do Memorial da Resistência – situado no Corredor Cultural de Mossoró -, no valor de quase meio milhão de reais de uma obra já concluída e inaugurada”.
A parlamentar informou assinatura de contrato em 2021, de quase R$ 977 mil, em 24 de junho daquele ano, para a reforma do Memorial da Resistência, na avenida Rio Branco. Um ano depois, em 1º de junho de 2022, segundo ela, a Prefeitura publicou aditivo, de R$ 433 mil, para mesma obra.
“Um aumento de 44% do valor original da obra. Precisamos de esclarecimentos. Quanto da obra foi feito até dezembro? Quanto foi feito de 2021 até agora? O memorial foi inaugurado antes do aditivo. O que não estava previsto para haver esse acréscimo?”, questionou.
Outros vereadores, como Pablo Aires (PSB) e Isaac da Casca (MDB), reforçaram a cobrança e defenderam convite ao secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima, para explicar a situação à Câmara. Vereadores governistas, por outro lado, atestaram a lisura do ato.
Assinalaram, por exemplo, que o contrato advém ainda de 2020, gestão anterior.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O economista Pedro Guimarães pediu demissão da presidência da Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quarta-feira (29), após denúncias de assédio sexual. O Ministério Público Federal (MPF) investiga os casos apresentados. As investidas teriam ocorrido contra funcionárias do banco.
De acordo com fontes ouvidas pelo portal R7, no MPF, as diligências ocorrem sob sigilo na Procuradoria da República no Distrito Federal, já que Guimarães não tem foro privilegiado. Segundo as denúncias, os assédios ocorreram durante viagens para tratar de projetos da Caixa.
As diligências estão na fase de coleta dos depoimentos, e Guimarães ainda deve ser chamado para participar de uma oitiva. O MPF apura se ele se valeu do cargo, que ocupava desde o início do mandato de Jair Bolsonaro, para coagir funcionárias.
Entre os relatos, existem acusações de aproximação física e toques indesejados. Pedro já é alvo de um processo por constranger funcionários ao obrigá-los a realizar flexões no horário de trabalho.
Pedro Guimarães esteve na presidência da Caixa por três anos e seis meses.
Veja mais detalhes clicando AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e assessores estarão em Caruaru-PE e Campina Grande-PB nos próximos dias.
Vão conhecer aspectos técnicos, de organização, legais e estruturais dos festejos juninos nos dois municípios que há vários anos alcançaram repercussão nacional e resultados econômico-financeiros expressivos. Estão bem à frente em relação ao ‘jovem’ Mossoró Cidade Junina (MCJ), que só em 2022 chegou à 25ª edição.
Quinta (30) e sexta-feira (1º) estarão em Caruaru e no sábado (2) e domingo (3) em Campina Grande.
O MCJ 2022, considerado o mais organizado e maior de todos os tempos, terminou no último dia 25.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Por Laurita Arruda (Território Livre)
Aos poucos. o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) vai mostrando a força de sua parceria com a governadora Fátima Bezerra (PT). São sinais inquestionáveis com chancela no Diário Oficial do Estado (DOE).
Hoje, a nomeação de Jonny Araújo Costa para ser o novo diretor presidente da Datanorte.
Ele vai para o lugar de Rosângela Fonsêca, que foi relocada na presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (ARSEP).
Jonny integra o comando da campanha de Carlos Eduardo ao Senado e já foi quase tudo nas administrações do ex-prefeito; de Casa Civil a Urbana.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Líder do governo Allyson (Solidariedade) na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador de terceiro mandato Genilson Alves (Pros) é o entrevistado desta quarta-feira (29) do podcast PodFalar, da Super TV.
Na pauta, vida pessoal – Genilson já foi ‘flanelinha’ – política, dissidentes do governo, pautas polêmicas na Câmara e eleições.
O PodFalar vai ao ar todos os dias, às 20h, na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet.
É apresentado pelo jornalista Saulo Vale e advogado Jailton Magalhães.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Aqui e ali surgem demandas do Ministério Público Eleitoral (MPE) pedindo condenação de pré-candidatos por propaganda extemporânea, irregular. As punições são alguns míseros reais e retirada do material que supostamente esteja ferindo legislação. É o comum, nas decisões judiciais.
Ao longo dos últimos anos, uma série de normas foi encurtando e criando muitas restrições à propaganda e às campanhas. Em boa parte, decisões muito acertadas, como o fim dos showmícios e daquele lambuzado em paredes e logradouros públicos.
O MPE costuma expressar em suas representações contra possíveis abusos, que “apesar de o art. 36-A da Lei nº 9.504/97 ter flexibilizado a pré-campanha após a minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015), os atos de pré-campanha para a promoção eleitoral de candidatura são vedados quando haja pedido expresso de votos”. Esse é o ponto fulcral das ações contra os pré-candidatos.
Cá para nós e o povo da rua: pedir ou não pedir textualmente votos é o mínimo que testemunhamos como deslize/ilegalidade. De disputantes à presidência da República a concorrentes à vereança, excede-se muito mais. Temos na verdade, uma profunda hipocrisia no trato dessa questão.
Os legisladores (políticos) encolheram o tempo de campanha e tomaram outras providências para que o processo seja mais límpido, equânime e democrático. Isso, em tese. Todavia, eles mesmos produzem arrumações, encontram atalhos e escapismos diversos à fraude, ao embuste.
HÁ ALGUMAS ELEIÇÕES, as pré-campanhas passaram a ser até mais importantes do que a campanha em si. Na real, é a campanha maior, esticada para trás. Uma boa pré-campanha alavanca o candidato que, no período eleitoral oficial, muitas vezes tem o trabalho de estabilizar e consolidar o que obteve na fase anterior. Ele antes não podia pedir voto, mas deixava claro que seria candidato. Risível.
Na prática, a pré-campanha é a campanha em si, mas disfarçada de não oficial. Todos nós sabemos disso. Imprensa, MPE, magistrados, advogados eleitorais, políticos, marqueteiros, o pinguim da geladeira, o criado-mudo e o patinho de borracha sabem que a campanha ‘cresceu para trás’.
O futuro candidato ou pré-candidato, só não pode pedir voto, mesmo fazendo atos políticos públicos, pulverizando sua imagem em redes sociais, dando entrevistas á imprensa, promovendo carreatas, motociatas, panfletagem etc.
Esse faz de conta vai continuar para parecer que estamos lidando com algo sério. Quem é minimamente informado sabe que não. A campanha eleitoral 2022 começou há muitos meses, com todos os excessos e transgressões possíveis e inimagináveis, mas quase tudo dentro da lei. Que vençam os melhores ou os mais ousados e espertos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faleceu nessa quarta-feira (29) em Natal, aos 93 anos, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Jucurutu Nelson Queiroz, pai do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB). Estava internado na Casa de Saúde São Lucas.
O velório acontecerá no Morada da Paz em Emaús (Parnamirim) e sepultamento no local, às 17h, de hoje.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte emitiu nota de pesar. Leia abaixo:
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – em nome do presidente Ezequiel Ferreira e dos 23 deputados estaduais – lamenta o falecimento do ex-deputado Nelson Queiroz. Pai do deputado Nelter Queiroz, Nelson tinha 93 anos e teve uma vida marcada pelo trabalho como prefeito de Jucurutu, promotor de Justiça e também deputado estadual.
Como parlamentar, Nelson ganhou destaque na trajetória política como relator da Constituinte de 1989. Trabalho elogiado por todos os constituintes com os adjetivos de zeloso, disciplinado e firme em seus posicionamentos.
Nelson também é avô do prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz e do diretor-geral da Fundação Djalma Marinho, vinculada à ALRN, Julinho Queiroz.
Descanse em paz!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.