Caro jornalista,
Ontem a tarde dia 21/03/2010 por volta das 16h15 no sinal da entrada pro Santa Delmira, estava eu chegando de viagem esperando o sinal verde para entrar pro referido conjunto.
Quando o mesmo abriu (sempre tenho o cuidado de olhar novamente) e fui acelerar para passar o sinal, uma ambulância passou a toda velocidade no sinal vermelho; parecia mais um carro de F 1.
A questão é a seguinte: será que o motorista dela pensa que pode ulltrapassar o sinal e acabar causando um acidente ainda maior, mesmo que ele va socorrer alguem?
Sou leigo no assunto mas acho que ele deveria parar no sinal e aí sim, com cuidado, passar o mesmo.
Mesmo vindo com a sirene ligada, o motorista tem que saber que numa BR com movimento intenso eu que estava de motocicleta não da pra ouvir a sirene de longe e tinha carros parados ao meu lado.
É uma loucura esse mundo.!!
Grato pela atenção.
Marcellus Luiz – Webleitor
Ambulância põe trânsito em perigo, diz webleitor
Caro Carlos Santos,
Achei pertinente aproveitar a oportunidade do post com o título acima, para chamar a atenção dos leitores de seu blog para o que diz o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB acerca do assunto, o que me parece é ignorado pela maioria dos motoristas no país de Mossoró. Observe que no caso em foco o motorista acha que a ambulância não tem prioridade, tem sim, observado os cuidados ao passar no cruzamento.
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação
obedecerá às seguintes normas:
….
VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento,
os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha
intermitente, observadas as seguintes disposições:
a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;
b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;
c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;
d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar
com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;
VIII – os veículos prestadores de serviços de utilidade pública,
quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;
PENALIDADES:
Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de
batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.
Mais um condutor sem o mínimo deconhecimento. Mossoró deveria fazer uma reciclagem de “todos” condutores, pq essa questão da ambulância é primária, até minha filha de 5 anos sabe que tem q dar prioridade,portanto qndo vc ver ou ouvir uma sirene, dê sinal pra esquerda e “saí da frente”, outra coisa, se vc anda extremamente devagar ande pela faixa da direita e deixe a da esquerda para os mais apressadinhos.
É impossível vazer uma ultrapassagem pela esquerda em Mossoró.
affff
Vandilson Targino, aqui no pais de Mossoro, nao existe so leigos, mais vinha logo atraz do Marcellus e ao lado dele qdo o sinal abriu ainda tinha um carro, a questao nao é a prioridade, mais o sinal abril e ela nao estava perto, so que vinha muito rapido e a sirene era muito baixa, so conseguimos perceber a presença da mesma chegando em alta velocidade e por pouco nao criando outro acidente pois tanto o carro, como a moto conseguiram para a tempo. Todos sabemos que a prioridade é da ambulancia, so que ao se deparar com o sinal fechado, acho que ela devia reduzir a velocidade um pouco e ela nao reduziu em nada, concerteza esta acima dos 100km por hr, isso é que chamou a atençao, ela chegou muito rapido, acho que eles pararam mais pelo susto de ver o veiculo chegando tao rapido, por que sua sirene era muito baixa, mau dava pra ouvir de longe parecia um carro de linha, acho que a manutençao desses veiculos deveria ser prioridade, bem como os destaques na pintura, pois o da mesma estavam bem apagados, isso sim evita surpressas, facilitando dar passagem qdo conseguimos destingir o veiculo de socorro.
Caro Emanuel sei que a ambulância tem prioridade, pois tenho carteita de motorista e motociclista a mais de 25 anos e garanto a você como ando em qualquer cidade e muito bem. O que foi questionado foi a velocidade que o imprudente motorista passou no cruzamento e numa BR, se ele vinha em alta velocidade esta totalmente errado. Todo mundo sabe que as ambulancias tem prioridade, bem como policia ..etc . Veja o que o Sr. Vandilson cita no art 29 letra “D”: d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código; Certo dia tinha uma pessoa pra ser socorrida no centro da cidade, a ambulância fez uma cruva em alta velocidade, que por pouco não atropelou populares que ajudavam no socorro. O problema é a questão da ALTA VELOCIDADE!!!!!!!!
Em tempo….Se vc andar pela faixa da direita em nossa cidade, terá que parar direto. Porque nossas ruas e avenidas nao foram projetadas para alto fluxo de carros e a direita sempre tem carro estacionado, bicicleta, carroça, populares..etc. INTERIOR É INTERIOR
Bom Dia
Em 1° lugar gostaria de explicar que ja estou ha um bom tempo estudando o “CTB” pois sou agente de transito municipal, bem vamos la. Pelo que vi tem um pessaol defendendo a ambulancia e outros naum mas e o seguinte de acordo com art 29 VII alineas a,b,c reza essa prioridade, com luzes intermitentes e sinal sonoro ligados, MAS O QUE DIZ A ALINEA “D” —— A PRIORIDADE DE PASSAGEM NA VIA E NO CRUZAMENTO DEVERÁ SE DA COM VELOCIDADE REDUZIDA E COM OS DEVIDOS CUIDADOS DE SEGURANÇA, OBEDECIDAS AS DEMAIS NORMAS DESTE CÓDIGO—— Uma regra basica e simples todo veiculo que tiver um dispositivo luminosso vermelho tem essa prioridade obedecendo todas as regras do “CTB”