• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 25/05/2022 - 20:18h
Opinião

Ciro, Marx e Lassale

Ciro, um caos de ideias claras (Foto: arquivo)

Ciro, um caos de ideias claras (Foto: arquivo)

Por François Silvestre

Qual a relação? Me veio à memória os tempos idos da Casa do Estudante. Lá cheguei vindo do Colégio Diocesano Seridoense, de Caicó. Caicó me abriu uma janela pro mundo, pelo CDS; a Casa do Estudante me ofereceu o portal de ingresso ao mundo.

Por um trem? Não. Por viagens? Também não. O educandário da pátria Caicó, mulato velho, me ofereceu dúvidas. A Casa do Estudante me presenteou a maravilhosa descoberta de caminhar, mesmo na miséria, um caminho de fartura. De luxo? Nunca. De vantagens? Menos ainda.

A riqueza de desvendar nos livros a miséria humana. A desgraçada e bela aventura de viver aprendendo. E quem aprende caba ensinando.

Dito isso, volto ao título do texto. O que tem a ver Ciro Gomes, Karl Marx e Ferdinand Lassale? Ciro Gomes é um homem de ideias. Verdade. Explica o Brasil como poucos, conhece o Brasil como raros, claríssimo. Mas fica aí.

Volto a Marx e Lassale. Foram contemporâneos e aliados, na luta de 1848, rompidos anos depois, em 1864. Marx, ferino, não negava méritos a Lassale. Muito menos às suas ideias. No confronto após o rompimento, Marx triturou Lassale com a máxima: “Lassale é um caos de ideias claras”.

Pronto. Taí a relação. Ciro Gomes é o Lassale do Brasil de hoje. Um caos de ideias claras. No meio de comportamento confuso e argumentos escuros. Um caos de clareza no meio da escuridão. Que opta por deixar a escuridão prevalecer, mesmo dizendo que precisa acender a luz.

Ciro Gomes confirma o oximoro metafórico de Marx sobre Lassale. E o país, no meio do abismo, perde a sua colaboração na defesa da liberdade e da Democracia. É uma tristeza de egoísmo, cujas ideias são claramente jogadas no esgoto escuro. Caos de claridade, harmonia de escuridão. Ponto e vírgula.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião

Comentários

  1. Aldaci de França diz:

    Sempre um artíce da palavra, e, com muita lucodez, nos apresenta um raciocínio tão preciso sobre o preparadíssimo presidenciável Coro Gomes . Poeta não brinca

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Caro FRANCOIS SILVESTRE, ao contrário das muitas falsas simetrias e paralelismos que os ditos colunistas políticos TUPINIQUINS, teimaram fazer e ainda teimam arriscar acerca das SUPOSTAS similitudes entre LULA X BOLSONARO.

    Sua arguta e precisa análise feita a partir das argumentações e vivências de Marx X Lassale, claro que resultou da ferina frase de Marx, a qual muito bem se encaixa no atual personagem político CIRO GOMES.

    Nos trazendo a lume, uma real e verdadeira simetria, inclusive do ponto de vista histórico, haja vista inequivoca demonstração do Ciro Gomes, a qual sob o signo do ódio e ressentimento, tristemente se encerra e se encaixa PERFEITAMENTE na frase…, que ATUALMENTE, INFELIZMENTE, ouso adaptar e dizer …

    Ciro Gomes é um caos existencial de muitas idéias claras !

    Um baraço
    FRANSUELDO V. DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318

  3. A de Andrade diz:

    Ciro não perdeu o bonde da história, perdeu o jumentim encangalhado. Seria Lassalle a tragédia e Ciro a farsa?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.