• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 18/06/2018 - 12:00h
COLUNA DO HERZOG

Vai, Brasil!

Por Carlos Santos

Em dia de jogo da seleção do Brasil na Copa do Mundo, o país vive a motivação cívica, o envolvimento de afeto por suas cores e raízes, graças ao futebol. Mas nada tem sido como antes, ou comparado ao evento passado no país em 2014.

Compreensível certa letargia, menor empolgação. A culpa não é apenas da Seleção do treinador Tite, que também não é nenhuma sumidade e teve uma estreia modesta (1 a 1 com a Suíça) nesse domingo (17). Há um conjunto de fatores que pesa para esse refreamento coletivo.

Ah, por favor não me venha com essa tolice de vergonha da camisa. Nem associe a canarinha a movimentos partidários de “fora, Dilma’. A enorme maioria da massa-gente está alheia a essa bobagem.

Existe o trauma dos 7 x 1, acachapante e humilhante placar de 2014, que enterrou o sonho do hexa de um modo inesperado. Temos uma economia que mantém milhões à margem do bem-bom consumista e até do básico para se viver.

Na política somos campeões mundiais na vergonha, da direita à esquerda, tendências que andam de mãos dadas no assalto ao erário, na desfaçatez e na falta de espírito público.

Outro aspecto, é que a Copa da Rússia é diferente da atmosfera que foi criada há quatro anos em nossa casa, com fomento do sentimento nativista, da brasilidade, tudo movido a bilhões e muita corrupção.

O lado positivo nisso tudo, é que os ‘heróis’ da bola, aquela que rola nos campos de futebol pelo mundo e na Rússia, não provocam mais tanto encantamento e sinergia com o público brasileiro. Acordamos um pouco, estamos mais realistas.

A goleada alemã talvez tenha despertado um pouco esse país, outrora do futebol, para a realidade de sua bola que há tempos anda muito murcha.

Mesmo assim, somos Brasil, com aquilo que ainda nos resta de paixão e fé. Vai, Brasil!

PRIMEIRA PÁGINA

Todas as chapas estão em aberto – Até o momento, não há um único agrupamento político tranquilo e vendo tudo favorável, em termos de sucessão estadual, tanto em relação à chapa majoritária, como no tocante à formação de chapas proporcionais. Quase todos estão se comunicando com quase todos. Está em jogo sobretudo a “sobrevivência da espécie”, ou seja, o político tradicional.

União de Vereadores terá evento em Natal – A União dos Vereadores do RN (UVERN) vai realizar entre os dias 19 e 20 de julho em Natal, no Hotel Maine, o III Encontro de Vereadores do RN. Uma temática variada e palestrantes participarão do evento. Mais informações por estes números: (84) 3322-1966/9-9621-7321.

Styvenson: pode ser, pode não ser (Foto:Web)

Capitão Styvenson, uma “novidade” difícil – O nome do capitão Styvenson Valentim tem sido bastante divulgado em redes sociais e imprensa, como possível “novidade” de última hora do Partido Solidariedade ao governo do estado. Há quem aposte que venha a ser um fenômeno e até eleito. Menos. O fenômeno é possível, a eleição é pouco provável. A campanha é curtíssima (com 35 dias em rádio e televisão) e exigirá mais e mais de estruturas, capilaridade partidária etc. Styvenson notabilizou-se pelo rigor com que conduziu a Lei Seca no estado, com jeito de xerifão. Mas política é algo de maior complexidade do que vigiar pinguços ao volante.

Vereadores esperam mais cargos e ‘espaços’ em terceirizadas – A bancada governista da prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) aguarda convocação para poder indicar mais nomes ao governo. Muitos não estão contentes com quatro ou cinco nomeações de comissionados que possuem no governo e quase nada ou nada em terceirizadas. Pelo menos cinco contratos com terceirizadas foram operacionalizados pelo município nos últimos meses. Podem gerar centenas de empregos apenas por “QI”  (Quem Indica). Depois de terem sepultado a Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Lixo, os parlamentares aguardam sua compensação.

Candidatura avulsa será realidade incontrolável em campanha – Entre muitas situações atípicas da campanha que se avizinha, uma a mais será a força das “candidaturas avulsas”. Muitos concorrentes à Assembleia Legislativa (podem passar de 300), principalmente, vão trabalhar em faixa própria, desgarrados de chapas majoritárias. Um problema adicional pros futuros concorrentes ao Governo e Senado. Sobreviver é preciso.

PT reluta em aceitar coligação – O PT finca pé e não está disposto a fazer coligação alguma à Assembleia Legislativa este ano. PCdoB e PHS cobram reciprocidade, coligação de cima a baixo, mas o partido não quer nem ouvir falar no assunto. Tem como uma de suas prioridades, a manutenção de cadeira na Casa. Já à Câmara Federal, não. Sabe que precisa do apoio dos demais partidos, para ter “esteira” à candidatura preferencial do atual deputado estadual Fernando Mineiro. Impasse não está fácil de ser sanado.

EM PAUTA

CDP e Livro – O agente penitenciário, escritor e estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado do RN (UERN), Márcio Morais, vai ser um dos participantes do Rio Grande do Norte, da “2ª Amostra Laboral do Sistema Penitenciário Brasileiro”, que será  realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SEJUC/SC) com apoio do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), em Florianópolis – Santa Catarina, de 24 a 27 de julho. Ele aproveitará para expor seu livro “Por Trás Das Grades”, com a expediência de comandar um caso de sucesso no setor penitenciário do país, o Centro de Detenção provisória (CDP) do Apodi.

Márcio: livro e CDP (Foto: divulgação)

Tudo Azul – Tem sido exponencial o percentual de embarque e desembarque da recém-inaugurada rota da Azul Linhas Aéreas, que incluiu o Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró para pousos e decolagens. Além de tudo, também pontualidade. Mas pequenos gargalos na gestão do aeródromo precisarão ser rapidamente dissipados pelo governo estadual.

‘Ficro’ Junina – Tem sido bastante criticada a estrutura do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2018, no núcleo conhecido como “Cidadela”, que em sua concepção (à época da gestão Fafá Rosado) tinha formato de um arraial, com instalações com perfil rústico. Devido a desorganização incomum deste ano, optou-se pela urgente montagem de estruturas metálicas e estandes, descaracterizando a ideia primária. Está sendo batizada de “Ficro” por populares, numa alusão à Feira Industrial e Comercial de Mossoró e da Região Oeste. Faz sentido.

Hotelaria sofre – O desabamento de um camarote em pleno show na abertura do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2018, na madrugada do dia 8 último, além de outros aspectos de desorganização do evento, achataram expectativas da hotelaria. “Muitas reservas foram canceladas”, admite um empresário do setor. “Está sendo o pior dos últimos 15 anos em termos de ocupação. Só se salvou o Pingo da Mei Dia”, acrescenta.

Cantoria – No aniversário de 22 anos do Cajarana’s Bar em Mossoró, no bairro Aeroporto, nessa quarta-feira (20), os cantadores Geraldo Amâncio e Luciano Fernandes vão se apresentar em Grande Cantoria. Começa às 19 horas. (P.S – 06h40 – 19 de Junho de 2018 – O evento foi transferido para o sábado, dia 23, no mesmo horário).

Pink Floyd – A banda Ummagumma the Brazilian Pink Floyd vai se apresentar em Natal no próximo dia 29, às 21h, no Teatro Riachuelo. O grupo faz um passeio pelos clássicos da banda inglesa Pink Floyd. A banda é originária de Três Pontas, em Minas Gerais.

Tarcísio Gurgel – Quem esteve no fim de semana em Mossoró foi o escritor Tarcísio Gurgel. Ele é autor do texto do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Assistiu o espetáculo no sábado (16), que este ano tem a direção (elogiadíssima) de Marcos Leonardo.

‘Seu Durvá’ – A festa junina das crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva, o “Arraiá do Seu Durvá”, vai acontecer nessa quarta-feira (20), das 14 às 17h, no salão Sapekas Play, em Candelária – Natal. Mais informações por este número: (84) 4006-1600.

SÓ PRA CONTRARIAR

Na política do RN, tem muita que faz tudo como sempre sem perceber que nem tudo é como antes.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Parabéns a Zé Filho e Samuel Sávio pela ótima parceria em Mossoró. Instalaram a Xefis Empório, à Rua Delfim Moreira, 1104, Abolição I  (vizinho ao Candidu’s Restaurante). A loja é voltada à venda de cortes de carnes nobres, cervejas especiais, vinhos nacionais e importados, temperos, geleias, utensílios para churrasco etc.

Meu amigo Claudino Nunes vai transferir uma vaga de táxi com estacionamento no centro de Mossoró. Contatos por estes números: (84) 9- 8857- 0818 e 9-9972-1050.

Obrigado à leitura do Nosso BlogJosé Vieira (Pau dos Ferros), Rocelito Miranda (Mossoró) e Carlinhos Lima (Natal).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (04/06) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Não nego. Vi o jogo sem o entusiasmo de sempre. Sem me contorcer por um gol. Sim, amo o Brasil e sofro com o que fizeram com ele.
    A mudança está em mim, talvez no escalonamento de meus valores, talvez na proximidade da velhice e escolhas dela, as preferências. Talvez, e principalmente, no desespero de deixar a Educação como herança aos meus netos.
    .Todas as chapas estão em aberto porque o cérebro do povo está começando a entender os meandros da política. Promessas são vistas de forma enviesada. O político tradicional sente o solo meio escorregadio. Esqueceu de cimentá-lo.
    .Tudo Azul, ótimo! Que a companhia continue a azular o céu de Mossoró.
    . Ficro Junina. É a tecnologia. Continuo perseguindo o meu drone limpador.
    . Parabéns ao criador, Tarcísio Gurgel, de Chuva de Bala no país de Mossoró, espetáculo histórico, e a Marcos Leonardo, brilhante diretor da apresentação da obra, que nos leva a participar dela em crescente entusiasmo.

  2. FRANCISCO diz:

    Neymar tá chorando ou rindo ?

  3. João Claudio - Pintor de Paredes, (sem número) diz:

    Se está sorrindo ou não, ninguém sabe.

    O que o mundo está sabendo, é que ele cismou em entrar em campo usando o topete de um mico leão dourado.

    Ridículo, não! Aquelas rumas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.