• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 30/12/2014 - 07:50h
Brasil de sempre

Cumprimentos de final de ano retratam coronelismo sem fim

Tem coisa mais subdesenvolvida e símbolo de submissão, do que solenidade de “cumprimentos de final de ano” a prefeitos, governadores e até presidente da República?

É triste essa modalidade de coronelismo disfarçado, que perdura na República Federativa do Brasil.

Remonta às cortes europeias da Idade Média, aos rituais humilhantes de poderosos da antiguidade.

Assemelha-se, ainda, àquelas fotografias em que nomeados para cargos comissionados são obrigados a posar com portaria à mão, ao lado de quem o emprega, como prova de favor e devoção.

Os dois acontecimentos comuns ao poder, no Brasil, não representam respeito e consideração a alguém. Na verdade, documentam a subalternidade e o personalismo que teimam em fazer parte da política nacional.

Pobre Brasil Sem Sorte!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. luis claudio diz:

    ´LAMENTÁVEL QUE NOS TEMPOS DE HOJE AINDA PERSISTA ESSA SUBMISSÃO.

  2. Elves Alves diz:

    Se quer realmente transformar o RN “num Estado moderno como Pernambuco e Ceará”, por que danado Robinson terá importado secretário apenas da Paraíba?
    Também, acolitado por essa notória “reserva técnica” do PT/PCdoB… Sinceramente, ô povo sem sorte só é o papa-jerimum!
    Para a Potigás foi indicado um notório empresário do ramo de postos de combustíveis… Dá para imaginar o imbróglio que será administrar esse conflito de interesses?
    Este senhor vai privar de informações estratégicas e privilegiadas do setor em que já atua com particular interesse. Escândalo à vista, ele vai comprar GNV (gás natural veicular) a si mesmo para revender em sua rede de postos.
    Para o Detran, outro empresário fanfarrão, um tal de Marquinhos Beleza, que inclusive teve sua habilitação retida pela Operação Lei Seca no último Carnatal.
    Remanescente da era Rosalba, Ney Lopes Jr. apenas trocará de pasta. Vai para para o tenebroso Ipem. E deixa os holofotes do Procon para o advogado Cyrus Benavides, genro de Cid Arruda, prefeito de Nova Cruz irmão de Cassiano.
    Outra herança da era Rosalba, Pauloca Araújo (“Pode acabar, mundo velho…”) vai para bater poeira nos armários do velho DEI.
    Na finada FJA Fátima emplacou Rodrigo Bico. Tudo leva a crer que a ‘extraordinária’ Secult sumirá do organograma.
    George Câmara, comunista que combate o “profissionalismo” na política, fica no Esporte. O ‘PT de Fátima’ emplaca Tereza de Hugo Manso na Sec. de Mulheres e Divaneide Basílio na de Juventude. Já Emater, Assuntos Fundiários e Educação ficam com o ‘PT de Mineiro’.
    São estes os perfis de “excelência técnica” que Robinson fez tanto pantim para anunciar. E terminou enganando até a si mesmo.
    Robinson e toda sua equipe esperam ansiosamente pelo toque divino de seus dois ‘santos milagreiros’ em Brasília: Fátima e o ministro Kassab (PSD), já confirmado por Dilma no Ministério de Cidades.
    É de expectativa que se nutre o próximo governo. E nós, como somos pobres, só podemos merecer o céu, não é mesmo?

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O Beija-Mão acontece desde priscas eras.
    Vai quem quer e gosta de se sentir um lacaio.
    De lascar mesmo é ver prédio público sendo usado para afixação de faixa colocada por uma condenada em primeira instância por prática de improbidade saudando os devotos da padroeira de Mossoró.
    Será que se o Papa Francisco, que tanto prega o combate à corrupção, vai gostar de saber que uma condenada por prática de improbidade está afixando faixas com saudação a uma santa?
    Como se sentirá o Papa Francisco, sempre a conclamar todos Ao combate à corrupção, quando souber que em Mossoró movimento religioso da Igreja Católica conta com participação de condenada em prática de improbidade?
    Papa Francisco, assim fica difícil entender a sua fala.
    PRÉDIO PÚBLICO PODE SER USADO PARA AFIXAÇÃO DE FAIXA DE SAUDAÇÃO?
    Se pode, sugiro aos espíritas que coloquem no prédio da Câmara Municipal de Mossoró faixas saudando o fato das cartas psicografadas por Chico Xavier terem sido consideradas autênticas.
    Se pode, sugiro aos evangélicos que coloquem faixas saudando Martinho Lutero pela passagem do seu aniversário no próximo dia 10 de novembro.
    Em que estão transformando Mossoró?
    Ministério Público é afrontado publicamente por uma condenada em primeira instância, afirmou faltar coragem aos membros do MP para bater de frente com o prefeito, e mesmo depois disto se mantém no exercício de cargo eletivo graças a um recurso sem data ainda para ser julgado.
    Prédios públicos são usados como outdoor e ninguém toma uma providência.
    Ainda falta algum degrau para Mossoró descer?
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Todos os que leem os meus comentários sabem como sou radicalmente contra a construção do Santuário COM DINHEIRO PÚBLICO.
      Não entendo num Estado Laico o uso de dinheiro público para construção de templos religiosos.
      Sou totalmente favorável a que um lindo templo seja construído com recursos dos católicos. Dinheiro que seria conseguido através de campanhas como LIVRO DE OURO, onde pessoas mais bem posicionadas economicamente colaborariam com quantias significativas; RIFAS de carros e motos conseguidos por doação ou a preço de custo em concessionárias de Mossoró; realização de EVENTOS ARTÍSTICOS com toda renda revertida para a construção do templo, etc.
      Sou totalmente favorável a que o Santuário seja erguido, não no terreno de um político mais interessado na valorização da sua propriedade do que na homenagem que será prestada à mãe de Jesus, mas num local de mais fácil acesso a todos os mossorenses.
      O templo deve ser construído numa área pública e bem mais próxima da cidade. Basta observar o Santuário de Fei Damião em Guarabira, menos de dois quilômetros do centro da cidade. O mesmo acontece em Juazeiro do Norte e em Canindé.
      Que o templo seja construído com recursos dos fiéis, nunca com recursos públicos que faltam para a saúde, educação e segurança, mas que infelizmente sobram para a corrupção.
      E que não seja construído com objetivo de valorizar terras de político.
      Que a Virgem Maria nos abençoe.
      ///
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        SANTA LUZIA
        Santa Luzia é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.
        DEUSA LAVERNA
        Na mitologia romana Laverna ė a deusa dos ladrões, trapaceiros e do mundo inferior.
        /////
        QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

  4. João Claudio diz:

    Carlos, você não imagina a satisfação e a felicidade que os serviçais, capachos, baba ovos sentem, ao ficarem na fila aguardando a vez para se curvarem diante da “artoridade”.

    Lembrando que muitos deles dão um banho de loja em todos os membros da família e os leva a tira colo para
    também…….saudar “vossa excelência”. É a gloria.

    O Brasil encontra-se atualmente no terceiro mundo, e muito, mas muito distante do segundo, e jamais terá o gostinho de se alinhar ao primeiro.

    O povo cismou e não quer sair dessa posição que muitos honram e se sente orgulhosos até. Eu diria que a maioria do povo brasileiro se acostumou a conviver eternamente “a la frasqueira”, e dela não quer sair nem que a vaca tussa.

  5. fernando diz:

    Será que essa pratica medieval será abolida em Mossoró? Esperamos que a terra da liberdade dê esse exemplo. Xô oligarquia.

  6. François Silvestre diz:

    Perfeito! Matou no peito e chutou no ângulo.

  7. Mousinho diz:

    Pobre Brasil sem sorte não ! Pobre Brasil “sem vergonha na cara” !!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.