• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 05/02/2022 - 20:04h
Decidido

Deputado estadual anuncia desistência de postulação à reeleição

Primeira baixa na Assembleia Legislativa para as eleições de outubro deste ano. O deputado estadual Manoel Cunha  Neto (PSB), o “Souza”, anunciou no início da noite desse sábado (5), em vídeo veiculado em suas redes sociais, que não será candidato à reeleição.

“Agora, é hora de voltar a exercer um papel familiar mais atento e cuidar mais da saúde, que já não é mais a mesma”, destacou. “Ainda estou político (…). Até o último dia terei paixão pelo o que faço”, avisou mesmo assim. E usou um velho clichê para falar do amanhã: “O futuro a Deus pertence”.

Vereador (duas vezes), vice-prefeito (duas vezes), prefeito (duas vezes) e deputado em segundo mandato, Souza empina o feito de nunca ter sofrido diretamente uma derrota eleitoral.

O que está por trás da decisão do deputado, que pegou muita gente de surpresa, inclusive entre colaboradores diretos e bases em Areia Branca, seu berço político?

Desde a morte do seu pai Francisco José de Souza, “Chico Cunha”, dia 25 de março de 2021, vitimado pela Covid-19 (veja AQUI), Souza passou a ser pressionado por irmãos e outros familiares, a repensar planos políticos de amplitude estadual, voltando à sua cidade para cuidar – com eles – de negócios do espólio paternal.

Outros aspectos

Existem outros componentes nessa posição anunciada hoje. Aspectos financeiro-econômicos e políticos são levados em conta. Até hoje, Souza cobre compromissos de sua primeira campanha em 2014, à Assembleia Legislativa. A campanha que se avizinha não teria pressão-custo menor.

Sob a ótica política, a dificuldade de reeleição é notória por necessidade de uma nominata no PSB para ajudá-lo a tracionar até o terceiro mandato. E se for firmada uma federação – muito possível – entre PSB, PT e PCdoB – a chapa conjunta tenderia a minar sobremodo seus planos.

Souza volta para sua cidadela. Para fazer política. como sempre. Porém, há um tempo para outros compromissos que foram de algum modo negligenciado em quase 30 anos de vida pública.

“O primeiro aniversário que meu pai esteve presente foi no de 20 anos (risos). E eu não tenho mágoa disso, pois a gente sabe  que é o que ele sempre amou fazer (política). O que magoa, na verdade, é ver aqueles que eram colegas, conhecidos pessoas que cruzamos todos os dias desde criança, atacar e ofender a honra dele por interesses particulares e familiares”. Lucas, filho de Souza, em redes sociais, sábado, 5 de fevereiro de 2022.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Mário Ilo Garcia diz:

    É compreensível e merece todo respeito.
    Porém é lamentável, e deixará uma lacuna na política, potiguar, sobre tudo, na região Oeste e zona litorânea da Costa Branca..

  2. carlos gomes diz:

    Desse daí, sempre desconfie e fique vigilante. Depois que ele “”matou”” e na outra semana curou o irmão dele na disputa passada para prefeito de Areia Branca da qual foi derrotado, tudo pode acontecer, inclusive nada.

  3. Edmiro diz:

    Humilde, respeitador, um probo, merece respeito.

  4. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    A aparência dele não é a de uma pessoa saudável; deve haver outras coisas nessa decisão; em todo caso eu desejo boa sorte no caminho futuro dele .

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.