• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 14/07/2023 - 08:44h
RN

Detran vai acionar Justiça contra greve dos seus servidores

Detran em Nota Oficial anuncia que vai acionar Justiça contra greve 14-07-2023O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) vai judicializar a greve de seus servidores. Em Nota Oficial ainda à noite dessa quinta-feira (13), a autarquia do Governo do Estado do RN mostra sua posição, justificando-a como necessária para preservar os interesses do cidadão e “a regularidade na prestação de seus serviços públicos.” Paralisação começou no último dia 5.

Nota Oficial

O DETRAN/RN, em respeito ao cidadão e para cumprir o dever de manter a regularidade na prestação de seus serviços públicos, e em especial como órgão integrante do Governo do RN, que deve cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar nº 178/2021, requisitará ao Poder Judiciário o fim da greve deflagrada pelos servidores do Órgão.

A valorização dos servidores da Administração Púbica do Estado do Rio Grande do Norte pautou as ações da atual gestão estadual, mantendo desde 2019 o pagamento dos salários em dia e depositando R$ 900 milhões na conta dos servidores para quitar os atrasados deixados pela gestão do Governo no período de 2015 a 2018.

Especificamente para os servidores do DETRAN/RN, a atual gestão encaminhou à Assembleia Legislativa e aprovou a Lei Complementar nº 696/2022, que permitiu reajuste nos salários dos servidores ativos e inativos em índices que variaram de 25,5% até 40%, nas diferentes faixas salariais.

Além disso, foi criado o permissivo legal que efetivou o benefício de Assistência Médica Hospitalar – Plano de Saúde, tanto para os servidores ativos, como para os inativos do órgão e está atendendo reivindicação antiga do corpo funcional do DETRAN/RN, autorizando e iniciando a reforma da sede do órgão, já tendo concluído a primeira etapa (Coordenadoria de Habilitação e Coordenadoria Médica), estando atualmente em andamento as obras da segunda etapa (atendimento ao público e Coordenaria de Registro de Veículos).

Apesar dos avanços que ocorreram há pouco mais de 01 (um) ano, os servidores do Detran/RN deflagaram greve pleiteando reposição salarial de 20,71% para todos os servidores da ativa e aposentados, somado ao ganho salarial de 30% para os servidores de nível básico; reposição de 25% para os servidores de nível médio, de 20% para os servidores de nível superior, além de reajuste de 70% no auxílio alimentação, além de instituição de um novo Programa de Incentivo a Qualificação com aumentos nos vencimentos, agregando mais vantagens remuneratórias ao modelo vigente.

Desde os primeiros meses de 2023, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Administração e o DETRAN/RN, vem recebendo a representação classista da categoria, porém direciona o início das negociações no mês de agosto, após a conclusão de acordo com o Ministério Público de Conta para realização de um amplo concurso público destinado aos órgãos do governo, inclusive para o DETRAN/RN, nesse sentido, caminhando para atender mais um pleito da categoria.

Em reunião na última sexta-feira (7), o Governo do Estado ressaltou os encaminhamentos da negociação e fez mais um apelo ao SINAI para os servidores retornarem os trabalhos e aguardar o início das negociações, junto com as demais categorias, mas infelizmente fomos notificados que o pleito não foi atendido e a categoria decidiu pela continuidade da paralisação por tempo indeterminado. Portanto, em face dessa decisão, só restou ao DETRAN/RN adotar as medidas cabíveis e legais para garantir a prestação dos serviços, os quais são essenciais para a população do Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos (Canal BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. M.D.R. diz:

    A GOVERVERNADORA do PT, aprendeu a lição dos Ex-governadores; ROSALBA e ROBINSON FARIAS, passar seu GOVERNO e não repor as perdas salariais. Veja bem, as verbas FEDERAIS sendo reajustada, as arrecadações aumentando consideravelmente e enquanto isto o funcionalismo público está na pior. Administração do o PT, ainda não disse para que vei e os contribuintes fazendo seus deveres pagando seus impostos sistematicamente, inclusive, PT, mostrava as VERBAS, agora vimos uma administração capega, já no segundo mandato os desmandos; G R E V E S no DETRAN, IPRRN, SAÚDE e muito o funcionalismo público em geral. Se nós olhamos para lado e outro não vimos nada por exemplo ESTRADAS ESTADUAIS, são as piores NORTE E NORDESTE e ainda aonde está o IPVA e outros agregados?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.