• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 07/10/2015 - 07:35h
Problema sério

Escassez de água produz constrangimentos em Currais Novos

Um local que pode dar bem a ideia da escassez de abastecimento de água, no Seridó, está na Vara do Trabalho de Currais Novos.

Judicantes, serventuários da Justiça e jurisdicionados passam constrangimentos até para uso de banheiros no local.

Restrição de água chega à quantidades de vezes que descarga sanitária pode ser utilizada.

Xícaras do cafezinho terminam sendo lavadas na casa de servidores.

E tudo pode piorar.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Currais Novos atingiu esta situação de calamidade pública porque medidas necessárias não foram adotadas com antecedência. Todos sabiam que a seca aconteceria.
    Vão longe os tempos em que o nordestino fazia procissão para pedir chuva. Hoje, com os institutos de meteorologia contando com avançados recursos tecnológicos é possível saber se teremos chuva ou não nos anos seguintes. Qualquer pessoa medianamente informada sabe que 2016 e 2017 serão anos de chuvas escassas na região nordeste. E o Rio Grande Norte irá muito sofrer com o prosseguimento desta estiagem.
    Falam muito em transposição, ligação de bacias hidrográficas, mas não falam em uma campanha para uso RACIONAL de água tratada. Claro que aumentar o volume de água disponível é importantíssimo, mas este aumento tem um limite. Será que desconhecem que existe um limite para aumento do volume de água que poderão conseguir para abastecer as cidades?
    Passa da hora de se desenvolver um trabalho a fim de que a população nordestina se conscientize que economizar água é preciso. Inclusive para que esta região não se transforme num deserto cheio de cidades fantasmas. E medidas simples, mas que funcionam, podem ser adotadas a partir de agora.
    A TARIFA DIFERENCIADA É UMA DELAS.
    Sobre esta TARIFA DIFERENCIADA eu tento há vários dias chamar a atenção das autoridades, mas sem obter sucesso. Não sei se porque elas não leem blogs, não sei se porque acham que somente elas podem ter ideias para amenizar problema tão grave. Por outro lado a imprensa não se interessa em saber o que é a TARIFA DIFENCIADA e levar ao grande público esta ideia.
    Para pessoas que me dão ouvidos, pessoas do nível da Sra. Naide Maria Rosado de Souza e Padre Talvacy Chaves, já falei da TARIFA DIFERENCIADA e tanto a Sra. Naide como o Padre Talvacy acharam plenamente viável o projeto.
    Mais uma vez me coloco a disposição de quem no Rio Grande do Norte esteja interessado em saber como é possível economizar água, aumentar a receita da CAERN e adotar TARIFA ZERO para os pequenos consumidores beneficiando assim famílias de baixa renda.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “07/10/2015 18h04 – Atualizado em 07/10/2015 18h04
    Brasil se prepara para um verão de extremos
    O aquecimento global e um fenômeno El Niño dos mais poderosos se juntam para criar uma estação com temperaturas infernais.
    O climatologista Carlos Nobre, atualmente na presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), diz que já é possível saber que o próximo verão será seco em várias partes da Amazônia e também registrará menos chuvas do que a média no Nordeste.”
    MATÉRIA COMPLETA NO G1
    ////
    A tragédia está anunciada. Ficarão de braços cruzados se quiserem. Aumentar a oferta de água e diminuir o consumo é imprescindível. Todos os esforços dos governos nordestinos devem ser neste sentido. Recursos virão para perfuração de poços profundos, construção de cisternas e instalação de dessalinizadores. Fiscalizar a aplicação destes recursos com todo rigor possível.
    Uma campanha para que todos participem do esforço economizando água tem que ser iniciada o mais breve possível. Premiar os que consomem pouca água com TAIFA ZERO e criar a TARIFA DIFERNCIADA para os que desperdiçam água.
    Perto do que veremos, caso as providências INDISPENSÁVEIS não sejam tomadas, o INFERNO DE DANTE se transformará num paraíso.
    Todos os dias eu toco neste assunto. Mas como sou apenas um WEBLEITOR que escrevo em blog de cidade do interior…
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ATÉ OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Existe em andamento em alguma cidade nordestina uma campanha de conscientização da população para a necessidade de economizar água? Qual o estímulo dado aos que economizam água? O que sofrem os desperdiçadores de água? A impressão que temos é que teremos, não um inverno, mas um dilúvio capaz de matar de inveja NOÉ.
    Até onde a falta de sensibilidade dos nossos governantes irá?
    Fora AUMENTAR IMPOSTOS, o que mais os governantes tem falado?
    Está em andamento algum projeto consistente para enfrentamento da estiagem? Ou acreditam que fazendo procissão teremos mais chuvas?
    Que ninguém se diga surpreso com a SECA de 2016.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    É PRECISO IMPLANTAR A TARIFA DIFERENCIADA.
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE. O QUE FOI FEITO COM O DINHEIRO DO UNIFORME ESCOLAR.?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.