• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 11/03/2022 - 12:30h
Discurso e realidade

Fátima divulga apoio à indústria, mas nega gás natural

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou em São Paulo-SP nessa quinta-feira (10), da 20ª Edição da Expo Revestir, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Três empresas desse setor, instaladas no Rio Grande do Norte, participam do evento.

Fátima posa ao lado de dirigentes de uma empresa, informando o que não é verdade nessa estranha parceria (Foto: Governo do RN)

Fátima posa ao lado de dirigentes de uma empresa, informando o que não é verdade nessa estranha parceria (Foto: Governo do RN)

Em material oficial enviado à imprensa, Fátima fala em especial do apoio a elas através do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), “enquanto propulsor dessa atividade no Estado”.

Destacou ainda “a retomada das atividades da Itagrês Revestimentos Cerâmicos (Porcellanati), em Mossoró, após oito anos de interrupção (…), com o diferencial que temos, que é a matéria-prima e o gás, o mais barato do Brasil”.

A realidade

Entretanto, há um fosso entre a informação oficial/declarações da governadora e a realidade. De saída, é preciso que se diga que a indústria está novamente sem produzir nada. A Itagrês – que passou a ter outro nome, chamando-se TB Nordeste Indústria e Comércio de Revestimentos S/A – também não funciona com gás fornecido pela Potigás, sociedade de economista mista que o Estado participa.

Gás adquirido por empresa vem de outro estado, em caminhões Foto: cedida)

Gás adquirido por empresa vem de outro estado, em caminhões (Foto: cedida)

A TB Nordeste adquire o produto da Nacional Gás, empresa com representação em Fortaleza-CE. Recebe-o através de carretas especiais criogênicas. Mostramos essa realidade dia 14 do mês passado e não fomos contestados nem o seremos (veja AQUI).

Portanto, Fátima Bezerra distanciou-se da verdade ao exaltar que o produto é canalizado pela Potigás até essa indústria instalada em Mossoró. E por quê? Simples: o grupo catarinense que controla a TB Nordeste tem débito milionário com a Potigás há vários anos (veja AQUI). A fila de credores é enorme e multimilionária, como centenas de ex-empregados.

Paralisada

A propósito, desde o início da semana que a TB (ou Itagrês, como queira) está com atividades de produção completamente paralisadas. Justificativa seria de necessidade de manutenção de equipamento, mas a versão corrente da ‘rádio peão‘ é outra. Fato real é que falta matéria-prima, como a “albita” (mineral usado na composição de artefatos refratários) devido o não pagamento a fornecedores.

Ninguém vende nada a prazo à TB Nordeste, ex-Porcellanati, Itagrês, seja lá que nome use. A Potigás não fica fora dessa lista de desconfiados. Com razão. Seus ex-clientes são caloteiros contumazes. Estranho mesmo é o discurso da governadora, nessa parceria com empresários craques na enganação.

A própria reabertura da TB é sustentada por uma controvertida decisão judicial monocrática e, não necessariamente, por apoio do Proedi (veja AQUI). A Prefeitura Municipal de Mossoró decretou reversão do imóvel (veja AQUI) em que está assentada, justamente por não cumprir os propósitos da doação ocorrida em 2005.

Essa fábrica foi inaugurada em 2009, mas funcionou até 2014. Anunciou diversas vezes reabertura e após iniciado processo administrativo para retomada do patrimônio, pelo município, procurou ressuscitar produção ano passado, mas só agora em janeiro conseguiu o feito – precariamente.

Paralelamente, cerca de 250 ex-trabalhadores tentam pelo menos recebimento de seus direitos. A governadora, provavelmente não é informada também, que eles querem ser recebidos por ela, mas nunca obtiveram sequer uma chance de falar com secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A Governadora já deve estar ssbendo que novos aumentos de gás, gasolina e diesel estão sendo avaliados pela Petrobras.
    “Petrobras afirma que os valores refletem parte da elevação dos patamares internacionais”.
    Fonte: YAHOO/FINANÇAS.
    Eu ja disse que a Petrobras serviu apenas o couvet.
    O prato principal está sendo preparado.
    Até quando povo vai aguentar eu não sei. Sei que nada dura para sempre.
    PARA SEMPRE É MUITO TEMPO.
    ////
    CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS 143MIL REAIS?
    VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Petrobras fala que existe uma defasagem de 30% aguardando correção.
      ////
      VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?!!!
      CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS REALIZADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ EM 16/12/2020?

  2. barbosa Gomes diz:

    A governadora não sabia dos malfeito da itagres em Mossoró? Não tem assessoria p orientar a chefe do executivo do RN?
    Ela e a itagres são bem siameses

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.