• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/02/2012 - 10:32h
Fato

Mais um delírio da elite política do Rio Grande do Norte

Carlos Santos,

Tem certas coisas que não entram na cabeça de ninguém. Uma das idéias absurdas surgidas pelos dirigentes municipais foi pleitear a hospedagem/concentração das seleções de futebol que disputarão a copa de 2014 em Natal, como se por lá não tivesse hotel ou se o Thermas de Mossoró (cartão postal da cidade e a oitava maravilha do mundo na opinião dos mossoroenses), fosse o único a ter condições de receber as equipes, ou ainda se Mossoró estivesse apenas a 10 quilômetros do estádio.

Eis que agora surge outra idéia esquisita, tão ou maior absurda ainda do governo estadual (Rosalba tenta atrair alguma empresa ligada à Fiat).

Com que cara a governadora vai expor ao presidente da Fiat e aos seus fornecedores que Mossoró, a 500 quilômetros de Goiana-PE, é economicamente rentável para que alguns deles se instalem aqui? Vai prometer um Trem Bala cargueiro ligando diariamente Mossoró/Goiana para o transporte de peças e componentes sem nenhum ônus para os empresários?

Será que a governadora vai expor que, em situação inversa, a Petrobras está construindo a refinaria em Suape/PE e retirando a matéri- prima de Mossoró? Seria essa a justificativa? Seria um belo exemplo? Será que vai que vai falar que Mossoró tem um hotel com águas termais? O Memorial a Lampião? Que foi a única cidade do Nordeste a expulsar o bandido Lampião? Vai falar que a Cidade Junina, conhecida ‘mundialmente’, é em Mossoró?

É bem verdade que a Petrobras, por capricho do ex presidente Lula, talvez seja a única empresa no mundo a construir uma refinaria distante 560 quilômetros de onde extrai a matéria prima. Mas esse absurdo, como já escrevi acima, foi um pedido de um ex presidente da república do Brasil a Petrobras para que ela construísse a refinaria em seu estado natal. Pedido feito, pedido atendido. Não pediu que fosse construída em Garanhuns, ninguém sabe por quê. Mas vontade teve.

Com a iniciativa privada onde a economia de gastos é extremamente importante para a sobrevivência de qualquer empresa, é diferente. Extremamente diferente.

Posso estar enganado, mas o presidente da Fiat-Chrysler dará umas boas gargalhadas ao se despedir da governadora. Antes de rir, deverá pronunciar a frase:

Esto es absurdo.

Geraldo Fagundes, webleitor.

Nota do Blog – Muito boa sua intervenção Geraldo Fagundes. Isso ajuda em nosso debate sadio e elevado, que faz desta página um fórum de discussões relevantes e não apenas desse trivial tititi politiqueiro. Obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): E-mail do Webleitor

Comentários

  1. Samira diz:

    Ei, não acho o thermas nem a primeira nem a oitava maravilha de nada, é comum. Concordo com sua posição em comentar o que fazem de Mossoró, mas não acho nenhuma das duas cidades adequadas para esse tipo de evento. Não se trata apenas de hotelaria…

  2. Patrick diz:

    Vamos qualificar o debate, a Refinaria de Suape está sendo construída tendo em vista o petróleo da Bacia de Campos, pois a produção e as reservas do RN/CE não são suficientes para viabilizar um empreendimento desse porte (e a metade da refinaria a cargo da PDVSA foi projetada para refinar petróleo venezuelano).

  3. José Maria de Souza Luz Filho diz:

    Eu não concordo em achar absurdo procurar pegar um pouquinho de algum investimento para o nosso estado. Se critica se a Governadora não procurar empresas e se procura critica também. Amigos leitores do Blog de Carlos Santos, eu sou um defensor do meu estado e porque não dizer da minha querida Mossoró. Lembro bem que a Ford comprou o Jeep da marca Troller e nem por isso retirou a sua fábrica de Fortaleza. As indústria de automóveis estão modificando muito, antigamente tudo tinha que ser em São Paulo. A própria Fiat modificou e fez a sua 1ª fábrica em Belo Horizonte. A Ford queria colocar no Rio Grande do Sul e o Governador Olivio Dutra era contra dar incentivo fiscal e a fábrica foi instalada na Bahia, inteligência e força dos políticos da Bahia. As fábricas estão se instalando longe principalmente dos grandes centros dos movimentos sindicais. Não sei muito os custos para se manter uma fábrica de automóvel, mas tenho a certeza que a mão de obra é muito cara. É ai que o nosso estado leva vantagem, a mão de obra daqui com certeza será mais em conta, mas com certeza terá que levar alguns para estagiar na matriz. Torço pela Prefeita de Mossoró, Natal, Governadora do meu estado, simplismente porque torço pelo meu estado e minha cidade. Como Empresário, sei como é difícil organizar os recursos financeiros, que com certeza é muito pouco para o que nós necessitamos.

  4. Pedro Victor diz:

    1 – O petróleo de Suape viria da Venezuela e da Bacia de Santos
    2 – As refinarias têm que ser construídas perto dos centros consumidores por questão de logística. Senão, São Paulo, que não produz uma gota de petróleo, não seria o estado com mais refinarias do Brasil

  5. Rui Nascimento diz:

    Talvez a gove cor de rosa mande construir uma grande esteira rolante ligando Mossoró à Goiana-PE para levar os equipamentos “fabricados” na “metrópole do futuro” sem nenhum custo às empresas ali instaladas. Ta de brincadeira essa Rosa, não acredito que ela vá usar seu “enrolation” junto a diretoria da FIAT/Crysler, pois será uma verdadeira piada à italiana!
    Risparmiaci questa vergogna Dona Rosa!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.