• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 12/09/2014 - 07:43h
Operação Pecado Capital

MPF denuncia Wilma, vice de Robinson e Gilson Moura

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota nessa quinta-feira (11) em que assinala ter ingressado com novas denúncias contra a candidata ao Senado pela Coligação União pela Mudança, Wilma de Faria (PSB); o deputado estadual e candidato a vice-governador da Coligação Liderados pelo Povo, Fábio Dantas (PCdoB) e o deputado estadual Gilson Moura (PV).

Wilma: mais problemas (Foto: Nominuto.com)

São quatro ações ao todo. São todas por improbidade e uma denúncia relacionada à Operação Pecado Capital. Veja AQUI links sobre várias matérias da Operação Pecado Capital, para entender melhor o caso.

No rol de denunciados ainda aparecem Fátima Morais, ex-secretária de Wilma no Governo do Estado, Francisco Bento de Moura Júnior, candidato a deputado estadual este ano e irmão de Gilson Moura; Luíza Carvalho Dantas, sobrinha de Fábio Dantas (nome a vice do candidato a governador Robinson Faria-PSD) , Rychardson Macedo; e Polliana Karidja de Oliveira Morais, sobrinha da ex-secretária Fátima Morais.

As ações, de autoria do procurador da República Rodrigo Telles, tratam de atos de improbidade cometidos antes e durante a gestão de Rychardson de Macedo no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN). Ao todo, a Operação Pecado Capital, deflagrada em 12 de setembro de 2011, já resultou no ajuizamento, por parte do Ministério Público Federal, de 13 ações penais e 29 ações de improbidade.

Wilma de Faria

Ex-governadora – Wilma Maria de Faria é apontada como responsável pela inclusão de um “funcionário fantasma” na folha de pagamento do Ipem/RN, entre os anos de 2004 e 2007. Na ação, da qual Gilson Moura também é réu, o MPF aponta que a ex-governadora indicou Danúbio Almeida de Medeiros, ex-vereador de Assu, para ocupar o cargo de coordenador operacional do Ipem, em duas oportunidades, sem que este precisasse trabalhar no instituto.

Pelas irregularidades, Wilma de Faria e Gilson Moura devem responder por atos de improbidade que importam em enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e que atentam contra os princípios da administração pública, de acordo com os artigos da Lei 8.429/1992. Dentre as possíveis sanções estão a restituição do dinheiro pago irregularmente; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil; e proibição de contratar com o Poder Público.

Fábio Dantas

Fábio, vice de Robinson: embaraço (Foto: Assembleia Legislativa)

Deputados – A segunda das novas ações trata da inclusão de “funcionária fantasma” na folha de pagamento do Ipem, entre os anos de 2007 e 2009. A fraude se refere à contratação de Luíza Carvalho Dantas, sobrinha do deputado estadual Fábio Berckmans Veras Dantas, a partir de um pedido feito pelo parlamentar ao também deputado Gilson Moura.

Mesmo sem ter a obrigação de trabalhar efetivamente, Luíza Carvalho assinou dois ou três contratos de prestação de serviços.

Irmãos – A terceira das novas ações do MPF sobre a Pecado Capital tem como réus Gilson Moura e seu irmão, Francisco Bento de Moura Júnior, conhecido como Júnior Moura. Esse último foi nomeado para o cargo em 2009, sem trabalhar.

Júnior Moura ocupou formalmente a coordenadoria operacional entre julho e dezembro daquele ano, recebendo remuneração e tendo, inclusive, direito a diárias, tudo isso sem trabalhar.

Secretária – Outra “funcionária fantasma” que também ocupou o cargo de coordenadora operacional do Ipem/RN foi Polliana Karidja de Oliveira Morais, sobrinha da ex-secretária estadual Maria de Fátima Moraes. Essa última e Rychardson de Macedo responderão a uma ação por improbidade e os três foram denunciados pelo crime de peculato.

As quatro ações de improbidade ajuizadas no último dia 8 de setembro receberam na Justiça Federal os números 0804258-73.2014.4.05.8400; 0804258-58.2014.4.05.8400; 0804260-43.2014.4.05.8400; e 0804261-28.2014.4.05.8400. Já a denúncia foi protocolada sob o número 0002882-85.2014.4.05.8400.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    É mais um “processo por improbidade” que dona Wilma Maia terá que responder em plena campanha… Já nos consta ela estar respondendo a um “processo por improbidade” lá no STF de Brasília apenas aguardando julgamento! Agora outro onde quem acusa é o probo MPF. Me parece que ser “classificado de ficha suja” pela justiça só quando o político for flagrado, filmado e fotografado com o roubo na mão, né, não??? Sou totalmente defensor do bom e honesto trabalho do MPF… Pra mim basta o MPF acusar que eu já chamo “a notória candidata” pela alcunha de “ficha suja”, pois a lei é muito conivente até chegar a condenar um bandido…

  2. João Paulo diz:

    Tem um chargista, o senhor Túlio Ratto, batendo forte na candidatura de Fátima Bezerra (PT) pro senado. Só a candidatura de Fátima merece ser alvo de pancadaria para o chargista. A principal adversária da candidata do PT, Wilma de Faria (PSB), é uma mulher muito “honesta” pro mesmo. O senhor Túlio também vem batendo forte na candidatura de Robinson Faria (PSD) pro governo. Henrique é um candidato que goza de plena “lisura”. Não estou aqui fazendo censura com as charges do Túlio Ratto. Longe disso. O Brasil passou por 21 anos de um regime ditatorial. Infelizmente ainda tem uma quantidade razoável de pessoas na nossa sociedade que compactuam com esse governo que foi instalado no país. Eu não faço parte desse grupo. O que estou é questionando as charges do senhor Túlio. Por que só fazer menção a Fátima ? Por que só fazer menção a Robinson ? O chargista “esquece” dos 10 escândalos de corrupções que assolaram os 8 anos de governo Wilma de Faria. O chargista “esquece” dos casos de corrupções que ocorreram na ‘carreira política’ de Henrique Eduardo Alves. Não o que o quintal de Fátima e Robinson seja limpo. Mas pro chargista em questão, Wilma e Henrique tem uma vida pública toda pautada na “transparência e lisura”. Aí me vem outro questionamento. Dessa vez ao editor desse blog, pessoa que admiro e respeito muito como profissional, faço questão de ressaltar. Por que essa página está veiculando essas charges de Túlio Ratto ? O blog apoia que candidaturas pro governo e pro senado ? Aliás, tem posição quanto a isso ? Como webleitor me sinto na condição de indagar. Se essa página tiver posicionamento quanto a candidaturas, não há problemas. Muitos veículos de comunicação deixam explícitos seus apoios a determinados candidatos. Poucos abrem espaço pro contraditório. Espaço esse que essa página sempre abriu, sem exceção. Questiono isso exatamente nesse processo eleitoral porque foi nesse período que essas charges de Túlio Ratto começaram a ser veiculadas e esse blog também passou a publicá-las. Como não uso redes sociais, tomei ciência das charges via essa página. Por isso também faço questionamentos ao editor. Estou cometendo uma falha ao questionar o Túlio Ratto aqui, vide que ele não participa da edição desse blog. Deveria estar o questionando via outro meio. Mas questioná-lo aqui é inevitável. Ah, meu voto pro senado é em Fátima, sim. Pro governo, não votarei no Robinson, pelo menos não nesse primeiro turno (creio que haverá segundo turno na disputa estadual). Faço questão de externar isso. Não preciso ficar escondendo ou fazer insinuações sobre minhas posições quanto a essa eleição.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – João, boa tarde. Recomendo que você faça essas ponderações ao próprio Túlio. Veja os últimos 20 dias, quantas charges o Blog publicou de Túlio. Veja se diariamente nós reproduzimos os trabalhos que ele faz diariamente nas redes sociais. O Blog é um espaço plural. Aqui aparecem defensores de fátima, robinson, henrique e wilma. Aparecem críticos de fátima, robinson, henrique e wilma. O que procuro moderar são os excessos, inclusive na troca de ofensas e agressões gratuitas. Abraços

    • AVELINO diz:

      Magoado João Paulo, você que tem nome de santo, porque num fechar logo com Robinson, “ficha limpa”, já agora e colaborar acabar com esse negócio de 2º turno, hein??? Vais esperar melar a mão de petróleo para depois querer limpá-la, é??? Vem pro lado de Nevaldo Rocha, o meu, e outros homens honestos do estado, vem!!!

      • João Paulo diz:

        Eu, magoado ? E por que estaria ? Imagina, Robinson não “precisa” muito de meu voto. Ele que fique satisfeito por conquistar em um provável segundo turno o voto de um social-democrata de esquerda. Nem iria votar nele. Primeiro turno é 50. Já fechei com o Robério. Fechei com a ‘esquerda que não se vendeu’. Que apesar de viajar muito na maionese tem a pauta social que eu assino embaixo. Afinal de contas, sou maioria na população. Faço parte do grupão de gente que é oprimida pelas classes dominantes. Aliás, sempre foi, e continuará sendo por longos anos. Nevaldo Rocha ? Nem conheço. Nem me interessa em saber quem é. Já ouvi até falar. Mas obrigado pelo convite. Nesse primeiro momento dispenso.

  3. LINDEMBERG GOMES diz:

    IMPRESSIONANTE, o apoio à campanha da Ex-Governadora Srª. Wilma Maia na cidade de MOSSORÓ, nada menos que 18 VEREADORES de uma bancada de 21, quase que apoiada, por MAIORIA ABSOLUTA. Não é algo EXTRAORDINÁRIO?
    Com um APOIO desse tudo fica muito mais fácil.

  4. George Duarte diz:

    Rapaz essa mulher não era para estar presa não!!! Com esses processos todos amigo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.