• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 15/07/2020 - 09:22h
Flávio Dino

O caminho presidencial pela via da fusão partidária

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sinaliza com forte possibilidade de que tenhamos uma fusão (ou incorporação) partidária após as eleições municipais deste ano, no país.

Costurando e aplainando meios e caminhos para ser candidato à Presidência da República em 2022, Dino sabe que precisará de melhor estrutura partidária, com capilaridade nacional, de modo a fazer sua postulação andar e se infiltrar nos grandes centros e rincões.

Flávio é governador do Maranhão e afirma que não sairá do PCdoB para ser candidato (Foto: Kleyton Amorim/UOL)

O PCdoB não tem esse porte. E ele tem dito que simplesmente não vai mudar de camisa para ser candidato de qualquer jeito.

Um dos primeiros desafios do governador, não é exatamente essa comunhão de forças com um partido com o qual se afina, no mesmo campo ideológico de esquerda. É crescer em meio à polarização entre o bolsonarismo e o petismo, que sustentam esse “Fla x Flu” que é benéfico aos dois lados.

Pouco provável, por exemplo, que se confirmando em 2022 uma candidatura sua, o PT se componha em primeiro turno com o governador. Esse partido é protagonista de eleições presidenciais desde 1989, no início do processo de eleições diretas à Presidência da República, pós-regime militar de 1964.

Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Haddad disputaram eleições pelo petismo nesse período e quatro mandatos presidenciais foram obtidos (dois com Lula e dois com Dilma).

Por enquanto, essa é uma aliança distante de se confirmar, porque os interesses se chocam e não estão completamente focados em derrotar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar de Flávio Dino e Lula, líder petista, terem essa mesma aspiração, não querem a mesma configuração de chapa para 2022.

PCdoB com PSB, e o partido que tende a nascer daí, vão ter candidatura presidencial  (se não ocorrerem maiores sobressaltos). O PT, certamente. No segundo turno é outra história.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Victor diz:

    Flavio Dino se mostra uma pessoa extremamente preparada para o debate público nacional e faz um governo aprovado no Maranhão. Se tem viabilidade eleitoral é outra história, mas com certeza qualifica o cenário.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.