• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 13/03/2022 - 06:14h

O futuro da comunicação já chegou, com ou sem blog

Por Carlos Santos

“Onde é grande o desejo de aprender, é também grande a necessidade de discutir, de escrever, de ter opinião. Porque a opinião, entre homens de valor, é conhecimento em formação”.

(John Milton, poeta inglês, em 1664, no Parlamento da Inglaterra)

Participei de um saudável debate sobre blogs na TV Cabo Mossoró (TCM), à noite de terça (14). Foi promovido pelo programa “De Fato e de Direito”, da Escola da Magistratura do RN (ESMARN).

Para quem não teve acesso à iniciativa, resumo um pouco do que dissertei e o que não pude expressar em face da exiguidade de tempo etc. Vamos lá:81tim-aplicativos-desativadosBlog nada mais é do que outra ferramenta da Internet. Começou como um brinquedo de adolescentes por volta de 1994 nos Estados Unidos, transformado em diário na Net (Weblog, seu nome de origem em 1997).

Hoje é um fenômeno mundial, sendo usado por políticos, desportistas, jovens, jornalistas, empresas, donas-de-casa, desocupados, esquizofrênicos, putas etc. Contudo é no meio jornalístico onde ganha explosão de acessos e polêmica (mais de 20 milhões de internautas/dia no Brasil).

Não existe uma legislação específica para disciplinar seu funcionamento. Mas é claro que a própria Internet caminha para sofrer normatização estatal, como é importante em qualquer mundo civilizado (inclusive os virtuais).

Boa parte da celeuma em torno dos blogs advém do desconhecimento quanto ao seu papel, uso e extensão. Há uma corrente que o aponta como a panaceia, a democracia plena nos meios de comunicação. Outra vertente se apavora, considerando-o uma hidra devoradora da imprensa tradicional.

Nem uma coisa nem outra.

Assim como o Orkut, o YouTube, Google e outras ferramentas em uso na Internet, ele tem características próprias e limitações. É uma novidade que a cada dia ganha mais utilidade, podendo se fundir e ganhar outro corpo adiante ou simplesmente desaparecer.

Outras geringonças também tiveram seus dias de glória e feneceram. Lembra da máquina de Telex?

A grandiloquência do blog é mais em face de desconhecimento do que por sua força real.

No universo da mídia convencional, as grandes corporações no país e mundo afora logo perceberam que essa modalidade de meio de comunicação agregava valor. Grupos como o The Guardian (Inglaterra), The Washington Post (EUA), Grupo Folha e Globo (Brasil), além de outros tantos passaram a investir na novidade há tempos.

Em alguns rincões da pobreza intelectual e estupidez esférica, é que o blog passou a ser visto como inimigo. Mossoró, que o diga. A imprensa convencional (com exceções) promove campanhas para boicote e vetos aos principais blogueiros. Mesmo assim, não deixa de aproveitar muito do seu material, às vezes sem citar a fonte – o que é profundamente desonesto.

A crise que afeta a imprensa escrita em todo o mundo, não é resultado do advento do blog. Muito pelo contrário. A Internet tem ajudado e muito a quem enxergou na frente. Só a tecnofobia e a intolerância veem o progresso tecnológico como atraso.

Faz-nos lembrar centenas de trabalhadores britânicos quebrando máquinas no início da Revolução Industrial, entre o final do século XVIII e início de XIX. Destruir computadores ou tentar ignorar os blogs, é igualmente uma bobagem.

O que fecha jornal é incapacidade gerencial, leitura errada da conjuntura e dificuldade de adaptação ao “darwinismo digital”, como cunhou o professor-escritor inglês Andrew Keen, crítico da forma “anárquica” com que a Internet ainda funciona. Para ele, existe uma “seleção natural” no meio e quem não se encaixar será vomitado.

Também é um mito se apregoar que o blog alcança o status da plena imparcialidade na mídia. Imparcialidade é uma utopia na Internet e na vida real. O ser humano é em essência parcial, desde sua formação intrauterina.

Inaceitável é a parcialidade leviana, remunerada cavilosamente por terceiros. Isso tem provocado a “morte cerebral” de muitos órgãos de comunicação, aparelhados pela plutocracia ou manietados pelos inquilinos do poder institucional.

Este blog é parcial. Defende a livre iniciativa, advoga a causa da educação como fonte de redenção do povo brasileiro, luta pela liberdade de expressão/imprensa e vê a política como instrumento capaz de promover o bem-estar coletivo.

Quanto à ética, vejo como inegociável o respeito à diversidade de opiniões, o apoio às diferenças e fomento à dialética. Quem não tem hábito de exercer opinião própria num jornal, rádio ou TV, não se sentirá à vontade para tamanho voo na Internet, através do blog.

Neste espaço, a interação blogueiro-webleitor é constante, além do seu grande diferencial.

O futuro da comunicação é agora. Com ou sem blog.

*Texto originalmente publicado no dia 15 de abril de 2009 (veja AQUI). Portanto, há quase 13 anos. Nada a ser alterado.

Carlos Santos é editor e criador do Canal BCS – Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Marcos Ferreira diz:

    Excelente. O texto ainda está quentinho.
    Não envelheceu um só dia. Parabéns!

  2. Magno diz:

    100 por cento de verdades.

  3. Amorim diz:

    Pois bem, acordei tarde fiz meu café e agora vou “falar “,
    Acordei com o seguinte pensamento: o ” Nosso blog ” é quem me conecta ao mundo real..
    Mais um vez Nobre Editor, graças a sua dica, fui ao Grande Encontro de Poetas.
    Foi uma verdadeira imersão na Cultura de Mossoró e do Nodeste.
    Classifico como esplendorosa! Absolutamente todos são virtuosos!
    Foi uma noite inesquecível para mim ; gravei na memória.
    Ainda tive o privilégio de conhecer e conversar com o Poeta Amorim Neto e graças ao providencial atraso em começar o espetáculo levamos um leriado.
    Contamos causos e eu com minhas mentiras! Rsrs parafraseando Ariano Suassuna, “não sei vocês, mas eu minto”.
    Acreditem, “falo” o que sinto!
    Tá bom.
    Um abraçaço!

  4. Amorim diz:

    Em tempo, ainda extasiado, sinto orgulho de começar a conhecer a rica história cultural de Mossoró, que por motivos difusos e aleatórios não fi-ló antes!
    E, que por unicamente não ter a capacidade da escrita, só tenho a dizer. PQP!
    Bom dia

  5. Odemirton Filho diz:

    Avante, meu editor! Que o “nosso Blog” continue firme e forte.
    Abraços!

  6. João Claudio diz:

    Um dos sonhos do Lularápio é botar um freio em tudo isso que CS escreveu. Sabia?

    Ah, o ‘freio’ da pérola tem nome; ‘Regularizar’.

    Porém, já se sabe que o ‘freio’ só vai ser acionado quando falarem mal da ‘esquerdalha, sindicalha, dos comunalhas’ e, claro do chefe da quadrilha’.
    Rasgar elogios, pode! Inclusive, elogiar os governos de Cuba, Venezuela, Nicarágua e assemelhados.

    Anotem mais essa, viu?

  7. Paulo Tarcisio Cavalcanti diz:

    Opinião de quem sabe o que diz, com pleno conhecimento e vasta experiência profissional. Pensei que era inédito pela sua compatibilidade com tudo que vemos hoje em dia.
    Parabéns ao grande Carlos Santos.

  8. Flavio Azevedo diz:

    Prezado,
    Artigo estupendo. Sobre o tema, o melhor que já li até o momento. Genial, digo sem medo de errar. Abração

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Obrigado, Flávio. Acho que o conteúdo e as assertivas não envelheceram. Foi escrito em abril de 2009, há quase 13 anos, quando praticamente não se falava em WhatsApp, por exemplo.

      Abraços

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.