Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, não deveriam existir dúvidas ou polêmicas quanto ao epicentro do problema. O jogo de empurra-empurra político, às vésperas de novas eleições, até parece bizarro, carregado de sofismas. Solução mesmo, nenhuma.
O portal Metrópoles fez um levantamento que a gente simplifica, para se entender a composição final de preço dos produtos que abastecem veículos automotivos no país. Veja abaixo:
Há quatro tributos que incidem sobre os combustíveis vendidos nos postos: três federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins) e um estadual – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
No caso da gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço nos postos é calculado da seguinte forma:
27,9% – tributo estadual (ICMS)
11,6% – impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins)
32,9% – lucro da Petrobras (indiretamente, do governo federal, além dos acionistas)
15,9% – custo do etanol presente na mistura
11,7% – distribuição e revenda do combustível
Para o diesel, a segmentação ocorre de maneira diferenciada, com uma fatia destinada para o lucro da Petrobras significativamente maior.
15,9% – tributo estadual (ICMS)
7% – impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins)
52,6% – lucro da Petrobras
11,3% – presença de biodiesel na mistura
13,2% – distribuição e revenda.
De acordo com economistas ouvidos pelo portal, a disparada da moeda americana no câmbio encarece o preço do combustível e pode ser considerado o principal vilão para o bolso do consumidor, uma vez que o Brasil importa petróleo e paga em dólar o valor do barril.
“O dólar é o grande vilão da alta do preço da gasolina. Mesmo com o preço do petróleo internacional tendo caído recentemente, a alta da moeda americana faz com que a Petrobras não consiga repor os preços”, afirma o economista-chefe da Infinity, Jason Vieira.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A política econômica que foi adotada por esse governo mantendo o câmbio nas alturas tá provocando um efeito predatório em toda cadeia produtiva. Um exemplo é dono de caminhão. Não é só preço do diesel que está inviabizando o frete , são também os outros insumos. O preço do pneu e lubrificante praticamente dobrou e esse valor acaba sendo repassado fechando um circuito onde o preço da caixa de ovos passou dos 20 reais. Só quem tá no lucro são os investidores e aqueles que exportam, problema que esses representam 1% da população, a grande maioria daqui a pouco vai disputar os caminhões de lixo pra levar comida pra casa .
Resumindo o combustível sobe quando:
O dólar sobe
O dólar baixa
Diminui a produção no Brasil
Aumenta a produção no Brasil
Aumenta a produção no mundo
Diminui a produção no mundo
Aumenta o consumo no Brasil
Diminui o consumo no Brasil
Uma boa tarde.
O lucro da Petrobras é absurdo.
A redução deste lucro a níveis civilizados se faz necessária.
Por que a Petrobras busca sempre e sempre mais lucro pouco se importando com o estrago socIal que a ambição desmedida causa?
Porque a Petrobras prioriza bem remunerar seus acionistas com o pagamento de gordos dividendos e pagar salários astronõmicos a seus funcionários. Basta dizer que o salário do Presidente da Petrobras alcança os 3 milhões de reais por ano. E ainda existe uma Participação no Lucro e Resultado da empresa que é pago a todos os funcionários.
Redução da carga tributária também se faz necessárta, além de várias outras medidas.
Impossível resumir tudo num comentário.
Certeza tenho que muita coisa vai mudar na Petrobras e em todas as outras estataias.
Passando aqui para informar a todos e todas que o litro da gasolina está custando R$3,31 ➡ na Argentina, país que não tem pré-sal e Petrobrás, e que também importa petróleo.
Petrobrás; ‘Orgulho’ dos brasileiros.
Tô fora. FO-RA.
Ah, voltei porque esqueci de dizer que 1 dólar vale 197 pesos argentinos.
Entendeu?
Fui!
Fui e já voltei de novo e oura vez.
É que eu esqueci também de dizer que 1 dólar vale hoje 5,25 reais.
Aí eu pergunto: aonde está localizado o maior esculhamheichon? Na Argentina ou no brasil sil sil….!
RESPOSTA AQUI_______________________
Fui! De novo e para não mais voltar.
Não se confirma e nem se nega se as nossas refinarias estão com 100% de sua capacidade de refino. Como explicar : se de cada 100 litros de combustível 50 for refinado aqui por que o dólar vai taxar tudo ???
AS TVS ABERTAS PRECISSM FAZER UM DEBATE AO VIVO SOBRE ISSO.