• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 24/12/2021 - 07:20h
Justiça e Política

O que é inocente no Direito Criminal?

Por François Silvestre

Fui advogado criminalista por mais de vinte anos. E na condição de estudante de Direito participei como estagiário no escritório do nosso criminalista mais famoso, da época, Ítalo Pinheiro, e com ele fiz Júris e estudei na prática a atividade de defesa contra o Estado opressor. Meu professor e amigo, cuja saudade não tem limite. Culpado ou inocenteNinguém é culpado até sentença criminal condenatória transitada em julgado. Esse é o principio consagrado pela Escola Clássica do Direito Penal, no estuário das sociedades democráticas do constitucionalismo ocidental.

Aí fico vendo e ouvindo barbaridades sobre culpa e inocência. Ciro Gomes mereceu meu voto nas últimas eleições. Não merece mais nestas eleições. Explico: Quando lhe perguntaram sobre a inocência de Lula, ele respondeu assim: “Lula não foi inocentado, foi beneficiado pela aberração suspeita de Sérgio Moro”.

Peraí, Ciro Gomes. Você se diz professor de Direito Constitucional e declara uma burrada jurídica dessa? Quer dizer, Ciroque alguém é culpado até ser absolvido? Ou é o inverso? Todos são inocentes até condenação transitada em julgado. Os processos contra Lula foram anulados. Morreram. Ele é inocente por isso? Não. Ele é inocente por que não foi condenado em última instância, com trânsito em julgado.

Lula é inocente. Eu queria votar em você, Ciro, no primeiro turno. Como o fiz na eleição passada. Não vou. Vou votar em Lula no primeiro turno, pra ver se ele ganha logo, desmoraliza Bolsonaro, e evita o desgaste de uma nova eleição de segundo turno. Após a posse de Lula, eu estarei na oposição. Não sou petista e sei que os petistas não gostam de mim. Mas eu gosto muito do Brasil, dou banana pros petistas e voto em Lula.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião / Política

Comentários

  1. Dorian Filho diz:

    Eu sufraguei seu nome em duas oportunidades, para federal e estadual. E sem arrependimentos.

    • François Silvestre diz:

      Ô, Dorian! esse afago me deixa afogado de vaidade. Um Natal contente e Ano Novo com saúde e paz procê e pros seus. Abraço.

      • Dorian Filho diz:

        Abraço.
        Dorian Jorge Freire Filho

        • François Silvestre diz:

          Estive algumas vezes na sua casa, em Mossoró. Seu pai, jornalista papa-jerimum, era conhecidíssimo e muito respeitado em São Paulo. Dorian foi símbolo de um jornalismo quase extinto. Honesto, isento, porém não se furtava de tomar partido quando estava em jogo a Democracia e a defesa das liberdades fundamentais. Tô escrevendo isso e vendo-o, simples, óculos de grau descendo do nariz, revisando textos a serem publicados. Muita saudade!.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Resumindo: O ufanista e fanfarrão Professor de Direito Constitucional Ciro Gomes cometeu um estupro jurídico seguido de adultério Constitucional. Essa é de lascar. Feliz Natal primo Francisco Françuar (Com a sua licença distinto primo Silvestre, !) extensivo primos e primas descendentes do bonissimo Patriarca sertanejo Joaquim Gomes Pinto (Quinquim dos Cajuais).

    • François Silvestre diz:

      Isso mesmo, Vovô Quinquim era o pai da minha mãe. Ele era filho de Joaquim Gomes e de Bisinha Suassuna. Abração, primo. E votos de tempos melhores.

  3. A de Andrade diz:

    O voto em Lula no primeiro turno é o verdadeiro voto útil.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Caro FRANCOIS, quando alguém ,suposto professor de direito constitucional, se arvora dar seguidas aulas sob o signo do RESSENTIMENTO, o resultado, claro, não poderia ser outro!

    Não esqueçamos, se o LULA. tivesse seguido as orientações do SUPOSTO Professor de direito constitucional, teria pedido asilo em uma em amizade, por CONSEGUINTE , a história teria sido , porventura, outra.

    Calha observarmos, que no universo das diatribes e dos vaticinios políticos eleitorais do CIRÃO da Massa CHEIROSA, efetivamente, jamais houve espaço pro direito constitucional, salvo aquele direcionado/manipulado pelo candidato Preterido pelo LULA!

    CARO FRANCOIS, ESPECIALMENTE NESTA QUADRA DE HISTÓRICAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS QUE SE AVIZINHA, ONDE OS BRASILEIROS TERÃO, MAIS UMA OPORTUNIDADE DECIDIR ENTRE A BARBÁRIE E A CIVILIZAÇÃO, SO TENHO QUE DESEJAR SAÚDE , PAZ E JUÍZO A TODOS OS BRASILEIROS DAQUI E DE ALHURES..!!!

    Em fim , como diria Chico Cesar, no sumo do sumo do sumo, pra encurtar a conversa e o blá blá político/eleitoral, urge todos de LULA, já no primeiro TURNO…!!!

    Um baraço
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO
    OAB/RN.

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    * Asilo em uma EMBAIXADA…!!!

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O grande adversário do Lula não é Bolsonaro.
    A rejeição ao Bolsonaro se agiganta dia a dia. A sorte de Bolsonaro é que a rejeição não pode passar dos 100%.
    Moro cresce a cada nova pesquisa e vai ganhando força. Pode até mesmo liquidar a eleição em primeiro turno.
    Por enquanto as farpas só estão sendo trocadas entre os outros candidatos e mesmo assim Lula começa a apresentar queda nas pesquisas. Tinha 45%, caiu para 42% e na mais recente 40%.
    Observar as próximas pesquisas é necessário para uma melhor avaliação.
    A única coisa clara até agora é o crescimento do Moro.
    ///
    LAWRENCE CADÊ O COENTRO?

  7. Amorim diz:

    Caro François, que argumentação perfeita.
    Prá reduzir a pó de bosta, aquilo que ocupa a cadeira de presidente, corro em tentação a votar no nove dedos.
    Será um esforço hercúleo; não sei se o tenho.
    Estes ET:S não merecem o meu respeito.
    Eu tenho um sonho! Conhecê-lo.
    Um abraçaço.
    Feliz Natal a todos.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Quando as cartas forem colocadas na mesa você acordará.
      Quando você souber quem quase quebrou a Petrobras e fez empréstimos a ditadores sanguinários que mantém o povo na miséria e no atraso..
      /////
      LAWRENCE CADÊ O COENTRO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.