• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/03/2023 - 08:20h

Oposição sem jeito de oposição se arrasta com ‘piloto de testes’

Por Tárcio Araújo

Em plena atividade de pré-campanha à Prefeitura de Lajes para 2024, o vereador Nildo do Cabugi (União Brasil), cumpre solitário e de forma antecipada, o rito enfadonho na política de visitar algumas famílias do município. O mais intrigante é que na última sessão da casa legislativa, seu pronunciamento de postulante ao executivo pela oposição não encontrou eco entre os vereadores do próprio bloco partidário ao qual pertence.Piloto, piloto de testes, aeronauta, avião,

A vereadora Irene Martins (Pros), por exemplo, que usou a tribuna logo na sequência, ignorou por completo o anúncio da pré-candidatura do colega. Sua fala tratou sobre outras amenidades. E só! Os demais vereadores; Gilmar Gomes (Republicanos), Sansão Gurgel (PV), Clara Fernandes (Republicanos), bem como a presidente da casa, vereadora Rosa Costa (Republicanos), também não manifestaram nenhum aparte de adesão.

Dentro do jogo político, esse é um sinalizador importante: denota enfraquecimento e discordância. Ou seja, Nildo do Cabugi está isolado no seu desejo de ser prefeito. É claro que o vereador teve o aval do líder da oposição em Lajes, deputado federal federal Benes Leocádio (UB), para ir a público expor com veemência sua postulação. No entanto, a estratégia pode ser apenas um movimento para redirecionar o foco das atenções e ganhar tempo.

É plausível que o deputado esteja lançando um “balão de ensaio” de forma antecipada. Afinal, ele joga com o blefe no xadrez político.

DE CERTO MESMO é que o grupo de oposição ao prefeito Felipe Menezes (PP) em Lajes, não está afinado. Nem tem vocação para a tarefa (ser oposição). Eles nunca estiveram no campo oposto do poder, e isso cria confusão de identidade ao próprio grupo. Uma oposição fragmentada, desarticulada. Lembra a torre de Babel da passagem bíblica: cada um falando uma língua própria, sem consenso coletivo.

Sobre esse aspecto tenho que dizer que Benes é o responsável por isso. Ele não criou uma liderança forte capaz de substituí-lo em sua ausência. Tinha medo de ser superado. Todos aqueles tidos como chefes políticos padecem dessa insegurança. Sabem que a traição ê um ato previsível na política. Absolutamente normal.

Mas voltando à pré-candidatura… Convencer seus pares neste momento me parece que seria uma atitude mais coerente do vereador. Assim, sairia mais fortalecido desde a largada. Ou, o seu líder ir em público e comprar sua candidatura com todas as letras. O que não acontecerá, porque Nildo não é o candidato preferencial do deputado Benes. Apesar de ter sua confiança e disposição para o embate. Mas peca na qualidade do discurso e no conteúdo político.

Terá pela frente um oponente infinitamente maior, sob todos os aspectos. No caso, o prefeito Felipe Menezes.

Certamente o deputado tem um nome na “manga”, como prioridade 01, mas não vai revelar, nem “queimar” o cartucho antes do tempo. Teme o desgaste, as divergências e os interesses de grupo. Afinal, ainda resta “terreno” até 2024.

O lançamento de uma pré-candidatura de oposição, com aval de Benes, pouco menos de dois anos antes do pleito, serve somente para marcar “território” e neutralizar qualquer outro interesse interno. O que deve ter reflexos negativos com mais tensão e discórdia dentro da própria oposição em Lajes.

Enquanto isso, Nildo do Cabugi segue como “piloto de testes” de Benes Leocádio. Caminha solitário fazendo sua peregrinação em eventos e encontros, entre um almoço aqui e outro ali… buscando adesão popular. Uma batalha insana!

*Já adianto que breve nosso blog entra no ar com muita análise e matéria opinativa. Lupa ampliada para a política e conteúdo de qualidade.

Tárcio Araújo é jornalista e editor do Jornal das Seis da 95 FM (Mossoró)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.