terça-feira - 29/08/2017 - 10:38h
Réplica

Assessor de Henrique diz que delator Fred Queiroz é mentiroso

José Geraldo (centro) durante a campanha de Henrique para o governo do Rio Grande do Norte, em 2014 (Foto: Agora RN)

Do portal Agora RN

O assessor particular do ex-ministro Henrique Alves (PMDB), José Geraldo, disse desconhecer as situações narradas pelo ex-secretário de Obras de Natal, Fred Queiroz, ao Ministério Público do Rio Grande do Norte e à Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, em delação que envolve seu nome e um esquema para repassar R$ 7 milhões em propina para políticos que apoiariam Henrique durante sua campanha ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014.

Em contato exclusivo com a reportagem do Portal Agora RN/Agora Jornal, José garantiu que tudo o que Fred contou em sua delação é mentira.

“Nada disso que ele falou é verdade. Nunca houve nada isso. Não procedem [as informações que constam na delação passada ao MPRN]. Está tudo totalmente errado, nada disso aconteceu. Ele é quem está dizendo isso. Não tenho a menor ideia do porquê dele falar essas coisas. Acho que ele não falou a verdade”, disse José Geraldo que, questionado acerca das investigações que recaem sobre o ex-ministro Henrique Alves, limitou-se a declarar que: “Não tenho o que dizer”.

Leia no link abaixo a postagem que deu origem à reação do assessor de Henrique Alves.

Leia também: Fred Queiroz detalha compra de apoios para Henrique Alves AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 29/08/2017 - 10:09h
Eleições 2014

Fred Queiroz detalha compra de apoios para Henrique Alves

Por Ricardo Araújo e Luiz Vassallo (O Estado de São Paulo)

O empresário Fred Queiroz, preso na Operação Manus, afirmou, em delação premiada, que o ex-ministro dos governos Dilma e Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) comprou apoio de lideranças políticas nas eleições de 2014 com R$ 7 milhões, em espécie, no primeiro turno, ao governo estadual do Rio Grande do Norte.

Em Natal, Henrique é conduzido à prisão na Operação Manus em junho (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)

No relato dele sobre o segundo turno, Fred admitiu ter usado R$ 4 milhões dos R$ 9 milhões que recebeu, por meio de sua empresa, também para angariar aliados a Alves. Como forma de corroboração do relato, o delator entregou planilha com o detalhamento da aquisição, recebimento e distribuição dos recursos aos vereadores, prefeitos e deputados estaduais que apoiaram o ex-parlamentar na candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte em 2014.

Odebrecht e JBS

A Manus, deflagrada no Rio Grande do Norte para apurar fraudes de R$ 77 milhõesna construção da Arena das Dunas, prendeu o ex-ministro em 6 de junho.

O Estado teve acesso ao termo, homologado entre o empresário, o Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, na quinta-feira, 24.

Fred Queiroz relatou que os articuladores da campanha de Henrique Alves ao governo potiguar ‘precisavam de R$ 10 a R$ 12 milhões para a campanha e que os valores seriam destinados à compra de apoio político’.

Na ocasião, segundo o delator, o ex-ministro respondeu que não dispunha dos recursos, mas que ‘tentou viabilizar’ com a Odebrecht e a JBS o montante de R$ 7 milhões.

Por volta do dia 28 de setembro, conforme consta no documento, “chegaram de R$ 5 a R$ 7 milhões de reais provenientes da pessoa de ‘Joesley’; e que esses valores não foram declarados em prestação de contas eleitorais”.

Os R$ 7 milhões, conforme detalhado na delação, foram entregues numa mala a um assessor particular do ex-presidente da Câmara Federal num hotel da Via Costeira, na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal.

Dinheiro em avião

“José Geraldo (assessor particular de Henrique Alves), disse que foi com o motorista de Henrique Alves de nome Paulo, pegar os valores com um casal no Hotel Ocean Palace; que esse casal, segundo José Geraldo, veio de Mato Grosso em um avião particular; que o nome do casal foi passado por Arturo Arruda por meio de mensagem de aplicativo; que José Geraldo levou o dinheiro em uma mala para a casa da sogra dele”, consta no depoimento de Fred Queiros aos procuradores da República, Rodrigo Telles de Souza e Fernando Rocha de Andrade.

Fred: uso de avião privado e dinheiro em quantidade (Foto: Portal Noar)

No dia seguinte, conforme relatado pelo delator, o coordenador geral da campanha de Henrique Alves no interior do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio (atual presidente da Federação dos Municípios – Femurn), foi ao encontro de José Geraldo com uma listagem dos beneficiados.

Um dos prefeitos que apoiou Henrique Alves recebeu, naquele dia, R$ 27.500,00. Ele acabou sendo preso, horas depois, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pois não informou a origem do dinheiro.

Muito dinheiro

Já no anexo referente ao segundo turno daquela mesma eleição, Queiroz admitiu que usou sua empresa para receber R$ 9 milhões, dos quais apenas R$ 5 milhões de reais foram destinados a despesas do contrato, como aquisição de gasolina, pagamento de pessoal, aluguel de equipamentos, carro de som, alimentação, estrutura de palco, etc., destinando-se 4 milhões à compra de apoio político.

De acordo com Queiroz, a campanha do ex-ministro de Dilma e Temer ao Governo do Estado em 2014 tinha dois cenários.

“A campanha de Henrique Alves em 2014 contava com duas expectativas, a primeira era a de que ele sairia vitorioso, a segunda era a de que haveria disponibilidade de muito dinheiro”, declarou o delator.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 29/08/2017 - 09:18h
Mossoró

Por recomendação médica, Lula tem entrevista cancelada

Foi cancelada a entrevista que o ex-presidente Lula (PT) concederia com exclusividade à manhã de hoje à FM 95.7 de Mossoró.

O jornalista Bruno Barreto, que seria o entrevistador, foi informado que houve recomendação médica para que o ex-presidente poupasse as cordas vocais.

Toda sua agenda pela manhã em Mossoró acabou sendo suspensa.

Ontem, em pleno ato político no centro da cidade à noite, era visível o esgarçamento da voz de Lula e ele mesmo já se queixava, bastante rouco, da dificuldade para continuar sua oratória.

– Gravei com Gleisi Hoffman (senadora catararinense, presidente nacional da sigla) – informou Bruno Barreto nas redes sociais há poucos minutos.

A programação da “Caravana Lula Pelo Brasil” será continuada no Ceará.

Leia também: Ex-presidente Lula cancela reunião com lideranças do PT AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 29/08/2017 - 08:42h
Em Mossoró

Lula trata procuradores da república por “moleques”

Lula vociferou contra procuradores (Foto: divulgação)

Em seu discurso para plateia local e delegações de vários municípios do estado e também do Vale do Jaguaribe-CE, à noite passada em Mossoró, o ex-presidente Lula rosnou contra procuradores da República que desfiaram uma série de denúncias de corrupção contra ele.

– Governei este país por oito anos e não admito que um bando de moleques venha com mentiras jogar lama na minha reputação”, reagiu Lula.

Afirmou que tem perfil limpo e “experiência”, em contraposição aos acusadores que se arrimam tão-somente em “concurso” para se sentirem onipotentes nas acusações/denúncias contra ele.

A “Caravana Lula Pelo Brasil” teve atos públicos em Currais Novos e Mossoró, mas também passou por outros municípios das regiões Seridó e Oeste.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 29/08/2017 - 08:10h
Em Mossoró

Dilma Rousseff é ignorada por plateia lulista/petista

A plateia que prestigiou a presença do ex-presidente Lula (PT) em Mossoró, em ato público ocorrido à noite passada no centro da cidade, ignorou olimpicamente a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Esclarecemos:

Lula citou-a em seu discurso, ao enaltecer que Dilma estaria conduzindo o país com acertada gestão, quando fora ejetada da presidência de forma abrupta.

Ficaram quase inaudíveis as manifestações de aplauso e endosso às palavras do ex-presidente.

E olhe que era uma plateia maciçamente formada por militantes lulistas/petistas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 29/08/2017 - 07:26h
Números

Justiça tem estouro em julho com super-salários de juízes

Do Poder 360

O Poder360 pesquisou nos últimos 10 dias, de maneira independente, as remunerações de juízes em atividade em todos Tribunais de Justiça do país em julho. Teve sucesso na apuração dos dados em 15 TJs (Tribunais de Justiça), nos quais 4.655 (73% dos casos analisados) recebem acima dos R$ 33.763, teto constitucional do funcionalismo público.

Não é necessariamente ilegal um juiz receber acima do teto.

Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça determina que ficam excluídas da incidência do teto remuneratório verbas como ajuda de custo para mudança e transporte, auxílio-moradia, diárias, auxílio-funeral, indenização de transporte entre outras. Estas rubricas acabam inflando os rendimentos brutos mensais dos magistrados.

Os 15 TJs analisados gastaram R$ 229,6 milhões com pagamentos acima do teto.

Se todos tivessem recebido, no máximo, R$ 33.763, o montante desembolsado seria de R$ 157,2 milhões. Ou seja, a economia poderia ter sido de R$ 72,4 milhões apenas em julho de 2017.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 29/08/2017 - 06:56h
Mossoró

Ex-presidente Lula cancela reunião com lideranças do PT

Afônico e exausto, o ex-presidente Lula (PT) cancelou uma reunião que teria à noite passada em Mossoró, com lideranças políticas do partido no estado.

No final do seu discurso de mais de 30 minutos no palanque armado ao lado da Estação das Artes Eliseu Ventania, Lula já se queixava da garganta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 23:56h

Pensando bem…

“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.”

Confúcio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 28/08/2017 - 23:52h
Hoje

Ex-vereador é baleado em tentativa de assalto em Mossoró

"Cecéu" foi levado às pressas após tiros (Foto: Cézar Alves)

Do Blog Fim da Linha, Blog Carlos Santos

O ex vereador, Severino Sobrinho de Oliveira, “Cecéu”, 69 anos de idade, foi baleado no início da tarde desta segunda feira (28 de agosto) durante uma tentativa de assalto no Centro de Mossoró.

Segundo informações de testemunhas, Cecéu estava em sua banca de jogo do bicho, na Rua Auta de Souza, nas proximidades da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, quando dois indivíduos chegaram em uma moto. O garupa desceu, simulou um jogo e logo sacou arma para fazer assalto.

A vítima possivelmente teria reagido à ação dos bandidos e acabou sendo baleada.

Testemunhas informaram que ouviram dois disparos de arma de fogo e dois indivíduos fugindo do local na moto.

O ex-vereador foi atingido com um tiro na região do abdômen e socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Ele passou por cirurgia e apresenta bom pós-operatório.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
segunda-feira - 28/08/2017 - 22:30h
Mossoró

Militância ovaciona Fátima Bezerra como “governadora”

Participando da programação da “Caravana Lula Pelo Brasil” no Rio Grande do Norte, que esteve Currais Novos (ontem) e Mossoró (hoje) como principais movimentações, a senadora Fátima Bezerra (PT) capitalizou-se mais ainda como nome provável à disputa ao Governo do RN em 2018.

No encerramento da evento desta segunda-feira (28), em Mossoró, ela foi recebida como “governadora” pela militância petista, ao lado da Estação das Artes Eliseu Ventania, onde ficou o palanque.

Leia também: Fátima Bezerra e o Corínthians AQUI;

Leia também: Robinson enxerga Fátima Bezerra como principal concorrente AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 28/08/2017 - 21:48h
Hoje

“Pixuleco” e faixas provocam Lula e lulistas em Mossoró

A presença de Lula em Mossoró no dia de hoje, puxando a “Caravana Lula Pelo Brasil”, que percorre os estados nordestinos, não foi apenas de louvação ao líder petistas.

"Pixuleco" posou de modo provocativo e atraiu a atenção de curiosos também (Foto: cedida)

Também existiram algumas escaramuças e protestos tímidos.

O “Pixuleco”, boneco gigante inflável ficou por algumas horas na Praça Cícero Dias (em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a cerca de 200 metros do local onde se realizou concentração política com a presença de Lula.

Mas antes do término do evento, o Pixuleco foi desmontado.

Os poucos manifestantes que ladeavam o boneco ostentavam camisas com a efígie do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Também tinham faixas com dizeres tratando o ex-presidente com rispidez: “Luladrão, seu lugar é na prisão”.

Faixa ficou em cerca às margens da 304 (Foto: redes sociais)

Não faltaram lulistas vociferando e prometendo esvaziá-lo, além de curiosos que até posavam para fotografia com ele.

Mas seguranças privados, policiais militares e Guarda Civil Municipal fizeram separação conveniente dos rivais.

Faixa

Também às margens da BR-304, ainda durante o dia, foi possível ser localizada uma faixa contentando provocação a Lula. Seu texto estava escrito assim: “Lula, Mossoró lhe recebe de algemas abertas!”

Mas os ataques mais ferozes ocorreram mesmo nas redes sociais.

Ao chegar a Mossoró, Lula chegou a ter o ônibus parado por trabalhadores da Petrobras perto da base da estatal, além de militantes políticos. Mas ele não desceu do veículo.

A justificativa que frustrou as pessoas que estavam no local, é que ele estava muito cansado. Foi para um hotel da cidade, só saindo à noite para a concentração popular no centro da cidade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 21:10h
Disputa presidencial

Lula diz que ‘se tiver eleição’ e puder ser candidato vai ‘ganhar’

– Se tiver eleição e se eu puder ser candidato, eu vou ganhar a eleição.

A declaração acima foi dada pelo presidente Lula agora à noite em Mossoró, no final do seu discurso para expressiva plateia ao lado da Estação das Artes Eliseu Ventania.

Ele encerrou em Mossoró a programação no Rio Grande do Norte da “Caravana Lula Pelo Brasil”.

Leia também: Lula avisa que vai “regulamentar os meios de comunicação” AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 28/08/2017 - 20:54h
Presidência

Lula avisa que vai “regulamentar os meios de comunicação”

Passavam de 20h33 quando o ex-presidente Lula (PT) programação da “Caravana Lula Pelo Brasil” em Mossoró e no Rio Grande do Norte, ao lado da Estação das Artes Eliseu Ventania, centro da cidade.

Lula encerrou programação agora à noite em Mossoró, ao lado da Estação das Artes (Foto: cedida)

Em seu discurso, além de pregar luta política contra as forças conservadoras, desfia um elenco de realizações à era PT, prometeu:

– Eu vou regulamentar os meios de comunicação desse país.

Segundo ele, essa será uma medida imprescindível para controle da imprensa e salvaguarda da ordem democrática, contra linchamento da honra dele, por exemplo, que afirmou não ter nada de ilegal em sua vida pública.

– Nós vamos retomar esse país – assegurou, sob aplausos e gritos efusivos da plateia.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 16:52h
Assembleia Legislativa

Audiência pública tratará da revitalização de setor petrolífero

A deputada Larissa Rosado (PSB) promove nesta quarta-feira, 30, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, audiência pública que debaterá sobre a revitalização da cadeia de Petróleo e Gás no Rio Grande do Norte.

Responsável pela maior produção de petróleo em terra, o Estado possui mais de 7.000 poços perfurados, dos quais, apenas 4.161 estão funcionando. Na década de 90, a Bacia Potiguar, que engloba campos de produção de petróleo no RN e Ceará, chegou a produzir mais de 100 mil barris de petróleo por dia em sua parte terrestre. Hoje a produção oscila hoje entre 60 e 70 mil barris diários.

A ideia é que, com a falta de interesse da Petrobras em retomar a exploração desses poços, esta atividade passe a ser feita por pequenos produtores, o que beneficiará milhares de trabalhadores, atualmente desempregados com a crise do setor.

Com informações da Assessoria de Larissa Rosado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 28/08/2017 - 15:33h
Agora

Ex-presidente Lula já está em Mossoró

O ex-presidente Lula (PT) já está em Mossoró. A Caravana Lula Pelo Brasil chegou à cidade as 15h20.

Desde que saiu de Currais Novos, nesta manhã, ele fez pequenas paradas em Jucurutu e Campo Grande, e discurso em Upanema.

Em Mossoró, uma estrutura foi montada ao lado da Estação das Artes Eliseu Ventania, onde vários artistas se apresentam até às sua chegada ao local, prevista para as 18h.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 14:53h
Lançamento

Clauder Arcanjo fala sobre “Separação” em novo livro

Capa de "Separação"

“Separação”. Esse o título do mais novo livro do escritor Clauder Arcanjo, cearense adotado pelo Rio Grande do Norte e que fez morada em Mossoró.

Será lançado oficialmente no próximo dia 14 de setembro.

A noite de autógrafos está definida para as 18 horas, na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), em Natal-RN.

O livro traz um texto nas orelhas do acadêmico Nelson Patriota. O prefácio é do professor, crítico literário e membro da Academia Paraibana de Letras (APL), Hildeberto Barbosa Filho.

Na contracapa, uma saudação do escritor Don Fructuoso Mangas, de Salamanca (Espanha).

O projeto gráfico é de Augusto Paiva, com desenhos e pinturas de João Helder e Careca.

A publicação é outro trabalho da Editora Sarau das Letras.

O autor desfia uma série de contos que justificam “Separação”. Segundo Nelson Patriota, Arcanjo “nos oferece seu rico repertório de causos relativos aos desacertos do amor”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 28/08/2017 - 12:02h
Caravana

Lula fará parada em Upanema para pequeno discurso

Antes de aportar em Mossoró para movimentação política na Estação das Artes Eliseu Ventania, já à noite de hoje (segunda-feira, 28), o ex-presidente Lula (PT) fará pequena parada no centro de Upanema, a 52 quilômetros da cidade mossoroense.

Ele provavelmente fará breve discurso, como ocorreu ontem à noite, antes de chegar a Currais Novos.

Lula parou em Acari (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 11:48h
Mossoró

Prefeitura tenta compra de combustíveis; postos evitam negócio

A Prefeitura de Mossoró aguarda a formalização de novo contrato com a Petrobras para normalizar o fornecimento de combustíveis para a frota municipal. A previsão é que o fornecimento seja regularizado nos próximos dias.

Enquanto aguarda o fechamento da compra pela Petrobras, a Prefeitura de Mossoró assegura o funcionamento de ambulâncias e de rondas de segurança.

O secretário municipal de Administração e Finanças, Ronaldo Cruz, explica que foram realizados dois pregões, nos dias 04/05 e 08/06, visando à compra de combustíveis (gasolina, diesel S10 e diesel S 500), mas ambos deram desertos.

Sem interesse

Em seguida, o município tentou comprar de forma direta no mercado, mas também sem êxito, por falta de interesse por parte dos fornecedores.

Por fim, após várias tentativas, a Prefeitura de Mossoró conseguiu com que a Petrobras despertasse o interesse em efetuar a venda, em novo contrato com vigência de um ano, no valor de R$ 4.498.880,00.

A dispensa de licitação Nº 44/2017 já foi publicada no Jornal Oficial do Município e assinada pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 28/08/2017 - 11:33h
Caicó

Mulher de vice-prefeito pede exoneração de cargo

Os intramuros do poder em Caicó continuam efervescentes nesse início de semana. Começa como terminou a anterior.

A secretária-adjunta do Planejamento, Hileanna Silva Pereira, pediu exoneração.

Ela é mulher do vice-prefeito Marcos José de Araújo (PP), o “Marcos do Manhoso”.

As relações políticas entre ele e o prefeito Robson Araújo (PSDB), o “Batata”, andam de mal a pior.

Na semana passada, Batata exonerou 14 comissionados.

Segundo informações do blogueiro Marcos Dantas, pelo menos 40 nomes deverão compor essa lista.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 11:21h
Caravana Lula Pelo Brasil

Lula faz movimentação política em Currais Novos

Com considerável atraso em sua chegada a Currais Novos, a Caravana Lula Pelo Brasil mesmo assim reuniu público considerável no centro da cidade, à noite desse domingo (27).

Militantes de vários municípios vizinhos e do estado da Paraíba prestigiaram a movimentação política, em clima de campanha presidencial.

No palanque, também foi ovacionada a senadora Fátima Bezerra (PT), tratada como “governadora”.

Outro nome presente foi da deputada federal Zenaide Maia (PR), que pavimenta caminho como nome ao Senado no próximo ano, além de outros políticos estaduais, municipais e regionais, como o prefeito local Odon Júnior (PT).

Lula (de chapéu) chega ao prédio do IFRN em Currais Novos e é cercado por estudantes e militantes (Foto: Web)

Já hoje pela manhã, Lula deu entrevista à imprensa e visitou unidade do Instituto Federal do RN em Currais Novos (IFRN), ao lado da senadora Fátima Bezerra e outros políticos.

Ele seguirá para Mossoró, onde cumpre agenda no início da noite.

Mas a programação na cidade começa bem antes (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 28/08/2017 - 09:32h
Amazonas

Protesto maciço de eleitor mantém o mesmo de sempre

A eleição suplementar ao governo do estado, no Amazonas, realizada ontem (domingo, 27), é um alerta e ao mesmo tempo uma confirmação do que temos analisado no Blog Carlos Santos sobre o que nos aguarda nas eleições do próximo ano. É difícil identificar como vai ecoar o desalento do eleitor em relação a políticos e partidos em 2018, mas ninguém espere mudança radical.

O eleito para mandato-tampão foi o ex-governador Amazonino Mendes (PDT). Seu adversário foi outro velho conhecido da política nacional e amazonense, Eduardo Braga (PMDB). Ou seja, para onde o pêndulo se inclinasse, o resultado seria o mesmo: nenhuma mudança.

Protesto

Porém há retumbante protesto com multidão que adotou o chamado “não voto” (branco/nulo e abstenção). Só em Manaus, capital, mais de 45% dos eleitores disseram “não” aos dois. Branco/nulo e abstenção tiveram essa dimensão.

No primeiro turno, os brancos e nulos somaram 15,8% (280 mil votos), quase o dobro do registrado nos primeiros turnos das últimas três eleições gerais. A abstenção foi de 24%, média de 4 pontos percentuais acima das anteriores.

“Não voto” supera votos válidos no Amazonas no 2º Turno

Branco: 70.441 (4,06%);
Nulos: 342.280 (19,73%) nulos;
Abstenções: 603.914 (25,82%);
Total: 1.016.635 (49,61%).

Amazonino Mendes: 782.933 votos (59,21%);
Eduardo Braga: 539.318 (40,79%).

* A soma do total de abstenções, brancos e nulos é superior à votação do candidato derrotado e também do governador eleito Amazonino Mendes (PDT).

Eles foram os dois mais votados entre nove candidatos que disputaram o primeiro turno, em 6 de agosto.

Agora, no segundo turno, deixando para trás sete adversários, eles conviveram com uma disputa que em boa parte foi de apelo para comparecimento do eleitor às urnas. Pesquisas mostravam afastamento do eleitor da política e da campanha. Um distanciamento que se confirmou no dia passado.

Pelo amor de Deus, se encontrarem alguém que vai votar nulo, pede para ele pensar no que estamos falando (…) Na democracia só tem um jeito, é no voto”, chegou a apelar Eduardo Braga em reunião com militantes, durante a campanha do segundo turno.

O eleitor que ignorou os dois terminou colaborando para manter um modelo de décadas ainda vivo. Seu protesto foi inócuo, pois sequer tentou votar no “menos ruim”.

Amazonino e Braga já foram governadores e representam grupos políticos que se revezam no poder há 30 anos.

Seis e meia dúzia, sem tirar nem por.

Leia também: Estado do Amazonas tem novo governador eleito AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 28/08/2017 - 08:38h
Caravana

Lula para em Acari antes de cumprir agenda em Curais Novos

Lula desceu do ônibus (Foto: Web)

O ex-presidente Lula (PT) começou sua programação política de pré-campanha na chamada “Caravana Lula Pelo Brasil”, no Rio Grande do Norte, por volta de 19h desse domingo (27).

Ele parou em Acari na região Seridó.

Partidários e populares o aguardavam desde as 16 horas, horário previsto à sua passagem pela cidade.

Lula desceu de um dos ônibus da caravana e discursou por menos de 15 minutos, no centro da cidade.

Quem o ladeou foi o deputado federal Vicentinho (PT-SP), que é natural de Acari.

Em seguida, os caravaneiros foram para Currais Novos, local da primeira movimentação pública do pré-candidato.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.