sábado - 17/10/2009 - 20:12h

O Ministério Público no contexto social de Mossoró

Caro Carlos Santos, tendo em vista a avalanche de críticas formuladas ao Ministério Público neste e em outros blogs sobre assuntos diversos, e considerando a inexistência de assessoria de imprensa no âmbito local, venho expor à sua imensa legião de webleitores alguns pontos talvez desconhecidos da maior parte da população potiguar.

Vamos a eles: 

1 – a Constituição Federal de 1988 aumentou em muito as atribuições do Ministério Público, cabendo-lhe, entre inúmeras outras, promover o Inquérito Civil e a Ação Civil Pública, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Basta observar as duas ultimas atribuições para podermos dimensionar a grandiosidade da missão que lhe foi conferida;

2 – hoje o Ministério Público é chamado a intervir em praticamente todas as demandas coletivas, como, a título de exemplo (casos vistos em Mossoró), problemas relacionados à distribuição de água, energia, poluição de rios, construções irregulares, poluição sonora, coleta de lixo, saneamento básico, violência urbana, UTI neonatal, falta de medicamentos em postos de saúde, fechamento de unidades de saúde, concursos irregulares, contratações de servidores irregulares, greve, trânsito, ruas esburacadas, desvios de verbas públicas, problemas estruturais em estádio de futebol, acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, superlotação de delegacias e presídios…entre inúmeros outros.

Hoje quase tudo “deságua” no Ministério Público. E não esqueçamos nossas atribuições judiciais que também são inúmeras;

3 – apesar disso, em regra, não foi conferida ao Ministério Público, na prática, a devida estrutura para entender tantas demandas. Dispomos de instrumentos jurídicos para tal, mas a distância da realidade ainda é grande;

4 – no caso do Rio Grande do Norte, basta dizer que temos dezenas de cargos vagos de Promotor de Justiça (salvo engano mais de cinqüenta). A este número de cargos vagos acrescentem-se as férias anuais e licenças de seus membros, o que aumenta em muito a demanda.

Diante deste quadro, a maioria dos Promotores atua em duas promotorias (sendo comum atuação em Municípios diversos), e, em alguns casos, até em três promotorias, situação esta por mim já vivenciada; 

5 – pela lei, o Ministério Público não pode gastar mais do que 2% do orçamento do estado, como este limite sempre se encontra perto de ser alcançado, significa que não há perspectivas próximas de que ocorra uma alteração significativa;

6 – e não há necessidade apenas de novos Promotores, seria necessário que o Ministério Público tivesse um quadro efetivo e amplo de técnicos nas mais diversas áreas, como na área de contabilidade, ambiental, médica, informática, engenharia, entre outras, além de mais servidores.

A colaboração destes profissionais é indispensável para a devida instrumentalização dos procedimentos.  Instruir um procedimento, ao contrário do que muitos possam pensar, é, na grande maioria das vezes, demorado e detalhado. De nada adianta um procedimento instaurado sem que haja o devido embasamento jurídico e técnico, sob pena das ações propostas pelo Ministério Público no âmbito do judiciário não alcançarem êxito.

As vezes aguardamos laudos técnicos fornecidos por outras instituições que demoram meses e mais meses para serem concluídos, e sabem quem acaba sendo responsabilizado pela demora???? Pois é, o Ministério Público;

7 – há de se ressaltar que o Ministério Público não pode ser cobrado indiscriminadamente, por vezes além de suas possibilidades. Ao MP cabe instaurar os procedimentos investigatórios, instruí-los e tentar extrajudicialmente a solução do problema.

Caso não seja possível, caberá entrar com ações judiciais, aí a solução não pode mais ser exclusivamente cobrada do Ministério Público, que deu o “pontapé inicial”, mas também do Poder Judiciário;

8 – mencionei sobre a necessidade de também se cobrar soluções ao Judiciário porque já vi muitas cobranças indevidas ao Ministério Público sobre demandas que já tinham sido ajuizadas, onde o MP já tinha cumprido sua obrigação inicial (p. ex, caso de permanência de presos em delegacias).

Uma vez ajuizadas estas ações, infelizmente, por uma série de fatores, estas demandas se alongam por vários anos, fazendo com que muitos cobrem do Ministério Público quanto este órgão já fez inicialmente sua parte;

9 – muitos querem atribuir poderes “divinos” ao Ministério Público, querendo que o órgão seja Onisciente, Onipotente e Onipresente. Temos nossas limitações, e são muitas, não sabemos de todos os fatos que exigem nossa atuação, não temos poderes ilimitados para resolvê-los e não estamos em todos os locais prontos para entrar “em combate”.

Por mais que alguns achem que determinado fato é público (nem sempre o é, ou não é do conhecimento do Promotor da área) e que caberia ao Ministério Público intervir de ofício (de fato ele pode e deve agir) a sociedade também pode e deve ajudar, indicando os fatos, representando, informando, testemunhando, enfim, exercendo sua cidadania;

10 – na minha área específica de atuação, a criminal, é comum criminosos ficarem impunes graças à omissão da sociedade. E sabem quem é um dos responsabilizados pela sociedade por essa impunidade???? O Ministério Público.

O grande problema é que infelizmente sobram críticos e são escassos os que efetivamente se dispõem a ajudar. Se a sociedade toma conhecimento de um fato que enseja atuação do Ministério Público por que não o leva oficialmente ao conhecimento do órgão? Será que ninguém quer se comprometer?

Mesmo devendo o Ministério Público atuar de ofício o que impede a sociedade de cobrar formalmente a atuação?

E porque, uma vez cobrado formalmente o MP, a sociedade não se organiza para saber o andamento do procedimento, as providências tomadas e por tomar, e o andamento de eventual ação judicial proposta?

Por que a sociedade também não procura saber o motivo de determinada medida não ter sido tomada?

Por que tão poucos colaboram, disponibilizando seus conhecimentos técnicos nos procedimentos instaurados pelo MP?

Se isso tudo não acontece é porque a sociedade é omissa e não exerce sua cidadania. Caso a sociedade ajudasse mais o Ministério Público este teria um parceiro para tentar superar as inúmeras dificuldades visando o cumprimento de suas atribuições, e aí, talvez, não pairasse tanto sobre o Ministério Público, e também sobre a própria sociedade, a pecha de omissos; 

11 – não quero com essas considerações sugerir que o Ministério Público não possa ser criticado, longe disso. Toda instituição que se propõe a servir à coletividade tem e deve ser criticada, até mesmo para poder reavaliar e melhorar sua atuação, mas antes é necessário que os críticos saibam as deficiências estruturais do órgão e como isso dificulta uma atuação eficiente.

É raríssimo ler, ver e ouvir algum setor representativo da sociedade, ou alguém individualmente, lutando, reivindicando e cobrando por um Ministério Público mais estruturado;

12 – a cobrança ao Ministério Público é natural e vem sendo feita proporcionalmente ao tamanho de nossas mazelas sociais, no sentido mais amplo do termo, e isso dimensiona bem o papel dessa instituição na sociedade, ocorre que nossa estrutura não cresceu na mesma proporção (e a sociedade precisa saber disso) o que impede um trabalho mais eficaz de seus membros que, em sua grande maioria, são abnegados no cumprimento de suas atribuições.

Falhas individuais obviamente existem e sempre existirão, mas acima de tudo deve a sociedade respeitar a instituição (as pessoas passam) e lutar para seu engrandecimento, o que servirá para o engrandecimento dela própria.

Se tivéssemos uma assessoria de imprensa que divulgasse as ações do Ministério Público (alguns até taxariam isso de exibicionismo) talvez a sociedade pudesse tomar conhecimento de algumas ações da instituição (as vezes o MP já agiu, nos limites de sua atribuição, e a sociedade cobra porque desconhece) e o porquê de algumas ações não serem viabilizadas. Como inexiste esta assessoria fiz as explicações em tela, que, vale observar, não corresponde a nenhuma manifestação oficial da instituição, mas apenas a um ponto de vista pessoal.

Ítalo Moreira Martins, promotor de justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
sábado - 17/10/2009 - 20:01h

Pela saúde

Como cidadão, tenho acompanhado de perto essa celeuma em que se transformou o desejo abjeto da administração municipal em reduzir a oferta dos serviços de saúde para cobrir os "rombos" provocados pela falta de zelo, incompetência ou má-fé dos atuais gestores públicos municipais locais.

Embora morando no bairro Dom Jaime Câmara, e não seja "ainda" – esta a área atingida pela insensatez dos (des)governantes municipais, preocupa-me, sobremaneira, que a rede básica de saúde venha sendo diminuída, em importância e tamanho, pela administração municipal. Não comungo do pensamento de que aquilo que não me atinge diretamente  ou imediatamente – não me diz respeito. Interessa-me, sim.

E deveria interessar a todos, porque como bem nos lembrou o gênio genebrino Rousseau, "tudo é absurdo, mas nada é chocante, porque todos se acostumam a tudo". Não devemos nos acostumar com essas barbaridades administrativas.

A nossa Carta Magna, em seu artigo 196, preconiza que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação".

Para que não paire dúvidas sobre o que está disposto no mencionado artigo e a nosso ver, principalmente para evitar que maus administradores façam uso indevido das verbas destinadas a essa rubrica -, o artigo seguinte, reforça que "são de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado".

O que todos precisamos saber é que os atuais administradores públicos não são donos da prefeitura, tampouco das informações que dela derivam. Eles estão lá temporariamente. E para nos servir. A prefeita e seus auxiliares precisam entender que quando a Câmara ou qualquer órgão e/ou pessoa busca saber sobre o destino do dinheiro oriundo dos impostos que pagamos, não estão pedindo-lhes nenhum favor.

Acreditamos que por serem gestores da coisa pública, a prefeita e seus auxiliares tenham conhecimento do que reza o inciso XXXIII do art. 5.º da Constituição: "todos têm direito a receber dos órgãos públicos, informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".

A postura adotada por nossos (des)governantes municipais de se recusar a fornecer informações de caráter público ao nosso Legislativo, nos dá uma noção de como tem sido despótica a postura da prefeita e de seus assessores nessa questão. 

Para concluir, entendemos que, pela relevância da matéria, órgãos como o Ministério Público (MP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) poderiam estar mais atuantes, lutando para impedir que administradores públicos, por incompetência, desconhecimento ou má-fé, desrespeitem a nossa Carta Magna que, não sem propósito, ostenta o epíteto de "Constituição Cidadã".

Márcio Alexandre é professor municipal, jornalista e acadêmico de Direito

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 17/10/2009 - 19:48h

Perguntas intrigantes para a atual conjuntura política

Como eu já disse e repito, este Blog é feito sob a batuta de dezenas, centenas e milhares de colaboradores e debatedores. Mais uma prova está aqui.

Abaixo tem o webleitor Steverson Medeiros, com observações pertinentes sobre o atual estágio da poítica potiguar. Uma sacada muito interessante. Bem humorada.

Do que eu não entendo:

1 – Se todos os pré-candidatos do grupo governista dizem que têm votos, por que pleitear o apoio de Wilma de Faria (PSB), que não será governadora e não terá a caneta à mão?

2 – Se Rosalba Ciarlini (DEM) é disparadamente o 1º lugar nas pesquisas, por que o DEM não oficializa sua candidatura?

3 – Se Iberê Ferreira (PSB) será governador e poderá disputar a reeleição, por que essa adulação para ser candidato?

4 – Se a Unidade Potiguar é tão forte, por que não cria uma "terceira via"?

5 – Se falta coragem… o negócio é um acordão.

Nota do Blog – Steverson, as suas estocadas provam indiretamente que a política é a arte de somar. Todos temem deserções e paira o pavor de marchar só.

Também entram em sintonia com o que escrevi há poucos dias sobre esse cenário. Há muito blefe e balão de ensaio (AQUI).

Obrigado pela colaboração e leitura fiel. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 17/10/2009 - 10:39h

Traga-me um copo d´água, eu tenho sede

Tá preta a situação da Prefeitura de Mossoró!

Quando se estima que já atingiram o topo da esculhambação, aparece mais uma.

Tem repartição que cortou até água mineral. Quem quiser que leve cantil ou quartinha.

Sostô!

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 17/10/2009 - 10:04h

Candidatura à reeleição à OAB é lançada

Estive ontem à noite no Kiko´s Buffet (Nova Betânia, Mossoró). Acompanhei parte da programação que lançou Humberto Fernandes à reeleição à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró.

O evento foi concorrido. Contou com a presença de Paulo Eduardo Teixeira, que também disputa a reeleição na Regional RN da entidade.

Pareceu-me bem organizado.

Como tinha compromissos de trabalho diante do computador, não pude demorar.

Foi-me impossível ainda estar no happy hour da chapa adversária (Samara Couto) na Praça da Convivência.

Levei falta ainda – pela enésima vez – na confraria "Reunião do Copão", realizada no Scream (Ufersa). 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sábado - 17/10/2009 - 09:53h

Médicos mantêm greve

Em assembléia realizada nesta sexta à noite (16), no Sinmed/RN, os médicos da maternidade Divino Amor em Parnamirim  rejeitaram a proposta apresentada pela prefeitura e aprovaram a continuidade da greve.

A proposta era de R$ 450 por plantão a partir de outubro e R$ 600 a partir de abril do próximo ano.

Os Médicos também decidiram formar uma comissão com o propósito de convocar os profissionais das outras unidades a aderirem ao movimento, desejo que já havia sido manifestado anteriormente pelos médicos de Pirangi do Norte que devem ser os primeiros a encampar.

Os profissionais das outras unidades e policlínicas serão contactados no início da semana e já devem participar da próxima assembléia na terça (20).

Na assembléia desta sexta-feira, os médicos também aprovaram a nova proposta a ser apresentada à Prefeitura de Parnamirim que prevê o pagamento de R$ 500 em outubro, R$ 600 em dezembro e R$ 700 em fevereiro de 2010.

A greve foi deflagrada no dia 25 de setembro. Duas questões são reclamadas pelos profissionais e motivaram a paralisação: médicos sem direitos trabalhistas e a existência de diversas formas de remuneração pelo mesmo trabalho realizado.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 17/10/2009 - 09:46h

Ministro diz que atraso de obra é devido a projeto “frágil”

Ainda não foi explicado por que o Complexo Viário do Abolição não teve as obras iniciadas em Mossoró. A pergunta foi feita ao ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, em Natal, durante visita as obras da BR-101.

Veja a resposta: “A obra iniciou de forma lenta por desentendimentos e eu vim exatamente para resolver isso. Além disso, o projeto básico feito pela Prefeitura é frágil, cheio de falhas e com muitos problemas”, afirma.

Assim como este projeto, inúmeros outros feitos pela gestão Fafá Rosado (DEM) são desastrados, péssimos, incompletos, daí não têm recursos.

E não adianta vir com o papo furado de que o Governo é do DEM, em Mossoró, e o governo federal é comandado pelo PT.

Porque, se fosse assim, o governo do DEM de Pau dos Ferros não teria 10% dos recursos que teve para transformar a cidade.

* Extraído do Blog do Evânio AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 16/10/2009 - 19:16h

MPF tenta manter condenação de ex-prefeito e construtora

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou ontem, 15 de outubro, contrarrazões em ação que condenou o ex-prefeito de Guamaré João Pedro Filho e o dono de construtora Jarede Lira Machado por improbidade administrativa.

Os réus recorreram pedindo a revisão da sentença, mas o MPF/RN apresentou argumentos para que os recursos não sejam aceitos e que a decisão da 5ª Vara da Justiça Federal seja mantida.

A condenação foi obtida através de ação proposta pelo MPF/RN, que apurou irregularidades na execução de convênio com o Ministério da Integração Nacional. Através do referido convênio, a prefeitura de Guamaré recebeu R$ 100 mil para a reconstrução de 22 casas populares, o que não foi realizado.

A decisão reconheceu as irregularidades apontadas na ação, consistentes na inexecução de obra pública e na sonegação de documentos solicitados pela equipe de auditoria da Controladoria Geral da União.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 16/10/2009 - 18:47h

Câmara de Areia Branca promove várias homenagens

A Câmara de Vereadores de Areia Branca realizará sessão solene às 8h30 deste sábado (17). Entregará 48 títulos honoríficos e comendas.

A reunião ocorre no Ivipanim Clube .

Entre os agraciados com titulo de cidadania estão André Luís de Oliveira, procurador do município; senadora Rosalba Ciarlini (DEM); capitão da Polícia Militar Jaílson Andrelino; desembargadores Aderson Silvino, Rafael Godeiro e Expedito Ferreira e a vereadora mossoroense Niná Rebouças (DEM), além da deputada federal Sandra Rosado (PSB).

O advogado areia-branquense Miguel Josino receberá comenda de honra ao mérito, bem como o ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba João Moura, que é de Areia Branca.

A Casa é presidida pelo vereador Aldo Dantas (PMDB).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 16/10/2009 - 18:24h

Domingo do bom para o webleitor

O Blog do Carlos Santos prepara para o domingo (18), um conjunto de colaboradores de ótimo nível. Vão abordar temas diversos.

O promotor de Justiça, Ítalo Moreira Martins, focalizará em artigo aspectos legais quanto ao papel do Ministério Público na sociedade brasileira, a partir do que estabelece a Constituição pátria.

O médico, professor e escritor Edilson Pinto retorna à obrigação com esta página (levou faltas, mas não à reprovação). Ele produz crônica deliciosa perto de comemorar quase 17 anos como docente universitário.

O professor e jornalista Márcio Alexandre disserta sobre o desmanche da saúde pública em Mossoró e o papel de instituições como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Câmara de Vereadores.

Eu, finalmente, espero publicar reportagem sobre o quase-ingresso do falecido monsenhor Américo Simonetti na política partidária, como candidato a prefeito de Mossoró. 

Tem ainda o folclore político em mais um caso da série "Só rindo" e muito mais sendo preparado.

Aguardo você, webleitor.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 16/10/2009 - 18:19h

O cão e o secretário

Este espaço está cada dia melhor, porque feito por dezenas, centenas e milhares de internautas e debatedores. Eis abaixo mais um exemplo.

Acompanhando matérias sobre  a presença do secretário da Cidadania – Chico Carlos (PV) – na Câmara de Mossoró, o internauta Francisco Vieira de Medeiros não se contém:

O satanás quando não vem manda o secretário!

Hilariante e verdadeiro.

Saudações, Vieira.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 16/10/2009 - 17:34h

Unidade Potiguar tem reunião estratégica para o sábado

Ficou definitivamente para às 15 horas de amanhã, no apartamento do deputado Robinson Faria (PMN), em Areia Preta, a reunião da Unidade Potiguar.

Garantiram presenças os deputados federais João Maia (PR), Fábio Faria (PMN) e Henrique Alves (PMN), além do anfitrião, depois de um ajuste nas agendas de cada um deles.

Em pauta, os últimos movimentos da política local, principalmente depois da posição pública do Senador Garibaldi Filho (PMDB) de que prefere levar o PMDB para aliar-se com o DEM da Senadora Rosalba Ciarlini (DEM). E pode também ser gerada uma pauta de ações políticas para os próximos dias.

Estão prevista uma reunião com o PDT do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e uma primeira conversa com o PT. Mas há uma tese nova a ser discutida pela Unidade Potiguar: a de que o comando de todas as negociações com o Governo do Estado seja do Vice-Governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Os canais de diálogo estão, momentaneamente, obstruídos com a governadora Wilma de Faria, segundo um dos integrantes do bloco político.

* Extraído do Blog Fator RRH AQUI.

Nota do Blog – Tudo bem, tudo bem, tudo bem… Mas ainda não vi desabrochar o que os líderes da UP prometeram, logo que anunciaram sua formação.

Garantiram que em poucos dias apresentariam um anteprojeto voltados para o povo e o Rio Grande do Norte. Por enquanto, necas.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 16/10/2009 - 17:25h

Mulheres promovem encontro regional para evento em SP

Cerca de 150 mulheres realizam nesse sábado (17), o Encontro de Mulheres da Região Oeste, em Mossoró. O objetivo é planejar as atividades preparatórias para a Terceira Ação Internacional 2010, da Marcha Mundial das Mulheres, que ocorrerá em março.

O Encontro será no auditório do SESI/Mossoró durante todo o dia deste sábado.

A partir das 9 horas, haverá a apresentação dos municípios participantes sobre como está o processo de planejamento nas cidades. Os municípios que farão parte da Ação 2010 são: Apodi, Assu, Baraúna, Caraúbas, Campo Grande, Carnaubais, Felipe Guerra, Grossos, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Olho D’água dos Borges, Mossoró, Upanema e Tibau. 

As 400 mulheres da delegação representativa do RN se dividirão por setor: infraestrutura, bagagem e limpeza; saúde e cuidados; comunicação; segurança; alimentação e cozinha; finanças; formação, animação e mobilização.

A Ação Internacional 2010 será marcada por uma grande marcha num percurso de aproximadamente 100 quilômetros por dez cidades do Estado de São Paulo, entre 8 e 18 de março e deverá reunir três mil mulheres de todo o país.  

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sexta-feira - 16/10/2009 - 17:00h

Delegado deverá assumir Itep

O bacharel em Direito e delegado da Polícia Civil em Areia Branca, Clayton Pinho, deverá assumir o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) em Mossoró.

O também bacharel em Direito e ex-vereador, Sérgio Coelho, pediu afastamento da direção desse órgão.

É provável que Clayton assuma o cargo na próxima segunda (19).

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 16/10/2009 - 16:56h

Pensando bem…

"Ser líder é como ser uma dama: se voce precisa provar que é, então você não é".

Margareth Thatcher

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 16/10/2009 - 16:47h

Apetite do PV de Gustavo Rosado irrita aliados

Partidos da base alidada da prefeita Fátima Rosado (DEM), até mesmo o seu DEM, estão sofrendo com o apetite de crescimento do Partido Verde (PV). 

O gigantismo laboratorial é em face do interesse do chefe de Gabinete, agitador cultural Gustavo Rosado (PV), em mostrar força para dirigentes estaduais da sigla. Ele quer ampliar cacife interno.

Gustavo é pré-candidato a deputado federal. No comando local do PV, ele colocou seu lugar-tenente e faz-tudo, secretário municipal da Cidadania – Chico Carlos (PV).

Servidores comissionados da Prefeitura de Mossoró estão sendo aconselhados à filiação ao PV. Mesmo aqueles oriundos de outras siglas e ligados a outros políticos da base da prefeita, passam a ser cobrados à mudança.

Esse procedimento antropofágico irrita ainda mais alguns próceres do governos, em partidos como PSL, PDT e PMDB, principalmente.

Nota do Blog – Há anos eu repito: a patota não é do ramo.

Age como uma centrífuga, triturando tudo em sua volta e com a certeza de que o poder é eterno.

Política é a arte de somar e não esfacelar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 16/10/2009 - 16:04h

Bancada governista avalia como ruim relação com executivo

Um grupo de vereadores da bancada governista, em Mossoró, reuniu-se à manhã de hoje na Câmara Municipal. Avaliaram relacionamento com o governo.

Ponto consensual: há profundo desgaste na convivência e distanciamento do Palácio da Resistência do grupo, que é formado por dez parlamentares, contra apenas três da oposição.

A conversa aconteceu dois dias após o estresse da presença do secretário da Cidadania, Chico Carlos (PV), na própria câmara. Ao lado da gerente-executiva da Saúde, contabilista Jaqueline Amaral, ele tentou justificar fechamento de Unidade Básice de Saúde (UBS) e outras estruturas da saúde municipal.

Os governistas desentenderam-se com os dois e não deram respaldo algum à política adotada pelo governo da prefeita Fátima Rosado (DEM), tocada por seu irmão e prefeito de fato, agitador cultural Gustavo Rosado (PV).

Na reunião de hoje, só não compareceram a líder governista Cláudia Regina (DEM), além do presidente da câmara, Claudionor dos Santos (PDT) e Maria das Malhas (PSL). Cláudia estava em viagem e Claudionor acompanhando o pai enfermo num hospital da cidade. Maria das Malhas foi contactada ao telefone e deu apoio a qualquer posição adotada pela bancada.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 16/10/2009 - 15:31h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai sediar o 1º Simpósio de Psicobiologia "Do Cérebro ao Comportamento". A promoção acontecerá nos dias 6 e 6 de novembro. Inscrições podem ser feitas pela Internet (AQUI).

Está redefinido o período de realização do II Congresso Shalom em Mossoró. Vai acontecer de 6 a 8 de novembro na Escola Sagrado Coração de Maria. "Família, lugar onde Deus de encarna" é o tema central do evento. Contatos pelo fone (84) 3314-1453.

Um gesto nobre que passou praticamente despercebido, na campanha "Apae- Mossoró Pra Você, no sábado passado: apenados do complexo agrícola e penal Mário Negócio fizeram doação coletiva de R$ 200,00. Supimpa.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lembra o Dia Internacional do Pão, hoje, com curso de capacitação ofertado a profissionais da área no município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município e o Senai formam essa parceria na formação de mão-de-obra especializada.

Em 16 estados da federação, o salário do professor que atua no Ensino Básico é abaixo da média nacional. Informação do portal G1. O Rio Grande do Norte aparece nessa listagem. Veja AQUI

O Teatro Candinha Bezerra em Santa Cruz vai acolher a peça "As solteironas do Ceará". O espetáculo de humor tem percorrido vários municípios e estados e será apresentado nesse sábado (17) a partir das 19h30. Sucesso.

Preocupa a saúde de uma filha do artista plástico Careca e sua Lucinha. Está internada no Hospital Wilson Rosado em Mossoró. Nossa torcida por sua plena recuperação. Filhos são pro mundo, mas a paternidade é eterna.

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro (terça e quarta-feira), às 14h, no PraiaMar Hotel, em Natal, e no auditório da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública, em Mossoró, a Escola de Governo do Estado promove mais uma sessão de palestras do 2º Ciclo de Palestras – Gestão Pública 2009. O ciclo tem por finalidade auxiliar os gestores públicos na elaboração e condução de uma gestão pública orientada para resultados. A palestra da vez terá como tema “Governo Eletrônico”, e será proferida pela professora de Administração, Anatália Saraiva Martins Ramos.

Obrigado a leitura deste Blog ao estudante Tiago Eugênio-UFRN (Natal), engenheiro Izoares Martins (Baraúna) e jornalista Kaliane Pereira (Mossoró). 

Hoje tem Reunião do Copão no Scream, clube da Ufersa, bairro Ulrick Graff em Mossoró. A confraria reúne de tudo um pouco, a partir das 19h. Fala-se até que a apresentadora do programa Pánico (Rede TV), Sabrina Satto, desembarcará no local com o namorado, deputado federal Fábio Faria (PMN). Eles estão em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 16/10/2009 - 00:48h

Protesto deve mobilizar Baraúna nesta manhã

A Associação dos Motoristas e Proprietários de Taxis e Alternativos de Baraúna (AMPROTAB) realiza mobilização pública hoje. Começa às 9h, diante da Prefeitura do município.

Desde agosto que os motoristas de táxis e alternativos de Baraúna pleiteam sua regulamentação. Hoje existem 156 veiculos que realizam os serviços. Apenas 42 estão regulamentados. A entidade luta por projeto que fixa em 80 vagas o limite de concessões, conforme proposição do vereador Édson Barbosa (PV).

A maioria dos  vereadores prefere mudar a matéria, inclusive tirando a concessão do taxista. "As emendas em sua maioria tentaram apenas protelar uma decisão final, jogando o projeto para resolução só em 2010", critica Édson.

Isso gerou revolta. O protesto quer forçar a câmara à rápida aprovação de dispositivo legal que ampare a categoria. Do contrário tendem a sofere consideráveis prejuízos, com enormes consequências sociais.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sexta-feira - 16/10/2009 - 00:36h

Prefeitura de Mossoró não paga Pasep e folha está ameaçada

A Prefeitura de Mossoró encontra-se "inadimplente" com o Tesouro Nacional desde terça (13) última. Seu nome consta na lista de "entes bloqueados".

Conforme consulta feita por este Blog ao final da noite passada (quinta, 15), o governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM) coloca em risco o repasse até mesmo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A próxima parcela está prevista para o dia 20 deste mês.

Se o Governo "Da Gente" (deles) não providenciar a quitação do pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) que corresponde a 1% sobre a receita arrecadada, o efeito dominó causará estrago considerável. Há ameaça de atraso da folha de pessoal ao repasse à Câmara de Vereadores.

O Pasep foi criado pela Lei Complementar Federal 8, de 03/12/70 e tem o objetivo de propiciar aos funcionários e servidores públicos civis e militares participação na receita dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal e das fundações. 

Na página na Internet do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), Mossoró aparece como o único município do RN de porte médio-grande nessa situação. Os demais possuem receita modestíssima. Em sua maioria dependem do FPM e estão distantes dos cerca de 30 milhões/mês que a Prefeitura mossoroense vislumbra.

O Siafi lista, no Rio Grande do Norte, os seguintes inadimplentes: Alexandria, Arês, Almino Afonso, Itajá, Lagoa de Velhos, Mossoró, Santa Maria, Santo Antônio, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Triunfo Potiguar. Apenas 12 entre 167 municípios do Estado.

Nota do Blog – A erosão causada pela crise de gestão, no erário municipal, é bem maior do que o destacado até o momento.

A patota perdeu o controle da máquina, meteu os pés pelas mãos e está aboletada numa locomotiva desgovernada. Só seus negócios privados estão bem.

E vale lembrar que há muito este Blog "canta" a pedra. Não existe novidade. As vísceras aos poucos vão sendo reveladas.

Há mais de dois anos que a Previdência Social é paga com atraso mensal. Ano passado, só de juros e multa saíram mais de R$ 850 mil dos cofres municipais.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 15/10/2009 - 22:45h

Câmara com atitude, mas diante de um teste decisivo

Merece aplauso a postura da Câmara de Mossoró em sessão realizada na quarta (14). Esgrimou em alto nível com o secretário da Cidadania, Chico Carlos (PV), além da quase muda gerente da Saúde, Jaqueline Amaral.

Muitos apostavam num jogo de comadres. Seria um arrumado e pura encenação ao endosso da vontade do secretário e de seu governo, quanto ao fechamento e remanejamento de unidades e serviços na Saúde Pública. Não deu a lógica. A Câmara superou-se. Surpreendeu.

Além de partir para o ataque e fazer cobranças incisivas ao todo-poderoso secretário e à sua autosuficiência patológica, bancadas de oposição e governo foram mais além. Cobraram a própria prefeita Fátima Rosado (DEM), figura decorativa no próprio governo que deveria gerir.

Uma nota dirigida à prefeita (AQUI), assinada por sete dos dez parlamentares governistas, teve polidez e foi politicamente correta. Claro que o documento não tem efeito prático nem deverá ter, de modo a fazê-la sair do estágio catatônico em que vive. Entretanto é válido.

"Fafá", apelido político de Fátima, está longe da realidade tortuosa gerenciada por seu irmão Gustavo Rosado (PV) e o próprio Chico. Eles é que são prefeito, vice e seja lá o que for.

Porém não vejo essa sessão e a atitude da câmara como definitivas. Vem aí a votação do projeto do Orçamento Geral do Município-2010. Nele, já em tramitação na Casa, a prefeitura impõe interesse em movimentar até 25% da receita do município em pleno ano eleitoral, sem consulta ao legislativo.

Se baixar a cabeça a esse dispositivo que é um cheque em branco, todo esse alarido de quarta cairá por terra. Vai soar como faz-de-conta ou indício de chantagem contra o Palácio da Resistência.

É aguardar para ver e crer. Desconfiado como sou, mas ainda assim confiante, vou acompanhar a Casa nessa matéria tão estratégica. Por enquanto, contudo, meus efusivos aplausos.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 15/10/2009 - 21:49h

Jorge do Rosário e Sérgio Freire disputam Sinduscom

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCOM) terá mesmo disputa interna. Duas chapas vão concorrer.

O atual presidente, engenheiro Jorge do Rosário (Repav), sairá à reeleição.

O também engenheiro civil Sérgio Freire (SF Construções) é o nome da oposição ao pleito que acontecerá no próximo mês.

Pouco menos de 40 filiados é o conjunto de eleitores da entidade de classe.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.