terça-feira - 20/10/2009 - 00:20h

Jório Nogueira reage à perseguição do Palácio da Resistência

Colocado na alça de mira do Palácio da Resistência, o vereador governista Jório Nogueira (PDT) parece não se intimidar. Pelo menos faz discurso desafiador.

– Fui eleito sem ajuda deles (esquema da prefeita Fátima Rosado-DEM); quem me ajudou foi meu irmão Joá, outros familiares e muitos amigos – relata.

Jório é visto pelo chefe de Gabinete e "prefeito de fato" Gustavo Rosado (DEM), como articulador de nota aprovada na Câmara Municipal, semana passada, cobrando ação da prefeita. Na mesma sessão, Jório sugeriu que alguns secretários pedissem para sair.

Foi o suficiente para o governismo desencadear campanha hostil contra o parlamentar, através da imprensa. 

– Eles estão me ajudando. O que estão espalhando de mim é que não concordo com o governo quando fecha unidades de saúde e comete outros equívocos – argumenta Jório.

Ele conta que tem pouquíssimos correligionários indicados para cargos no governo. "Fiquem à vontade", assinala.

"O que não posso aguentar é unidade de saúde fechada próximo à minha casa e o povo com carro de som me insultando, me agredindo, dizendo que sou culpado. Não sou culpado e tenho cobrado providências – posiciona-se. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 19/10/2009 - 18:35h

Procurador Eleitoral quer cassação do prefeito de Parnamirim

O Procuradoria Regional Eleitoral apresentou parecer pela nulidade do diploma e cassação do mandato do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos (PDT).

Para o procurador regional eleitoral Fábio Nesi Venzon houve abuso de poder político e prática de conduta vedada na distribuição de mais de 1.500 cestas básicas, custeadas pelo município, a pessoas carentes da cidade, em pleno período eleitoral.

De acordo com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), a legislação (art. 73, § 10, da Lei n. 9.504/97) proíbe a distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público, no ano das eleições.

A exceção é apenas em casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 19/10/2009 - 18:25h

Betinho tenta apoio a empresas nacionais de petróleo

Uma emenda do deputado federal Betinho Rosado (DEM) ao Projeto de Lei que trata do sistema de partilha do pré-sal, caso aprovada, beneficiará diretamente o Rio Grande do Norte.

Betinho propõe que a Petrobrás não possa mais operar campos de baixa produção, descobertos a partir da publicação da lei e cujo plano de desenvolvimento e de produção não ultrapasse vazão de quinze mil barris de petróleo por dia.

Segundo a emenda, esses campos seriam licitados e seu operador ressarciria à Petrobrás os eventuais investimentos realizados.

Sobre essa emenda, o jornal Folha de São Paulo entrevistou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Oswaldo Pedrosa, que falou da importância das pequenas petroleiras adquirirem novos campos de produção.

– Sem eles o setor não tem como se desenvolver. A aquisição de novas áreas dará as pequenas petroleiras escala de produção, diminuindo os elevados custos atuais -disse Pedrosa.

No Brasil, existem 30 empresas de pequeno porte na exploração e produção de petróleo e gás, a maioria de capital nacional. Juntas produzem cerca de 1500 barris/dia. Para o deputado, a emenda que apresentou permitirá que nos próximos 25 anos estas empresas possam estar produzindo alguma coisa entre 50 e 100 mil barris de petróleo por dia.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Betinho Rosado. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 19/10/2009 - 18:19h

Garis de Mossoró podem entrar em greve

Garis mossoroenses ameaçam entrar em greve. Há três meses a Prefeitura de Mossoró não repassa qualquer centavo para a empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo.

Nos dois primeiros meses a empresa ainda conseguiu pagar os garis com recursos próprios, mas no mês passado as fontes acabaram e agora dependem da prefeitura para pagarem os funcionários.

* Com informações do Blog do Tio Colorau AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 19/10/2009 - 18:12h

Ex-vereador é sequestrado e assaltado

O ex-vereador Benjamim Machado (PTB) viveu um drama pessoal angustiante entre o final da noite de domingo (18) e madrugada de hoje. Foi sequestrado e assaltado.

Ele foi rendido por homens armados quando chegava em sua residência, pilotando uma camionete Ranger, final da noite. A partir daí passou momentos de tortura psicológica sob ameaça de morte.

Ele foi solto horas depois na zona rural de Mossoró, localidade conhecida como Pau Branco.

Nota do Blog – Esse tipo de crime se tornou comum em Mossoró. Ocorre que boa parte das vítimas prefere abafar o noticiário.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 19/10/2009 - 17:58h

Duas dores indizíveis

Cumpri dois compromissos dolorosos hoje. Foi um seguindo o outro, logo pela manhã, em Mossoró.

Primeiro compareci ao Cemitério São Sebastião, para sepultamento de uma jovem de apenas 21 anos. Como noticiei antes, era filha do casal artista plástico Careca/Lucinha. Os dois pareciam fora de órbita.

Depois estive no Sítio Rincão, em velório do senhor Francisco Antônio dos Santos, pai do vereador Claudionor dos Santos (PDT). Sepultamento amanhã às 7h.

Dois extremos do fim de vida, duas dores indizíveis.

Que descansem em paz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 19/10/2009 - 17:50h

Francisco José admite candidatura, mas não como ‘esteira’

"Não vou fazer esteira para ninguém. Só entro para ganhar". As declarações são do ex-deputado estadual Francisco José (PMN). 

Ele comenta ao Blog, que há possibilidade de retornar à disputa eleitoral no próximo ano, por incentivo do deputado estadual e governadorável Robinson Faria (PMN).

– Ele quer ser candidato a governador e precisa de uma referência em Mossoró e região – destaca.

Francisco José também assinala, que tem ouvido muitas pessoas simples do povo, "que estimulam meu retorno".

Entretanto o ex-deputado afirma que não vai se precipitar a lançar candidatura ou em qualquer aventura. O certo é que existe hipótese de outra vez tentar mandato de deputado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 19/10/2009 - 09:12h

Sede do Potiguar se desmancha e nega passado refinado

O que antes era um luxo, hoje é um lixo. No passado era um clube de grande ostentação. Hoje é só escombros.

A sede social do outrora charmoso "Clube da Manoel Hemetério", a Associação Cultural e Desportiva Potiguar (ACDP), marca com mais de 60 anos de vida, está semidestruída. Quase tudo lembra um cenário de terra arrasada.

"A ACDP era um clube de charme, de homens bem vestido e mulheres com suas bolsas prateadas e douradas", lembra o músico Vivi. Ele fez trabalho de repórter e colocou em seu endereço no Orkut.

São 43 fotos que revelam a que ponto chegou a ACDP.

Veja neste endereço (AQUI).

Foto – Lixo ocupa espaço que antes era do requinte.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 19/10/2009 - 09:09h

Alerta de Blog leva prefeitura a tirar crianças de sério perigo

Este Blog denunciou no dia 30 de setembro último o abandono da Unidade de Ensino Tia Aldanisa na Vila Maisa (veja AQUI). Havia ameaça da escola desabar sobre dezenas de crianças.

Até então, o município não tomava medida concreta.

Graças ao alerta, a Prefeitura de Mossoró descruzou os braços. Pelo menos retirou os alunos do local.

Até então, havia um acordo espúrio e ilegal, em que pais de alunos responsabilizavam-se pela segurança dos filhos, assumindo consequências – caso ocorresse um acidente. Tinham sido induzidos à decisão.

É a terceira escola municipal a desabar este ano. Pelo menos que chegaram ao conhecimento público, via este Blog.

No momento, cerca de 200 crianças da Tia Aldanisa estão sendo alojadas em situação menos perigosa, num prédio privado. Entretanto igualmente sob condições sofríveis.

Pobre Mossoró!

Foto – Telhado revela perigo que crianças viviam.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
segunda-feira - 19/10/2009 - 08:41h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Minha solidariedade ao artista plástico Careca/Lucinha. Ontem eles perderam uma filha de 21 anos, que vinha internada há alguns dias, com um misterioso quadro patológico. Sepultamento hoje no Cemitério São Sebastião, 9h, em Mossoró.

A Vieira Móveis que tem endereço original em Assu, também terá loja em Mossoró. A empresa vai inaugurar unidade comercial nessa cidade a partir do próximo dia 26. Ficará à Rua Coronel Gurgel, próximo à agência da Caixa Econômica Federal.

O Bregassu está confirmado para as 22h do dia 12 de dezembro. Será no Assu Park Show. Entre as atrações estarão no palco Bartô Galeno, Léo Sttar, Fernando Mendes, Roberto Muller e Tremendões.

A cantora Valéria Oliveira vai lançar o CD "no ar" na quarta (21), às 19h. O álbum no ar é fruto do Prêmio Produção do Projeto Pixinguinha promovido pela Funarte – Ministério da Cultura. Foi gravado em Natal, no estúdio Megafone, com produção de Valéria Oliveira e co-produção de Eduardo Pinheiro — também responsável pela mixagem e masterização.

Francisco Antônio dos Santos, pai do vereador e presidente da Câmara de Mossoró, Claudionor dos Santos (PDT), faleceu no início da manhã de hoje. Ele estava sob internamento hospitalar, com diagnóstico de câncer. Horário e local de sepultamento ainda vão ser definidos.

Será no dia 7 de novembro às 19h no Teatro Municipal Dix-huit Rosado (Mossoró) o lançamento do IV Concurso de Redação "Padre Sátiro". A iniciativa é do escritório de advocacia Juxta Legem. "Escola e saber: a sua escolha pode mudar o mundo" é o título-tema da redação deste ano.

O Mossoró Mix caminha para ser um sucesso retumbante nos dias 13 e 14 de novembro em Mossoró, na Estação das Artes. Saiba mais detalhes AQUI.

Obrigado a leitura deste Blog ao reitor da Ufersa, Josivan Barbosa (Mossoró), advogado Helton Evangelista (Mossoró) e José Eduardo (Caicó).

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 18/10/2009 - 19:27h

Teatro tem ingressos acima de lotação e vários incidentes

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado protagoniza mais um acinte contra o consumidor. Já não bastava ingresso vendido por atalhos em mãos de cambistas, há outra situação embaraçosa.

Quem relata a "novidade" é o internauta Camilo Paula. Leia-o abaixo:

Ontem, estava me dirigindo ao TEATRO DIX HUIT ROSADO e, ao chegarmos, minha noiva e eu, para assistirmos ao show do Zé Lezin, nos deparamos com uma situação constrangedora, no mínimo revoltante.

De longe, vimos um tumulto na porta de entrada e fomos saber do que se tratava. Em lá chegando, para nosso espanto (e de muitos que ali estavam) fomos informados que não havia mais acento disponível para assistirmos ao show humorístico.

Como assim, se compramos as entradas, com antecedência inclusive??

Com capacidade para 740 lugares (600 na platéia, 68 nos camarotes – 1° andar), 64 nas galerias (2° andar) e 8 para portadores de deficiências físicas, a "organização" do espetáculo vendeu algo em torno de 950 ingressos.

De início, sugerimos que fosse feita uma nova sessão para que os "retardatários" não fossem (mais) prejudicados. Não houve acordo. Eles ainda disseram: "se vocês quiserem entrar para assistir em pé, sem problemas".

Sem problemas uma ova! Pagamos para assistir acomodados, como todos os outros. Não parou por aí. Ao dar uma olhada na platéia, percebo que há alguns lugares vagos, me aproximo de uma pessoa e, ao tentar sentar, outra surpresa: "o lugar está reservado".

Juro que a vontade que tive foi de pegar o extintor de incêndio e soltar a fumaça lá no meio do público, mas, eles (o público) não tinham culpa.

Desculpem o desabafo, mas gostaria de que a população tomasse ciência deste fato.

Camilo Paula.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 18/10/2009 - 19:17h

Farsa da Saúde em Mossoró desperta governo federal

No mês de agosto três equipes de Programa Saúde da Família (PSF) de Mossoró receberam a visita de um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). Parece que o TCU não aprovou o que viu (por que será?!).

Os desdobramentos dessa averiguação estão deixando em pânico os "responsáveis" pela Saúde na Prefeitura de Mossoró.

Na manhã dessa segunda (19), todas as gerentes terão que entregar os Livros de Ponto, os Registros de Produção Individual (RPI) de médicos, odontólogos e enfermeiros, comprovantes de conclusão de Curso Introdutório em PSF e cronogramas de atividades de cada integrante das equipes de PSF.

Também devem ser mostrados comprovantes das visitas domiciliares.

Ao que tudo indica, o “descobrimento” da realidade nua e crua da saúde de Mossoró está apenas começando. A maquiagem e o reboco estão caindo…

Há informações extra-oficiais de que o Ministério Público da Saúde foi provocado e que será formada uma comissão para fiscalização em todas as unidades de saúde de Mossoró.

Estarão no check-list desde a temperatura da geladeira de vacina e medicamentos manipulados em farmácias locais até o cumprimento da carga horária dos profissionais. 

* Com informações do Blog dos Médicos Clínicos de Mossoró AQUI.

Nota do Blog – Extremamente importante esse blog criado pelo segmento médico.

Ele é uma reação à altura contra o silêncio – ou distorção intencional – promovido pela maioria da mídia convencional, que tem jogado a população contra a classe médica.

Iniciativa dessa envergadura ajuda a mudar esse quadro criminoso contra a cidade e seu povo, sobretudo a camada mais pobre, vítima de um governo medíocre, incapaz e leviano.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 18/10/2009 - 19:13h

Pensando bem…

"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."

Carl Jung

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 18/10/2009 - 19:12h

Juiz defende promotores e diz que eles “têm feito muito”

Juiz de Direito na comarca de Mossoró, além de professor universitário, Renato Magalhães endossa artigo assinado e postado hoje, nesta página, pelo promotor Ítalo Martins. Sua abordagem é valorosa.

Para o magistrado, há interesse subalterno de que o MP realmente não funcione e pareça ineficiente.

Leia-o abaixo:

O Ministério Público é obrigado a fazer a multiplicação dos pães. São diversas atribuições constitucionais que não se refletem no estreito limite orçamentário da instituição.

Infelizmente, o que a sociedade desconhece é que o reduzido orçamento com o qual o Ministério Público é obrigado a trabalhar interessa tanto a governos e poderosos que, desta forma, acabam se livrando de uma ação mais eficiente dessa instituição. Não tenho dúvida de que, pela vontade de alguns, o Ministério Público só exerceria atribuições judiciais.

Creio que já é tempo da sociedade acordar e perceber que um Ministério Público forte, atuante, combativo exige, além de abnegados Promotores de Justiça, uma estrutura orçamentária que lhes permita realizar dignamente as suas obrigações. E esta mudança somente ocorrerá se houver reivindicação da sociedade (as eleições estão próximas).

Uma vez mais, não esqueçamos que se temos um Ministério Público com um parco limite orçamentário de 2% do orçamento do Estado (que não atende sequer a metade de suas necessidades) é porque alguns “poderosos” não têm interesse em estruturar adequadamente esta instituição.

Afinal de contas, quem vai querer aparelhar o Ministério Público para depois vir a ser investigado por desmandos, falcatruas ou improbidades?

Com os poucos recursos de que dispõe, acredito que o Ministério Público já tem feito muito em Mossoró.

Renato Magalhães – Juiz de Direito 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 17/10/2009 - 21:44h

Unidade Potiguar continua marcha de 360 graus

A reunião prolongada e exaustiva de hoje, no apartamento do deputado estadual Robinson Faria (PMN), terminou como começou: no mesmo ponto. A Unidade Potiguar não avança.

Fizeram outro giro de 360 graus.

As lideranças do bloco denominado de Unidade Potiguar, força interna no governismo estadual, não chegam a consenso. Só os deputados João Maia (PR) e Robinson (PMN) matêm afinação. Vão juntos para qualquer lado.

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) chegou a ser cantado, de novo, para disputar o governo com o apoio dos também parlamentares federais João Maia e Fábio Faria (PMN), além do próprio Robinson. Não aceitou. Outra vez.

Henrique só tem olhos para o Congresso Nacional e procura arrumar uma composição forte no RN, capaz de vencer as eleições em 2010.

A Unidade Popular quer quase o impossivel: que o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) abdique da faculdade de ser candidato a governador (sentado na giroflex como governante), para essa ala fazer a escolha interna.

Ao mesmo tempo, a Unidade Potiguar não se encoraja a sair em faixa própria, espécie de terceira via. Desde agosto faz marolas e marolinhas sem sair do canto. 

Como dizia o falecido deputado federal e senador Carlos Alberto de Sousa, "capivara fora do bando é comida de onça".

Quem for para a savana, só, será presa fácil à adversária Rosalba Ciarlini (DEM). Se essa for candidata, lógico.

Ô parto difícil! 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 17/10/2009 - 21:24h

Pensando bem…

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos".

Provérbio chinês

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 17/10/2009 - 21:22h

Pensando bem…

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre."

Bob Marley

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 17/10/2009 - 21:06h

Crítica a projeto de prefeitura é rebatida por internauta

Webleitor contumaz desta página, o bacharel em Direito e servidor de carreira da Justiça do Trabalho, Aldenilson Teodosio da Silva, provoca um ótimo debate. Pertinente.

Ele censura o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (veja postagem bem mais abaixo), que criticou projeto original do "Complexo Viário do Abolição". Aldenilson vê incongruência na abordagem do ministro.

Leia-o abaixo:

Carlos,

Sempre tenho criticado a Prefeitura de Mossoró quando é preciso. Agora, essa desculpa do Ministro não me convence pelo seguinte:

1º) – Se há problema com o projeto, como foi aprovado ao ponto de ter sido publicado no Diário Oficial da União, inclusive com a liberação da ordem de serviço para iniciar as obras?

2º) Se há problema no projeto, por que a ministra Dilma e todos seus aliados aqui no Estado, participaram daquele "comício" em agosto, inclusive a propaganda oficial anunciava que a ministra vinha para "acompanhar" o início das obras do complexo do abolição?

Ora, se foi dada a ordem de serviço da obra, obviamente, que se entende que a mesma estava totalmente legalizada e aprovada para sua execução, inclusive o projeto, pois como é que se autoriza um serviço se há falha no projeto?.

Entendo que essa obra, como a grande maioria inserida no PAC, está "empacada" mesmo.

Aldenilson Teodósio.

Nota do Blog – Meu querido amigo, muito válida sua base de argumentação.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 17/10/2009 - 20:56h

Papo cabeça no Pânico

Em fugaz passagem nessa sexta (16) por Mossoró, Sabrina Satto (do programa Pânico, Rede TV) conseguiu uma proeza. Bote proeza nisso. Talvez duas.

Entrevistou a prefeita de direito Fátima Rosado (DEM).

Quem testemunhou o pingue-pongue que deverá ir ao ar amanhã em circuito nacional, sem titubear me conta o segundo feito da bela morena: rolou papo cabeça entre ambas.

Ah, tá! 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 17/10/2009 - 20:48h

De mestre e de vândalos

De longe, ele lembrava um cavaleiro andante, um dom Quixote destes tempos forçosamente quixotescos. Alto, magro, empertigado, elegante, econômico nos gestos, no uso da palavra, no arquear de sobrancelhas, um gentleman.

Aquele senhor distinto fora convidado para uma conferência onde falaria dos novos desafios que se impunham em uma área na qual ele era PhD. Ele aceitou a despeito de uma cirurgia recente que o fazia caminhar vacilante, com que a buscar um apoio inexistente na selvageria das relações cruas e insípidas.

Largo currículo acadêmico, com gerações de profissionais orientados sem rudeza, sem entremeios, com clareza e sapiência. Porque ele representava essa condição substantiva em um professor, aquela figura humana que nos toca numa dimensão quase metafísica, cuja presença eclipsa as pequenas miudezas e torpezas humanas.

Nunca se ouviu ou viu uma cena pública de perda de controle, de ausência de comedimento. Não que fosse santinho do pau oco ou um ator social, desses que dançam a polca do lugar-comum, agindo como clones devidamente treinados para não ferir suscetibilidades.

Pois essa criatura ímpar, cuja inteireza e dignidade transpirava pelo poro mais distante de seu delicado corpo, calhou de ingressar em uma sala na qual, entre jovens cabecinhas ávidas por conhecimento naquela área tão exposta ao escrutínio público e jurídico, havia atoleimados de cabecinhas tão vazias como uma lufada de um falso ciclone.

É forçoso fazer um parêntese para explicar como a psiquiatra enxerga a frustração e o recalque que saltam à vista em adultos.

Limitados em sua cognição mental, os turistas de sala de aula, cientes da própria incompetência, alcançam verdadeiro gozo recorrendo a um velho e surrado recurso: o do escárnio mais raso. Não a modalidade sarcástica e inteligente, mas o desrespeito vil, a inconseqüência apenas ridícula e patética quando recorrente em maiores de 20 anos.

Neste dia, justamente na véspera da efeméride em homenagem aos mestres, a afronta se estabeleceu. Enquanto o mestre expunha com clareza e detalhes o tema que lhe coube, o grupelho se comprazia em fazer circular bilhetinhos com comentários rudes e infelizes.

A anfitriã, pasma com o dantesco do comportamento pré-escolar daqueles adultos infantilizados, apenas acompanhava o ir e vir do papelote, imaginando a possibilidade de se apropriar das missivas preenchidas por garranchos de difícil entendimento. Os infelizes sequer sabiam se fazer entender, exceto pelo próprio bando, como no reino animal, irracional

Mas, para não constranger aquela figura ímpar que expunha de um modo cristalino os mistérios de uma profissão que expurga néscios, ela aquietou-se. O desfecho foi o de uma noite impactante para estudantes com um projeto conseqüente. Para as hienas, restou, como sempre resta, o riso fácil e bobo cortando o mormaço de mais uma noite de verão.

Stella Galvão é professora de Comunicação Social e escritora – stellag@uol.com.br

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 17/10/2009 - 20:36h

Prefeituras recebem compensação do FPM; Mossoró é 1º lugar

As prefeituras vão receber na próxima segunda (19) os recursos transferidos pelo governo federal, para compensar a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No Rio Grande do Norte, os municípios vão receber aproximadamente 25 milhões.

A quantia mais expressiva será repassada para a prefeitura de Mossoró, que receberá R$ 5,9 milhões. As prefeituras de Natal e Parnamirim vão receber, cada uma,  R$ 1,5 milhão.

Em todo país, o repasse pela compensação das perdas do FMP vai somar R$ 910 milhões. Esses valores fazem parte do segundo “Apoio Financeiro aos Municípios (AFM)”, no valor de R$ 1 bilhão, liberado pelo governo federal para repor a queda nas arrecadações nos meses de julho e agosto deste ano em relação ao de 2008.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esses recursos ajudam os gestores a saírem do sufoco em que se encontram. “Esse R$ 1 bilhão alivia em parte a dramática situação da quase totalidade dos Municípios brasileiros” informa o dirigente da entidade.

De acordo com levantamento da CNM, 343 Municípios – 6,2% – não devem receber a complementação. Os outros 5.221 – 93,8% – vão receber regularmente. No Rio Grande do Norte, não vão receber a compensação as prefeituras de João Câmara, Espírito Santo, São José de Mipibu e Caicó.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Esses milhões à Prefeitura de Mossoró ajudam, mas não resolvem as dificuldades do erário.

A crise é de gestão e não financeira. Os números continuam apontando para "engorda" do caixa público, sem que o governo consiga administrar mais de R$ 326 milhões que empalmará só este ano.

Nos quatro primeiros anos de gestão Fátima Rosado (DEM), a prefeitura movimentou mais de R$ 1,250 bilhão.

Em oito anos consecutivos de governo Rosalba Ciarlini (DEM), sua antecessora, a receita passou de R$ 1,1 bilhão.

Portanto, mais do que provado, não faltar dinheiro. Existe é ausência de vergonha na cara, em face da insalubridade moral dessa administração, além de visível incompetência, traços de má-fé e arrogância.

Pobre Mossoró! 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sábado - 17/10/2009 - 20:23h

Sísifo apaixonado

“Esta aula vai ter intervalo… estou com muita fome?!”. A princípio, confesso que a pergunta me causou espanto. Afinal, acabara de passar o segundo slide e eram nove da manhã. E alguém está com fome naquela hora era mesmo de se estranhar…

“É isso mesmo, professor! Estamos com fome e queremos um intervalo, para lanchar!”, falou outra aluna…

Aí, de espantado, fiquei mesmo foi triste por perceber (tinha percorrido quase 300 km – sem receber nenhum incentivo financeiro, pois fui a convite de um ex-aluno, que agora é professor – para dar a aula inaugural sobre história da cirurgia), que, na verdade, Hipócrates, Ephraim McDowell, Halsted, Ernani Rosado, etc. etc. eram menos importantes do que uma coxinha e uma coca-cola…

Senti-me como um Sísifo: personagem que fora condenado, por Zeus, a incessantemente rolar uma pedra até o topo de uma montanha e quando já estava alcançando, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida e aí Sísifo tinha que retornar e iniciar tudo novamente… Os deuses sabiam que não havia nada mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança…

Pois bem! Inútil e sem esperança, é assim que algumas vezes nos sentimos quando estamos ensinando. Como se não bastasse – como muito bem alertou meu querido mestre professor Ernani Rosado, na minha formatura, que o professor universitário vivia sempre num emaranhado de leis, decretos e regulamentos, “plano de metas”, que só servem para lhe tolher e desestimular-, agora temos que conviver também com a indiferença de alguns alunos… e isso tem sido uma constante nos últimos anos. 

Em março de 2010, faço 17 anos no ensino médico. Hoje, sem dúvida, me considero muito mais um professor do que propriamente um médico atuante, por entender que um professor – que é antes de tudo um médico – pode contribuir e muito para curar o maior de todos os males, responsável por todas as misérias, que é a ignorância da alma.

Educar, para mim, “é saber lançar no chão fértil do outro – meu aluno, meu companheiro, alguém com quem dialogo: saberes, sonhos e valores – a semente que adiante faça germinar em sua inteligência e em seu coração o desejo de partilhar com os outros o diálogo da construção de um mundo de justiça, de igualdade e de liberdade”.

Por isso, paro para pensar e me pergunto: “O que danado está acontecendo? Será que a culpa está em mim mesmo? Será que as minhas aulas são mesmo tediosas e não suscitam interesse nenhum nos alunos?

Por que será que as turmas estão cada vez mais interessadas apenas na residência médica, e aí o curso de medicina tornou-se um mero link, uma ponte ou o que é pior: um ‘apêndice’ – que espero que não seja infectado – dos cursos preparatórios para a residência médica?

Qual o papel da família nisso tudo?

Qual a parcela de culpa das escolas médicas?

Enfim, como poderemos resolver esse quadro tenebroso que hora se pinta com tintas de muito mau gosto?” 

Certa vez, Paulo Freire, disse: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”. Portanto, que todos os atores – afinal, “O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres, apenas atores” – juntos, busquem as soluções para se libertarem dessa situação, que não é benéfica para ninguém: a sociedade não suporta mais esta medicina que está sendo oferecida a ela e, por isso, não é de se estranhar o número absurdo de processos por erros médicos, abarrotando os tribunais do CRM e da justiça comum do País. 

É preciso que paremos todos: escola, professores, pais, alunos, conselhos de medicina, sociedade, etc. etc, enfim, todos, para refletirmos. E aqui, ficam algumas sugestões:

Que a escola pare de criar tantas dificuldades para os professores sonharem…; que os professores reencontrem “o caminho da paixão do começo”, pois quando a gente perde este caminho, o caminho da paixão – e nada de grande se faz sem paixão, sem amor, como dizia Kierkegaard – “perdemos o entusiasmo, perdemos a vontade de empreender, de inovar, de criar coisas novas, de nos reinventar.

E sem tudo isso, a vida torna-se uma rotina desestimulante. Começamos a andar para trás e a acomodação pessimista toma conta de nosso dia-a-dia”; que os pais voltem a educar e cuidar melhor dos seus filhos, procurando saber se eles estão felizes com a escolha que fizeram…; que os alunos (não são todos, ainda bem) comecem a enxergar que não estão mais num cursinho pré-vestibular e sim, a caminho de uma profissão das mais bela, difícil e importante que é a medicina, que é o cuidar do outro. 

Se somos seres a caminho, em busca, como lembra Paulo Freire, cabe agora fazer a seguinte pergunta – pois só ela, pode apontar um caminho para frente: “Quem dará o primeiro passo em busca dessas soluções? Quem?!”.

Por favor, respondam logo, afinal, preciso acreditar que deixarei um mundo melhor para o meu Lucas…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é escritor, médico e professor – edilsonpinto@uol.com.br

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.