quinta-feira - 20/08/2009 - 14:42h

Diretor do Instituto Gama saúda série sobre Rosalba

Recebo e-mail muito significativo. Dá endosso amplo à série "Rosalba Ciarlini – Política e Poder" que posto desde segunda (17).

Trata-se de Wandenberg Pinto, dirigente do Instituto Gama de Fortaleza (CE).

O depoimento dele enrique o trabalho, ao lado de tantos outros já colocados, ajudando-nos na reconstituição fiel da história.

Leia-o abaixo:

Olá Carlos Santos,

Antes de tudo, quero parabenizá-lo pelo conteúdo das matérias sobre a vida política de Rosalba 1988/2009. Está quase completa.

Sei que você sabe mais do que isso. Mas tudo a seu tempo.

Tenho a alegria (profissional) de ter sido um dos que mais vivenciaram e tomaram parte de todas essas situações políticas de Mossoró, desde 1988, quando fui, à convite de Edmur Rosado, trabalhar na campanha de Laire Rosado.

Acredito que pouquíssimas pessoas tenham trabalhado (profissionalmente) nas eleições de Mossoró mais do que eu. Para mim, trabalhar no Rio Grande do Norte em campanhas eleitorais (e lá se vão mais de duzentas campanhas majoritárias e proporcionais) é o que mais de dignifica, principalmente em Mossoró.

Fico muito feliz quando chego aí e sou bem recebido por praticamente todas as forças politicas para quem trabalhei e por aquelas que me conhecem pelo menos de nome. Isso é altamente gratificante, o que não acontece nem aqui no Ceará (que não é minha terra, nasci em Natal – pouca gente sabe).

Tenho muitas coisas para lhe mostrar sobre as campanhas de Mossoró de 1988 até hoje e vou lhe mandar em seguida (desde a vitória de Rosalba em 88 – por que Rosa ganhou de Laire, ou por que Dix Huit ganhou de Luiz Pinto em 92.

Tem gente aí que diz, ao lançar um candidato vitorioso: "não quero que aconteça o que aconteceu em 92",  até por que Larissa Rosado não ganhou as eleições em 2008 (acredite, ela tinha chances !).

Saindo um pouco de Mossoró: por que Garibaldi Filho (PDB) perdeu a eleição para Wilma de Faria em 2006.

Phabiano Santos (publictário) me falou que quando o senador Garibaldi leu meu relatório sobre isso disse: "esse rapaz do Ceará sabe mais de política do Rio Grande do Norte do que meus assessores".

Volto com alguns assuntos.

Abraços.

Wandenberg Pinto.

Nota do Blog – O detalhe de sua contratação em 1988, por Edmur Rosado, irmão da prefeita Fátima Rosado, era do meu conhecimento. E muitos outros detalhes.

Como você mesmo citou, há muito mais a ser dito.

A série provoca uma pressão de internautas para que eu escreva um livro. Quem sabe? Mas é certo que outras reportagens especiais virão. Estão agendadas. Espero poder produzi-las.

Seu depoimento é especialmente importante, porque ampara todo esse trabalho feito até aqui.

Um abraço, saúde e paz.

Obrigado por também ser meu webleitor.  

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 20/08/2009 - 14:28h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Visitei hoje pela manhã a Secretaria de Tributação de Mossoró. Circulei por alguns setores e conversei sobretudo com auditores fiscais. A estrutura está sucateada. Pior à arrecadação. Até computadores estão em frangalhos, além de em número aquém das necessidades. Depois volto, amigos.

Josines Lins fala com entusiasmo do progresso de sua Jab Mel. Apiário e base industrial ficam em Senegal (zona rural de Mossoró). Ele tem produtos em expansão, sendo sua especialidade o mel composto fitoterápico, submetido a controle de qualidade. Seu fone é (84) 9179-1433 e e-mail jabmelbee@hotmail.com. Sucesso, meu caro.

Surreal. Em vários condomínios verticais de Mossoró o abastecimento de água relembra a era da lata de água na cabeça, roladeira e carro-pipa. Que situação bizarra, que tem se tornado comum. Custo adicional para os condôminos e que compromete o próprio setor.

Meu caro Weber Siqueira (WSC), recebi a "encomenda". O livro está em minhas mãos. Graças a Deus, não obstante o emissário escolhido, nada de ruim aconteceu a ele, avaria mínima que seja.

Definida a 2ª Jornada Acadêmica de Enfermagem. Será de 10 a 12 de setembro em Mossoró. A abertuda está definida para o dia 10 no Campus Central da Universidade Potiguar (UNP). O Centro Acadêmico 8 de Julho, da Faculdade de Enfermagem (FAEN-UERN), promoverá o evento em parceria com o Grupo Marcos Teóricos Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde e a UnP.

O programa literário Encontro com Autores da Livraria Potylivros (ao lado do Teatro Dix-huit Rosado em Mossoró) vai focalizar a vida e a poesia de Patativa do Assaré. Será na próxima sexta (21) a partir das 17h. O pesquisador Kydelmir Dantas fará exposição do tema.

A greve geral na Prefeitura de Mossoró, deflagrada no dia 13 último, continua em atividade pública. Hoje pela manhã houve assembleia e o movimento terminou ratificado. 

Hoje à noite começa mais uma edição da Feira Industrial e Comercial de Mossoró e da Região Oeste (FICRO). É no Expocenter, pertinho da Ufersa. Promete ser uma iniciativa vitoriosa. 

Obrigado a leitura deste Blog a Jonas Yuri Carlos da Costa (Mossoró), jornalista Iuska Freire (Mossoró) médico Dix-sept Rosado Sobrinho (Mossoró).

Às 19h de hoje, teremos o lançamento de outro livro. Mas longe de nós. O autor é o jornalista Rubens Coelho. Ele autografará o título "Pelas ruas de Havana", no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. Sucesso.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 20/08/2009 - 14:24h

Lula acha natural saída de ex-ministra do PT

A saída do PT da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi comentada pelo presidente Lula em entrevista coletiva, em Mossoró.

Ele afirmou não ver crise no PT e disse que a sua relação com Marina “é superior a relação partidária”.

Após 30 anos no PT, Marina resolveu deixar a legenda para se filiar ao Partido Verde.

Lula confirmou que não foi procurado pela ministra para conversar e disse achar que ela fez isso “porque já tinha a sua decisão tomada”.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 20/08/2009 - 10:01h

Apae promoverá evento e quer o seu e o nosso apoio

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Mossoró precisa do seu apoio. Do meu também, lógico.

Quem reitera isso é Sebastião Almeida, um velho amigo.

Leia o que ele escreve abaixo: 

Amigo Carlos,

Tenho participado do bonito e sério trabalho que a Apae de Mossoró vem realizando ao longo de sua existência.

Através do seu Blog, que virou leitura obrigatória de todos os mossoroenses, agradeceria muito a divulgação de Show Beneficente (JOVEM GUARDA), que faremos no Teatro Dix-Huit Rosado – Dia 26 de agosto, próxima quarta, às 20h, em benefício desta entidade.

Ela está precisando muito do apoio de todos.

Os ingressos podem ser adquiridos na Apae ou na bilheteria do teatro, ao preço de R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 estudante.

Certo da sua atenção e generosidade, agradeço de coração.

Um abraço grande.

Sebastião Almeida.

Nota do Blog – "Tião" (posso lhe tratar com esse modo simplificado), a Apae é uma entidade séria e reconhecidamente filantrópica.

Lamento que tenha sempre de enfrentar essa situação, numa cidade onde sobra dinheiro e escasseiam humanidade, generosidade e compaixão.

Conte conosco. Posso falar em nome ainda dos nossos milhares de webleitores.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 20/08/2009 - 09:42h

Advogado não consegue ver obra lançada por ministra

O advogado Vicente Venâncio estranha que a obra do Complexo Viário do Abolição, em Mossoró, não esteja sendo tocada. Estranhe não. Venâncio. Veja abaixo o que ele escreve:

Carlos, bom-dia.

Há duas semanas a ministra Dilma esteve aqui para dar o pontapé inicial das obras do complexo da abolição. Fui lá vê.

Muito discurso, parecia que era pra valer, até ligaram umas máquinas sinalizando o início de tal obra.

Curioso: percorri o trajeto indicado e não exerguei nada de movimento nesse sentido.

Estranho. Nos informe algo a respeito do assunto, se tiver.

Vicente Venâncio.

Nota do Blog – Meu querido Venâncio, a obra é virtual. Há anos aparece em propaganda do governo municipal, além de igual procedimento ser encetado pela administração estadual.

Na estada da ministra, este Blog noticiou em primeira mão que tudo tinha sido feito às pressas para dar palanque à presidenciável.

Os dias seguintes mostram que não erramos nem exageramos.

Veja o que escrevi AQUI, um dia após a passagem de Dilma. Verás que tudo está como descrevi. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 20/08/2009 - 08:11h

TRE rejeita recurso para cassação de Fátima Rosado

Na sessão extraordinária desta quarta (19), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) entendeu, por maioria de votos, ser intempestivo o Recurso Eleitoral 9290/2008, interposto pela coligação “Mossoró Pra Você” (PSB, PT, PP, PRB, PCB, PMN e PSDB).

Tentava-se a cassação da prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM) e sua vice, Ruth Ciarlini (DEM).

A coligação, segunda colocada na eleição municipal de 2008, acusava as duas candidatas de terem praticado captação ilícita de sufrágio durante o pleito, com a distribuição de cestas básicas a eleitores.

A decisão no sentido de que o recurso foi apresentado fora do prazo de 24 horas, ocorreu em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, exposto pelo procurador Fábio Venzon.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 20/08/2009 - 00:48h

“Relatório Marpe” pode ser requentado em “fogo amigo”

Há pouco mais de quatro meses, um volumoso documento estacionou na mesa do chefe de Gabinete da prefeita Fátima Rosado (DEM), agitador cultural Gustavo Rosado (DEM). Trata-se de cópia do "Relatóro Marpe".

É o resultado de auditoria feita nas contas da primeira gestão (89-92) da ex-prefeita e senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Foi encomendado pelo então prefeito Dix-huit Rosado em 1993, quando assumiu na sucessão de Rosalba (veja em matéria especial mais abaixo, postada ontem).

E qual o interesse de Gustavo pelo material?

Simples.

Ele guarda-o como munição. Outro "fogo amigo" em gestação.

Há possibilidade de que o assunto seja requentado em matéria "plantada" na imprensa nacional. Assim serviria de combustível à repercussão no RN.

Nota do Blog – Tenho a íntegra do Relatório Marpe desde 1993. Portanto faz 16 anos.

Tenho-o como material de estudos, pesquisas e balizamento de trabalho documental como o histórico que produzo esta semana.

Nunca o utilizei à chantagem ou qualquer golpe igualmente baixo. A propósito, é algo que outras escassas pessoas possuem.

O Gustavo é elemento de alta periculosidade e sem um pingo de escrúpulos.

O "bico" que faz como prefeito de fato é o tudo ou nada de sua vida, pois não tem profissão definida e nunca se estabilizou em qualquer atividade produtiva, além de empregos arranjados no serviço público.

Em sua ótica, a ascensão de Rosalba será a derrocada do esquema que ele tenta transformar em grupo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 20/08/2009 - 00:16h

Pensando bem…

"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros."

Henri Millon de Montherlant

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 20/08/2009 - 00:05h

Câmara vive manhã de sufoco; governistas são pressionados

O dia hoje foi tumultuado na Câmara de Mossoró. Primeiro, pela falta de quorum para a sessão plenária. Depois, pela presença maciça de servidores municipais em greve.

Às 9h, quando o expediente começa, estavam no plenário apenas os vereadores Jório Nogueira (PDT), Lahyre Rosado (PSB) e Genivan Vale (PR). Começaram os contatos. A informação que chegou ao blog é que todos os vereadores da base da prefeita Fafá Rosado (DEM) "adoeceram".

Ficou parecendo uma estratégia para esvaziar a sessão, pois estava prevista a chegada funcionários da Prefeitura, que estão em greve. Também estava na pauta um voto de solidariedade, apresentado pela oposição, onde a Câmara se manifestaria em apoio ao movimento dos grevistas. Como os vereadores não queriam se queimar com o funcionalismo, nem desobedecer ao Palácio da Resistência, a opção foi o esvaziamento.

O detalhe é que essa estratégia não funcionou. Os grevistas ocuparam a entrada da Câmara. E em grande número. A mobilização mostrou que a categoria está coesa e bem articulada. Como estava prevista uma audiência pública onde seria discutida a crise na Prefeitura, a bancada governista não teve outra solução.

O jeito foi esquecer que estavam "doentes" e, um a um, os vereadores foram chegando ao plenário. Caso não recuassem, o desgaste seria maior.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 19/08/2009 - 23:46h

PCdoB realiza mesa-redonda para seu congresso

Comitê Municipal de Natal do PCdoB realiza, nesta quinta (dia 20), às 19h, no auditório da Assembléia Legislativa, uma Mesa Redonda preparatória para o 12º Congresso com o tema "Desenvolvimento Nacional: para onde caminha o Brasil?" 

O evento integra a programação política do 12º Congresso do PCdoB, a ser realizado em São Paulo entre 5 e 8 de novembro próximo, e complementa o conjunto de atividades que vem movimentando as Organizações de Base, constituindo nova oportunidade de participação nos debates que irão nortear o Congresso. 

Oportunamente, o Partido Comunista do Brasil também assegura a integração dos filiados a partir da implantação da Carteira Nacional de Militante, que será entregue durante o Jantar de Adesão, dia 5 de setembro, às 19h, no Espaço América.

A Carteira é um instrumento importante na estruturação partidária, com ela o militante comprova a sua condição de filiado e contribuinte.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 19/08/2009 - 18:52h

Rosalba Ciarlini – Política e Poder III

“Inferno astral” envolve graves denúncias e até mesmo a morte de um irmão

Um brocardo popular diz que “desgraça nunca vem só”. Numa trajetória de muitas vitórias, a hoje senadora Rosalba Ciarlini (DEM) se pudesse riscaria determinado período de sua vida.

O marco “zero” é a derrota do seu vice-prefeito à sua sucessão no dia 3 de outubro de 1992, empresário Luiz Pinto (PFL). Até reconquistar a prefeitura nas eleições de 6 de outubro de 1996, ela viveu um inferno astral.

Sentiu e testemunhou um rol de contratempos.

Um de seus principais algozes foi justamente quem plasmou sua vitória em 1988 contra Laíre Rosado (PMDB): jornalista Canindé Queiroz. É a parte mais torpe desse enredo. Vamos à história.

A avalanche de problemas foi disparada pelo prefeito Dix-huit Rosado (PDT). Nos primeiros dias de governo em 1993, ele determinou auditoria nas contas da gestão de Rosalba (1989-2002). O “Relatório Marpe” chegou às suas mãos no dia 5 de março de 1993. Fora apresentado pela empresa que dá nome ao caso.  

Daí, Dix-huit encaminhou-o ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Procuradoria-Geral de Justiça do Estado (17 de março). Superfaturamentos, pagamento por obras não-realizadas, licitações supostamente viciadas, indícios de formação de quadrilha e associação para o crime foram expostos.

Para o prefeito, provas mais do que suficientes ao alijamento da antecessora da vida pública. Suas palavras iam além. Tinha expectativa também de punição penal.

Quando ainda tentava se situar diante da acusação, negando o que lhe era imputado, Rosalba recebe notícia pior. Seu irmão e colaborador estratégico no primeiro governo, engenheiro Pedro Ciarlini Neto, morre devido ataque cardíaco fulminante no dia 11 de junho.

Ele dirigia um modesto carro Fiat à saída para Governador Dix-sept Rosado, quando tivera o problema.

Candidatura

Resguardada e orientada por seu “criador”, Canindé Queiroz, a ex-prefeita mexia-se para não ser engolida pelo “Efeito Marpe” e outras dificuldades. Um dos antídotos era argüir que a contratação da empresa tinha sido de forma fraudulenta, em licitação dirigida.

Outra estratégia foi lançar balão de ensaio ao lado do cunhado Betinho Rosado, admitindo ser candidata em 1994. Cogitou até candidatura a deputado federal do marido, deputado estadual Carlos Augusto Rosado (PFL), numa entrevista ao lado do cunhado Betinho Rosado no dia 28 de maio.

Ele ficou indignado com a iniciativa dos dois. Reprovou-os. E tratou de evitar maior propagação do assunto. Ainda estava grogue com o resultado das urnas de 92. 

Nesse ínterim, Carlos começava a dar os primeiros sinais de depressão. Por maledicência ou puro boato, chegou a circular informação de sua morte por suicídio. Repetiu-se ciclicamente.

Noutra frente, o governador José Agripino (PFL) garantia um cargo de Assessoria Especial no governo para a ex-prefeita, em agosto de 1993. Seria uma forma de lhe assegurar um meio adicional de renda. Sem labuta. Os tempos eram outros.

Enquanto isso, o governo do prefeito Dix-huit Rosado mantinha progressiva deterioração interna, num choque de sua ala com o grupo da sobrinha e vice-prefeita Sandra Rosado. Os conflitos também ocorriam em relação à Câmara de Vereadores.

O ambiente ficou mais corrosivo em seguida.

Entrava no ar no dia 2 de dezembro de 1993, o programa “Passando a limpo”, pela Rádio Tapuyo (hoje RPC), comandado por Mário Rosado, filho de Dix-huit. Rosalba, o primo e aliado político Laíre Rosado, Sandra e o líder Vingt Rosado não escapam da língua afiada de Mário. Tudo com o silêncio cúmplice de Dix-huit.

– Mário meu filho – dizia em tom triunfal, de ouvido atento ao rádio.

No dia 19 de março de 1994, Rosalba lançou-se à Câmara Federal em entrevista à imprensa de Mossoró. Na verdade, um estratagema para negociar adiante o lugar para o cunhado Betinho.

No governismo municipal, bem antes, dia 12 de janeiro, o rosadismo (Vingt-Laíre-Sandra) tinha proclamado afastamento definitivo de Dix-huit. Ficara insustentável a coabitação após vários incidentes e demissões de secretários da confiança desse esquema.

Entretanto com a chegada das definições à campanha estadual, Rosalba assume o sacrifício em atendimento a apelo de Agripino. É homologada em convenção estadual como candidata a vice-governador.

A chapa é encabeçada pelo senador Lavoisier Maia. Era o dia 28 de maio. 

Vitória em Mossoró

Nas urnas eles perdem a disputa para o senador Garibaldi Filho (PMDB) e o deputado federal Fernando Freire (PMDB). Mesmo assim, Rosalba consegue ajudar na vitória de sua chapa em Mossoró com 32.673 votos, contra 25.640 do oponente direto.

Fernando Mineiro (PT) foi o terceiro com 5.170 votos e Wilma de Faria (PSB) – ex-prefeita de Natal – na última posição com 1.920 votos.

A eleição de Betinho Rosado (PFL) acabou sendo a mais importante vitória de Rosalba em meio a tantas dificuldades. Ele foi o segundo mais votado em Mossoró, com 13.379 votos. O primo Laíre (PMDB) obteve 17.969, no primeiro lugar. Mário Rosado (PL) alcançou 9.946. Carlos Augusto não concorreu à reeleição.

Poderia ser o começo da reviravolta política e na vida de Rosalba. Ledo engano. Pelo menos não seria esse o ponto de partida.

Em 1995 ela esteve às voltas com o Tribunal de Contas da União (TCU), contínuo e irreversível afastamento da influência de Canindé Queiroz, além de assistir deterioração na saúde do marido. Chegou a ponto de dividir o endereço dos quatro filhos, gerenciando a educação com a mãe Conchecita.

No TCU, o Ministro Iram Saraiva foi relator de um processo, em que sua gestão aparecia em delicado embaraço. “Não se pode afirmar que a realização de compras sem licitação, quando a mesma é exigível, não tenha causado prejuízo ao erário, como quer a requerente (Rosalba)”, dizia o relator em voto publicado no dia 19 de outubro de 1995.

Enquanto isso, um pouco antes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fazia o normal: aprovava suas contas em abril deste mesmo ano e a Câmara de Vereadores rejeitava proposta de uma CPI, em agosto, renegando o Relatório Marpe.

Quanto ao ano seguinte, 1996, ele seria de uma atmosfera ambivalente. Novas eleições municipais, em que enfrentaria tudo e todos, mas principalmente a ira insana de Canindé Queiroz, além da metralhadora verbal de Mário Rosado.

* Aguarde a seguir essa nova postagem, que complementa essa reportagem especial de hoje:

– A fúria de Canindé Queiroz e a vitória arrasadora.

Foto – Carlos Augusto, Rosalba e Conchecita (Acervo do Blog do Carlos Santos).

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 19/08/2009 - 14:18h

Rosalba Ciarlini – Politica e Poder – II

Arrogância, vaidade e soberba levam Dix-huit a vencer o grupo rosalbista

– A besta não vai voltar!

A frase, acrescida de um sorriso sarcástico, era lugar-comum do então deputado estadual Carlos Augusto Rosado (PFL) em 1992. Fazia alusão ao tio, ex-prefeito Dix-huit Rosado (PDT).

Preconizava entre asseclas que esmagaria de vez o experimentado político, que fora deputado estadual constituinte, prefeito duas vezes (1972 e 1982) e até senador.

Dix-huit apoiara Rosalba Ciarlini em 1988 à prefeitura, mas fora descartado no curso da gestão. Já Carlos teve que engolir em 1990 a candidatura a deputado federal de Mário, filho do ex-prefeito, quando tinha tudo preparado para ser ele o disputante. Era seu sonho acalentado há tempos. Não esqueceu nem digeriu a estocada.

Veio daí o recrudescimento do mal-estar na convivência entre eles.

Dix-huit enfrentaria o vice-prefeito da “Rosa”, empresário Luiz Pinto (PFL), além do professor João Batista Xavier (PCB) como vice. João tinha sido candidato a prefeito em 1982, pelo PMDB, derrotado pelo próprio Dix-huit.

Com mais de 74% em aprovação administrativa, governo que apostava num conceito de gestão baseada em obras de visibilidade e promoção personalista, Rosalba estava também empavonada. Era a prefeita de direito, o marido o gestor de fato. Governavam a quatro mãos.

Era difícil encontrar um correligionário capaz de pensar em resultado diferente: seria um passeio no “Velho”, epíteto repetido pela oposição para dar sentido de maturidade, experiência e biografia a Dix-huit. Falava-se em 20 ou 25 mil de maioria.

Luiz Pinto foi anunciado como candidato no dia 19 de junho. No dia seguinte (20), a convenção partidária sacramentou a postulação. Ele tinha passado meses sendo potencializado na mídia para tal.  João Batista seria um meio de dar aura menos conservadora à chapa, que a princípio teria o empresário Manoel Barreto (também do PFL) como ungido a esse espaço.

Pesquisa encomendada por Carlos apontou seu nome. Mas terminou descartado, sob promessa de que adiante ganharia oportunidade de candidatura eletiva. O que nunca ocorreu.

Vingt Rosado

Na oposição acontecia o que muitos viam como improvável. Dix-huit queria retomar “sua” prefeitura. Mas sabia que o projeto precisava do endosso do irmão Vingt Rosado (PMDB), com quem brigara em 1988, ao apoiar Rosalba. Ainda ecoava em seus tímpanos os berros de Vingt, no rádio e em comícios, o tratando por “traidor” e “safado”.

Aboletado no PDT, que dera legenda a Rosalba em 1988, mas fora vomitado pela prefeita eleita em retorno ao PFL (hoje DEM), Dix-huit insistia com seus interlocutores partidários:

– Só ganhamos com Sandra (a hoje deputada federal Sandra Rosado-PSB, filha de Vingt). Ninguém avalizava a escolha. Era voz isolada.

Argumentava que se Sandra reforçasse sua chapa, Vingt daria o beneplácito. Seria a “isca”, a quebrar o jeito turrão do seu ex-líder. PDT e PMDB unidos.

No dia 22 de fevereiro o peemedebismo proclamou apoio à candidatura de Dix-huit e em 20 de junho a chapa estava homologada em convenção. Tio e sobrinha, que apenas se aturavam, partiam com uma idéia fixa: derrotar Carlos e Rosalba.

No governismo, autoconfiante, Carlos repetia o que dissera pela primeira vez à imprensa, no mês de fevereiro daquele ano: sua chapa não tinha qualquer Rosado. Bastava a “força da Rosa”.

Implicitamente ficava claro que ele, de novo, governaria. Luiz e João entrariam com o nome.

A campanha é recheada de incidentes. Há uma luta paralela na guerra entre emissoras de rádio pertencentes aos grupos envolvidos, além de uma enxurrada de ações no campo judicial.

Nas ruas, o retrato inicial mostra a previsível polarização entre as coligações “Força do Povo” (Luiz Pinto) e o “Vitória do Povo” (Dix-huit). Eclipsa os candidatos Paulo Linhares (PSB) e Luiz Carlos Martins (PT) da “Frente Popular”. Possuem o ex-vereador Herbert Mota (PSB) e o sindicalista Celeste Guimarães como vice, respectivamente. Todos coadjuvantes, apesar da boa biografia de todos.

– Cuidem das campanhas de vocês que a de prefeito está ganha – recomenda Carlos distribuindo dinheiro, em espécie, para vários candidatos a vereador à sua frente, narra um circunstante ouvido pelo Blog.

Bengala

No alto comando da Vitória do Povo, o moral não parecia elevado. Sem mobilidade, o quase octogenário Dix-huit era substituído no corpo a corpo pela vice Sandra. Em muitos momentos aparecia somente para encerrar uma mobilização.

Em certa ocasião, apoiado numa bengala e sentado numa cadeira, em carroceria de caminhão improvisada como palanque, Dix-huit foi flagrado de longe por Carlos Augusto, no bairro Teimosos. Esse – sem ser notado no interior do veículo – apenas sorriu diante da cena, que parecia confirmar a derrota que previa para o tio.

Na Força do Povo, acontecia algo inverso, mas intrigante. A euforia destinava-se à presença de Rosalba. Os candidatos majoritários às vezes sequer eram notados.

Luiz Pinto terminou a campanha sem conseguir erguer os dedos para formação do “V” da vitória.

Em sua retaguarda, Dix-huit contava com o deputado federal Laíre Rosado (marido de Sandra), professor Anchieta Alves (dirigente do PDT), professor Pedro Almeida Duarte, vereador Pedro Fernandes, engenheiro Valtércio Silveira, além do publicitário Phabiano Santos. Procuravam alterar o cenário desfavorável.

Foram reforçados pelo Instituto Gama (pesquisa) de Wandenberg Pinto e o marqueteiro Aldemir Sobreira, ambos cearenses.

Faltando pouco mais de 30 dias para o fim da campanha, pesquisas internas de lado a lado apontavam números da ordem de 20 a 22 por cento de maioria, em favor de Luiz Pinto. Gradualmente a distância foi diminuindo.

Com cerca de uma semana para o pleito, havia quase empate numérico. Uma das sondagens do Gama dá Dix-huit somente um ponto percentual atrás. Seria prefeito pela terceira vez. Carlos e seus "generais", entre eles de novo o jornalista Canindé Queiroz, estavam diante de uma derrota demolidora.

A presença de Vingt na campanha em palanque (madrugada do dia 27 de setembro); a força do aluizismo assentado no PMDB; a marca de administrador competente do “Velho” e a presença envolvente do ex-governador Geraldo Melo (PMDB) na reta final (22,23 e 24 de setembro) em corpo a corpo fecharam a vitória. Complementaram-na.

Ganhou eco o bordão “Chame o Velho”, além da anticampanha que atribuía a Luiz Pinto o hábito de jogar baralho e a João Batista o ateísmo numa afronta à padroeira Santa Luzia.

Contudo foram a arrogância, soberba e vaidade que entorpeceram Carlos, Rosalba e sua equipe. Formam matriz do ocaso governista. Contaminaram a militância.

Só nos últimos dias perceberam que era tarde para tantos remendos.

Veja abaixo os números finais das eleições de 1992, no dia 3 de outubro:

– Dix-huit Rosado – 37.188 (47.79%);
– Luiz Pinto – 32.795 (42.15%);
– Luiz Carlos Martins – 6.557 (8.43%);
– Paulo Linhares – 1.273 (1.64%);
– Brancos – 5.669 (6.49%);
– Nulos – 3.913 (4.48%);
– Maioria pró-Dix-huit Rosado – 4.393 (5.64%)

O eleitorado cadastrado à época era de 99.623. Compareceram 87.395, as abstenções chegaram a 11.381 e os votos nominais atingiram 77.813.

* Leia amanhã, na terceira parte desta série, o “inferno astral” do rosalbismo que parecia sinalizar para seu fim.

FotoAcervo do Blog do Carlos Santos.

P.S (14h de 19-09-09) – Com a ajuda do internauta Valtércio Silveira, citado nessa matéria, reparo um equívoco. Em vez de Aluízio Sobreira, já alterei para "Aldemir" Sobreira, menção a integrante de equipe do candidato Dix-huit Rosado. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 19/08/2009 - 13:13h

Agripino fala sobre Dilma X Lina ao Globo News

O senador José Agripino (DEM )participou hoje pela manhã do programa Espaço Aberto, da GloboNews. É apresentado pelo jornalista Alexandre Garcia.

Agripino debateu com o senador Eduardo Suplicy (PT) o caso da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira. 

No programa, que irá ao ar hoje às 21h30 com reprise amanhã às 8h30, os parlamentares concordaram em um ponto: após o depoimento da ex-secretária da Receita Federal, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve prestar contas à sociedade.

Lina Vieira depôs nessa terça (18), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

* Veja a seguir a terceira parte da série "Rosalba Ciarlini – Política e Poder", com esses destaques:

– Por que o "criador" Canindé Queiroz massacrou moralmente a sua "cria"?;
– Relatório Marpe mexe com primeira gestão;
– Segunda derrota tem gosto de dupla vitória;
– Morte, dificuldades financeiras e doença atordoam a "Rosa".

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 19/08/2009 - 13:04h

“Freio de arrumação” pode viabilizar de vez Rosalba Ciarlini

O "freio de arrumação" que a chamada Unidade Potiguar afirmou ter dado na política do RN, não é de todo exagero. Tem efeitos colaterais.

É possível enxergar que seu maior efeito é no governismo. A governadora Wilma de Faria (PSB), apesar de emparedada, sabe que pode tirar proveito.

Ao final pode ter toda sua base preservada e ampliada, em torno de um candidato único.

Como efeito colateral, é possível notar que o DEM parece decidido a apostar de vez em Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo. Não está assegurada ou cristalizada. Porém revela fôlego.

Apesar da prioridade partidária ser a reeleição do senador José Agripino (DEM) ao Senado, a candidatura de Rosalba não ofusca esse projeto. Pode potencializá-lo.

O governismo, com ou sem o suporte da Unidade Potiguar, onde estão PMDB, PR, PP e PMN, é que precisa se ajustar. O excesso de caciques atordoa a taba.

O freio de arrumação, em seguida, exigirá uma arrancada decisiva.

Volto ao tema. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 19/08/2009 - 12:35h

Advogado aponta “valor histórico” de série

Recebo um e-mail simpático do advogado Paulo Fernandes. Recentemente pregou um susto nos amigos e familiares.

Ele está recuperado e trabalhando, o que é ótimo. Saúde retomada.

Mas leia-o abaixo:

Grato pela referência carinhosa sobre seu amigo caridopata totalmente restabelecido, inclusive com algumas horinhas, já, de trabalho no escritório.

Sua matéria sobre Rosalba Ciarlini (DEM) tem um valor histórico incalculável. Todos os mossoroenses direta ou indiretamente irão se beneficiar com a leitura do texto.

Grande abraço.

Paulo Fernandes.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 19/08/2009 - 12:03h

Grevistas da prefeitura fazem protesto contra governo

Servidores da Prefeitura de Mossoró fizeram protesto hoje no centro da cidade. Continuam em greve.

Não suportam o Governo "Da Gente" (deles). 

A paralisação é para pressionar a prefeita Fátima Rosado (DEM) e sua patota à arrumação do erário. Sobra para o chamado "barnabé".

Mas o principal prejudicado é mesmo o cidadão comum. Sobretudo nos postos de saúde.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 19/08/2009 - 11:43h

Ex-secretário municipal mostra importância de reportagens

Recebi um telefonema muito interessante à manhã de hoje. Do outro lado, o professor Pedro Almeida Duarte.

Falou com nítida empolgação sobre a série de reportagens "Rosalba – Política e Poder", que o Blog apresenta desde segunda (17).

– Estou copando e guardando – salientou.

Ele viveu no epicentro dos acontecimento narrados, acrescentando alguns detalhes e retocando outros. Em essência afirmou que o material está muito interessante.

– Você está fazendo um grande trabalho; meus parabéns.

Obrigado, professor.

Claro que sua colaboração (e de tantos outros internautas) ajuda à montagem desse documento à história.

Pedro foi secretário do prefeito Dix-huit Rosado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 19/08/2009 - 11:34h

Aos trancos e barrancos, mas produzindo

Está difícil trabalhar hoje. Há um complô em meu "trio-elétrico".

Não fora minha paciência quase infinita e teimosia, já tinha desistido.

Mas vou a luta; sou do ramo.

O computador de mesa está entupido de vírus, quase inflando; o notebook tem o teclado desconfigurado e o netbook só agora consegui navegar com um 3G.

Então aguarde que vem boas novidades por aí. Com o trio funcionando ou não. Se for o caso, passo para o Plano B: uma lan-house.

Veja a seguir ainda hoje:

– Eis secretário enaltece série de reportagem;
– Ex-auxiliar de Dix-huit Rosado dá mais detalhes sobre campanha;
– Rosalba Ciarlini – Política e Poder: ataques de Canindé Queiroz, Relatório Marpe, morte, mais derrota eleitoral (o inferno astral da "Rosa"). 

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 19/08/2009 - 00:03h

Pensando bem…

"Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai." 

Sêneca

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 18/08/2009 - 23:44h

Robinson Faria reitera aliança com João Maia

Participando da Sabatina do portal Nominuto.com, hoje à noite em Natal, o presidente da Assembleia Legislativa foi muito claro em suas declarações.

Em sua opinião, o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) "está sendo privilegiado".

Reiterou, ainda, que entre ele e o deputado federal João Maia (PR) existe uma inquebrantável aliança com vistas a 2010.

Saiba mais AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 18/08/2009 - 23:35h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O casal Carlos Duarte-Cleílma Fernandes está à espera de um bebê. Criança é sempre uma benção e não será diferente agora. Eles perderam há pouco tempo Vitória Gabriela, num drama acompanhado por este Blog e o Jornal Página Certa, por falta de uma UTI-Neonatal em Mossoró. 

Kalhil Pereira França (Mossoró-RN) pede para que eu divulgue seu Blog. É o Meliponário do Sertão, que trata de um assunto interessante, a criação de abelhas. Conheça AQUI

Obrigado a leitura deste Blog ao ex-vereador Tomaz Neto (Mossoró), professor Josivan Barbosa (reitor da Ufersa-Mossoró) e empresário Francisco Andrade (Mossoró).

Desconsertante. Fui interpelado hoje por um adolescente, pedinte de rua, que conheço há alguns anos. Foi direto no apelo: "Me dê pelo menos R$ 1,00. É para comprar uma pedra (crack)". Diante de minha recusa e oferta para pagar um lanche, desinteressou-se. Só a pedra lhe interessava.

O Restaurante Oásis (shopping do mesmo nome, em Mossoró) deverá ser inaugurado no início de setembro. As obras estão dentro do cronograma. Estou na espera. Ainda mais com a boa vizinhança do Sebo do Canindé.

Meu caro Weber Chaves, estou no aguardo de contato para receber sua doação. "Mauá", contam-me quem o leu, é um livro denso não apenas no volume, mas na abordagem da epopéia de um empreendedor quase desconhecido no Brasil.

Empresários paraibanos que atuam no webjornalismo estão de olho no mercado do Rio Grande do Norte. Podem lançar por aqui um novo portal de notícias. Aguardo mais novidades para passar a você, internauta.

Rafael do Monte Negreiros, o "Rafaelzinho da Agrotec", está cuidando da saúde em Natal. Até aí conserva o humor. Avisa-me que deverá colocar pelo menos "três pontes de safena" e ainda um "bueiro". Ou seja, vai concorrer com Veneza e Recife (PE). Amigo, saúde e paz. O resto a gente resolve. Sabes que tirando todos os defeito és gente boa.  

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
terça-feira - 18/08/2009 - 23:13h

Comadre contra comadre

Parte do noticiário de hoje foi ocupado com o lengalenga Lina Vieira X Dilma Roussef. Sofrível a cobertura da mídia, na maioria do que vi.

Como eu já tinha escrito aqui e no Twitter (www.twitter.com/bcarlossantos), é a palavra de uma contra a outra. Um tititi dispensável.

Com todo o respeito às senhoras envolvidas, mas se assemelha a arenga entre comadres.

Esse país precisa ser mais levado a sério. E nós nos darmos ao respeito. Preferi manter distância desse tema.

Fiz muito bem.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.