terça-feira - 18/08/2009 - 22:40h

Câmara quer acariação sobre saúde em Mossoró

A Câmara de Mossoró decidiu intervir para encontrar a verdade na briga entre Prefeitura e Governo do Estado, sobre as verbas da saúde. A administração da prefeita Fafá Rosado (DEM) tem denunciado a ausência de repasses de verbas que o Governo do Estado deve ao Município, na área de saúde.

Na prática, um calote. O Governo, por sua parte, reage negando os débitos.

Diante do impasse, a Câmara quer saber quem está mentindo. Na sessão de hoje foi aprovado um requerimento para Audiência Pública para discutir a crise.

A proposição foi dos vereadores Jório Nogueira (PDT), Daniel Gomes (PMDB) e Genivan Vale (PR).

Foi aprovada também uma convocação à Gerente de Saúde da Prefeitura, Jacqueline Amaral, para o confronto com o secretário estadual de Saúde, George Antunes.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 18/08/2009 - 10:19h

Sabatina ouve Robinson Faria

O deputado Robinson Faria (PMN), presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, é o convidado desta terça (18), para a Sabatina do Nominunto.com. Será às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado (FIERN). 

Com a mediação do jornalista Diógenes Dantas, a equipe do portal Nominuto.com, o público e os internautas terão a oportunidade de conhecer os projetos e ações do parlamentar, além da atuação como presidente da Assembléia Legislativa.

Conheça o Nominuto AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 18/08/2009 - 00:32h

Pec dos Vereadores provoca dúvidas

Alguns internautas pedem mais informações sobre efeitos da Pec dos Vereadores nas câmaras que vão receber novos vereadores. Duas dúvidas saltam.

1 – Como fica a eleição da Mesa Diretora, realizada no início da legislatura?

A lei não vai retroagir para incidir sobre uma questão resolvida sobre outro formato normativo. O que certamente tende a ocorrer é nova definição sobre as comissões técnicas.

2 – E os subsídios dos vereadores, como ficam?

Não há pagamento aos meses anteriores à aplicação da emenda constitucional. Os suplentes que venham a assumir, na condição de titulares, passariam a receber seus subsídios a partir do mês da posse.

Nota do Blog – Quero salientar que não sou especialista no assunto. Passo-lhe informações com base em consulta prévia a quem tem saber jurídico. Nem rábula sou.

O Blog está aberto a participação de especialistas, para que os esclarecimentos sejam os mais fiéis à verdade.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 18/08/2009 - 00:25h

Unidos na maternidade

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) deparou-se com o senador Garibaldi Filho (PMDB) hoje ao meio-dia, em encontro de prefeitos em Natal, e de chofre ouviu:

– Não posso ficar longe de você…

A senadora explicou – sorrindo – que tinha se esgueirado para dar entrevista, mas bem antes já estava no local. Ele é que se enganara.

Os dois parecem ligados, irremediavelmente, para a campanha de 2010.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 18/08/2009 - 00:09h

Emissora de TV ainda não recebeu dinheiro de prefeitura

A InterTV Cabugi é outro credor de peso na fila da Prefeitura de Mossoró. Espera receber o devido.

São mais de R$ 300 mil que faltam ser pagos.

O trabalho de cobertura do Cidade Junina é o "xis" da questão. 

De forma pacífica, negociada e cordial, a empresa tem procurado receber pelo trabalho realizado. Sem sucesso.

Tenham fé e que os anjos da boca mole digam amém.

Amém!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 18/08/2009 - 00:03h

Governo pretende cortar 5% do salário de comissionados

O Governo "Da Gente" (deles) costura mais um decreto para tentar dar resposta à crise de gestão da Prefeitura de Mossoró. Outro paliativo.

Pretende reduzir em 5% (cinco por cento), até o final do presente exercício, os subsídios dos cargos em comissão. Medida a partir de setembro.

Em vez da demissão de pelo menos 20% dos comissionados como se chegou a cogitar, a proposta é tirar uma pequena lasca da grana de cada um.

Até aqui é a quarta rodada de medidas para enfrentar a erosão no erário, em pouco menos de dois meses.

Para economizar entre 26 e 30 milhões (até dezembro), como o governo mesmo chegou a comentar atordoadamente, a conta está longe de bater.

Antes, já proclamou (por sugestão deste Blog, que apontava 20%) corte em 10% dos salários de prefeita, vice, secretários e gerentes.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 17/08/2009 - 23:30h

PT resolve fazer sabatina para amarrar apoio à Dilma

O PT definiu as datas das sabatinas que o partido fará com os quatro pré-candidatos a governador pelo governismo. Decisão tomada por sua Executiva Estadual.

O primeiro a ser ouvido pelo PT será o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), no dia 24 de agosto.

O segundo será o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), no dia 27.

O deputado federal João Maia (PR) será o terceiro, no dia 30; enquanto o deputado estadual Robinson Faria (PMN), no dia 03 de setembro.

O procedimento adotado é no sentido de firmar compromisso de apoio à presidenciável Dilma Roussef (PT), além de projetos para o RN. A princípio, o partido não pretende lançar candidato próprio.

A prioridade é a luta presidencial.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 17/08/2009 - 23:27h

Souza e Bruno caminham em separado em Areia Branca

As relações entre o prefeito Manoel Cunha Neto – "Souza" (PP) e seu vice Bruno Filho (PMDB) estão azedas. Nem disfarçam mais o distanciamento.

Passou a ser ostensivo o espaço que guardam um do outro.

No encerramento da festa da padroeira dos marítimos, Nossa Senhora dos Navegantes, no sábado (15), a situação ficou bem clara.

Souza seguiu procissão ao lado da mulher Joseane, além da governadora Wilma de Faria (PSB), vice-governador Iberê Ferreira (PSB), senador Garibaldi Filho (PMDB), deputada federal Sandra Rosado (PSB) e deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Bruno, por sua vez, optou por companhia do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) e senadores José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM).

Se fossem dois "bicudos" (denominação dada a antigos seguidores do grupo Maia), poderíamos dizer que Souza e Bruno "não se bicam". Porém como se trata de um par de aliados "bacuraus" (seguidores do aluizismo), é estranho o racha.

O conflito entre os dois aflorou nesse segundo mandato de Souza. Mas quando ele foi vice-prefeito (duas vezes) de Bruno, as relações eram sinceramente falsas.

Dessa feita parece que não conseguem mais disfarçar a animosidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 17/08/2009 - 22:58h

Iberê Ferreira grava em Apodi para programa político

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) gravou nesta segunda (17) sua participação na propaganda eleitoral do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A participação de Iberê no programa do PSB foi gravada no município de Apodi.

Iberê aborda a construção da adutora do Alto Oeste.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Com pinta de candidato.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 17/08/2009 - 22:52h

Empresa do Cidade Junina recebe cota financeira

Senhores credores da empresa pernambucana A-sim, por favor façam fila. Ela recebeu uma gorda parcela financeira ao final da semana passada.

Contratada para promover o Cidade Junina, a A-Sim está "baluda". Certamente vai cobrir compromissos com dezenas de prestadores de serviços.

Mas as maiores cotas ainda estão por vir.

A A-Sim empalmou mais de R$ 3 milhões por seu ingente trabalho.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 17/08/2009 - 22:40h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

A estudante Nicole Abreu, filha dos meus queridos amigos Givanildo Silva-Aglair Abreu, recupera-se em Natal de cirurgia de vesícula. Passou por maus bocados, mas o pós-operatório tem sido muito satisfatório. Saúde, linda.

Em comemoração aos 25 anos das Oficinas de Oração e Vida, o frei Ignácio Larrañaga fará palestra em Natal. Será na Catedral Metropolitana. Serão duas palestras, a primeira no dia 7 de outubro, às 19h e no dia 9 de outubro às 15h. A primeira é destinada a casais-família e a segunda ao público em geral. 

A prefeita Fátima Rosado (DEM) lançará às 8h30 de quinta (20), o VI Festival Mossoroense de Folclore Brasileiro. A promoção está definida para o Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A promoção pagará R$ 27 mil em prêmios.

Obrigado a leitura deste Blog ao jornalista João Bezerra (Natal), Cristiano Bezerra (Mossoró) e vereadora Cláudia Regina-DEM (Mossoró).

Quem está em Mossoró é Nilton Silva, o "Baresi". Vem tratar de interesses comerciais deste Blog. Certamente vai ganhar os tubos (de cola, pasta…). Seja bem-vindo. O Blog agradece e paga quando puder.  

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
segunda-feira - 17/08/2009 - 22:36h

Ex-governador e mais 12 serão julgados nessa terça

As 13 pessoas acusadas de corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em um esquema que foi batizado como a “Máfia dos Combustíveis”, serão julgadas nesta terça (18).

Entre os envolvidos estão o ex-governador Fernando Antonio da Câmara Freire Fernando; o ex-secretário estadual de Tributação, Márcio Bezerra de Azevedo; um irmão da governadora Wilma de Faria (Fernando Antônio de Faria); e um genro dela (Carlos Roberto do Monte Sena).

Além deles, outras nove pessoas são acusadas de atuarem em dois esquemas relativos à concessão e manutenção de regime especial de tributação em favor da empresa American Distribuidora de Combustíveis Ltda., o que gerou um prejuízo ao Estado de quase R$ 66 milhões.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 17/08/2009 - 21:59h

Webleitores atestam conteúdo de reportagem especial

Entre os vários depoimentos sobre a reportagem abaixo, denominada de "Rosalba Ciarlini – Política e Poder I", dois vejos como especiais. Eles endossam o que foi escrito.

Primeiro, de Graça Sabino:

Parabéns, Carlos, adorei a reportagem. Não sabia desse detalhes da "incubadora", mas lembro muito bem da primeira candidatura de Rosalba.

Eu trabalhava com ela no antigo Hospital Regional Tancredo Nesves. Lembro o quanto a sua campanha começou "tímida" e dividia com Ruth, sua irmã, muito nervosa, o rádio pra ouvir o seu primeiro discusso no palanque.

Lembro também das perseguições que Ruth sofreu, por parte da então diretoria do Tancredo Neves (doutor Raimundo Fernandes Jr.).

Mas, logo Rosalba se agigantou e não tem pra ninguém!

Veja esse, de Frank Dantas:

Amigo, lembro muito bem de tudo que você postou. Participei também desse laboratório.

Dei minha contribuição pequena, mas na epoca era de coração. Operava câmera de vhs (é o novo) e TV.

Na epoca quem veio auxiliar essa produção foi Mauricio Pandophi, que hoje se não me engano está na SIMTV.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 17/08/2009 - 12:07h

“Criação” do mito Rosalba Ciarlini abre série de matérias

Líder de todas as pesquisas feitas nos últimos meses, que procuram aferir a vontade popular quanto à disputa ao governo em 2010, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) é vista como “governadora em férias”. Mas há quem creia que não vingará.

Em essência como nasceu politicamente esse nome emergente no cenário de poder do Rio Grande do Norte?

A série de reportagens “Rosalba Ciarlini – política e poder” traça essa história a partir de hoje, até sexta (21).

Começa em 1988, portanto há 21 anos, quando ela se candidatou e foi eleita prefeita de Mossoró.

Não faltam informações surpreendentes e exclusivas dos bastidores.

Confira em poucos minutos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 17/08/2009 - 10:25h

Nova Câmara pode sofrer efeitos colaterais de Pec

Se a Câmara de Mossoró passar a ter 21 vereadores, ainda nesta legislatura, em tese a bancada governista ganhará mais seis parlamentares. Dois seriam da oposição (Cícera Nogueira-PSB e Luiz Carlos Martins-PT). 

Passaria a 16 contra cinco. 

Com a crise política e de gestão enfrentada pelo governo da prefeita Fátima Rosado (DEM), essa vantagem pode se transformar numa "vitória de Pirro".

Explico.

Com apenas dez vereadores, o governo tem encontrado dificuldade para atender pleitos e administrar votações do seu interesse.

Com a chegada de mais "seis bocas", é claro que tudo precisará ser revisto. Do contrário, os parlamentares novos passarão a ser tentados à oposição.

Hoje, nem governismo nem os próprios vereadores com mandato manifestam interesse com a aprovação e promulgação da Pec dos Vereadores.

A Câmara de Mossoró, por exemplo, também não está conseguindo administrar seu custo produzido a partir do início da legislatura, em janeiro último.

Os efeitos colaterais de uma hipotética posse de mais oito vereadores são ainda imprevisíveis.

Particularmente sou favorável a uma bancada com 21 parlamentares. Torna-se mais representativa e mais difícil de ser manobrada pelo poder da estrutura do executivo.

Além disso é bom lembrar que a Pec contém dispositivo que estabelece redução de repasse à Casa.

Dinheiro há sobrando. Como no caso da prefeitura, é fundamental uma gestão equilibrada, sadia e com um pingo de bom senso.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 17/08/2009 - 09:48h

Novos vereadores de Mossoró poderão assumir em breve

Vários internautas ou interlocutores (ao vivo) pedem que eu poste matéria sobre a Câmara de Mossoró, com abordagem sobre possível aumento no número de ocupantes. Vamos lá.

Sigo sua pauta.

Havendo mesmo promulgação da Pec dos Vereadores, transformando o projeto numa emenda constitucional, seu efeito é imediato.

Como já escrevi aqui, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) prometeu que até o final do mês a matéria será sacramentada.

Sendo assim, Mossoró pode mesmo ter 21 vereadores como antes. Atualmente são 13.

Quais seriam os convocados?

Os nomes habilitados à posse, sob a égide dessa Pec, são estes abaixo:

– Narciso Silva (PSL);
– Izabel Montenegro (PMDB);
– Vingt-un Neto (PDT);
– Benjamin Machado (PTB);
– Luiz Carlos Martins (PT);
– Cícera Nogueira (PSB);
– Arlene Souza (DEM);
– Manoel Bezerra de Maria (DEM).

* Adiante comento o que pode acontecer na Casa, com ampliação do número de vereadores, quanto à polarização Oposição X Situação.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 16/08/2009 - 23:31h

Letra e Música – 64

Minha semana anterior foi excelente. Essa promete ser melhor. Para que comece com ótimo incenso recomendo Amor para recomeçar de Frejat.

Líder do Barão Vermelho, que apareceu como uma das estrelas do pop-rock nacional nos anos 80, Frejat em produção solo mostra que não era apenas mais um num time encabeçado por Cazuza.

Tem talento como letrista e músico.

(…) Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Pra você não deixar
De duvidar…

Fique com Deus e bola pra frente!

Veja a letra AQUI;
Veja o vídeo AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 16/08/2009 - 23:18h

Política e poder, a série sobre Rosalba Ciarlini

Vou iniciar amanhã uma série de artigos-reportagens sobre a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). É um trabalho exclusivo.

O material vai traçar perfil histórico, tentar explicar o epíteto de "fenômeno" dado à congressista, situar o webleitor no contexto político sucessório estadual e talvez dimensionar a força de Rosalba nesse teatro de guerra do poder.

Por que fazê-lo?

A pergunta é inerente, assim penso.

Vamos lá.

Imagino que possuo alguns predicados para tanto, no campo do conhecimento político e como jornalista.

Vi Rosalba Ciarlini nascer para a política em 1988, conheço as entranhas desse engenharia que a levou para a Prefeitura de Mossoró pela primeira vez, numa vitória tida como "impossível".

Reportei como jornalista suas três administrações municipais, o fracasso eleitoral como candidata a vice-governador em 2004 e o projeto de poder do denominado "rosalbismo", além da surpreendente vitória ao Senado.

Mas considero que o elemento mas necessário à abordagem jornalística, é que não cultivo paixão ou fermento ódio por Rosalba. Estou livre para escrever. Em paz. Sem medo de ser excomungado ou à espera de louvação.

Nunca votei em Rosalba para qualquer um dos cargos que disputou, nem contra. Fiz outras escolhas. Só isso.

Ao mesmo tempo não descarto votar no futuro nem me ponho contra. Sou um homem livre.

Posso lhe garantir que essa série é para guardar. Será resultado de mais de duas décadas de trabalho como jornalista político, interessado em dissecar personagem emergente na política do RN, mesmo que apenas discreta no Senado.

Então, aguarde a série "Rosalba Ciarlini, política e poder". 

P.S (23h18) – Graças a intervenção da webleitora Sandra Raíssa (em comentário abaixo, nesta postagem), eu corrijo um equívoco relativo à data. Onde está escrito "o fracasso eleitoral como candidata a vice-governador em 2004", na verdade leia-se "1994".   

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 16/08/2009 - 23:13h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

A boate Onyx Club (Mossoró) vai promover mais uma festa dirigida ao público GLS. Segundo o ex-vereador Almeida Sobrinho, proprietário do equipamento, a principal atração a partir das 23h do dia 29 próximo será o artista pernambucano Robson, com uma cobra de cerca de 3 metros.

Passei uma tarde agradabilíssima na comunidade do Rincão, área ribeirinha ao Rio Mossoró, colada no perímetro urbano de Mossoró. Gente humilde, mas muita acolhedora. O morador "Jorge do Rincão" foi quem nos recebeu em sua casa.

O ex-sindicalista Judas Tadeu anuncia que vai apresentar a partir do próximo dia 31, ao meio-dia, pela FM 96.5, o programa "Momento Político". Que conduzir um espaço com entrevistas, notícias e comentários sobre o contidiano político de Mossoró, Rio Grande do Norte e país. Sucesso.

O sarcástico jornalista Alex Medeiros solta mais uma das suas: "Marina Silva (PT) é a Heloísa Helena (Psol) com curso de boas maneiras". Impagável.

Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte é o título de evento promovido peo jornal Tribuna do Norte, Fiern, Fecomércio e RG Salamanca. Vai acontecer nessa segunda (17) a partir das 8h, no auditório da Fiern em Natal. O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco será o palestrante.

Obrigado a leitura deste Blog ao jornalista Everton Dantas (Natal), promotor público Ítalo Moreira e juíza de Direito Ana Orgete.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
domingo - 16/08/2009 - 18:45h

Terceirizadas da Prefeitura de Mossoró demitem empregados

Empresas terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura de Mossoró sofrem efeitos colateriais da crise de gestão. Começaram a demitir.

A Sanepar (que possui contrato de mais de R$ 730 mil/mês) e a SFE Segurança botaram para fora dezenas de empregados. Outras terceirizadas estão com dificuldade de pagamento de folha, por falta de cobertura da própria municipalidade. 

O buraco parece sem fundo.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 16/08/2009 - 18:19h

Quem é coxo parte na frente

O ex-vereador Tomaz Neto (PDT) está com ideia fixa: vai ser candidato a senador no próximo ano.

À tarde de hoje conversamos aos borbotões. "Não tenho nada a perder", diz-me.

Como se diz por aí, popularmente, "quem é coxo parte na frente".

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 16/08/2009 - 10:34h

O que eu vi e não esqueço de uma farsa “cultural”

Era dezembro de 1992, Dix-Huit depois de diplomado, convocou uma reunião com a vice-prefeita  eleita (Sandra Rosado-PMDB), seu esposo (deputado federal Laíre Rosado-PMDB),  o então deputado estadual Frederico Rosado (PMDB) e, para minha surpresa, eu. Era o único não-Rosado à mesa.

Eu, que mesmo antes de terminarem de contar os votos, mas com a vitória já assegurada, já recebera o convite para ser o secretário de Obras.  O convite partiu de todos os caciques.

Silenciei, sem antes dizer que preferia ser "amigo do rei e não o rei". 

Dix-huit me pediu que aceitasse, pois senão teria que colocar um Rosado, no caso, Marcelo, dada a pressão que dona Trezieme Rosado (irmão do prefeito) fazia sobre ele. Dix-huit não queria mais Rosado na administração.

Conversei longamente com ele, mas, perdi esta batalha.

Vamos voltar à reunião, depois desse atalho. Realizou-se na antiga fábrica de gesso. O objetivo da mesma era escolher o secretariado. 

De certo até aquele dia, só eu estava "apalavrado". E aí, Sandra começou, fulano para tal secretaria, beltrano para esta outra e assim por diante. Dix-Huit concordou com quase todos, indicou apenas "Chico Pinto” e eu que já era unanimidade.

Foi quando Sandra apontou Gustavo Rosado para presidir a Fundação de Cultura. De pronto, ele (Dix-Huit ) não aceitou. 

Argumentou que seria mais um Rosado na Prefeitura e isto não pegaria bem.  Mas Sandra, muito persuasiva, alegou que seria uma homenagem à dona Odete e ao já falecido Dix-Neuf Rosado, pais do indicado, que até então nunca tinha feito nada de expressão a justificar o cargo.

O fato é que Dix-Huit engoliu o "sapo" e aceitou. Os meses de governo com Gustavo na Fundação provaram que o experiente Dix-huit Rosado parecia ter mais do que razão.

Agora, vamos ao início da demissão dele que, dava sinais de ser o "rei da cocada preta".  

Gustavo convocou uma equipe imensa com cargos comissionados 1 e 2. Dix-Huit, manso que só ele, começou a reclamar para os outros secretários. Orientava para que fôssemos comedidos, para que nós não fizéssemos tudo o que era colocado pelo sobrinho na fundação.

A Fundação da Cultura tinha mais DAS do que a Secretaria de Urbanismo e Obras.

Veio o primeiro evento sob a total responsabilidade deles, era o carnaval do ano de 1993. Prepararam não um projeto planejado, mas umas folhas de cartolina com vários desenhos e simulações. Coisa de amadorismo, informalidade, inaceitáveis no serviço público.

Isso eu soube por Dix-Huit.

Envolveram a extinta Rede Ferroviária Federal e ainda foram me obrigar a consertar a estrada de ferro.   Eu me neguei e não o fiz, pois, estaríamos gastando dinheiro da Prefeitura em outro órgão, dinheiro este não previsto no orçamento e o mais grave: sem rubrica na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O trem veio, partiu de uma cidade que, se a memória não me trai, foi Alexandria ou Patu.  A mando do prefeito, que já estava escabreado, fui assistir a chegada e presenciei a orgia que dezenas, talvez, centenas de pessoas vinham praticando dentro do mesmo.

Aconteceu o  carnaval, e, quando o secretário das Finanças apresentou o que foi gasto com diárias, bandas de fora e outras despesas e despesas, o velho quase morre.  Não acreditou, mas pagou a todos.

A partir daí, o senhor presidente da Fundação da Cultura passou a ser uma espécie de Rainha da Inglaterra – reinava mas não governava.  Até material de expediente, ele tinha que pedir à Comissão de Licitação do Gabinete do prefeito para conseguir, quando conseguia.

Para Dix-Huit, a Fundação deixou de existir e, não demitiu sumariamente todos por conta de Sandra.

O tempo foi passando e chegamos ao final do ano de 1993, aí se deu o segundo rompimento entre as duas facções.   Quem foi inteligente, pediu demissão, mas, no caso dele, isso não aconteceu, e aí Dix-Huit o demitiu a bem do serviço público.

Nesse período ainda houve um escândalo denunciado pelo jornalista Canindé Queiroz e a Gazeta do Oeste. Envolvia facilidades e favorecimentos a uma pessoa da estima direta de Gustavo. Apuração autorizada pelo prefeito levou a medidas saneadoras, para que o caso não ficasse pior.

Essa pessoa chegava a ponto de fazer plantão na Tesouraria da prefeitura, cobrando pagamentos de processos, o que irritava o correto e sempre equilibrado tesoureiro Jeremias Escóssia.

Pois é, caro jornalista, o que acabo de lhe relatar é de minha inteira responsabilidade. Venha o que vier, dê no que der, eu sou o responsável pelo narrado. Por quê???? Porque, "meninos, eu vi".

Valtércio Anunciato da Silveira, engenheiro civil

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.