domingo - 09/08/2009 - 11:42h

Agenda coletiva da política potiguar

Os políticos do RN estão cada dia mais parecidos entre si. Fica difícil saber quem é oposição e governo. Se é que existe essa polarização.

Nem na agenda eles se distinguem. Difícil saber quem é quem pela fotos e programação. Por isso que o colunismo social – também digital – não para de crescer. Nele é impossível simular filme de cowboy: só aparecem mocinhos. 

Nesse final de semana, como uma manada em engorda, uma penca de políticos escalou a Serra de São Bento. Pareciam alpinistas. 

Como dizia o professor-historiador José Honório Rodrigues, no Brasil sempre só existiu uma sigla, o "Partido do Patriciado" – como na Roma antiga. Nele se acomoda toda a elite.

A ralé vê o poder de baixo para cima. Ou por fotografias espalhadas na Internet.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 09/08/2009 - 11:16h

Canibalismo político em família

A prefeita Fafá Rosado (DEM) está ocupando a cadeira que pertenceu a Rosalba Ciarlini (DEM); o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) está ocupando a cadeira que pertenceu à Ruth Ciarlini (DEM) e, agora, Gustavo Rosado quer ocupar a cadeira que pertence a Betinho Rosado.

Caso Gustavo Rosado consiga seu intento, completar-se-á o ciclo de substituição do Rosalbismo pelo Fafaísmo.  

* Extraído do Blog do Tio Colorau (AQUI).  

Nota do Blog – Curto, denso e incisivo. A análise do blogueiro Erasmo Carlos resume o que os fatos e a vontade política do fafaísmo formam.

Mesmo não sendo do ramo, a patota faz esforço concentrado para esticar seu "prazo de validade". Devora a própria espécie, num canibalismo político sem um pingo de escrúpulos, cantado por este Blog há anos.

Só burro que não toma Castaniodo desconhece esse quadro. 

O fafaísmo não é um grupo. Trata-se de uma facção que só conseguirá sobreviver engolindo o rosalbismo. Parece um grupo por estar no poder, o que lhe dá status e ferramentas para parecer maior do que realmente é.

Elementar, meu caro Watson. 

Mas cá para nós e o povo da rua: a patota tem perfil de ave sarcófaga. Come o que dá sinais de putrefação. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 09/08/2009 - 10:54h

Saíam da caverna

Estamos revendo um pouco a filosofia política a partir do pensamento de Platão e começamos a imaginar como é um texto bastante atual o capítulo VII da República. O livro VII trata sobre o mito da caverna.  

Segundo Platão, a caverna é como estamos sem o conhecimento da verdade e o modo de sairmos da caverna é buscar e encontrar essa verdade. Vemos esse desconhecimento da verdade quando nos colocamos como observador político da atualidade.  

O que vemos nessas observações é que há por parte de uma grande parcela daqueles que cumprem o papel de formadores de opinião uma total falta de comprometimento com a ética. É um tal de rabo preço, toma-lá-da-cá, que Deus nos livre!

Como diria meu avô: "é o sujo falando do mal lavado". 

Tem político que se dizia honesto e vindo das classes operárias que agora une tudo que é forças para manter antigo adversário no poder, outros que prometeram por todos os santos que seus sucessores iam manter o crescimento da cidade e agora olham de braços cruzados a cidade se desmanchando entre um escândalo e outro, e entre um e outro xexo naqueles que trabalham para seu crescimento.

Onde é que vamos para, meu senhor?

Será que esse povo num sai da caverna nunca?  

Para Platão, a verdade só é possível de encontrar através da reflexão, essa reflexão é mediada pelo ócio, isso mesmo, o descanso despreocupado nos ajuda a pensar, a racionalizar… a reflexão é um ato de você se voltar para dentro de si em, busca do conhecimento. 

O conhecimento está dentro do homem, como nos mostra Platão, portanto, para ele, a verdade habita no homem. Assim, a partir do momento que o homem descobre a verdade ele se liberta da caverna, e passa a ser livre.

Podemos notar que são poucos os que trabalham com as noticias que são realmente livres; muitos não são justamente por, os jornais onde estes trabalham terem ligação com algum grupo político, outros porque temem os processos ou mesmo agressões por parte daqueles que temem a verdade. 

Isso ocorre no Brasil, na França, no Uzbequistão, no país de Mossoró  e em todo lugar. Como disse Sófocles, em sua obra Antígona, “não há espaço para orgulho no peito de um escravo, há os que mandam e os que obedecem”.

Tanto lá como aqui é tudo a mesma coisa,  a mão do poder é pesada, e para se livrar dela tem que sair da caverna, se libertar da mesmice, e do "é dando que se recebe". 

Aqui ocorre a mesma coisa que no mito de Platão, quando alquém se livra, passa a compreender que não tem com quem compartilhar essa verdade, volta à caverna para tentar libertar os outros que estão presos na ignorância. O problema é que ao voltar e começar explicar como tudo é realmente ele passa a ser tratado como louco.  

Já  vi muita gente que se diz entendida, taxar jornalistas sérios e que não possuem amarras políticas de perturbadores da ordem pública. Os que ousam falar a verdade, seja ela qual for e, não temem punições por parte dos que tem ojeriza a verdade.

Nós que tentamos a cada dia nos afastar da caverna, somos ditos como loucos. E estes que de peito aberto lutam em favor de uma melhor condução da administração pública quase sempre são vistos como pessoas que só querem tumultuar.  

Estamos numa inversão de valores tão absurda que é provável que quem diga a verdade venha a ser processado por injuria e difamação, e os que a omitem, gastando nosso rico dinheirinho que está nos cofres públicos, posem de bons moços, casando e batizando, num verdadeiro samba-do-crioulo-doido.

Saiam da caverna, fujam dessa política de pão e circo, dessa ignorância. Como nos mostra Bertold brecht “o pior analfabeto é o analfabeto político”.  

Fábio Alves Valentim é licenciado em Filosofia e especializando em Ética e Filosofia Política pela Uern.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
domingo - 09/08/2009 - 10:31h

A dor de Chico de Neco Carteiro

Daniela Rodrigues, filha do meu querido amigo Francisco Rodrigues da Costa, escritor "Chico de Neco Carteiro", faleceu ontem em Mossoró.

Seu sepultamento aconteceu hoje, agora ainda pela manhã no Cemitério São Sebastião.

Não há muito o que dizer diante dessa situação antinatural. É assim que vejo um pai enterrar seu filho (a). É antinatural mesmo.

Quando um homem perde a esposa, é denominado de viúvo. À morte de pai-mãe é órfão. E quem ver sua continuidade indo embora na frente é o quê?

Não sei. Nenhum dicionarista ou filólogo conseguiu estampar numa palavra o vácuo. Talvez seja uma dor dilacerante demais para caber em qualquer vocábulo.

Dizer que a imagino é um rompante. Forma exagerada de tentar ser solidário.

No Dia dos Pais, apenas sou mais um a procurar – em vão, compartilhar ou atenuar sua dor, meu caro Chico.

Que Daniela descanse em paz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 09/08/2009 - 10:16h

Um homem, pouco tempo e muitas histórias

No início da década de 40 do século passado, a casa onde hoje moro, era muito freqüentada pelos irmãos Rosado. Era o tempo em que, sabiamente, eles compravam terrenos aqui na região (Sebastianópolis, hoje Governador Dix-sept Rosado). 

Meu avô, Sebastião José Da Silveira, e, minha avó, Tereza Luzia Da Silveira, sempre os recebiam muito bem. Eram os irmãos Dix-Sept Rosado, Dix-huit, Dix-Neuf, Vingt e Vingt-un Rosado. 

Era a época da descoberta do calcáreo na região, e eles, com um dinheiro considerável, inspesionavam  os terrenos e compravam o que lhes interessavam. Convém salientar que na época, nenhum deles era político. 

Sempre vinham com aquela roupa de mescla e, naturalmente, chamavam a atenção de todos, tanto pelo dinheiro como pela educação com que tratavam os moradores. 

O tempo foi passando, e somente Dix-Sept vinha à localidade.  Não se sabe por que e nem por qual motivo, ele se afeiçoou ao meu saudoso pai (Lúcio), então com 16 ou 17 anos.

A estas alturas, o meu avô, pobre de Jó e com uma carroceria de filhos para criar, ofereceu um terreno seu que se adequava às exigências dos compradores. Também não se sabe por que, Vingt Rosado não aceitou e impediu a compra. Meu avô, com sua santa ignorância, estupidez e tudo quanto tinha direito, passou a odiar os Rosado. 

Mas, quando Dix-Sept chegava nesta centenária casa de pau a pique, ele e minha avó o recebiam muito bem.   Ele perguntava pelos rapazes, meu avô indicava para onde tinham ido, (normalmente arrancar macambira ) e Dix-sept os achava. 

Meu saudoso Pai me contou diversas vezes o comportamento de (Dix-Sept) quando os achava.  Normalmente era na hora do almoço. Ele se sentava no chão ou em alguma raiz, pegava uma cuia (nem pensar em prato), metia na panela de barro recheada de feijão de corda com toucinho, depois, pegava a farinha, misturava com o caldo e, com as mãos, fazia o famoso “macaquinho". 

Para quem por ventura não sabe, o macaquinho é a comida prensada na mão que vai direto para a boca da vítima. Comia demais, e, depois do almoço, vinha o mais importante, a sobremesa, uma raspadura daquelas de quebrar os dentes do meu dentista e amigo Hamilton Cardoso.

Ali ele estava saciado, se deitava, e começava a conversar.   Era um homem preparado, mas, nunca, nunca mesmo, se aproveitou da carência de nenhum peão. Virou amigo do meu Pai, e, em 1948, voltou a esta casa para dizer que era candidato a prefeito de Mossoró. 

Meu avô, por conta da raiva de Vingt Rosado, passou a ordem de que ninguém deveria votar nele.  Meu Pai não obedeceu e votou nele para Prefeito e em Vingt para vereador. 

Passaram-se quase dois anos e Dix-Sept, sempre que podia, vinha a Sebastianópolis. Nunca deixou de visitar aquele rapaz, na época, já casado e lutando para criar os filhos que começavam a nascer. 

Em 1950, não foi diferente. A estas alturas, ele já era uma liderança em nível estadual. Veio aqui e disse a meu Pai que seria candidato a governador, ao que meu pai respondeu:

– Doutor Dix-Sept, o senhor deu a viagem perdida, votarei no senhor e a minha mulher também.   Pode ir sossegado, só não vá pedir voto na casa do meu pai, e o senhor sabe por que. 

Como a história conta, Dix-Sept foi eleito esmagando seu opositor (Manoel Varela) e, governou o nosso Rio Grande do Norte por apenas seis meses. Um acidente aéreo tirou-lhe a vida. 

Para quem não se lembra ou não sabe, um pouco antes outro acidente (de carro) tinha ceifado a vida do seu maior amigo e secretário-geral do Estado, o advogado Mário Negócio. Foi em Tacima, Paraíba.

A história que acabo de contar, me foi revelada várias vezes pelo meu Pai, e hoje, agosto de 2009, ainda existem pessoas idosas que a contam da mesma forma.

Valtércio Silveira é engenheiro civil e ex-secretário de Urbanismo e Obras de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
domingo - 09/08/2009 - 00:35h

Conversando com… João Maia – 4

Deputado federal em primeiro mandato, seridoense da gema, João Maia (PR) é um dos pré-candidatos a governador, no bloco da governadora Wilma de Faria (PSB).

Neste domingo (9) é nosso convidado especial para o pingue-pongue da série "Conversando com…", em que fala desse e de outros temas correlatos.

Veja abaixo o conteúdo desse bate-papo:  

Blog do Carlos Santos – Deputado, num estado de cultura política hereditário-oligárquica, que já viveu a era do radicalismo, experimentou duelos apaixonados entre Verde X Encarnado, passou por acordões espúrios e hoje parece só existir no PG (Partido do Governo), é possível vencer pelas idéias?  

João Maia – Acredito que sim. A informação ficou mais disponível. O método de votar impessoal e, principalmente, percebe-se um sentimento do eleitor que se vem sendo iludido. Não há porque fidelidade a “bandeiras”, famílias. Concluo dizendo que sem uma proposta convicente que os eleitores julguem viável será difícil ganhar a eleição majoritária.

BCS – O fato de o senhor cumprir apenas o primeiro mandato eletivo (deputado federal), enquanto os demais pré-candidatos vêm de trajetória política com maior experiência, não o torna “azarão” nessa corrida à Governadoria? É agora ou nunca por quê?

JM – Veja, o fato de eu estar no primeiro mandato significa duas coisas: sou pouco conhecido e tenho pouca rejeição. Quanto o “agora ou nunca”, quero só constatar que quem admite “plano B’ nesse momento já desistiu.

BCS – Ouvi de fonte muito próxima ao casal Carlos Augusto Rosado (DEM)-Rosalba Ciarlini (DEM), que o senhor era preferido por ele para ser vice. Nome ideal para se compor com o projeto “Rosalba Governadora”. Que avaliação o senhor faz dessa questão? Qual a possibilidade de prosperar? O senhor chegou a ser sondado sobre a hipótese?

JM – Não. Conversei com Rosalba e Carlos mais de uma vez mas nada especifico sobre 2010. E coerente com a primeira resposta penso que tudo passa por se discutir um projeto pro RN. Projeto com metas pra saúde, educação, segurança publica, geração de emprego, interiorização do desenvolvimento. Metas simples que possam ser compreendidas pela população e mediadas periodicamente. E o modelo de gestão do estado, para se atingir esses objetivos, tem que mudar radicalmente.

BCS – Como pré-candidato a governador, o que o credencia à sucessão de Wilma de Faria (PSB), como diferenciais em relação aos nomes postos à concorrência até aqui?

JM – Não me considero diferente e essa não é a questão. Eu estive em todas esferas de atividades. Administração Pública, iniciativa privada, e na Academia como Professor e pesquisador. Agora estou na política. Modestamente eu apenas me considero preparado. Adiciono a isso o fato de conhecer o Rio Grande do Norte em suas potencialidades e deficiências e penso que posso planejar e executar um grande salto no desenvolvimento do estado.

BCS – O senhor e o deputado Robinson Faria (PMN) vêm reiterando pacto para marcharem juntos na sucessão 2010. Significa dizer que é possível, entre outras decisões, que nenhum seja candidato a governador e possam estar unidos no palanque da oposição?

JM – A Decisão é essa: “estaremos no mesmo palanque”.

BCS – Há décadas que governantes falam e, não cumprem, promessa de interiorização do desenvolvimento, com desconcentração de investimentos na conurbação da Grande Natal. Falta vontade política, visão de futuro ou o sertão é mesmo inviável, afeito apenas à economia primária de subsistência? 

JM – Tudo que o sertão não tem é vocação para a economia primária. Solo na sua maioria pobre, regime de chuvas irregular. O sertão precisa de atividades industriais geradoras de mão de obra por um lado e de pólos tecnológicos por outro.

BCS – Arbitrando a sua própria sucessão, a governadora Wilma de Faria tem tido um comportamento isonômico, leal e transparente ou estimula – com algum tipo de preferência, a dissensão? 

JM – Eu passo, Carlos. Já falei o que tinha de falar sobre isso.

BCS – Não obstante considerar o tema desagradável, não posso fugir à indagação: até que ponto a crise moral no Senado, com seu irmão Agaciel no epicentro desse redemoinho, afeta sua carreira política no RN? Se é que algo respinga no senhor.

JM – Não sei responder quanto afeta minha carreira política ou não. Agaciel é meu irmão e continuará sendo, pronto. Não tenho nada a ver com a crise do Senado e não acredito que ele seja o epicentro da crise.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 08/08/2009 - 20:17h

Palácio potencializa notícia que desgasta Rosalba Ciarlini

Partiu do Palácio da Resistência, precisamente da sala do agitador cultural e chefe de Gabinete Gustavo Rosado, orientação para potencializar denúncias contra a senadora rosalba Ciarlini (DEM) em Mossoró.

E assim foi feito entre sexta (7) e hoje (sábado, 8).

Veículos da imprensa mossoroense, que têm maior atrelamento com o esquema da prefeita Fátima Rosado (DEM), seguiram à risca o "mote".

A repercussão foi aditivada desde cedo na sexta ainda. Bastou uma matéria da Folha de São Paulo chegar à Internet, apontando uso de verbas do Senado – por Rosalba – em passagens aéreas e hospedagens de familiares, parentes e amigos.

A estratégia do "fafaísmo" é fragilizar o nome da senadora, para torná-la mais dependente do apoio do governismo municipal em 2010, quando pretende ser candidata ao Senado. Rosalba precisa da retaguarda da prefeitura para arrancar boa folga eleitoral a partir de Mossoró.

O fafaísmo e o rosalbismo não são exatamente irmãos siamês. Nem o primeiro nasceu da "costela" do segundo. A facção da prefeita, sob a liderança de Gustavo, quer ampliar seu espaço e para isso sabe que a ascensão de Rosalba pode significar seu ocaso.

Fafaísmo e rosalbismo nutrem uma tolerância, mútua, no relacionamento que sustentam há alguns anos. Cada um evita o choque direto com o outro. Quem quiser flagrar o mal-estar, basta aguardar oportunidade de fotograr Rosalba e Fátima juntas, sorrindo.

Não se sabe qual das duas tem o sorriso mais sinceramente artificial.

Um dia esse cabo de guerra vai se romper. Ou terão cãimbras na musculatura facial.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 08/08/2009 - 19:55h

Ronaldo Soares chega de forma consagradora ao PR

O ex-prefeito Ronaldo Soares, de Assu, mostrou que tem ainda muito fôlego à política. Engana-se quem imaginar que ele esteja acabado.

Essa demonstração foi conferida na manhã-tarde deste sábado (8), na AABB, em Assu, quando da sua filiação e de seu filho George Soares ao Partido da República (PR). O prédio literalmente lotou, com presença de lideranças locais, regionais e nomes de outras regiões do Estado.

O PR, presidido pelo deputado federal João Maia no Rio Grande do Norte, levou vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e próceres políticos para o evento.

Entre os prefeitos, Ivan Júnior (Assu), Peixoto (Ceará Mirim), Shirley Targino (Messias Targino), Bibi Costa (Caicó), Jackson Bezerra (Afonso Bezerra), Carlinhos (Campo Redondo), Jaime Calado (São Gonçalo), Gilberto Lopes (Itajá), Aldivon Nascimento (Baraúna) e Antonio Soares (Jardim de Piranhas).

George apresentou-se como pré-candidato a deputado estadual; Ronaldo disse que seria um "soldado" no novo partido (após sair do PP) e João Maia revelou emoção diante da multidão.

Saiba mais AQUI e AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 08/08/2009 - 19:19h

Amplamente negativa

Amplamente negativa a repercussão dos gastos não republicanos da senadora Rosalba Ciarlini que esse blog divulgou em primeira mão no estado. Não vale o fato de não haver cometido ilegalidade.

Nem tudo que é legal, é moral. Nem tampouco o "porque todos fazem, eu também posso fazer".

A senadora, lamentavelmente, entrou na vala comum. Por que lamentavelmente?

Porque esperavamos dela um comportamento diferenciado, inovador, moralizador. E em relação a essa história de que tudo é fruto da tropa de choque do Renan Calheiros (PMDB-AL), da vindita dele, não justifica. Por que não pegaram o senador José Agripino, dentre outros?

Antes, a relação de "assessores" lotados em Brasília, em seu gabinete, mas que residem em Mossoró e, mais grave, alguns trabalham em empresas de sua família. De graça?

Não, pagos pelo Senado, com o nosso dinheiro. O senador pode ter auxiliares em sua base eleitoral, mas não, acredito, prestando serviços, dando lucro (uns dão prejuízo…) às suas empresas, ostentando cargos, que fazem questão de divulgar, tornar público, pagos com o dinheiro do erário.

Rosalba é líder. Pré candidata ao governo, a frente em todas as pesquisas, por um único motivo, uma única razão, ser considerada diferente. Hoje descobriu-se que não é. É igual aos outros. E isso entristece.

* Extraído do Blog do Thurbay Rodrigues (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 08/08/2009 - 18:46h

Servidora municipal denuncia rapinagem na Educação

Mais um depoimento reproduzindo maus-tratos contra o servidor municipal de Mossoró. Ele paga o "pato" pela crise de gestão. Leia abaixo, por favor:

Carlos Santos, 

Gostaria apenas de acrescentar, diante de tantas informações que você já possui que a prefeita da "patota", no final de 2008, exonerou todas as secretárias de escolas municipais e até o presente momento (agosto de 2009) todas permanecem exercendo as mesmas funções.

Estão com as mesmas atribuições e as "milionárias" gratificações de R$ 80,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior ainda não estão sendo pagas.

Ou seja, as secretárias escolares, que possuem atribuições e responsabilidades diferenciadas, daí terem direito à gratificação, estão trabalhando de graça desde janeiro.

Como se não bastasse, o governo "Da Gente" (dele), enquanto desfila por aí em carrões importados entre outras aberrações, acabou de cancelar o auxílio transporte, que consistia em um pequeno acréscimo no contracheque para uso com transporte.

Agora, quem necessitar do auxílio, terá que adquirir um cartão para andar de ônibus.

Eles escolhem qual o carro importado que querem usar, enquanto servidor não pode escolher se vai ao trabalho de moto-táxi ou algum outro transporte alternativo.

Se quiser é pra ir de ônibus e sem reclamar. Essa já é demais.

Grata pela sua atenção! Um abraço!

Obs: Não quero ser identificada!

Nota do Blog – O nome da webleitora é preservado pelo Blog, para que não seja perseguida – como eu – pelos moleques do poder público, que pensam ser donos da cidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 08/08/2009 - 18:28h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Conheci hoje dona Valéria Silveira, comandante-em-chefe do "Don Café" (Porcino Shopping, Mossoró). Ela é irmã do meu querido amigo Valtércio Silveira. Depois apareço por aí. Tenho certeza que vou gostar.  

O cantor Renato Braz deu uma canja inesperada e supimpa à madrugada de hoje na Praça da Convivência (Avenida Rio Branco, Mossoró). Após se apresentar no Projeto Seis e Meia, ele jantou no ótimo Bistrô Lion e depois tocou várias músicas no palco para música ao vivo. Além de talentoso, Renato demonstrou a simplicidade comum às figuras superiores. Pena que não vi nenhum dos shows.

Seguindo a promessa que fiz, para propagar endereço de outros blogs, lhe apresento o Caraúbas Hot News (AQUI). É editado por um grupo de jovens da cidade de Caraúbas. Veja ainda o Teatro de Cláudia Magalhães (AQUI). A editora é atriz, dramaturga e escritora. Confira. Mande seu endereço também, sobretudo se ele tratar de política, economia, cultura, esporte etc., ou simplesmente focalizar sua cidade.  Não precisa colocar o meu em troca. Bote o link do Blog do Carlos Santos se quiser, achar interessante. 

Obrigado a leitura deste Blog a Niágara Saraiva (Mossoró), Carlos Augusto Rosado (Brasília) e Pádua Júnior-Rádio Difusora (Mossoró). 

A dupla Os Nonatos vai se apresentar outra vez em Mossoró. Será no dia 5 de setembro no Espaço Villa Oeste. Os grupos Musical A 3 e Tremendões também estão incluidos na programação.

Integrantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) do Apodi conheceram hoje à tarde o "Sêbado". Essa confraria cultural que ocorre na casa do odontólogo Marcos Pereira, à Rua Antônio Vieira de Sá, todos os sábados, foi brindada com a presença de adolescentes que fazem cultural e despertam para o conhecimento ainda tão jovens. Uma beleza. Meninos, eu vi! 

A webleitora Socorro Braga diz que apela ao Blog, pela força de penetração e conceito, para pedir ajuda. Segundo ela, há mais de 20 dias o Inocoop do São Manoel (Mossoró) está sem fornecimento regular de água.

Meu querido amigo Eudson Lacerda, que tirando todos os defeitos é gente boa, recebe neste final de semana a visita de sua filha Ingrid Lacerda. Ou seja, vai se ajustar por algumas horas, posto nos "eixos".

Dona Edith Souto envia e-mail agradecendo crônica postada por mim no dia passado, em homenagem ao seu marido, industrial Francisco Ferreira Souto Filho (AQUI). Cobre-me sobretudo de benção para prosseguir nesse ofício-apostolado, o escrever diário. Obrigado. Soutinho merece tudo de bom em vida. Principalmente numa cidade que se acostumou a inverter valores, incensando subprodutos humanos e enterrando vivo indivíduos honrados.

A Feira do Livro de Mossoró, na Estação das Artes Elizeu Ventania, prossegue normalmente hoje e amanhã (domingo, 9). Prestigie. Vale a pena.

A Festa de Santa Clara no entorno do mosteiro que leva seu nome, bairro Dom Jaime Câmara (Mossoró), prossegue com sua programação social e religiosa a partir das 19h de hoje. Teremos até uma tradicional quermesse.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sábado - 08/08/2009 - 17:34h

Semana do Advogado tem programação definida

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, definiu programação alusiva à Semana do Advogado.

A programação começa nesse domingo (9), às 16h30, com liturgia religiosa na Igreja de São Paulo, Nova Betânia.

Na terça (11) haverá a "Programação Solidária", no Dia do Advogado, a partir das 8h. Haverá café da manhã e doação de sangue na sede da Subseccional.

Em breve será anunciada uma programação científico-cultural, informa o advogado Ramirez Fernandes, da diretoria da entidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 07/08/2009 - 23:07h

Confraria no Sport Soccer

Estou agora no Sport Soccer, bairro Nova Betania em Mossoró. A confraria do "Copão".

De tudo se fala um pouco. Politica, coisa nenhuma, quase nada e algo.

Antes revi meu querido Rubens Lemos Filho, o "Rubinho". Estou de posse de "O homem óbvio". Foi apresentado no estande do Jornal de Fato na Feira do Livro.

Ah, avisam-me que na próxima sexta os trabalhos serão retomados no "Carlos Bar."

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 07/08/2009 - 19:16h

Propostas do Papa são seguidas por patota (em entrevista)

Li hoje em "O Mossoroense" uma entrevista do secretário municipal do Planejamento de Mossoró, Canindé Maia, que agrada ao Blog. Segue dicas dadas por nós.

Resta saber se tudo não passa de retórica e a profundidade dessas supostas medidas.

Temos defendido revisão de contratos de locação de imóveis e veículos, além de máquinas pesadas.

Também propomos recúo em valores contratuais à adequação à crise de gestão, quanto à limpeza urbana e empresas de terceirização.

O Canindé repetiu tudo que o Blog disse esta semana.

Ou seja, a nossa "assessoria" gratuita tem sido útil ao governo e a Mossoró. Levada a sério, então… Aqui vamos além da crítica. Isso também é um diferencial. 

Quando resolver implementar tudo que é proposto, sobretudo no Programa de Apoio à Patota (PAPA), criado pelo Blog (AQUI), então nos transformaremos numa Suíça potiguar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 07/08/2009 - 19:10h

Rosalba procura justificar uso de verbas em turismo

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) emitiu nota sobre matérias que pipocam na imprensa do país, hoje, quanto a uso de verbas para passagens aéreas e hospedagens. Turismo.

Ela teria utilizado o benefício em favor de filhos, outros parentes, amigos etc (AQUI).

Eis abaixo sua resposta:

Quando cheguei ao Senado em fevereiro de 2007, havia diversas complementações da remuneração básica do Senador, entre elas uma parcela para viagens. Esta parcela era paga mensalmente, e de acordo com a regra então vigente, importava em determinado valor mensal, que se não utilizado em um mês, ia sendo acumulado.

Estes recursos ficavam à disposição do Senador e era administrado pela empresa contratada com exclusividade pelo Senado, a agência Sphera Turismo. Se o Senador tinha saldo desta verba, podia ser utilizado livremente e a agência de viagem podia, inclusive, usá-lo para pagamento de hotéis.

Como se vê, esta verba era, à época, entendida como uma complementação da remuneração e não havia, na regulamentação oficial, restrição a seu uso, nem mesmo com indicação de quem podia ou não podia receber passagens para viagens.

Diante das regras então em vigor, não cometi qualquer ilegalidade ou irregularidade ao fornecer passagens a terceiros, já que estes recursos eram, à época, uma complementação de minha remuneração como Senadora.

Atualmente, depois que o Senado baixou regulamentação restritiva ao uso dessa verba, ela não pode mais ser considerada complementação de remuneração, para uso livre, como se subsídio fosse. Evidentemente, depois dessa nova regulamentação, só eu mesma e assessores diretos podemos usar recursos dessa verba.

Estou observando fielmente esta nova regulamentação.

Rosalba Ciarlini.

Nota do Blog – A resposta da senadora é tecnicamente razoável. Mas o fato de ser "legal", não significa que seja moralmente aceita.

A Companhia de Jesus, em pleno Brasil colônia, autorizava a coroa portuguesa até mesma a torturar e matar índios, na luta pela conversão deles ao catolicismo.

Era legal. Mas será que era decente martirizar em nome da fé?

Passagens aéreas para filha e genro cruzar o Atântico, filho se hospedar em hotel de luxo etc, será decente – mesmo que legal?

Sem dúvidas que a senadora não pode alegar desconhecimento em sua defesa, como fez num primeiro momento à Folha.

Ninguém – ainda mais com a experiência política de 21 anos de carreira – pode invocar essa tese, a do desconhecimento, para arrimar inocência. Está na lei esse princípio.

Mas em linhas gerais, com raríssimas exceções, é difícil se extrair algo de produtivo e digno da Alta Câmara, conhecida popularmente como Senado.

Não é o caso de fechá-lo e, sim, higienizá-lo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 07/08/2009 - 19:04h

Pensando bem…

"Amor me move: Só por ele eu falo".

Dante

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 07/08/2009 - 19:02h

Pensando bem…

"Quando surge um problema, você tem duas alternativas: ou fica se lamentando ou procura uma solução. Nunca devemos esmorecer diante das dificuldades. Os fracos se intimidam. Os fortes abrem as portas e acendem as luzes". 

Dalai Lama

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 07/08/2009 - 19:00h

Pensando bem…

"A vantagem, se existe alguma, em estar no fundo do poço é que qualquer movimento leva-nos para cima"

Donald Trump

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 07/08/2009 - 18:54h

Processo sobre Fátima Rosado só sairá após 90 dias

O ministro Joaquim Barbosa ficará afastado do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) por 90 dias a partir do próximo dia 12. Ele pediu licença médica para dar continuidade ao tratamento de coluna a que se submete há quase dois anos.

Em face dessa decisão, alguns processos que estão em suas mãos, na condição de relator, ficam em compasso de espera. É o caso da demanda que trata do mandato da prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM). Há recurso pedindo sua cassação por ter participado de inauguração pública durante a campanha do ano passado.

Barbosa também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas nesta Corte ele ficará de licença por apenas 20 dias a partir da próxima segunda (10).  No STF, ele é relator do processo do mensalão.

O afastamento no TSE foi aprovado pelo plenário da Corte. A licença se estenderá até o dia 10 de novembro. O pedido de licença foi acompanhado da recomendação médica. 

Durante os três meses de afastamento, Barbosa será substituído pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. No início deste ano, o TSE já havia concedido ao ministro uma licença médica por igual período.

* Com informações da Folha On Line.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 07/08/2009 - 18:29h

Garibaldi lidera disputa ao Senado; Wilma é a terceira

O Instituto Agorasei também investigou a preferência do moradores de Florânia (região Seridó) – veja postagem abaixo, sobre as duas vagas no Senado Federal, nas eleições que acontecerão em 2010. 

Os pesquisadores do Instituto perguntaram aos entrevistados o primeiro e o segundo voto para senador, acaso as eleições de 2010 fossem hoje. E estimularam os nomes de três pretensos candidatos na corrida para o Senado.

Em primeiro lugar, com 63% das citações (soma do primeiro com o segundo voto), está o senador Garibaldi Filho (PMDB).

Logo após surge o também senador José Agripino (DEM) com 53,4%.

A governadora Wilma de Faria (PSB) é a última, com 43,2%. 

Os entrevistados que dizem votar em branco ou em nenhum dos três nomes citados totalizam 9,2%. Aqueles que não souberam responder são 14,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de julho deste ano. Ouviu 500 pessoas com 16 anos de idade ou mais nas zonas urbana e rural do município de Florânia.

O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 4,2% pontos percentuais para mais ou menos sobre os resultados totais da amostra.

Nota do Blog – Depois comento resultados ao Senado e governo. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 07/08/2009 - 18:18h

Sobre pesquisas a governador e ao Senado

Ontem publiquei pesquisas ao governo e Senado, feitas pelo Instituto Agorasei no município de Florânia – Seridó. Os resultados não me surpreenderam.

O município sondado é microscópico e apesar de belíssimo, não tem representatividade política com peso de "efeito tambor". Mas as pesquisas são interessantes, quando conectadas a outras já feitas.

Governo

Quanto ao governo, ela bate com o que tem sido feito noutros municípios e no Estado como um todo. Tem se repetido o nome da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) à frente (AQUI). Hoje, uma favorita ao cargo. Indubitavelmente.

Rosalba chegou aos 33,4%, mas a soma dos adversários atinge 38.28%. Em teses todos os demais são governistas e ela a única de oposição.

Ressalte-se ainda um universo de 22.2% de indecisos.

Desse cenário é fácil entender o seguinte: Rosalba tem bom índice de aceitação, mas está longe de ter "gorduras" para se segurar numa ampla dianteira.

Na prática ocorre o que esse Blog diz há meses, sempre diante de nova pesquisa: a senadora não tem posição confortável. O ponto devrálgico é saber se o governismo marchará unido ou não. Se conseguir esse feito os próprios números têm revelado que a perspectiva é de páreo duríssimo.

Senado

A corrida ao Senado mostrou (AQUI) o senador Garibaldi Filho (PMDB) com 63%, seguido de José Agripino (DEM) com 53,4% e Wilma de Faria (PSB) com 43,2%.

Do primeiro para o terceiro a diferença é de 19,8%. Podemos afirmar que Garibaldi tem uma dianteira folgada, pois demonstra que o também o segundo voto tem o privilegiado na corrida por duas vagas.

Entretanto é precipitado se dizer que Garibaldi Filho está eleito, ao lado de José Agripino, enquanto Wilma fará apenas figuração.

O cenário não apenas por essa sondagem em Florânia, mas com base em outras já divulgadas, é de indefinição. O quadro está embaciado.

E é bom não duvidar de um acordão para acomodar interesses dos três caciques.

Ao contrário do que ocorre aqui embaixo, lá em cima – no Olimpo potiguar – cada um faz amizade por interesse e desafeto por circunstâncias.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 07/08/2009 - 12:09h

Processo contra prefeita tem voto muito próximo

O ministro Joaquim Barbosa deverá concluir seu voto em breve. Trata de processo em que a prefeita Fátima Rosado (DEM) figura como ré.

A tendência é que esse membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incline-se para pedir sua cassação. É o relator da matéria.

Mas isso não significa um prenúncio de derrota da prefeita. O plenário pode ir de encontro à tese do relator.

Fátima é acusada de participar de inauguração durante campanha, ano passado, o que é "conduta vedada" pela legislação eleitoral. A sanção é justamento a perda do registro à disputa (no caso, agora, do mandato).

Foi cassada em primeira instância e ressuscitada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Agora vem o TSE.    

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.